31.5.06

AMPM


Quer fazer um lanche rápido e saboroso? Tomar um delicioso café da manhã? Ou compras para casa, sem perder tempo, enquanto abastece o carro? Dê uma passadinha em qualquer uma das unidades da rede ampm. Tem sempre uma pertinho de você pronta para atendê-lo quer seja durante o dia ou nas avançadas horas da madrugada. Afinal, na ampm suas compras ficam mais gostosas. 

A história 
A história começou em meados da década de 1970 quando a empresa petrolífera ARCO (abreviação de Atlantic Richfield Company), com origens no longínquo ano de 1866, vislumbrou a possibilidade de aumentar seu faturamento além das vendas de combustíveis e serviços prestados em seus postos de gasolina. Detectando um potencial crescimento no segmento de lojas de conveniência, a empresa estabeleceu em 1974 uma divisão para cuidar do desenvolvimento do novo negócio. Finalmente em 1978 foi inaugurada na região da grande Los Angeles, estado americano da Califórnia, a primeira loja da ampm (nome originado no funcionamento 24 horas por dia do estabelecimento) em um de seus postos de gasolina, se tornando pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de conveniência. A loja oferecia aos clientes refrigerantes, cafés, cigarros, jornais, petiscos, doces, bebidas alcoólicas e comidas de rápido preparo. Tudo em ambiente limpo e agradável, atendendo as necessidades dos clientes a qualquer hora do dia ou da noite.


No ano seguinte a rede começou a desenvolver novas unidades no sistema de franquia, crescendo rapidamente. Com uma receita de sucesso baseada na grande diversidade de produtos, bom atendimento e preços sempre competitivos, no final da década de 1970 já existiam mais de 246 lojas ampm operando na costa oeste americana em regime de franquia. A década de 1990 foi marcada pela expansão internacional da marca ampm, com inauguração de lojas em países como Japão (cuja operação foi vendida em 2009), Canadá, México, Argentina, Tailândia e Reino Unido. No Brasil as primeiras lojas da ampm foram implantadas em 1993, através de uma associação com a rede de postos da Atlantic, empresa comprada naquele mesmo ano pela Ipiranga. Hoje em dia, as lojas ampm no Brasil estão localizadas dentro dos postos da rede Ipiranga em todo território nacional, e se transformaram em “loja da vizinhança”, uma alternativa prática para aqueles que moram nos arredores dos estabelecimentos.


No ano de 2000, com a compra da ARCO pela gigante britânica BP (também conhecida como British Petroleum) a marca ampm iniciou uma nova fase de desenvolvimento e grandes mudanças com reformulação e modernização das lojas, acréscimos nos produtos comercializados e, posteriormente, uma nova identidade visual. Até este momento a rede de lojas de conveniência operava unidades somente em estados do oeste americano como Califórnia, Nevada, Arizona, Washington e Oregon. Também foi desenvolvido um novo formato de loja chamado ampm express, com unidades menores que comercializavam uma quantidade de produtos mais limitada.


No final de 2007, a BP anunciou a expansão da marca para outros estados americanos, e iniciou no ano seguinte a conversão de várias lojas BP Connect em unidades ampm, aumentando significativamente o número de lojas da rede e ingressando em novos mercados estratégicos, como por exemplo, nos estados da Flórida (Orlando), Geórgia, Indiana (Indianápolis), Ohio (Cleveland), Pensilvânia (Pittsburgh) e Illinois (Chicago). Com isso, a ampm começou a se tornar uma marca nacional. O enorme sucesso da marca ampm, especialmente no mercado americano é creditado, em boa parte, a duas linhas de produto: maior linha de fast food (comidas rápidas) própria do segmento e a Thirst Oasis, uma estação que oferece uma extensa linha de refrigerantes, chás e bebidas energéticas com mais de 24 sabores diferentes.


Nos últimos anos, no Brasil, a rede vem investindo em diferentes conceitos de lojas. Como por exemplo, em 2015, quando passou a atender as necessidades de compra e abastecimento do bairro, atraindo e fidelizando um novo público (consumidores do bairro) aumentando também a relevância para o público atual (passagem). Com uma oferta abrangente de produtos e serviços, a nova ampm mostra-se atenta à tendência crescente de busca por lojas de bairro, atuando como um verdadeiro minimercado. O novo conceito de loja oferece padaria (pães, baguetes, bolos, broas, salgados, croissants e sobremesas), lanches (sanduíches e pizzas), mercearia (itens de higiene e beleza, mercearia, limpeza, cuidados para a casa, matinais, laticínios bebidas e até flores), horta (frutas, legumes e verduras), beer cave (mais de 100 rótulos de cervejas) e Extrafarma (farmácia). Em 2016, a marca lançou o ampm Estação, um novo projeto de loja, geralmente localizado em rodovias, que oferece restaurante, pizzaria, sanduicheria, cafeteira, padaria e conveniência em um só lugar. A ampm também oferece uma gama de produtos com marca própria como bebidas, sanduíches, pizzas, biscoitos, salgadinhos, sobremesas e outros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Após ser adquirida pela BP no início do novo milênio, em 2007 a marca modificou sua identidade visual que ganhou uma imagem mais dinâmica e moderna, totalmente alinhada com seu novo posicionamento. Mais recentemente, inicialmente no mercado americano, a marca remodelou levemente seu logotipo, que apresentou uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Too Much Good Stuff. (2008) 
Always there to serve your needs. 
Sempre uma boa pedida. 
Uma parada gostosa no seu dia-a-dia.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1978 
● Criador: Atlantic Richfield Company 
● Sede mundial: LaPalma, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: BP America Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Andy Milnes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 3.500 
● Presença global: 8 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Lojas de conveniência 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, jornais, cigarros, cafés e sorvetes 
● Concorrentes diretos: 7-Eleven, Circle K, QuikTrip, Speedway, Casey’s General, Shell Select e BR Mania (Brasil) 
● Slogan: Too Much Good Stuff. 

A marca no mundo 
Atualmente a ampm possui mais de 3.500 lojas em 8 países ao redor do mundo, por onde passam todos os meses 24 milhões de consumidores. Somente nos Estados Unidos a rede possui mais de 980 unidades (localizadas nos estados do Arizona, Califórnia, Nevada, Oregon e Washington), e no Brasil mais de 2.165 lojas (instaladas dentro dos postos da rede Ipiringa) distribuídas por 21 estados brasileiros que atendem mais de 6 milhões de pessoas mensalmente. No Brasil, mais de 500 unidades possuem padaria (que vendem mais de 28 milhões de pão francês todos os anos). 

Você sabia? 
Nos Estados Unidos, cada loja da rede ampm oferece em média aproximadamente 2.200 itens entre refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarros, doces e alimentos. 
No Brasil, em média, cada unidade oferece entre 800 e 1.000 itens em um espaço de 55 m². As maiores chegam a 2.000 produtos e as novas unidades, lançadas com o conceito de mercado de bairro, 4.000, em espaços de até 400 m². 
Ainda no Brasil, mais de 8 milhões de sanduíches da linha Burger, marca própria da rede, são devorados pelos clientes todos os anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Newsweek, BusinessWeek e Exame), Jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/8/2017

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