29.5.06

AVIS


Viajar centenas de quilômetros para aquela cidade pitoresca que você gostaria de conhecer á tempos quer seja no interior da Alemanha, Brasil ou Austrália, percorrendo o caminho sem ter que depender de táxis, aviões e nem gastar muito dinheiro. É exatamente a este tipo de consumidor que a locadora de automóveis AVIS oferece seus serviços onde quer que ele esteja. 

A história 
Tudo começou quando Warren Edward Avis, um piloto de aviões da força aérea americana, condecorado com louvor durante a Segunda Guerra Mundial, e revendedor de veículos da marca Ford, constantemente se deparando com enormes dificuldades em encontrar soluções de transportes terrestres quando chegava a determinados aeroportos americanos, resolveu criar uma locadora de automóveis. A empresa foi fundada no ano de 1946 como um pequeno balcão de aluguel de carros no aeroporto Willow Run na cidade de Detroit, localizada no estado do Michigan, com investimento inicial de US$ 85.000, dois funcionários e apenas 3 automóveis. Era a primeira locadora de automóveis localizada e operando dentro de um aeroporto nos Estados Unidos. Quase ao mesmo tempo, inaugurava outro ponto de locação dentro do aeroporto internacional de Miami, na ensolarada Flórida. Com isso a empresa foi chamada de Avis Airlines Rent-A-Car System, pois possuía um sistema de locação de automóveis em aeroportos nacionais.


Não demorou muito para abrir filiais em outros aeroportos, como por exemplo, das cidades de Nova York, Houston, Los Angeles, Chicago, Dallas e Washington, que se integraram ao sistema. No ano de 1948, sistemas operacionais foram abertos nos centros de grandes cidades americanas (fora de aeroportos) para prestar serviços aos hóspedes de hotéis e frequentadores de centros comerciais. Foi então que a empresa trocou seu nome para AVIS RENT-A-CAR SYSTEM. Durante os anos de 1950 a empresa experimentou um franco crescimento, nomeadamente através da expansão de estações de negócios e franquias. Ainda sob a liderança de Warren Avis, a empresa introduziu um leque de práticas inovadoras, incluindo licenças para o funcionamento de franquias e técnicas avançadas no serviço de apoio ao cliente. Em 1953, quando a AVIS já era a segunda maior locadora de veículos dos Estados Unidos, começou a operar, através de franqueados, na Europa, Canadá e México. No ano seguinte Warren Avis vendeu a sua participação na empresa por US$ 8 milhões para Richard S. Robie, um empresário bem-sucedido da cidade de Boston.


No início dos anos de 1970, a AVIS já era reconhecida como líder de mercado na Europa, Oriente Médio e África. Além disso, a empresa iniciou uma forte expansão para a América do Sul inaugurando pontos de locação no Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela e Brasil. Em 1979 a empresa fechou acordo com a General Motors para incluir em sua frota modelos de automóveis da montadora. Nos anos seguintes a AVIS cresceu ao ritmo das companhias aéreas, se beneficiando do enorme aumento de turistas e viajantes pelo mundo. Inovou em 1996 ao ser a primeira locadora de automóveis a estabelecer site na internet, permitindo assim ao consumidor fazer reservas online. Em 2001 o grupo Cedant adquiriu a AVIS por cerca de US$ 1 bilhão. Cinco anos depois, a Cedant passou a se chamar AVIS BUDGET GROUP, englobando as locadoras AVIS, BUDGET e mais recentemente a ZIPCAR.


No ano seguinte, a locadora iniciou operação na China. O pioneirismo da AVIS voltou a despertar recentemente quando a empresa foi a primeira a apostar na colocação de veículos híbridos em sua frota, demonstrando respeito às preocupações crescentes da população mundial em relação aos problemas ambientais. Em 2012 a AVIS adotou um novo posicionamento: toda a comunicação da marca passou a ser mais descontraída e centrada no conceito de que o carro alugado é o espaço onde homens e mulheres de negócios podem descansar e relaxar enquanto viajam, tornando-se mais produtivos no trabalho.


Hoje em dia, a AVIS procura inovar e melhorar seus serviços permanentemente para proporcionar segurança, conforto e comodidade a seus clientes. São exemplos disso, o Rápido Retorno AVIS, sistema de delivery operado com computadores de mão que permite a devolução do carro no aeroporto ou na própria casa do cliente; o moderno sistema Wizard, o mais avançado na área de gerenciamento da atividade de locação de automóveis da atualidade; passe livre para os pedágios das rodovias americanas e automóveis para fumantes e não fumantes.


A linha do tempo 
1972 
Introdução do AVIS WIZARD, um sistema de reservas e gerenciamento em tempo real. Esse sistema pode processar mais de 95 mil reservas e 1.2 milhões de transações diariamente hoje em dia. 
1984 
Introdução do ROVING RAPID RETURN, primeiro serviço automático de check-in do segmento no mundo, tornando assim muito mais ágil o atendimento aos clientes. 
1989 
Introdução do AVIS CARES, um programa que visa a total segurança de clientes que locam um veículo, incluindo instruções de uso e cadeirinhas certificadas para conduzir crianças e bebês. 
1996 
Lançamento do site na internet. 
2003 
Introdução do AVIS ASSISTS, automóveis equipados com sistema GPS. 
Introdução dos sites nas línguas portuguesa e espanhola. 
Disponibilização de rádio via satélite em todos os veículos das categorias Premium e Luxury. 
2004 
Introdução do AVIS ACCESS, sendo a primeira locadora no mundo a oferecer automóveis totalmente adaptados a pessoas com deficiências físicas. 
2005 
Lançamento dos primeiros automóveis equipados com tecnologia WI-FI. 
2006 
Introdução da frota COOL CARS, disponibilizando aos clientes veículos de alto padrão como Chrysler 300, Corvette, Camaro, Mustang, Cadillac e Hummer. 
Lançamento do serviço AVIS eToll, onde através de um dispositivo eletrônico localizado no para-brisas do veículo permite passar direto pelas áreas designadas para o pagamento automático de pedágios. 
2007 
Lançamento do AVIS FIRST, um novo programa de fidelidade para clientes frequentes que oferece inúmeras vantagens, como por exemplo, dias grátis de aluguel e upgrade na escolha de veículos. 
Introdução do AVIS PREFERED CARD, um serviço criado especialmente para aqueles clientes que viajam com frequência e precisam ganhar tempo na hora de alugar um veículo, evitando filas e oferecendo vários benefícios como deslocamentos gratuitos até o carro e descontos exclusivos. 
Lançamento do e-Receipts, um sistema de locação que elimina a necessidade da emissão do tradicional bilhete ou recibo. 
2008 
Introdução de uma nova e moderna geração de GPS portátil (batizados de where2®) em sua frota de veículos. 
2009 
Introdução de um aplicativo que permite a locação de automóveis através de dispositivos móveis. 
2011 
Introdução do AVIS TripIt, um organizador de viagem que facilita a vida de viajantes frequentes. Quem tem o costume de viajar sabe o trabalho que é montar um roteiro de passeios, criar mapas com as direções a partir do hotel, descobrir a qual distância fica o aeroporto ou conferir a previsão do tempo para cada um dos dias da viagem. A proposta do serviço é automatizar quase tudo. Basta encaminhar os e-mails com as reservas para o TripIt que ele se encarrega de montar tudo.


Campanhas que fizeram história 
“Avis é apenas a número 2 em locação. Então porque vir conosco? Nós trabalhamos mais duro. A gente se esforça mais”. Este foi um conceito criado há mais de 50 anos nos Estados Unidos. Isso mesmo: em 1963 a então obscura locadora enfrentava uma feroz concorrência da Hertz, uma gigante com verba publicitária cinco vezes maior e 75% do mercado nacional, contra apenas 10% da AVIS. Com estratégia, o lendário publicitário Bill Bernbach criou o posicionamento, argumentando que ser vice era um estímulo para a AVIS atender melhor seus clientes e assim bater a então líder Hertz. O que de fato aconteceu. A campanha foi um sucesso total. E o slogan “We Try Harder” (em português “A gente se esforça mais”) se transformou em um verdadeiro ícone da publicidade americana. Em apenas dois anos, os negócios da AVIS cresceram mais de 250% (o faturamento passou de US$ 1.2 milhões para US$ 5 milhões), ganhando 28% de participação de mercado e alçando a locadora para se tornar um gigante mundial. A campanha da AVIS, por sinal, havia sido rejeitada em um pré-teste, mas Bill Bernbach insistiu para que ela fosse veiculada assim mesmo. Até hoje, o espírito “We Try Harder” é mais do que um slogan publicitário atrativo. É a personificação da marca AVIS. O slogan é considerado um dos 10 melhores de todos os tempos e foi o que realmente diferenciou a AVIS da concorrência. É um valor único da empresa. Afinal, a AVIS faz mais por você.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original da marca, utilizado até 1981, era bem diferente: a perna da letra A era estendida e o pingo do “i” era representado por um globo terrestre. Em 1981 a marca apresentou um logotipo extremamente simples, com uma nova tipografia de letra. Em 2012 a marca remodelou seu icônico logotipo, que apesar de manter as cores vermelha e branca, perdeu o itálico e o condensado nas letras.


Os slogans 
It’s Your Space. (2012) 
We try harder. (1963)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Warren Edward Avis 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey 
● Proprietário da marca: Avis Budget Group, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman & CEO: Ronald Nelson 
● Faturamento: US$ 5.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de locação: 5.450 
● Frota: 800.000 veículos 
● Presença global: 165 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 14.700 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Aluguel de carros 
● Concorrentes diretos: Hertz, Enterprise, Alamo, Dollar, National, Thrifty e Sixt 
● Slogan: It’s Your Space. 
● Website: www.avis.com.br 

A marca no Brasil 
Seu ingresso no mercado brasileiro ocorreu em 1976 por meio do sistema internacional de franquia. Atualmente, a AVIS conta com uma frota de 21 mil carros de múltiplas marcas e modelos, que atendem as mais variadas necessidades, e está presente com aproximadamente 50 lojas em 22 estados, operando nas principais capitais e cidades do interior paulista (Atibaia, Jundiaí, Sorocaba, Campinas, Americana, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente) e outras como Blumenau e Caxias do Sul. 

A marca no mundo 
A AVIS, segunda maior locadora de automóveis do mundo, atrás apenas da Hertz, está presente em mais de 5.450 localidades (sendo 2.100 delas em aeroportos), em mais de 165 países, com uma frota total superior a 800.000 mil veículos, empregando quase 15 mil funcionários e alugando carros para mais de 15 milhões de consumidores todos os anos. O segmento de turismo responde por aproximadamente 60% dos aluguéis da empresa. A AVIS também atua no segmento de terceirização de frota para empresas. 

Você sabia? 
A AVIS localizada dentro do aeroporto O’Hare na cidade de Chicago, aluga aproximadamente 3 mil carros por dia. 
Em 2013, pelo décimo quarto ano consecutivo, a AVIS foi eleita a melhor locadora de veículo em relação à fidelização do consumidor. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/8/2014

Um comentário:

Jefferson disse...

Parabéns pelo site, pelas matérias e especialmente as fontes de referencias, sabe demais