31.5.06

AMPM


Quer fazer um lanche rápido e saboroso? Ou compras para casa, sem perder tempo, enquanto abastece o carro? Dê uma passadinha em qualquer uma das unidades da rede ampm. Tem sempre uma pertinho de você pronta para atendê-lo quer seja durante o dia ou nas avançadas horas da madrugada.

A história
A história começou em meados dos anos 70 quando a empresa petrolífera ARCO (abreviação de Atlantic Richfield Company), com origens no longínquo ano de 1866, vislumbrou a possibilidade de aumentar seu faturamento além das vendas de combustíveis e serviços prestados em seus postos de gasolina. Detectando um potencial crescimento no segmento de lojas de conveniência, a empresa estabeleceu em 1974 uma divisão para cuidar do desenvolvimento do novo negócio. Finalmente em 1978 foi inaugurada na região da grande Los Angeles, estado americano da Califórnia, a primeira loja da ampm (nome originado no funcionamento 24 horas por dia do estabelecimento) em um de seus postos de gasolina, se tornando pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de conveniência. A loja oferecia aos clientes refrigerantes, cafés, cigarros, jornais, petiscos, doces, bebidas alcoólicas e comidas de rápido preparo. Tudo em ambiente limpo e agradável, atendendo as necessidades dos clientes a qualquer hora do dia e da noite.


No ano seguinte a rede começou a desenvolver lojas no sistema de franquia, crescendo rapidamente. Com uma receita de sucesso baseada na grande diversidade de produtos, bom atendimento e preços sempre competitivos, no final da década de 70 já existiam mais de 246 lojas ampm operando nos Estados Unidos em regime de franquia. A década de 90 foi marcada pela expansão internacional da marca ampm, com inauguração de lojas em países como Japão (cuja operação foi vendida recentemente), Brasil, Canadá, México, Argentina, Tailândia e Reino Unido. No Brasil as primeiras lojas da ampm foram implantadas em 1991, através de uma associação com a rede de postos Ipiranga. Hoje em dia, as lojas ampm no Brasil estão localizadas dentro dos postos da rede Ipiranga em todo território nacional, e se transformaram em “loja da vizinhança”, uma alternativa prática para aqueles que moram nos arredores dos estabelecimentos.


No ano de 2000, com a compra da ARCO pela gigante britânica BP (também conhecida como British Petroleum) a marca ampm iniciou uma nova fase de desenvolvimento e grandes mudanças com reformulação e modernização das lojas, acréscimos nos produtos comercializados e, posteriormente, uma nova identidade visual. Até este momento a rede de lojas de conveniência operava unidades somente em estados do oeste americano como Califórnia, Nevada, Arizona, Washington e Oregon. Também foi desenvolvido um novo formato de loja chamado ampm express, com unidades menores que comercializavam uma quantidade de produtos mais limitada.


No final de 2007, a BP anunciou a expansão da marca para todo o país, e iniciou no ano seguinte a conversão de várias lojas BP CONNECT em unidades ampm, aumentando significativamente o número de lojas da rede e ingressando em novos mercados estratégicos nos estados da Flórida (Orlando), Geórgia, Indiana (Indianápolis), Ohio (Cleveland), Pensilvânia (Pittsburgh) e Illinois (Chicago). Com isso, a ampm se tornou uma marca nacional. O enorme sucesso da marca ampm, especialmente no mercado americano é creditado, em boa parte, a duas linhas de produtos: maior linha de fast food (comidas rápidas) própria do segmento e a Thirst Oasis, uma extensa linha própria de refrigerantes, chás e bebidas energéticas oferecendo mais de 24 sabores diferentes.


A evolução visual
Após ser adquirida pela BP a marca modificou sua identidade visual que ganhou uma imagem mais dinâmica e moderna, totalmente alinhada com seu novo posicionamento.


Os slogans
Too Much Good Stuff.
Always there to serve your needs.
Uma parada gostosa no seu dia-a-dia.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1978
● Criador: Atlantic Richfield Company
● Sede mundial: Warrenville, Illinois
● Proprietário da marca: BP America Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Lamar McKay
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 3.100
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 28.000 (incluindo franqueados)
● Segmento: Lojas de conveniência
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, jornais, cigarros, cafés e sorvetes
● Concorrentes diretos: 7 Eleven, Circle K, Shell Select e BR Mania (Brasil)
● Slogan: Too Much Good Stuff.
● Website: www.ampm.com

A marca no mundo
Atualmente a ampm possui mais de 3.100 lojas em 10 países ao redor do mundo, por onde passam todo mês 24 milhões de consumidores. Somente nos Estados Unidos a rede possui 1.150 unidades, e no Brasil mais de 1.200 lojas (instaladas dentro dos postos da rede Ipiringa) distribuídas por 20 estados brasileiros que atendem mais de 5 milhões de pessoas todos os meses.

Você sabia?
Cada loja da rede ampm oferece em média aproximadamente 2.200 itens entre refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarros, doces e alimentos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Newsweek, BusinessWeek e Time), Jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/12/2012

Nenhum comentário: