30.5.06

ALWAYS


Os absorventes ALWAYS são totalmente desenvolvidos e baseados na satisfação das necessidades das mulheres. Tudo para fazer com que a menstruação não interfira nas atividades e ritmo de vida das mulheres atuais. A marca dedica-se a ajudar as mulheres a abraçar a feminilidade de maneira positiva, desde o início da puberdade até a vida adulta. Com certeza é a marca de absorvente certo para todas as mulheres que procuram levar uma vida despreocupada. 

A história 
Os absorventes higiênicos externos ALWAYS foram desenvolvidos e introduzidos no mercado americano como teste no mês de janeiro de 1983 pela empresa Procter & Gamble depois que pesquisas apontaram que os absorventes disponíveis não eram seguros, permitindo constantemente o vazamento do fluxo menstrual. O novo produto, que inicialmente se chamava Always/Whisper, continha uma revolucionária e exclusiva tecnologia chamada “Dri-Weave” (malha seca), que capturava o fluxo menstrual e o mantinha longe do contato com a pele, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias nocivos à saúde. Inicialmente o produto estava disponível apenas na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota, e nas versões Minipads (pequeno), Maxipads (grande) e pantiliners (protetores). Logo depois, já em 1984, o produto ganhou distribuição nacional e foi introduzido no mercado canadense. Neste ano foi lançada uma nova versão ultrafina do absorvente.


Em 1985, a marca ALWAYS já era líder mundial em sua categoria. Ainda este ano revolucionou novamente o mercado americano ao introduzir o ALWAYS PLUS, um absorvente com abas, incrementando a área de cobertura do produto e proporcionando melhor fixação do absorvente na calcinha. O revolucionário produto estaria disponível no mercado mundial poucos meses mais tarde. No ano de 1990 foi lançado no mercado o ULTRA ALWAYS, um produto mais fino (com espessura três vezes menor que um absorvente normal), confortável, fácil de utilizar e que proporcionava uma proteção muito maior à mulher, fazendo com que ela se sentisse mais segura. O produto utilizava a tecnologia gel para absorção do fluxo menstrual. Foi nesta década que o produto iniciou um forte período de expansão internacional, sendo introduzido em muitos países da Europa (1991), chegando ao Brasil em 1997. Em 2002, a empresa introduziu o ALWAYS BÁSICO, produto concebido especificamente para o mercado brasileiro que possuía cobertura com toque de algodão acetinado. Hoje em dia, a marca oferece para as consumidoras brasileiras diferentes linhas de produtos que, desenvolvidos para moldar-se adequadamente ao corpo feminino, proporcionam segurança e conforto na medida certa. São mais de 22 tipos diferentes do produto, entre os quais os absorventes noturnos Always Noites Tranquilas, nas versões Regular e Ultrafino (28 cm) e Longo (31 cm), ambos com cobertura suave e seca; e Hiper Longo (40 cm de comprimento e nove vezes mais cobertura atrás, garantindo 0% de vazamento).


Ao longo dos anos a marca ALWAYS trouxe várias novidades ao mercado e continua trabalhando para tornar a vida da mulher ainda melhor. ALWAYS está por trás de algumas das maiores inovações na história da higiene feminina, incluindo o lançamento de absorventes com abas, em 1985, e da versão Ultrafinos, em 1990. Foi o primeiro absorvente do mercado com a cobertura Malha Seca (uma cobertura micro-perfurada que ajuda o fluxo a alcançar a camada absorvente, não retornando à superfície). É também a única marca que oferece absorventes com Película de Ação Protetora, uma fina camada de loção sobre o absorvente que deixa a mulher ainda mais protegida, limpa e seca. Além de tudo disso, os absorventes ALWAYS são embalados individualmente com o sistema HigiePack, que garante a higiene do absorvente antes do uso e facilita seu descarte após a utilização. Essa embalagem foi desenvolvida para proporcionar à usuária mais praticidade e discrição tanto na manutenção da higiene quanto nas trocas.


Entre as novidades lançadas pela marca nos últimos anos, é importante destacar: ALWAYS “Protetor Diário”, versão que retém a umidade natural do corpo da mulher todos os dias do mês, introduzido em 2007; e o revolucionário ALWAYS INFINITY, absorvente que utiliza um revolucionário material de espuma absorvente patenteado (batizado de Infinicel™), que além de seu alto poder de absorção, pode suportar até 10 vezes seu peso, é extremamente suave, flexível e resistente, lançado em 2008. Além disso, após extensas pesquisas sobre tecnologias em absorção, a marca apresentou sua nova opção em proteção: ALWAYS com Duo Protect. Trata-se de uma avançada e exclusiva tecnologia, presente nas linhas ALWAYS Proteção Total e ALWAYS Ultrafino, que combina a cobertura malha seca dos absorventes com uma cobertura secundária e a inédita “fusion bond”, uma colagem especial que resulta em total capacidade de absorção do fluído, até mesmo do máximo que se espera estar presente durante o uso.


Outra tecnologia exclusiva desenvolvida é a FormFit™, que faz com que o absorvente interno se expanda de acordo com a forma do corpo, ajudando a bloquear fluídos e odores por horas. Em 2014 a marca lançou ALWAYS DISCREET, projetado para oferecer incrível conforto, proteção e discrição, que absorve vazamentos e odores em segundos, desenvolvido para mulheres que sofrem de incontinência urinária. O produto conta com a proteção extra de barreiras dupla LeakGuard™, que ajuda a conter vazamentos onde eles são mais prováveis de ocorrer.


Atualmente a marca oferece uma linha completa de absorventes higiênicos externos, protetores diários e absorventes internos (Always Platinum Super, que possui a ponta suave e arredondada para uma aplicação confortável), proporcionando a mulher uma proteção segura no período menstrual.


Ações femininas 
Além de proteção, ALWAYS toca a vida das mulheres de outras maneiras também. Um programa de educação global sobre puberdade desenvolvido pela marca ajuda a ensinar as meninas do mundo todo sobre temas importantes da puberdade e do desenvolvimento. Patrocinado pela marca, o site beinggirl.com (conhecido no Brasil como Só Entre Amigas) foi criado em 2002 por garotas e para garotas, oferecendo às adolescentes uma maneira segura e discreta de obter informações, fazer perguntas e interagir com outras garotas que estejam passando pelas mesmas situações. O site está presente em mais de 45 países do mundo. A marca calcula que o projeto tenha custado algo em torno de US$ 3 milhões por ano. Mas, se pelo menos 0,3% dos mais de 2 milhões de adolescentes que visitam o site com regularidade se tornar consumidor da marca pelas próximas décadas, o investimento já terá valido a pena.


Campanhas que fizeram história 
A campanha LIKE A GIRL foi criada em 2014 pela agência Leo Burnett para desconstruir as percepções negativas e machistas do que significa fazer algo “como uma menina”. No vídeo, ao perguntar a jovens, tanto do sexo masculino quanto do feminino, o que significava “correr como uma garota” ou “jogar uma bola como uma garota”, a reação do público foi clara: a fragilidade e fraqueza de se fazer o ato como uma mulher adquiria caráter ruim. Contudo, os jovens consultados não tinham a mesma compreensão.


Com essa campanha a marca quis passar a mensagem de que a confiança das meninas sofre uma queda depois da puberdade, inclusive por ouvirem tantas vezes que “fazer algo como uma garota” é uma frase dita, em geral, de forma depreciativa, como um insulto, e ALWAYS afirmava que desejava mudar essa situação. Tratar do empoderamento feminino e da quebra da imagem fragilizada da mulher através de depoimentos de garotas e garotos foi, sem dúvidas, uma ideia que deu certo e fez enorme sucesso. Assista ao vídeo abaixo.

     

Em 2015, foi lançado o segundo vídeo da campanha. Dessa vez, as garotas responderam a pergunta “Já te disseram que, por ser uma garota, você não poderia fazer algo?”. As respostas dessas meninas, é claro, foi afirmativa. Elas deram exemplos de limitações que as pessoas acham que elas tenham apenas por serem garotas, como “garotas não são fortes” ou “não são corajosas”. Além disso, o vídeo, que leva o título de “Unstoppable” (“Imparável”, em português), ainda traz a seguinte mensagem: “Always quer que todas as meninas permaneçam confiantes. Então, nada pode pará-las” e convida as mulheres a compartilharem como elas são imparáveis através da hashtag da campanha. Assista ao vídeo abaixo.

     

A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca ALWAYS passou por algumas modificações. Inicialmente tendo como símbolo uma pomba estilizada, a identidade visual da marca ganhou ares mais modernos através de uma nova tipografia de letra. Além disso, a tradicional pomba, que representava a liberdade que o produto proporcionava durante o período menstrual, foi substituída por um símbolo abstrato. Mais recentemente a marca adotou um novo logotipo, sem o símbolo abstrato, com nova cor e uma leve modificação na tipografia da letra.

Os slogans 
Clean-Dry-Fresh. 
Have a happy period. (2008) 
Feels like silk. Protects like always. 
Seja feliz também naqueles dias. 
A proteção que mexe com você.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1983 
● Criador: Cientistas da Procter & Gamble 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Taylor 
● Faturamento: US$ 1.4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene íntima 
● Principais produtos: Absorventes higiênicos externos e internos 
● Concorrentes diretos: Kotex, Carefree, Stayfree, Tena, Sempre Livre e o.b. 
● Ícones: A tecnologia da “malha Seca” 
● Slogan: Clean-Dry-Fresh. 
● Website: www.alwaysbrasil.com.br 

A marca no mundo 
A marca ALWAYS, líder mundial em proteção feminina, é uma das mais importantes na vasta linha de produtos da Procter & Gamble, com vendas superiores a US$ 1.4 bilhões anuais. Encontrado em mais de 80 países ao redor do mundo, ALWAYS é o absorvente higiênico de uso externo mais vendido do planeta. Somente no mercado americano a marca oferece mais de 20 opções diferentes de absorventes internos e externos, além de protetores diários. 

Você sabia? 
ALWAYS é vendido sob a marca WHISPER no Japão, Austrália, Cingapura, China, Malásia, Indonésia, Índia, Coréia do Sul, Paquistão e Tailândia; ORKID na Turquia; EVAX e AUSONIA em Portugal e na Espanha; e LINES na Itália. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/5/2016

2 comentários:

Anônimo disse...

este é ótimo!!!o melhor absorvente do Mundo!!!mas tirem aquele plastico detras que é tão dificil descolar pois tem uma cola muito forte!!!ou coloquem uma cola mais suave!!náo é a tira branca colada no absorvente,mas o plastico detraz do absorvente!ele é horrivel!!e façam uma embalagem mais pratica para abrirmos o saco!!!amei este absorvente e só usarei ele,ele sóooooooooooo!!!!!

Anônimo disse...

eu uso always éo melhor que eu acho,eu não troco always por nada,amoo*_*.