Ao entrar em uma loja da rede de livrarias BARNES & NOBLE, tem-se a nítida sensação de estar embarcando em uma viagem pelo mundo das letras, dos poemas e da literatura. Espaços enormes e aconchegantes, decorados com poltronas, cadeiras e sofás extremamente confortáveis; iluminação agradável e convidativa a uma boa e relaxante leitura; estantes de madeira que parecem não ter fim; e claro, milhões de livros, todos organizados para facilitar a procura. Bem vindo ao templo dedicado exclusivamente a leitura e informação.
A história
Em 1873, Charles Montgomery Barnes, um grande apaixonado por leitura, iniciou um pequeno negócio de livros usados que funcionava em sua própria casa na pequena cidade de Wheaton, estado americano do Illinois. No ano seguinte, mudou-se para a cidade de Chicago e o pequeno negócio foi batizado com o nome de C.M. Barnes Company, agora vendendo livros novos e usados, especializando-se em livros didáticos. No ano de 1902, seu filho, William Barnes, tornou-se presidente da empresa, fazendo com que o negócio crescesse com a ajuda de outros sócios. Em 1917, vendeu sua parte na empresa e viajou de trem para a cidade de Nova York. Depois de muita negociação firmou sociedade com Gilbert Clifford Noble na livraria Noble & Noble, especializada em livros educacionais, que logo depois foi renomeada para BARNES & NOBLE. Em 1932, com os Estados Unidos vivendo o período da Grande Depressão, e consequentemente, uma escassez de dinheiro e grave crise econômica, eles resolveram de forma ousada abrir mais uma loja em uma localização mais que privilegiada: Quinta Avenida esquina com a 18th Street. Em pouco tempo a loja se tornaria a mais famosa da rede, o lugar onde aconteciam os principais lançamentos e um ponto de referência para americanos e turistas. Nas décadas seguintes a rede abriu novas unidades e se tornou uma referência respeitada no segmento de venda de livros.
Em 1971, Leonard Reggio comprou a rede BARNES & NOBLE e em pouco tempo transformou a loja da Quinta Avenida, na maior livraria do mundo, segundo o Livro dos Recordes Guinness, com mais de 200 mil títulos a venda. Ele também implantou novos conceitos, como por exemplo, a divisão de livros dentro das lojas em categorias mais específicas como culinária, dicionários, guias de viagens, literatura infantil, etc. Sua expansão nacional começou em 1987 quando a empresa comprou a tradicional rede de livraria B. Dalton Bookseller, que possuía mais de 700 lojas em muitas cidades americanas, em sua grande maioria localizadas em centros de compras regionais. A partir de então, a B&N se tornou a maior rede do segmento no país. Em 1989 continuou adquirindo outras livrarias e expandindo-se por outros estados americanos.
Porém a mudança mais importante aconteceu neste mesmo ano, quando a BARNES & NOBLE introduziu o conceito de “Super Store”: lojas enormes que possuíam sofás e poltronas, mesas de leitura, eventos para a comunidade e áreas de recreação infantil, além de muitos livros e revistas a venda. Ao final do ano a rede já operava 23 lojas neste novo formato. Na década seguinte, além de inaugurar, em 1993, o primeiro café dentro de uma de suas lojas (na cidade de Springfield em Nova Jersey); promoveu uma enorme reformulação do ambiente de suas livrarias, tornando-os mais aconchegantes e confortáveis para seus consumidores. Em 1998, a rede operava mais lojas no conceito “Super Lojas” do que as tradicionais e pequenas unidades. Em 2005, a inauguração de uma livraria na cidade de Morgantown, West Virginia, garantiu a rede BARNES & NOBLE presença em 50 estados americanos.
Em 2009, a B&N adquiriu por US$ 596 milhões a Barnes & Noble College Booksellers, em uma transação que expandiu a base de varejo da rede de lojas e também permitiu que a empresa ingressasse no florescente segmento de livros didáticos digitais. A BARNES & NOBLE e a rede de livrarias universitárias operavam como empresas de capital fechado até que a primeira abrisse seu capital, em 1993. As duas redes foram divididas em 1986, quando a B&N precisava de dinheiro para adquirir a B. Dalton Booksellers.
Nos últimos anos, com a onipresença da internet, o advento das compras online e popularização dos livros digitais, a B&N precisou se reinventar. A empresa fechou muita de suas lojas físicas, boa parte delas deficitárias, investiu enormemente no comércio eletrônico, disponibilizou livros digitais e lançou uma linha de e-readers com a marca nook. Mais recentemente a empresa anunciou que irá separar a divisão Nook Media, responsável por tablets e livros eletrônicos, para se concentrar no segmento de livraria. Apesar do sucesso inicial do leitor eletrônico nook, esta divisão acabou custando à BARNES & NOBLE centenas de milhões de dólares à medida que não conseguiu manter o ritmo em relação aos rivais Kindle, da Amazon, e iPad, da Apple. Em agosto de 2015, a B&N tornou a divisão BARNES & NOBLE EDUCATION, responsável pela BARNES & NOBLE COLLEGE, livrarias localizadas dentro de campus universitário (com mais de 724 unidades) e que servem mais de 5.3 milhões de estudantes todos os anos, uma empresa independente.
A linha do tempo
1974
● Primeira rede de livrarias a anunciar na televisão com a campanha “Of Course! Of Course!”.
1975
● Primeira livraria a oferecer descontos na compra de livros.
● Introdução de confortáveis lugares para sentar dentro das lojas, além de outras comodidades como noite de autógrafos e sessões para crianças.
1985
● Início da venda de livros por catálogo.
1997
● Lançamento, em março, da página de comércio eletrônico da empresa, que atualmente responde por mais de 20% do faturamento total da BARNES & NOBLE, e contém mais de um milhão de títulos para pronta-entrega, 60 mil títulos de CDs e DVDs, revistas e pôsteres. Foi uma resposta da empresa ao surgimento da Amazon dois anos antes.
1999
● Início da venda de produtos musicais, CDs e DVDs, em sua loja virtual na internet.
2001
● Lançamento da Barnes & Noble Digital, divisão eletrônica que permitiria aos autores publicar diretamente seus trabalhos na internet, sem passar pela intermediação de um editor. Os autores recebiam mais royalties e os preços menos elevados permitiam desenvolver o mercado ainda emergente dos e-books.
2003
● Lançamento de livros próprios com o selo Barnes & Noble Classics, uma linha composta por obras literárias clássicas a um preço bastante popular.
2004
● Lançamento de uma linha de livros com estórias clássicas para o público infantil.
2009
● Criação de uma loja online para venda específicas de livros em formato digital. Hoje a NOOK STORE oferece mais de quatro milhões de títulos no formato de e-books.
● Lançamento do nook, um leitor eletrônico de livros com tela sensível ao toque. Inicialmente vendido apenas no site da B&N ou em quiosques encontrados em algumas lojas, a partir de 2010 passou a ser comercializado em todas as lojas da rede. A nova geração do ebook, chamada nook color (com tela colorida) possui uma loja para compra de aplicativos, roda jogos como o “Angry Birds” e permite o acesso a emails em contas do Google e do Yahoo. Segundo a empresa, estima-se que o nook tenha vendido mais de 3.5 milhões de unidades desde seu lançamento.
2011
● A empresa afirmou que as vendas de livros digitais através de seu site ultrapassaram as de unidades tradicionais pelo canal online.
As lojas
Uma loja típica da rede de livrarias BARNES & NOBLE tem 2.300 m², oferece entre 22 mil e 164 mil títulos diferentes em estoque, revistas, jornais, CDs e DVDs, jogos para computador e brinquedos, além de oferecer serviços como cafeterias (muitas das quais operadas pela Starbucks) e abrir sete dias por semana. A decoração da loja é composta por cadeiras e poltronas confortáveis e mesas para leitura. Privilegia-se o conforto e não a quantidade de livros, com a clara intenção de reter o consumidor o maior tempo possível dentro da loja, aumentando assim o ticket médio gasto por cliente. As lojas da rede ainda oferecem Wi-Fi.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. O atual logotipo foi adotado em 1999.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1917 (como livraria)
● Fundador: William Barnes e Gilbert Clifford Noble
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Barnes & Noble, Inc.
● Capital aberto: Sim (1993)
● Chairman: Leonard Riggio
● CEO: Ronald Boire
● Faturamento: US$ 6.06 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 12.8 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 1.1 bilhões (agosto/2015)
● Lojas: 648
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 28.000
● Segmento: Livrarias
● Principais produtos: Livros, revistas, CDs, DVDs e leitor digital
● Ícones: A fama de ser considerada a maior livraria do mundo
● Slogan: If we don’t have your book, nobody does.
● Website: www.barnesandnoble.com
A marca nos Estados Unidos
A rede opera atualmente cerca de 650 livrarias (BARNES & NOBLE BOOKSELLERS) em todos os 50 estados americanos. Em suas lojas são organizados mais de 100 mil eventos anualmente. Um em cada oito livros vendidos nos Estados Unidos saem de alguma livraria da rede (incluindo a loja online), com vendas anuais de 210 milhões de unidades para mais de 9 milhões de clientes. Além disso, a B&N vende anualmente em seus cafés aproximadamente 60 milhões de bebidas, 6 milhões de biscoitos e 3 milhões de sanduíches. Se não bastasse, a empresa publica aproximadamente 500 títulos anualmente.
Você sabia?
● A empresa tem aproximadamente 4.7 milhões de títulos em estoque (dos quais 1 milhão para pronta entrega), além de ser a segunda maior rede de varejo que vende revistas e jornais do país, disponibilizando 5.500 títulos de revistas e 1.000 de jornais.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 14/8/2015
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