21.5.06

ALKA-SELTZER


Por mais de 85 anos ALKA-SELTZER é o alívio mais eficiente para milhões de consumidores no mundo inteiro para desconfortos estomacais e azia, se tornando um ícone da cultura americana. Suas características bolhinhas efervescentes são a forma mais rápida para eliminar desconfortos estomacais, causando uma sensação de total alívio. 

A história 
Tudo começou no inverno de 1928 quando Hub Beardsley, então presidente dos laboratórios Dr. Miles Medicine Company, visitou a redação de um jornal da pequena cidade de Elkhart, estado americano de Indiana, e notou que nenhum funcionário havia faltado em virtude da grande epidemia de gripe que estava contagiando quase metade da população americana. Explicaram-lhe que eles tomavam, seguindo a prescrição do editor do jornal, uma combinação de aspirina (ácido acetilsalissílico) misturada com bicarbonato de sódio e ácido cítrico. Então, Beardsley, percebendo que o produto poderia ser muito lucrativo para a empresa, pediu à sua equipe de químicos para testarem a fórmula. Um de seus químicos, Maurice Treneer, foi mais longe e criou três anos mais tarde, em 1931, o ALKA-SELTZER, um comprimido em forma de tablete efervescente à base de ácido acetilsalissílico e bicarbonato de sódio.


A palavra ALKA se referia à propriedade do produto em reduzir (Alcalinizar) o nível de ácido de um determinado líquido; e SELTZER em virtude da produção de gás de dióxido de carbono resultante da vigorosa reação do bicarbonato de sódio com o ácido cítrico. Rapidamente, o produto, que não era sujeito à prescrição médica e se caracterizava pela sua rápida dissolução em água, provocando forte efervescência, também começou a ser utilizado para combater mal-estar estomacal, dores de cabeça, febre e até ressaca, o que aumentou sua popularidade entre os consumidores americanos. Inicialmente, personagens de quadrinhos foram utilizados para divulgar o novo produto nas estações de metro e ônibus em grandes cidades. No ano de 1936 as vendas ultrapassaram os US$ 7 milhões e o produto começou a ser exportado para o México.


Em 1951, George Pal, que então trabalhava na agência de publicidade Wade, criou o famoso personagem da marca, um simpático menino com cara de criança que tinha o tronco e um chapéu formados por um comprimido de ALKA-SELTZER, interpretado vocalmente no rádio pelo ator Dick Beals. Inicialmente chamado de “Sparky”, seu nome foi rapidamente trocado para “SPEEDY” por sugestão de um gerente de vendas da empresa para refletir o tema da campanha do produto naquele ano: “Speedy Relief” (“Alívio Rápido”). O personagem estreou no dia 16 de março de 1953 seu primeiro comercial de televisão, e, em uma década (1954-1964) estrelou exatos 212 comerciais, se tornando um dos mais populares na história da propaganda americana. Neste período a empresa investia US$ 8.5 milhões anualmente para promover seus produtos e sua mascote. Em 1954 o personagem se tornou ainda mais famoso cantarolando o jingle “Down, down, down the stomach through Round, round, round the system too, With Alka-Seltzer you’re sure to say, Relief is just a swallow away”.


A primeira variação do produto surgiu em 1974, quando o ALKA-SELTZER GOLD, que não continha em sua fórmula o ácido acetilsalissílico, foi introduzido no mercado. O famoso slogan “Plop, plop, fizz, fiz, oh what a relief it is!” surgiu em 1976 e transformou-se em um ícone da marca. No final desta década a empresa alemã Bayer passou a ser proprietária da marca ALKA-SELTZER ao comprar os laboratórios Miles. Pouco depois, em 1984, o ALKA-SELTZER, que até então era vendido em tubos de vidro, passou a ser comercializado em tubos de plásticos para reduzir custos e evitar perdas no transporte e distribuição do produto. No ano seguinte, o produto já estava presente em mais de 50 países ao redor do mundo.


Na década de 1990, o produto foi introduzido em vários novos mercados ao redor do mundo, ganhando sua primeira versão com sabor (de lima-limão). Com o início do novo milênio, novas versões de ALKA-SELTZER foram introduzidas no mercado, aumentando a linha de produtos da marca e expandindo-a para outras categorias. Em 2007, devido a enorme popularidade, o personagem SPEEDY voltou a figurar e estrelar as campanhas publicitárias da marca, agora animado digitalmente. Mais recentemente a marca lançou ALKA-SELTZER FRUIT CHEWS, pastilhas mastigáveis com sabores de frutas para um rápido alívio da azia, indigestão ácida e males estomacais. Além disso, a marca tem uma forte atuação na categoria de antigripais com o ALKA-SELTZER PLUS, um medicamento indicado para gripes e sinusites.


A linha do tempo 
1987 
● Lançamento do ALKA-SELTZER EXTRA STRENGHT, uma versão mais potente do medicamento original. 
1998 
● Lançamento do ALKA-SELTZER PM, produto desenvolvido com uma duração mais longa, indicado para tirar dor de cabeça e insônia durante a madrugada. 
1999 
● Lançamento do ALKA-SELTZER LIMA-LIMÓN
2000 
● Lançamento do ALKA-SELTZER HEARTBURN, produto, livre de ácido acetilsalissílico, desenvolvido para combater especificamente a queimação estomacal. 
2001 
● Lançamento do ALKA-SELTZER MORNING RELIEF, produto desenvolvido e indicado para combater a fadiga e dores de cabeça constantes, resultantes da famigerada ressaca. Este produto passou a se chamar ALKA-SELTZER WAKE-UP CALL no ano de 2008.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por inúmeras modificações. Após adotar definitivamente a cor azul, mais recentemente o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, uma leve inclinação e um círculo em tonalidades de azul.


Os slogans 
Relief is just a swallow away. (2010) 
Alka-Seltzer, a rich history of relief. (2006) 
Plop, plop; fizz, fizz; oh, what a relief it is! (1979) 
I can’t believe I ate the whole thing. (1972) 
Try It, You’ll Like It. (1971) 
Mama mia, thatsa spicy meatball. (1969)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1931 
● Criador: Maurice Treneer 
● Sede mundial: Leverkusen, Alemanha 
● Proprietário da marca: Bayer AG 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Werner Wenning 
● CEO: Marjin Dekkers 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 70 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Medicamentos 
● Principais produtos: Antiácidos e antigripais 
● Concorrentes diretos: Eno, Pepto-Bismol, Leite de Magnésia Phillips’, TylenolVicks, Pepcid e Gaviscon 
● Ícones: O personagem “Speedy” 
● Slogan: Relief is just a swallow away. 
● Website: www.alka-seltzer.com 

A marca no mundo 
Comercializado em mais de 70 países ao redor do mundo, o ALKA-SELTZER, que hoje pertence à empresa alemã Bayer, vende anualmente mais de 380 milhões de tabletes. 

Você sabia? 
O boneco original do personagem SPEEDY foi perdido durante uma viagem promocional para Filipinas e encontrado, cinco anos mais tarde na Europa. Atualmente, este boneco, assegurado em US$ 100.000, está guardado no cofre de um banco de Beverly Hills, na Califórnia. 
Kim Basinger, Morgan Freeman, Guillermo del Toro e Sammy Davis Jr. foram algumas das celebridades que estrelaram comerciais para a marca ao longo dos tempos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/10/2013

Nenhum comentário: