24.5.06

DISNEY CHANNEL


A magia e o mundo DISNEY ao alcance do controle remoto. Foi assim que o canal DISNEY CHANNEL possibilitou a milhões de pessoas no mundo terem acesso, através da tela de uma televisão, ao fantástico mundo das produções DISNEY e seus clássicos personagens. O canal se transformou em uma ótima opção de entretenimento e está sempre exibindo novidades para satisfazer os telespectadores, de qualquer idade.

A história
O DISNEY CHANNEL foi introduzido no mercado em 18 de abril de 1983 como um canal premium, pago (com pré-estréias ocasionais), exibindo uma programação familiar com desenhos, shows e filmes que foram produzidos durante décadas pela DISNEY. Inicialmente o canal ia ao ar com 18 horas de programação diárias (das 7:00 horas da manhã à 1:00 da madrugada). O primeiro programa exibido em sua estréia foi o famoso Mickey Mouse Club da década de 50. O filme A Força da Esperança foi a primeira produção original do canal. Estrelado por Roy Scheider e Justin Henry, contava a história de um garotinho de onze anos que começava a achar que sua presença nos jogos de um time de beisebol, nem que tivesse que faltar à escola, faria com que ele se tornasse campeão. As primeiras séries originais produzidas pelo canal incluíam: Dumbo’s Circus, Good Morning, Mickey!, Donald Duck Presents e Contraption. Apenas 18 semanas depois de seu lançamento o canal já estava disponível via cabo em 50 estados americanos. Ao final do primeiro ano o canal já contava com mais de 1 milhão de assinantes.


Em 1984 estreou a série musical Kids Incorporated (um grupo de adolescentes que formavam uma banda de música pop) que viria a se tornar um dos programas clássicos do canal e um verdadeiro fenômeno de audiência. Somente no mês de dezembro de 1986 o canal começou a transmitir sua programação 24 horas por dia. Nesta década o canal exibia desenhos e filmes clássicos da DISNEY, lançando em 1989 o novo programa do Mickey Mouse Club, um enorme sucesso até os dias de hoje. Muitos artistas consagrados nos dias de hoje como Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake surgiram através do programa. No ano de 1995 o canal foi lançado na Inglaterra, depois introduzido na Austrália, África e Ásia. Em 1997 o canal passou por uma enorme reformulação em sua programação, que foi dividida em três grandes blocos: Playhouse Disney (composto por atrações que visavam atrair crianças em idade pré-escolar), Vault Disney (com programação que exibia clássicos da DISNEY, como por exemplo, Zorro, The Mickey Mouse Club, a antologia de séries televisivas da DISNEY, e programas especiais de televisão antigos, como o The Love Bug) e Zoog Disney (direcionado para um público adolescente).


Foi neste mesmo ano que o DISNEY CHANNEL deixou de ser um canal Premium e passou a ser um canal via cabo normal. No dia 18 de abril de 1998 foi introduzido o novo canal TOON DISNEY (atualmente substituído pelo DISNEY XD, que estreou oficialmente no dia 13 de fevereiro de 2009), composto por uma programação somente de desenhos clássicos da DISNEY, tais como Duck Tales, Tico e Teco, A Turma do Pateta, Aladdin e Família Dinossauros, e voltado para um público entre 3 e 14 anos. DISNEY CHANNEL estreou no Brasil somente no dia 6 de abril de 2001 às 18:00 horas, com o programa infantil de variedade Zapping Zone, primeira produção original brasileira do canal.


A partir de 2003 o canal ultrapassou as fronteiras do público infantil e avançou sobre a pré-adolescência, conquistando os comumente ávidos consumidores na faixa dos 9 aos 14 anos. Com isso, os desenhos de Mickey, Pateta e Pato Donald tornaram-se coadjuvantes e perderam espaço para uma infinidade de séries originais especialmente criadas para esse público, como por exemplo, That’s So Raven (As Visões da Raven), onde a adolescente Raven Baxter tinha o dom de prever o futuro, e se tornou a de maior audiência na história do canal. Após o sucesso da série Hannah Montana em 2006, no ano seguinte o canal continuou a reformular sua programação com o lançamento de programas mais dinâmicos e modernos como a série Wizards of Waverley Place, que estreou no dia 12 de outubro e foi assistida por 5.93 milhões de espectadores. O DISNEY CHANNEL começou a exibir as atrações em alta-definição no dia 2 de abril de 2008.


Em 2011 o canal fez muitas mudanças em seus produtos televisivos e preparou grandes novidades para a criançada, como por exemplo, o lançamento do DISNEY JUNIOR, novo canal por assinatura direcionado para o Brasil e outros 19 países. O novo canal substituiu o Playhouse Disney e SOAPnet (canal para público juvenil), que além de agregar parte da programação dos dois canais, é também um bloco de programação dentro do DISNEY CHANNEL. Com esse novo canal também veio uma nova programação, com séries como Jake e os piratas da Terra do Nunca, Tinga Tinga Tales, e Babar e as Aventuras de Badou, direcionada em grande parte do dia às crianças em faixa pré-escolar, de 2 a 7 anos, podendo agregar algumas produções para público juvenil, mas em horários bem direcionados.


Uma programação de sucesso
O DISNEY CHANNEL se tornou uma ferramenta indispensável para a empresa, sendo responsável pela criação e produção de filmes e séries que se tornaram fenômenos, arrecadando bilhões de dólares para os cofres da DISNEY e atraindo uma legião de fãs pré-adolescentes. Entre os sucessos as séries Lizzie McGuire (2001-2004), onde uma garota de 13 anos (interpretada por Hilary Duff) atravessa o turbulento período da adolescência; Hanna Montana (2006-2011), que mostra as aventuras de uma garota de 14 anos, Miley Stewart, que leva vida dupla, como uma menina normal na escola durante o dia e uma cantora famosa, à noite; Os Feiticeiros de Waverly Place (2007-2012), estrelada por Selena Gomez e seus irmãos Justin e Max, que apesar de levarem uma vida normal, escondem o segredo de serem feiticeiros em treinamento; Zack e Cody: Gêmeos a Bordo (2008-2011), onde os gêmeos Zack e Cody Martin, além de London e o Sr. Moseby, embarcam em um navio onde vivem aventuras divertidas; Jonas L.A. (2009-2010), estrelada pelos irmãos e cantores Jonas Brothers (Kevin, Joe e Nick); PrankStars (2011-2012), onde uma família promove o encontro de seus filhos pré-adolescentes e adolescentes com seus ídolos e estrelas favoritas em situações engraçadas e inusitadas; Jessie (2011-presente), que retrata a vida de Jessie, uma garota que se muda do Texas para Nova York, e finalmente sozinha se vê babá de filhos de superastros da TV; e Dog With a Blog (2012-presente), onde os irmãos Avery Jennings e Tyler James se unem (antes eles se odiavam) para passar por novas situações e surpresas ao descobrir que seu novo cão de estimação, Stan, pode falar e tem um blog na Internet.


O DISNEY CHANNEL sempre deu muito enfoque à música, principalmente ao gênero pop. Por isso o canal já produziu e lançou filmes de enorme sucesso como os musicais The Cheetah Girls (2003), High School Musical (estreou o primeiro filme em 2006, cujo segundo filme, no ano seguinte, foi assistido por nada menos que 17.2 milhões de telespectadores) e Camp Rock (2008). Outro enorme sucesso do canal é Phineas e Ferb (que estreou no dia 17 de agosto de 2007), uma série animada que conta divertidas aventuras do menino Phineas Flynn e seu meio-irmão, o inglês Ferb Fletcher, que todos os dias piram para construir um grande projeto. Mas eles têm uma adversária: Candace, a irmã mala que fica no pé dos dois. Além disso, são exibidos desenhos animados como Kim Possible, Little Einstens, Lilo & Stitch, As Aventuras de Brandy & Sr. Bigodes e Jake Long: O Dragão Ocidental.


A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo do DISNEY CHANNEL passou por inúmeras alterações como pode ser visto na imagem abaixo. As principais modificações ocorreram em 1997 quando a palavra THE foi retirada de seu logotipo que ganhou novas formas; e em 2002 quando o logotipo assumiu o tradicional contorno estilizado da cara do Mickey.
  
Entre 1997 e 2003 a divisão internacional do canal utilizou uma identidade visual diferente.
  
Recentemente em 2010 a DISNEY CHANNEL divulgou sua nova identidade visual, que passou a ser mais flexível e dinâmica, permitindo assim várias formas de aplicação.


Os slogans
The Best Place To Be. (2011)
Believe in Yourself. (2010)
Dreams Come True. (2010)
Follow your dreams. (2009)
Made Just for You. (2008)
Express Yourself. (2002)
Our Stars, Your Place. Everyday. (1997)
America’s Family Network. (1988)
Disney’s Our Channel. (1986)
Everything You Ever Imagined and More. (1983)
Você nunca viu a Disney assim! (Brasil)
Onde a magia começa. (Disney Junior, Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 18 de abril de 1983
● Criador: Walt Disney Company
● Sede mundial: Burbank, Califórnia
● Proprietário da marca: Walt Disney Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Robert Iger
● Presidente: Gary Marsh
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: + 100 milhões (somente nos Estados Unidos)
● Presença global: 169 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Entretenimento
● Principais produtos: Canais de televisão, filmes e séries 
● Concorrentes diretos: Nickelodeon, Cartoon Network e Discovery Kids
● Outros negócios: Os canais Disney Junior e Disney XD
● Ícones: Os personagens clássicos da Disney
● Slogan: The Best Place To Be.

A marca no mundo
O canal, que exibe desenhos animados, séries e filmes produzidos pela Disney, está presente em mais de 100 milhões de lares americanos e em 169 países ao redor do mundo (disponível em 35 idiomas diferentes), sendo um dos líderes em seu segmento. O canal é uma ferramenta indispensável para a empresa, introduzindo a marca Disney e seu mundo mágico para mais de 600 milhões de pessoas no mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 22/1/2013

Nenhum comentário: