30.5.06

DHL


Quer enviar uma encomenda de São Paulo para Kuala Lumpur na Malásia? Precisa de soluções logísticas bem como serviços de correio internacional? Necessita de serviços de alfândega completos e eficientes? Precisa fazer com que um documento importante chegue em total segurança na Rússia? O meio mais rápido, seguro e eficiente de conseguir tudo isso é contratar os serviços da DHL. Afinal, a empresa entrega seus negócios em qualquer parte do mundo. Basta dizer onde. 

A história 
Tudo começou no dia 25 de setembro de 1969 quando os empresários americanos Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn fundaram uma empresa de entregas expressas que oferecia serviços entre as cidades de San Francisco (Califórnia) e Honolulu (Havaí). O nome DHL tem origem nas iniciais dos sobrenomes de seus fundadores (Dalsey, Hillblom e Lynn). Os três fundadores transportavam pessoalmente por avião os documentos a serem entregues, uma novidade para a época, já que antes o transporte era feito somente por navio. Com isto, o tempo despendido no transporte era significativamente diminuído, bem como, os custos relativos às taxas de utilização dos portos, pois a duração do voo e a liberação aduaneira da carga eram feitas mais rapidamente que a viagem dos navios, o que poupava bastante tempo e dinheiro aos seus primeiros clientes. O seu primeiro grande cliente foi o Bank of America, que necessitava de alguém para transportar cartas de crédito e outros documentos de forma rápida e viu na DHL o parceiro ideal.


A empresa cresceu rapidamente e virou um parceiro confiável para muitas companhias americanas. Tanto que, em 1970, a DHL já tinha 40 clientes e estendeu seus serviços para Guam, Los Angeles e Portland, no estado de Ohio. Em 1971 os serviços foram expandidos internacionalmente para Filipinas, abrangendo Hong Kong, Japão, Cingapura e Austrália já no ano seguinte, surgindo assim a DHL INTERNATIONAL. Utilizando sua experiência em entregas rápidas por via aérea, a empresa ingressou no mercado europeu em 1974 ao inaugurar seu primeiro escritório no Reino Unido, localizado na cidade Londres. Globalmente, a DHL tinha 3.052 clientes e 314 funcionários. No ano seguinte se tornou a primeira empresa do segmento a abrir escritórios no Oriente Médio, no Irã. Pouco depois, em 1978, iniciou atividades na América Latina. Em 1979, começou a entregar pequenos pacotes, além de somente documentos. Era uma expansão e tanto para uma empresa tão jovem. No ano seguinte iniciou os serviços no continente africano e estabeleceu forte presença na Arábia Saudita.


Em 1982 a empresa se tornou pioneira ao utilizar a tecnologia para rastreamento de pacotes. No ano seguinte mais uma inovação: a DHL se tornou a primeira empresa de transporte aéreo expresso a atender os países do Leste Europeu. Nesta mesma época, um centro de distribuição internacional (em inglês HUB) foi aberto na cidade de Cincinnati, estado de Ohio. Dois anos depois, um hub de última geração foi inaugurado em Bruxelas, na Bélgica, processando por noite mais de 165.000 envios. Em 1986 lançou um novo produto: WorldMail, um serviço para o transporte e distribuição de correspondências entre países. Além disso, a DHL introduziu novos padrões de serviço ao cliente. Metas de entrega até às 10:30h e às 12 horas e no final do dia são estabelecidas. A DHL estabeleceu rotas de comércio para países como Rússia e China (1986) em plena Guerra Fria. Quando a guerra terminou, a DHL foi capaz de fornecer, por conta de seu profundo conhecimento e sua capacidade logística, apoio imediato a um vasto número de companhias que entravam nestes “novos” mercados. As empresas locais também foram beneficiadas, pois criaram novos corredores comerciais para exportar seus produtos para um mercado global. Em 1989 mais uma novidade: EasyShip, um sistema de processamento integrado de transporte que permitia aos clientes controle completo na preparação e acompanhamento de embarques, tudo a partir de seu computador.


Em meados dos anos de 1990, a DHL foi a primeira empresa do segmento a conseguir a certificação ISO 9002, atestando a total qualidade de seus serviços. Pouco depois, em 1996, foi introduzido o rastreamento de pacotes e documentos pela internet. No fim desta década a DHL apostou em novos serviços nas áreas do transporte de mercadorias e de logística integrada, começando assim a fazer parte da cadeia de abastecimento de seus clientes. Em 1999 a DHL investiu mais de €1 bilhão em uma nova frota de carga aérea de última geração para atender com mais eficiência os mercados da Europa e da África. Foram 34 aviões de carga Boeing 757SF: estas aeronaves reduziram o ruído na decolagem em 77% e as emissões de CO2 em 13% comparados com a frota de B737Fs que substituíram. Em 2003 a empresa se fundiu com a alemã Deutsche Post e a francesa Danza, formando a nova DHL. Lançou também seu novo slogan “Incoming goods move the world”. A DHL mudou suas cores corporativas de vermelho e branco para amarelo e vermelho. Em abril começou, globalmente, a transformação visual de todos os veículos, materiais de embalagem e edifícios. Em agosto de 2005, introduziu seus novos uniformes corporativos. Nos próximos nove meses, 110.000 funcionários da empresa em mais de 200 países e territórios receberam os novos uniformes. O desenho foi testado através de entrevistas e provas exaustivas com 3.600 motoristas e transportadores da DHL.


O Centro de Inovação da DHL abriu oficialmente suas portas perto da cidade de Bonn na Alemanha em 2007. Um centro de pesquisa e desenvolvimento de última geração, cuja missão é desenvolver produtos novos, altamente inovadores, flexíveis, ecologicamente corretos e comercializáveis de acordo com as tendências logísticas do futuro. Os projetos são realizados através de parcerias inovadoras dentro do mundo dos negócios e parcerias de pesquisas. A empresa também foi a primeira a oferecer aos clientes a opção mais “verde” de enviar suas remessas pelos Serviços Verdes DHL, cujo objetivo é compensar as emissões de carbono dos vários veículos de entrega. Em 2008, a DHL se tornou a primeira companhia de remessas expressas a assumir publicamente o compromisso de melhorar sua eficiência de carbono em 30% até 2020. Ainda em 2008, a DHL inaugurou seu novo hub aéreo europeu de última geração localizado em Leipzig/Aeroporto Halle na Alemanha. O hub, um dos maiores prédios em área construída na Europa, expande a rede Internacional da empresa, fornecendo maior conectividade aos mercados de crescimento global e permitindo que a DHL melhore o seu serviço global com os clientes.


A partir de fevereiro de 2009, a DHL demitiu 9.500 funcionários e encerrou seu serviço de entregas de correio expresso no mercado doméstico americano, mas seguiu operando entre os Estados Unidos e outros países através de encomendas internacionais. O serviço foi encerrado em 30 de janeiro como forma de “minimizar incertezas futuras” causadas pela enorme crise financeira que assolava o mundo. A empresa atribuiu a iniciativa a fortes perdas em sua unidade doméstica americana, que sofria pesada concorrência de gigantes como a UPS e a FedEx. Desde que foi adquirida pelo gigante alemão dos correios a DHL tem crescido através da integração de outras empresas compradas pela Deutsche Post, algumas delas também líderes de mercado. A empresa continua a desbravar novos caminhos, estabelecendo posições claras de liderança em vários mercados emergentes como as economias do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – anunciadas como agentes do futuro crescimento e desenvolvimento do comércio.


A DHL é uma empresa inovadora em seu segmento. Ao oferecer, no início, um serviço revolucionário – entrega internacional porta a porta de documentos sensíveis a horário, a DHL permitiu que empresas e organizações mundo afora desenvolvessem seus negócios e ampliassem seu impacto, invariavelmente estimulando o comércio global, tornando o mundo menor a cada dia. Afinal essas entregas expressas internacionais possibilitavam o trânsito de documentos até seus destinatários em 24h, ao invés de alguns dias.


Um gigante 
A DHL oferece serviços de envio de remessas expressa, aéreas e marítimas, transporte terrestre, soluções de logística bem como serviços de correio internacional, combinado com cobertura mundial e um entendimento profundo dos mercados locais. Para cobrir todas as suas extensas necessidades de serviço com o nível certo de foco e competência, a DHL opera sob quatro divisões especializadas: 
DHL EXPRESS 
Faz o transporte urgente de documentos e mercadorias, de forma confiável e pontual, de porta a porta, em mais de 220 países e territórios, operando a rede expressa mais abrangente do mundo. Através de várias linhas de produtos oferece aos clientes uma carteira de serviços múltiplos que cumprem com todos os requerimentos de transporte em tempo. Transportar mercadorias pelos quatro cantos do mundo é o que a DHL EXPRESS sabe fazer de melhor. 
DHL GLOBAL FORWARDING, FREIGHT 
Transporte de carga, armazenagem e distribuição, soluções de supply chain - abrangendo todos os serviços. Também oferece soluções personalizadas para grandes projetos de logística e serviços de alfândega completos. Já a DHL FREIGHT é uma das maiores transportadoras de remessas no segmento de transporte terrestre. Esta unidade de negócios caracteriza-se pelas suas soluções flexíveis e individualizadas: serviços nacionais e internacionais de carga completa de contêineres via transporte rodoviário, ferroviário ou intermodal. Além disso, os serviços completos de corretagem de alfândega garantem o envio das remessas sem problemas através das fronteiras. 
DHL SUPPLY CHAIN 
Líder de mercado em serviços de logística com contrato, oferecendo armazenamento, transporte gerenciado e serviços de valor agregado, além de soluções de gerenciamento de comunicações e informações empresariais. Essa unidade de negócios fornece serviços para clientes de diferentes setores da indústria, incluindo automobilística, ciências naturais, tecnologia, bens de consumo não duráveis, comércio e moda. 
DHL GLOBAL MAIL 
Unidade especialista em soluções personalizadas para correspondências e encomendas para pessoas físicas (B2C), mantendo uma das maiores redes de entrega mundiais, distribuídas por cinco continentes.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreu em 1983 quando o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra e adotou a cor marrom escura. A última modificação visual do logotipo da DHL ocorreu em dezembro de 2002 quando a empresa foi adquirida pela Deutsch Post. A tipografia de letra foi levemente modificada e ganhou novas cores: amarelo (Pantone 116) e vermelho (Pantone 200).


Os slogans 
The Speed of Yellow. (2011, DHL Express) 
Excellence. Simply delivered. (2010) 
We move the world. (2008) 
The do-how people. (2007) 
Competition. Bad for them. Great for you. (2004) 
Incoming goods move the world. (2003) 
The pulse of business. (2001) 
We keep your promises. (2000) 
DHL or else. (1995) 
We’ll take it from here. (1994) 
Changing the way the world works. (1984) 
The shortest distance between you & the world. (1981)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 25 de setembro de 1969 
● Fundador: Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn 
● Sede mundial: Bonn, Alemanha 
● Proprietário da marca: DHL International GmbH 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Deutsch Post DHL AG) 
● CEO: Frank Appel 
● Presidente: Ken Allen (DHL Express) 
● Faturamento: €40 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: US$ 5.084 bilhões (2014) 
● Frota: 65.000 (veículos) e 100 (aviões) 
● Presença global: 220 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 325.000 
● Segmento: Logística e transporte 
● Principais produtos: Transporte expresso de encomendas e soluções logísticas 
● Concorrentes diretos: Fedex, UPS, TNT Express, United States Postal Service, Royal Mail e Correios (Brasil) 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: Excellence. Simply delivered. 
● Website: www.dhl.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca DHL está avaliada em US$ 5.084 bilhões, ocupando a posição de número 81 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no mundo 
A DHL, líder global no mercado de logística e transporte, oferece um portfólio de serviços, como frete expresso e entrega de encomendas nacionais e internacionais, frete aéreo e marítimo, transporte rodoviário e ferroviário, bem como soluções relacionadas ao mercado e-commerce e Supply Chain. A empresa conecta mais de 120.000 destinos em 220 países e territórios, empregando 325.000 pessoas em mais de 6.500 escritórios com mais de 480 hubs, terminais e armazéns espalhados pelo mundo. A empresa tem importantes centros de conexões globais em Cincinnati (Estados Unidos), Leipzig (Alemanha) e Hong Kong. Sua enorme frota é composta por mais de 65 mil veículos e 100 aviões. No Brasil desde 1978 a DHL opera com 33 filiais em mais de 1.100 cidades do país. A empresa tem aproximadamente 24 mil clientes e realiza mais de 15 voos diários. No Brasil a DHL atua em três divisões de negócios: DHL Suply Chain, que terceiriza operações logísticas; DHL Express, de entregas rápidas; e DHL Global Forwarding, de transporte marítimo. Calcula-se que mais de 1.8 bilhões de encomendas são entregues pela empresa anualmente. Servindo aproximadamente 500 aeroportos, a DHL atende mais de 8 milhões de clientes todos os anos. 

Você sabia? 
O Grupo Deutsche Post DHL opera sob duas marcas: o Deutsche Post que é o prestador de serviços postais líder da Europa. E a DHL, que está posicionada de forma singular nos mercados em desenvolvimento ao redor do mundo, com uma gama completa de serviços de gestão de encomendas expressas, transporte de cargas, comércio eletrônico e cadeia de abastecimento (supply chain). 
Larry Lee Hillblom, um dos três fundadores da empresa, morreu em um acidente de avião em 1995.  

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/8/2015

9 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um imenso orgulho de ser uma colaboradora da Dhl, procuro ser a primeira escolha para minha empresa, assim como ela procura junto ao empenho de todos ser a primeira escolha dos nossos clientes.

Karina Niedo disse...

O comentario acima foi postado por Karina niedo

Anônimo disse...

Bom é impresionante o desenpenho dessa empresa sua historia em si todos seus funcionarios fazem o melhor de si para sempre seguri enfrente .parabéns DHL .

Alessandro disse...

Tenho um imenso orgulho de participar da familia DHL, onde todos são tratados de maneira excelente independente da hierarquia, Parabenizo essa excelente empresa, pois sei que de dentro prima pela qualidade e o melhor atendimento de seus clientes.
Parabéns DHL
Josiel Alessandro Senci

rafael cordeiro disse...

Adoro a DHL, eles entregam rapido!

Almir Cruz disse...

Tenho orgulho em dizer que faço parte da história da DHL. Fui um dos colaboradores entre 1993 a 2001. E felizmente hoje estou diretamente envolvido com a divisão da DHL express, trabalhando em uma empresa responsavel por atender algumas cidades do interior do Paraná.
Obrigado DHL por fazer parte da minha história...

Reflections disse...

@Almir Cruz Você ainda está trabalhando com a DHL Express?

David da Silva Barboza disse...

Bom dia!
Só quem trabalha DHL sabe oque é não se preocupar com a crise no nosso pais!


Vladimir

emerson silva disse...

Trabalho também na DHL e posso dizer não foi só as escolhas dos nossos clientes mais sim a minha melhor escolha esta trabalhando nela obrigado DHL por min escolher por fazer parte desse ranque global de excelência!!!E e por isso somos a escolha certa dos nossos clientes:POR FAZER CERTO DA PRIMEIRA VEZ...