16.5.06

COPPERTONE LITTLE MISS

Em 1953, a garotinha COPPERTONE do bumbum branquinho, conhecida como LITTLE MISS, símbolo máximo da marca, apareceu pela primeira vez na área de Miami com seu companheiro inseparável, um cachorrinho da raça Cocker Spaniel (um tanto “curioso”), inicialmente preto e depois marrom, que puxava seu biquíni e mostrava sua marca de sol, acompanhada pelo slogan “Don’t be a Paleface” (em tradução livre “Não seja um Cara-Pálida”). Em 1955 foi introduzido o famoso slogan “Bronzeie-se, não se queime... Use Coppertone” (em inglês “Tan - Don’t Burn... Use Coppertone”) para acompanhar a personagem. Apesar de muitos acreditarem que a pequena menina foi inspirada em uma foto da atriz Jodie Foster quando tinha apenas três anos, a imagem foi criada pela agência de publicidade Tally Embry Advertising, e redesenhada pela artista Joyce Ballantyne Brand em 1959 que utilizou sua filha Cheri como inspiração para recriar a personagem, depois que um incêndio destruiu os rascunhos originais. A relação da marca com a atriz Jodie Foster começaria somente em 1965, quando ela com apenas três anos estrelou um comercial da COPPERTONE. A personagem desembarcou no Brasil em 1960, quando a marca foi lançada no país. A imagem da garotinha com seu cãozinho marcaram uma época e é até hoje a marca registrada de COPPERTONE.


O ícone da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos e hoje em dia não mostra mais o bumbum branquinho. Com a chegada do politicamente correto, o principal símbolo da marca também foi sendo adequado aos “novos padrões éticos”. Com a chegada do século 21 e juntamente com a mudança de conceito em relação à exposição ao sol e nudez, a marca revisou seu ícone e o cãozinho seguiu puxando o biquíni da menina, mas agora o bumbum não fica à mostra, somente as costas. Há alguns anos atrás, a garotinha ganhou uma camiseta, cobrindo assim boa parte de seu corpo.



As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).


Última atualização em 1/8/2017


Nenhum comentário: