29.5.06

DR PEPPER


Uma mistura secreta de 23 ingredientes, um sabor único e inconfundível e um marketing agressivo fazem da marca DR PEPPER, refrigerante gaseificado mais antigo do mercado americano, um verdadeiro sucesso que arrebata uma verdadeira legião de fiéis e apaixonados consumidores. 

A história 
Tudo começou em 1885 quando Charles Alderton, um jovem farmacêutico educado na Inglaterra, que trabalhava na drogaria Morrison’s Old Corner Drugstore, passava a maior parte do tempo desenvolvendo misturas medicinais para o pequeno povoado de Waco, localizado no estado do Texas. Porém, em seu tempo de folga gostava de servir bebidas gaseificadas aos clientes da farmácia. Amava o odor de frutas no ar que exalava da pequena loja e decidiu criar uma bebida que tivesse cheiro semelhante. Depois de inúmeras experiências, conseguiu encontrar uma mistura de frutas com um cheiro bom e agradável. A nova fórmula continha 23 ingredientes, que são um segredo bem guardado até os dias de hoje. Para testar a nova bebida, primeiramente ofereceu ao dono da loja, o senhor Wade Morrison, que aprovou o paladar do líquido recém-criado. O passo seguinte foi servir a alguns clientes. A bebida foi aprovada pelo público e não demorou muito para que muitos comerciantes começassem a requisitar o tal refrigerante.


A bebida arrebatou rapidamente o paladar dos consumidores e muitos pedidos chegavam. A alta demanda logo se tornou um grande problema para Alderton e Morrison, pois não havia matéria prima em abundância para atender a alta demanda de produção. Robert S. Lazenby, um jovem químico, tinha provado a bebida e ficou entusiasmado. Alderton estava mais interessado no trabalho farmacêutico do que no comércio de bebidas e sugeriu que Robert e Morrison trabalhassem no desenvolvimento da nova bebida. Em 1891, os dois com a ajuda de J. B. O’Hara, fundaram a empresa Artesian Mfg & Bottling Company, que mais tarde viria a se transformar na DR PEPPER COMPANY, e começaram a engarrafar a nova bebida. Apesar disso, a própria empresa considera Alderton, Morrison e Lazenby como os três fundadores da empresa.


Em 1904, na feira World’s Fair Exposition na cidade de St. Louis, aproximadamente 20 milhões de pessoas experimentaram a bebida na verdadeira estreia do produto perante o público. A partir deste momento o refrigerante começou a ser distribuído nacionalmente nos Estados Unidos. De 1910 a 1914 a marca DR PEPPER era identificada pelo slogan “King of Beverages” e “Old Doc”, um típico médico americano com monóculo e chapéu que se tornou personagem símbolo da bebida nas décadas de 1920 e 1930. O famoso slogan “Drink a Bite to Eat 10, 2 and 4 o’clock”, utilizado entre as décadas de 1920 e 1950, tornou o refrigerante ainda mais conhecido entre os consumidores americanos. Esse slogan foi fundamentado na tentativa de transformar a bebida em “alimento” na mente do consumidor, já que o refrigerante possuía açúcar, que é uma fonte de energia diária para qualquer pessoa.


Na década de 1950, o sinal de ponto na abreviação DR. (doutor) foi retirado por razões estéticas e de legibilidade, incluindo uma total reformulação do logotipo da marca. A primeira extensão da marca ocorreu em 1963 com o lançamento da versão dietética do refrigerante, que inicialmente não vez muito sucesso perante o público. Em 1986 a empresa se fundiu com a 7UP Company e depois de pertencer a Cadbury Schweppes, hoje é de propriedade da Dr Pepper Snapple Group. Nas décadas seguintes a gama de produtos foi ampliada com o lançamento de refrigerantes com vários sabores e novas versões. Em 2010, a marca se aliou aos lendários roqueiros do KISS para estrear um comercial veiculado no intervalo do Super Bowl, espaço publicitário mais caro dos Estados Unidos, que apresentava o retorno de Gene Simmons como o “Dr. Love” na evolução da campanha “Confie em mim, eu sou um doutor”. No anúncio Paul Stanley e a formação inteira do KISS se juntam ao doutor para descrever o gosto único do Dr Pepper Cherry - conseguido com um “beijo” de sabor cereja. O núncio foi apenas um elemento da celebração de seus 125 anos que começou dia 25 de janeiro e durou o ano inteiro.


A linha do tempo 
1963 
Lançamento da versão dietética do refrigerante em lata, inicialmente chamada de DIETETIC DR PEPPER. Em virtude da baixa aceitação dos consumidores, por acharem que era um produto somente para diabéticos, em maio de 1966 o produto passou a chamar SUGAR FREE DR PEPPER. Em 1991 sua fórmula foi reformulada, contendo aspartame, e o produto foi rebatizado com o nome de DIET DR PEPPER. O atual slogan do produto é “There’s nothing diet about it”
1982 
Lançamento do CAFFEINE FREE DIET DR PEPPER, refrigerante sem adição de cafeína, conhecido originalmente como Pepper Free. 
2002 
Lançamento do DR PEPPER RED FUSION, refrigerante com sabor de frutas e uma cor avermelhada. A bebida foi descontinuada em 2004 devido ao baixo índice de aceitação no mercado. 
2004 
Lançamento do CHERRY VANILLA DR PEPPER, refrigerante com sabor a baunilha e cereja. Logo depois foi introduzida a versão diet. 
2006 
Lançamento do DR PEPPER BERRIES & CREAM, refrigerante com sabor de frutos silvestres e nata. O produto não fez sucesso e foi descontinuado no ano seguinte. 
2007 
Lançamento em edição limitada do DIET CHERRY CHOCOLATE DR PEPPER, refrigerante com sabor de cereja e chocolate. A nova versão fez tanto sucesso junto ao público que esteve disponível por um período maior do que o planejado no mercado americano. 
Lançamento do DR PEPPER ZERO no Reino Unido, uma versão sem açúcar e com um sabor mais semelhante ao refrigerante normal do que a versão dietética. 
2008 
Lançamento do CHERRY DR PEPPER, refrigerante com acentuado sabor de cereja. 
Lançamento do HERITAGE DR PEPPER, que utiliza, segundo a empresa, a fórmula original do tradicional refrigerante, que contém açúcar. 
2011 
Lançamento do DR PEPPER 10, um refrigerante diet com apenas 10 calorias.


O museu 
O museu (DR PEPPER MUSEUM), localizado no centro da pacata cidade de Waco no Texas, foi oficialmente aberto ao público no dia 11 de maio de 1991 no primeiro edifício construído especialmente para engarrafar a bebida, o Artesian Manufacturing and Bottling Company Building. A construção deste edifício foi terminada em 1906, e até a década de 1960 o refrigerante era engarrafado ali. O museu possui três andares de exposições que contam a história da marca, incluindo uma loja de recordações. Os tijolos que o constituem são de cores diferentes, em consequência dos danos causados por um enorme tornado que devastou a cidade de Waco. Anualmente o museu recebe mais de 70 mil visitantes, sendo uma importante ferramenta de marketing para a marca.


Campanhas que fizeram história 
A mais famosa campanha publicitária da marca, criada pela criativa agência Young & Rubicam, foi introduzida em 1977 e ficou marcada pela famosa frase “Be a Pepper”. Os comerciais televisivos da campanha, que se referiam aos consumidores e fãs da bebida como “Peppers”, continham sempre multidões de pessoas dançando com coreografias ensaiadas e o slogan “Hold Out for the Out of the Ordinary”. A campanha ficou extremamente famosa em virtude de um jingle, escrito por Barry Manilow, que era cantado em um dos comerciais: 

I’m a Pepper, he’s a Pepper, 
She’s a Pepper, we’re a Pepper, 
Wouldn’t you like to be a Pepper, too? 
Be a Pepper Drink Dr Pepper.


A evolução visual 
O logotipo da marca DR PEPPER passou por inúmeras modificações ao longo de sua história. A primeira significativa alteração ocorreu em 1954 quando o ponto foi retirado da abreviação DR. Nos anos seguintes a identidade visual da marca passou por inúmeras alterações.


Em 1968 a marca adotou um logotipo oval em vermelho, que se tornou extremamente popular. Depois de ganhar um novo logotipo em 1997, a última alteração ocorreu em setembro de 2006, quando o logotipo ganhou um ar moderno, pautada por um formato oval e tipografia de letra mais arredondada.


Os slogans 
Always One of a Kind. (2012) 
There’s nothing like a Dr Pepper. (2010) 
Drink It Slow, Dr’s Orders. (2008) 
I Want It All. (2007) 
Dr Pepper, makes the world go round. (2006) 
Dr Pepper, nothing better. (2006) 
There’s more to it. (2006) 
One Taste & You Get It. (2005) 
Be You. (2002) 
Dr Pepper, It Makes the World Taste Better. (2000) 
Now’s the Time. This is the Place. Dr Pepper Is The Taste. (1997) 
Diet Dr Pepper tastes more like Regular Dr Pepper. (1991) 
Just What The Dr Ordered. (1987) 
Out Of The Ordinary. (1986) 
The Most Original Soft Drink Ever. (década de 1970) 
The Most Misunderstood Soft Drink. (1960) 
The Friendly Pepper Upper. (1955) 
Drink a Bite to Eat at 10, 2, and 4 o’clock. (década de 1920) 
King of Beverages. (1889)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de dezembro de 1885 
● Criador: Charles Alderton 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Larry Young 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 25 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Refrigerantes 
● Concorrentes diretos: Coca-Cola, Pepsi-Cola, Mountain Dew, Fanta e Sprite 
● Ícones: A cor caramelo do refrigerante 
● Slogan: Always One of a Kind. 
● Website: www.drpepper.com 

A marca no mundo 
Os refrigerantes da marca DR PEPPER, disponíveis em nove diferentes versões e um das marcas mais consumidas (quinta em participação de mercado) e tradicionais do mercado americano, são vendidos em mais de 25 países da Europa (onde os direitos de distribuição da marca são da The Coca-Cola Company) e Ásia, além da Austrália e Nova Zelândia. A marca tem forte presença no México e Canadá. 

Você sabia? 
O nome do refrigerante, segundo muitos, foi uma homenagem ao Dr. Charles Pepper, um médico do estado da Virginia e cuja jovem filha era um grande amor de Wade Morrisson, proprietário da farmácia onde o produto foi criado. 
Até a década de 1960 as tradicionais latas do refrigerante tinham a cor amarela. Somente em 1968 DR PEPPER ganhou a cor vinho em suas latas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/8/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou "apaixonada"por este refrigerante. Sou brasileira, vivo no Rio Grande do Sul, como posso fazer para adquirir esta bebida, para meu próprio consumo?
Tenho saudades do sabor inesquecível de Dr. Pepper. Um abraço, Vera

Anônimo disse...

O blog de tirinhas dr. Pepper usa a logomarca pq?