12.5.06

BOMBRIL


A marca BOMBRIL não somente se transformou em sinônimo de uma categoria de produto - alguém conhece lã de aço? - como também incorporou ao longo dos anos toda a praticidade requerida pela vida moderna através de uma completa linha de produtos de limpeza e higiene, presentes em praticamente todos os lares brasileiros. Afinal, com BOMBRIL, fica fácil cuidar da casa, pois há produtos para tudo: realçar ambientes, reavivar cores das roupas, dos pisos e das paredes, enfim, tudo para garantir uma enorme sensação de frescor e bem-estar para toda família. Tudo isso para manter milhões de lares brasileiros com aquele cheirinho bom de limpeza. 

A história 
Tudo começou no verão de 1948 quando Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível para a população brasileira em geral. Nessa época, as panelas de ferro estavam cedendo lugar às feitas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas. Como um visionário, no dia 14 de janeiro de 1948, ele iniciou a fabricação da lã de aço com a fundação da Abrasivos Bombril Ltda., no tradicional bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens. Por isso o produto ficou popularmente conhecido pela frase “1001 utilidades”. Somente naquele ano foram vendidas 48 mil unidades.
  

Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de BOMBRIL. Foi então que o produto começou a usar um pequeno selo vermelho devido ao sucesso e à concorrência que não demorou a surgir no mercado. Logo depois as lãs de aço foram acondicionadas em uma caixa feita de papelão na cor vermelha, ilustrada com uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto. O nome simples para batizar a nova marca foi criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visava enaltecer as qualidades da própria lã de aço. Entre 1961 e 1973, a BOMBRIL cresceu e iniciou a incorporação de outras empresas, como a Companhia de Produtos Químicos - Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium (saponáceos em pedra), passando a desenvolver e aprimorar a linha de produtos, incluindo uma versão cremosa; a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., do Rio de Janeiro, em 1972; e a Q’Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional do segmento de lã de aço.
   

Em 1976, a empresa mudou sua linha de produção do bairro do Brooklin, em São Paulo, para uma moderna fábrica em São Bernardo do Campo, cidade próxima à capital paulista. Essa unidade existe até hoje e é considerada a grande casa da BOMBRIL, com muita gente boa trabalhando para inovar e colocar os melhores produtos no mercado. A extensão de linha de produtos se iniciou em 1978 com a criação do detergente líquido LIMPOL, que se tornaria o segundo produto mais vendido da empresa. Na sequência vieram o desengordurante Limpa Limo, os desinfetantes Pinho e Kalipto, os amoniacados (Fort) e plásticos (embalagem de lixo e esponja de espuma). Neste mesmo ano marca começou a ganhar enorme visibilidade com a criação do Garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno. Rapidamente o personagem se associou ao produto e as vendas estouraram. Nesta época a marca BOMBRIL, além de sinônimo de lã de aço, começava a se transformar em uma completa linha de produtos para limpeza, ajudando a dona de casa em todas as tarefas domésticas.
  

No início da próxima década, em 1981, faleceu o fundador da empresa, Roberto Sampaio Ferreira e, no ano de 1982, aconteceu uma grande mudança: a adoção do nome Bombril Indústria e Comércio Ltda. Em 1983, a empresa lançou o amaciante de roupa Mon Bijou e a esponja de lã de aço em uma versão com sabão, uma grande inovação para a época. Uma década mais tarde, em 1993, a empresa ingressou no segmento de sabão em pó com a marca Quanto. No ano seguinte, a aquisição de uma empresa baiana fabricante de sabão em barra, possibilitou o lançamento do sabão Limpol. Em 1998, ano em que os rótulos do amaciante Mon Bijou passaram a contar com lindos bebês, a popularidade da marca pode ser comprovada quando a BOMBRIL foi apontada pela Pesquisa Top of Mind realizada todo ano pelo Datafolha, como a marca brasileira mais lembrada quando se perguntava “Qual é a primeira marca que vem à cabeça?”. A popularidade da marca atingiu índices elevados em abril de 2003 quando a versão tradicional do produto alcançou a marca de 77 milhões de saquinhos vendidos e, no mês seguinte, bateu o recorde com 79 milhões de saquinhos. Em 1999, a empresa ingressou no segmento de água sanitária, alvejante e desengordurante, ampliando ainda mais sua linha de produtos de limpeza.
  

Depois de um período turbulento, sob o controle da italiana Cirio, de propriedade do polêmico empresário italiano Sergio Cragnotti, e de ter passado três anos sob administração judicial, a BOMBRIL retornou às mãos de um empresário brasileiro. Isto aconteceu no dia 7 de julho de 2006, quando Ronaldo Sampaio Ferreira, filho do fundador da empresa, assumiu o controle da BOMBRIL. Pouco depois, em 2007, foi iniciado um trabalho de revitalização de marcas e lançamentos de novos produtos. O resultado: a empresa encerrou o ano com 73 novos itens e outros 72 passaram por alguma reformulação de marca, embalagens e posicionamento de mercado. No fim de 2008, a empresa realizou uma aquisição histórica com a compra da Milana, fabricante do tradicional desinfetante Lysoform.
   

A empresa também inovou, como por exemplo, em 2010 com a nova linha ECOBRIL, resultado de sólidos investimentos da BOMBRIL em pesquisas e novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos ecológicos, naturais, concentrados, de fontes renováveis com ativos biodegradáveis. Eram 24 produtos como limpadores, detergentes, amaciantes, lava-roupas, sapólios e pastilhas para ralo que, além da já conhecida qualidade da marca, respeitavam a biodiversidade. A partir de 2012, a empresa acelerou o seu processo de expansão com a meta de oferecer no varejo todos os produtos necessários para limpeza doméstica e higiene pessoal. Pouco depois, em 2015, diante de uma dívida milionária, a BOMBRIL iniciou uma grande reestruturação que resultou no encerramento de metade de seus 550 produtos, descontinuação de cinco marcas e venda de outras, como por exemplo, a linha Lysoform. O resultado já pode ser sentido em 2017, quase dois anos após atingir o fundo do poço, com falta de produtos nas gôndolas de supermercados e alto endividamento, quando BOMBRIL começou a dar os primeiros sinais de reação e voltou a ter lucros.
   

Mesmo com a pandemia de COVID-19, durante o ano de 2020, os investimentos em marketing promocional e comunicação foram mantidos, com ênfase na presença nas mídias digitais, e relançamentos/reposicionamentos das linhas de produtos. Dentre as iniciativas, destaca-se a extensão da marca Limpol com o limpador perfumado com microcápsulas ativadas, o único do mercado com tecnologia de microcápsulas e até 30 horas de perfumação, além da manutenção da edição limitada da fragrância jabuticaba e lavanda para a linha de detergente líquido. Outra inovação foi o lançamento em 2021 do Lenço Umedecido Limpol, perfumado e com álcool 70%, e que possui ação antibactericida com 8 horas de duração e elimina até 99,9% dos germes.
   

No decorrer dos anos, tudo muda o tempo todo e, com uma das marcas mais queridas dos brasileiros, não poderia ser diferente. Desde a sua fundação a BOMBRIL passou por diversas fases e reformulações, sempre acompanhando o crescimento do mercado e atenta às necessidades das mulheres que, em uma transformação, passaram de donas de casa a donas do seu próprio nariz. Uma empresa que, além de investir na inovação de novos produtos, aposta alto no humor inteligente de sua comunicação e na internet para divulgar a marca - e se manter na liderança de mercado.
  

A linha do tempo 
1996 
Lançamento do amaciante Mon Bijou de 2 litros, consolidando-se assim como marca pioneira nessa novidade batizada de “tamanho família”. 
1998 
Lançamento dos limpadores BOMBRIL Multi Uso e Multi Limpeza, do BOMBRIL esponja sintética e do detergente Limpol Gel
1999 
Lançamento do detergente Limpol Gel Antibactéria com Triclosan
Lançamento da Palha de Aço BOMBRIL Mágica, que limpava apenas com água, dispensando produtos químicos. 
Lançamento dos limpadores perfumados
2000 
Lançamento da esponja sintética Multi Uso II
2002 
Lançamento do inseticida Atak nas versões Multi; Mata Moscas e Mosquitos e Mata Baratas. 
Lançamento do facilitador de passar roupas Mon Bijou Spray Pureza
Lançamento da esponja sintética para banheiro. 
Lançamento do Pratice Álcool em Gel nas fragrâncias Neutro, Lavanda e Marine. 
2003 
Lançamento da esponja de lã de aço BOMBRIL Fácil, comercializada em embalagem moderna e tamanho reduzido em relação à versão original, facilitando assim ainda mais a limpeza. 
2007 
Lançamento das marcas Fort (inseticidas e repelentes), Limpex (panos de limpeza) e Prá-Lixo (sacos de lixo). 
2009 
Lançamento do tira-manchas Vantage, ideal para remover até as manchas mais difíceis, com máxima eficiência e muita rapidez. 
Lançamento do Polibril Metais e Cromados, ideal para limpar e conservar o brilho sem fazer força, dando vida nova às peças de latão, cobre, bronze, alumínio e aço. 
2010 
Lançamento da linha Q’Brilho, composta por ceras para pisos, móveis e calçados. 
Lançamento do desentupidor e limpador de forno Força Azul
2011 
Lançamento de Pinho Bril Accept, uma linha exclusiva de produtos para a limpeza de banheiros (limpadores sanitários, desodorizadores de vasos sanitários e tira limo) com a qualidade e desempenho da marca especialista no mercado de desinfetantes. 
2012 
Lançamento do Mon Bijou Baby, amaciantes e lava-roupas, hipoalergênicos e dermatologicamente testados, especialmente desenvolvidos para a pele sensível dos bebês. 
Lançamento do limpador para telas de LCD e LED e outro para eletrodomésticos, fornos microondas e superfícies esmaltadas. 
2013 
Lançamento da linha PraKasa, desenvolvida para trazer às consumidoras uma plataforma de produtos, que facilitam a limpeza doméstica. Os primeiros lançamentos foram os rolos adesivos (elimina pó, pelos, fiapos e cabelos de tecidos, estofados e tapetes) e luvas para limpeza. 
2015 
Lançamento do Prá-Lixo Eco Anti Odor, versão ecológica dos sacos de lixos e que possui uma tecnologia que inibe a proliferação de bactérias que causam o mau odor.
    

A polêmica 
Em meados de 2020, a BOMBRIL foi acusada de racismo nas redes sociais por relançar a esponja de aço inox Krespinha, nome apontado por muitos como uma associação pejorativa ao cabelo comum entre negros. A marca estava no portfólio da empresa há quase 70 anos, pois havia sido lançada em 1952 com a imagem de uma menina negra no logotipo, personificando a esponja na figura da garota e de seu cabelo. A esponja voltou ao mercado com o slogan “Krespinha, ideal para limpeza pesada”. Apesar da propaganda veiculada não usar a menina negra, a marca foi acusada de racismo, pediu desculpas e retirou o produto do mercado.
   

O lado social 
Dentro de um novo conceito de sustentabilidade, a BOMBRIL inova também em seus projetos voltados para a comunidade através de inúmeras ações e promoções de cunho sociocultural, espalhadas por todo país. Dentre as iniciativas, sempre focadas na admiração e no respeito que a BOMBRIL tem pelo seu público mais fiel, é possível citar: 
MULHERES QUE BRILHAM, lançado em 8 de março de 2010, dia Internacional da Mulher, por Arnaldo Antunes, que apresentou a artista Marcela Bellas ao público, na estreia do projeto que revelava novos talentos da música, sempre com o apoio de um artista consagrado. Uma iniciativa para retribuir a afinidade que a mulher brasileira sempre teve com a marca BOMBRIL e mostrar o brilho e o talento dessas verdadeiras guerreiras. No ano de 2012, em parceria com o Programa Raul Gil e com a gravadora Sony Music, foi lançado um novo concurso que teve como ganhadora a dupla Bruna e Keyla. O projeto durou até 2015. 
CASA BOMBRIL, inaugurada no dia 30 de agosto de 2011 na cidade de São Paulo foi um projeto social inovador que tinha como principais objetivos ajudar a profissionalizar o serviço realizado pelas empregadas domésticas através de cursos gratuitos (certificados pelo Senac), promover debates em prol do fortalecimento do protagonismo feminino, resgatar a história da empresa e do país e propiciar uma experimentação diferenciada da marca. A Casa Bombril foi criada para ser igual a uma casa normal, com vários ambientes decorados, para fazer com que as alunas se sintam à vontade e aprendam em um ambiente que reflete a sua realidade diária de trabalho. O projeto também oferecia cursos pagos (de culinária, organização de armários e ambientes, de moda, harmonização de vinhos de reparos e instalações e educação financeira doméstica) que abordam temas de interesse para mulheres jovens ou mais experientes, donas de casa, executivas, empreendedoras e estudantes. A Casa ainda abrigava o Espaço Memória, um museu onde a história da BOMBRIL era contada, e uma loja onde eram vendidos produtos da marca e cujo lucro era revertido diretamente para Instituto Roberto Sampaio Ferreira (IRSF). Foi a primeira iniciativa do instituto, braço para ações de sustentabilidade e responsabilidade social da BOMBRIL.
  

A comunicação e o Garoto Bombril 
A BOMBRIL é responsável pelo mais famoso garoto-propaganda da publicidade brasileira. É difícil encontrar alguém que não conheça o Garoto Bombril. Mas a história da publicidade da marca começa nos anos de 1950, quando a empresa, aproveitando o sucesso do rádio, criou o programa “Gente que brilha” na Rádio Nacional, apenas a primeira de muitas ações consagradas da BOMBRIL no meio. Ainda nesta década, logo após a chegada da televisão ao país, a empresa lançou o “Cirquinho Bombril”, apresentado pelo carismático palhaço Carequinha na lendária TV Tupi. Também inovou ao marcar presença no céu com aviõezinhos que soltavam fumaça e escreviam a palavra BOMBRIL.
   

Porém, foi em 1978 que a empresa inaugurou uma nova fase na comunicação da BOMBRIL e um marco na publicidade brasileira. Foi neste ano que os publicitários Francesc Petit e Washington Olivetto, então na agência DPZ, criaram e introduziram uma figura que representasse as mudanças comportamentais da época. Neste período, a sociedade presenciou uma mudança de valores sendo registrada pela publicidade. O fato é que as mulheres, em especial, começavam a valorizar mais homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, “símbolo” de força e segurança. Para personificar essa mudança, a talentosa dupla de publicitários, com a ajuda do produtor Oscar Caporalli, realizou testes com vários atores, até chegarem em Carlos Moreno, que parecia ser o melhor capacitado para incorporar o perfil exigido. Moreno iria muito além do que emprestar seu carisma para construir a marca, daria vida a um personagem que fez parte de muitas gerações de brasileiros.
   

Logo após a primeira aparição, o público consagrou o Garoto Bombril, e aquele que seria apenas um personagem para anunciar um produto, tornou-se o porta-voz de uma empresa junto a seu público. Pouco depois do lançamento da campanha as vendas da lã de aço chegaram à marca de 420 milhões de unidades. Os anos passavam e o sucesso continuava. Em 1986, Olivetto abriu sua própria agência, a W/GGK, depois conhecida como W/Brasil, e a BOMBRIL acompanhou essa mudança, cuja conta ficou na agência até 2013. O reconhecimento mundial não demorou e, em 1994, a campanha foi parar no Guinness Book - Livro dos Recordes - como a série de publicidade mais longeva do mundo.
   

Se na mídia eletrônica a fórmula já era um sucesso, em 1997 ela se consagrou também na mídia impressa. As contracapas de revistas contendo anúncios da marca viraram inclusive objeto de coleção para muitas pessoas, com Carlos Moreno, de forma bem-humorada, interpretando personagens históricos como Che Guevara, Enéas, He-Man, Silvio Santos, Celso Pitta, Guga, Ronaldinho, Xuxa, Reginaldo Rossi, Rubinho Barrichello, Walter Mercado, Mister M, Ratinho, Sandy & Junior, entre outros. O Garoto Bombril registrou diversas mudanças sociais e acontecimentos ao longo de quase 40 anos (1978-2017) em que esteve no ar, sempre se renovando e inovando. O caso Monica Lewinski, o sucesso da Tiazinha, a agitação do Padre Marcelo Rossi, são exemplos de alguns momentos registrados pela publicidade da BOMBRIL, depois de 400 comerciais de televisão e mais de 100 anúncios de revistas.
    

Mas para surpresa geral, em 2004, Carlos Moreno se despediu da BOMBRIL em um comercial no qual dizia: “Toda vez que você usar um produto Bombril vai lembrar um pouquinho de mim”. A separação foi curta. Em 2005, ele retornou ao seu posto de Garoto Bombril. No ano seguinte, o personagem fez um retorno triunfal e provou mais uma vez que é o garoto-propaganda mais querido do Brasil. Em 2007, a principal “estrela” do mercado de lã de aço brasileiro voltou às telas de TV para brilhar ao lado de ícones nacionalmente conhecidos. Por meio de uma campanha publicitária inusitada, os telespectadores de todo o Brasil, voltaram a assistir às marcantes atuações de Carlos Moreno, ao interpretar Charlie Chaplin, Nelson Ned e o atleta do século, Pelé, para divulgar o conceito da campanha “Tudo passa. Só Bombril fica. Ninguém passa sem Bombril”. Os 30 anos como Garoto Bombril foram comemorados em grande estilo. Para marcar o aniversário do personagem mais querido da publicidade brasileira, foi lançado o livro “Eterno - 1001 anúncios da Bombril”.
   

Em 2009, com a campanha Ô Lá em Casa!, Carlinhos Moreno voltou à mídia com um timaço de atores de primeira linha: Rodrigo Lombardi, Rodrigo Hilbert, Malvino Salvador e Cauã Reymond. Na campanha, os bonitões concorriam entre si, falando de suas qualidades, fazendo uma analogia com BOMBRIL. Tudo isso para disputar a preferência das mulheres e ver quem as consumidoras escolheriam para entregar uma das 10 casas sorteadas. Em 2010, a marca novamente recorreu à atualidade dos fatos jornalísticos para trazer o ator Carlos Moreno interpretando cada um dos principais presidenciáveis das eleições. Vestido e caracterizado de Dilma Rousseff, Plínio Sampaio Arruda, José Serra e Marina Silva, o Garoto Bombril seguiu a linha do humor. A assinatura da campanha concluía: “Sujeira, não. Bombril é a solução. Para um Brasil limpinho, vote Bombril”.
   

Para curtir a saga do Garoto Bombril em quase quatro décadas de história basta clicar no ícone abaixo e assistir a seis minutos de fantásticos e memoráveis comerciais.
  

Em 2011, a BOMBRIL lançou a campanha institucional “Mulheres evoluídas”, que foi um marco importante para a grande virada da empresa. Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, a maior campanha publicitária da empresa trouxe uma série de ineditismos em sua comunicação: mulheres como protagonistas (como as humoristas Dani Calabresa e Monica Iozzi, a atriz Marisa Orth e a cantora Ivete Sangalo), consumidoras mais jovens como público-alvo e reforço do diversificado portfólio da BOMBRIL. Com o sucesso, em 2013, a campanha ganhou uma versão batizadas de “Os Homens Evoluídos”, aqueles que entendem as mulheres, pois dividem o trabalho doméstico, são sedutores e, além de tudo, lindos.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca BOMBRIL sofreu algumas remodelações, adquirindo uma imagem mais moderna, adotando o formato oval e a cor vermelha. A tipografia da letra também passou por pequenas e sutis alterações.
    

Há alguns anos atrás, o logotipo apresentou um visual mais limpo (com a eliminação dos efeitos de brilho e sombreamento) e um vermelho mais forte.
  

Já as embalagens de seu principal produto (lã de aço) sofreram grandes mudanças desde seu lançamento no mercado. Inicialmente o produto era comercializado solto e tinha apenas o selo oval vermelho como identificação. Depois surgiram as caixas e por último, em 1964, a tradicional embalagem de saquinho plástico na cor amarela com seis unidades.
  

Os slogans 
Bombril, os produtos que evoluíram com as mulheres. (2011) 
O nosso negócio é brilhar. (2007) 
Tudo passa. BOMBRIL fica. Ninguém passa sem BOMBRIL. (2007) 
Brilho que reflete. (1948) 
Bombril tem 1001 utilidades.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 14 de janeiro de 1948 
● Fundador: Roberto Sampaio Ferreira 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: BomBril S.A. 
● Capital aberto: Sim (1984) 
● Presidente do Conselho: Ronaldo Sampaio Ferreira 
● CEO: Antonio Carlos Tadeu Werneck 
● Faturamento: R$ 1.15 bilhões (2020) 
● Lucro: R$ 39.9 milhões (2020) 
● Valor de mercado: R$ 648 milhões (julho/2021) 
● Presença global: 22 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.970 
● Segmento: Limpeza e higiene 
● Principais produtos: Lãs de aço, limpadores, detergentes e amaciantes 
● Ícones: O Garoto Bombril 
● Slogan: Bombril tem 1001 utilidades. 
● Website: www.bombril.com.br 

A marca no mundo 
Com três complexos industriais localizados em São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), onde anualmente são produzidas mais de 450 mil toneladas de produtos, a BOMBRIL, maior empresa de soluções de limpeza do país, conta hoje com mais de 2.900 funcionários e uma linha composta por 16 marcas (como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto, Pinho Bril e Bombril) e mais de 260 itens divididos em diversas categorias, incluindo as populares lãs e palhas de aço, detergentes, amaciantes, desinfetantes, limpadores multiuso, saponáceos, limpadores perfumados, esponja sintética e outros itens essenciais da limpeza doméstica. A empresa exporta seus produtos para 22 países, dentre os quais se destacam México, Paraguai e Bolívia. No Brasil, o maior destaque é a região Sudeste, que representa 47% da participação no mercado nacional. Uma vez completada a atividade industrial, as marcas da BOMBRIL seguem para inúmeros pontos de venda em todo o país para ajudar a limpar, perfumar e dar brilho em 99% dos lares brasileiros. 

Você sabia? 
A lã de aço BOMBRIL continua ainda como principal produto da empresa, e responde por mais de 25% de seu faturamento, com 70% de participação de mercado no segmento. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/7/2021 

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23 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de parabenizar a administraçao de marketing, quando se fala em Bom bril. O consumidor ja tem em mente que palha de aço, só Bom Bril. Sou estudante de administracao da Universidade Estadual de Goiás, e estou realizando uma pesquisa, em que quando a marca se torna o produto consumido, e Bom Bril, possui essa titularidade. Alcançar o mercado tao vasto e concorrido, foi um grande obstaculo, mas o mais impressionante e fazer que o consumidor necessite do uso Bom Bril.Em que momento e necessário o investimento da empresa na área de marketing para alcaçar o sucesso?


se puderem me corresponder.

thalita.dourado@bol.com.br

Anônimo disse...

gostaria de parabenizar a administraçao de marketing, quando se fala em Bom bril. O consumidor ja tem em mente que palha de aço, só Bom Bril. Sou estudante de administracao da Universidade Estadual de Goiás, e estou realizando uma pesquisa, em que quando a marca se torna o produto consumido, e Bom Bril, possui essa titularidade. Alcançar o mercado tao vasto e concorrido, foi um grande obstaculo, mas o mais impressionante e fazer que o consumidor necessite do uso Bom Bril.Em que momento e necessário o investimento da empresa na área de marketing para alcaçar o sucesso?


se puderem me corresponder.

thalita.dourado@bol.com.br

Anônimo disse...

Quais são as 1001 utilidades do Bombril?

:)

Anônimo disse...

Uma dica para o blog, eu não deixaria de citar o "Garoto Bombril" na seção "Garoto Propaganda"

Até mais!

Unknown disse...

COMPREI O INSETICIDA FORT DA BOMBRIL E SÓ COMPREI PORQUE A MARCA ERA DA BOMBRIL E ME SINTO ENGANADA O PRODUTO NÃO É DE BAIXA QUALIDADE, SIMPLESMENTE ELE NÃO EXISTE, É UMA ÁGUA RALA QUE VOCÊ APERTA, APERTA E NÃO MATA NADA, OS INSETOS FICAM ANDANDO SEM PARAR E MUITO FELIZ, NÃO MORREU 1 PARA ME DEIXAR ALEGRE COM O ÓBITO! COMO QUE A BOMBRIL COLOCA NO MERCADO ESSA PORCARIA DE INSETICIDA? COM OS PRODUTOS TÃO BÕES QUE VOCÊS TEM NO MERCADO! ESTOU CHORANDO MEU DINHEIRO GASTO NESSA PORCARIA ATÉ AGORA!!!!!!

Unknown disse...

raphaela, se diz "bons" e nao "bões"
asasduahsduahsduahs

"...produtos tão bons..."

:)

Mari disse...

Isso Pedro..ensine-a a escrever...

E ainda, chorar dinheiro gasto...q hipérbole!!


Ligue no 0800 e com ctza te mandarão vários!



PS: A Bombril é de incrível potencial! É uma empresa magnífica!
Parabéns a Bombril!

Elaine Lacerda disse...

Eu e minha esposa fomos enganados com o produto FORT INSETICIDAS da MOM BRIL, compramos 5 embalagens do produto confiando na marca. Levamos duas embalagens para a casa de prais deixamos duas em SP no salão que possuimos e uma em casa. A prova de fogo foi na casa da prais, logo ao chegar me deparei com algumas baratas e apliquei o produto diretamente sobre os insetos. Nada aconteceu, coloquei uma quantidade maior e, nada, apliquei diretamente sobre o inseto que ficou até "esbranquissado" e com grande agilidade subiu em um muro e ganhou liberdade.Entrei em contato com o 0800 da empresa e nada foi resolvido. Formalizei uma denúncia no procon e ao ler o relato da Raphaela,aproveitei para postar e convido a mesma para unir-mos as forças. vamos nos falar por e-mail talesaraujo5@yahoo.com.br

Unknown disse...

Só retificando, o produto é FORT INSETICIDAS DA BOM BRIL e não MOM BRIL. E para o comentário da Sra Mari,

-E ainda, chorar dinheiro gasto...q hipérbole!!

Sim houve uma hipérbole na frase, mas o que a Sra Raphaela relata é que foi lesada com o produto Fort Inseticidas, onde no rótulo diz ser eficaz contra moscas, mosquitos e baratas, e NÃO É! Isso é propaganda enganosa.

-Ligue no 0800 e com ctza te mandarão vários!

Não adianta receber vário produtos que não tem eficiência, ou para a Sra adianta?

Fomos também enganados pela Bom Bril com o produto Fort multiinseticidas, e o SAC não resolveu absolutamente nada!
Temos vídeo onde comprova a ineficácia do produto, e se a Bom Bril não se pronunciar, vamos divulgar o vídeo e processar a empresa.

Se vc também foi enganado com esse produto, Fort Multiinseticidas Bom-Bril, entre em contato conosco, talesaraujo5@yahoo.com.br

marcelo disse...

Bombril fonte de juventude das panelas.sucesso total!parabens!

raquel disse...

sempre gostei da bombril mas ultimamente acho que tem algo errado pois as espojas estão enferrujando muito rapido estraguei meus panos de prato e quase estrago minha pia foi por poucoque acontece?????????

ROSANGELA QUIRINO disse...

OI GENTE MEU NOME E ROSANGELA QUIRINO, OLHA EU JA ERA UMA CRIANÇA, E MINHA MÃE USAVA BOMBRIL, EU CONTINUO USANDO, OLHA TUDO PRA MIM O BOMBRIL É PERFEITO, ATE OS GAROTOS PROPAGA SÃO DA MELHOR QUALIDADE, EU SÓ TENHO A AGRADECER POR TER UMA FACILIDADE A MAIS NA MINHA COZINHA.

Marina disse...

Estou fazendo um trabalho sobre o bom bril e quero parabenizar o autor deste texto. MUITO BOM! Me ajudou muito ;)

forte abraço!

Anônimo disse...

só uso produtos da BOMBRIL pq são
EFICIENTES MESMO!
PARABÉNS BOMBRIL, CONTINUE ASSIM,
TENDO 1001 UTILIDADE...
ABRAÇO
JHOY Rio Grande Rs

Raíssa Hamond disse...

Adoro seu blog, além de contar a história das marcas, tem informações que não encontramos em nenhum lugar. Parabéns!!
Também estou fazendo um trabalho sobre a Bom Bril e me ajudou muito! Valeu!

Eduardo Tuba disse...

Também comprei o insetida Fort da Bombril. Na minha casa parece que os mosquitos foram atraídos pelo aparelho, ao invés de repelir. Uma enganação.
Estou fazendo o seguinte: peguei duas esponjas de aço Bombril e saí matando mecanicamente os mosquitos. Muito mais eficiente!

Wil disse...

não esquecendo que quem criou a logotipo com a estrelinha e tudo, foi o saudoso publicitário, "Tenente" de Belo Horizonte, Minas Gerais, criador de grandes logotipos, tais como o da Seven Boys, todos eles trazem uma estrela (os originais da época), sua marca registrada

BOMBRIL disse...

Prezados,

Agradecemos as mensagens e observações sobre os nossos produtos. As opiniões de nossos consumidores contribuem para conhecermos melhor suas expectativas.

Para mais informações, por gentileza, entrem em contato conosco pelo telefone 0800 707 6161ou por email fale@bombril.com.br

Atenciosamente,

Serviço de Atendimento ao Consumidor Bombril

ana maria de oliveira disse...

achei incrivel ,inteligente ,engracada,inteligente como sempre a propaganda em homenagem ao mes da mulher.sem preconceitos,sem esteriotipos.amei e ja ri muito.parabens a bombril e ao criadores da propaganda.alias onde anda o garoto oficial da bombril.ele so pode parar quando morrer.

Anônimo disse...

Nossa achei muito legal, realmente a Bom Bril é uma marca muito famosa no Brasil mas nessa historia toda em nenhum momento foi sitada a partipaçao da Assolan, sua principal concorrente no mercado de lã de aço, uma perda de mercado que não pode ser despresada, a Bom Bril nunca saio da liderança porem perdeu uma boa fatia do mercado, o que faz falta nesse linda historia da Bom Bril.

Tiago disse...

Primeiramente, parabéns pelo autor do texto pela clareza nas informações e por ter me ajudado muito num trabalho acadêmico que estou fazendo, e, também, pelas pessoas que postaram seus comentários que enriquece essa dinâmica, expressando suas opiniões com relação aos produtos da empresa.
Sou estudante universitário de Administração, e como disse, estou desenvolvendo um trabalho. Observei que, assim como eu, existem outras pessoas no mesmo rumo. Gostaria de trocar informações.

E-mail: tiagoffauus@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá

Sou estudante universitária de Marketing, e como você, estou desenvolvendo o meu TCC baseada na marca Bombril (O poder da marca).
Observei que, assim como eu tem muitas pessoas trabalhando o mesmo tema, gostaria de trocar informações.
Caso seja do seu interesse.
email marilha.mkt@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá a todos! Pra quem não sabe agora, a Bombril, também está presente sim em outros países. Olham só o que eles me disseram a respeito disso: prezado consumidor, informamos que atualmente a Bombril está presente nos seguintes países latino-americanos: Bolívia, Paraguai, Uruguai, Curaçao, Haiti, St. Vincent, Guiana, Cuba, Granada e Jamaica. Em território africano atuamos também em Cabo Verde e em Angola, além de ter forte presença mundial, como nos Estados Unidos e também no Japão. Esse blog, agora precisa ser atualizado de novo pelo administrador.