29.5.06

FERRERO


A italiana FERRERO literalmente provoca “água na boca” em milhões de pessoas no mundo inteiro. Quer seja a pasta Nutella, as pastilhas Tic Tac, os chocolates Kinder ou os bombons Ferrero Rocher, estas deliciosas guloseimas estão sempre associadas ao prazer. Alta qualidade, precisão artesanal, frescor dos produtos e seleção criteriosa das melhores matérias-primas, eis o segredo da FERRERO para produzir verdadeiras delícias e satisfazer milhões de súditos espalhados por todos os continentes. 

A história 
A famosa e tradicional fábrica de doce italiana nasceu de um sonho do confeiteiro Pietro Ferrero em produzir chocolates de alta qualidade para ocasiões especiais e doces caseiros deliciosos em uma época de grandes dificuldades econômicas. A empresa começou a produzir chocolates e bolos em 1946 na pequena cidade de Alba, localizada no norte da Itália, distribuindo seus produtos em pequenas lojas locais e outros estabelecimentos da região. Entre os primeiros produtos da FERRERO, e talvez o de maior importância para o sucesso inicial da empresa, era uma pasta composta por cacau e avelãs, ideal para ser passada no pão durante o café da manhã, fornecendo sabor e energia para começar bem o dia, que somente anos mais tarde, em 1964, viria a se chamar NUTELLA (derivado da palavra inglesa NUT, que significa nozes, e do italiano nociolli, avelã).


A criação desse doce caseiro foi por uma necessidade: em 1944, devido à falta de cacau, base para a produção de chocolate, em virtude das restrições em decorrência da Segunda Guerra Mundial, Pietro, com a ajuda de sua mulher Piera, como forma de minimizar essa escassez, misturou a base do chocolate gianduia (gianduitto, produto típico do Piemonte, uma mistura de chocolate e avelãs) com manteiga de cacau, criando uma massa com alto teor nutricional para substituir o chocolate, que na época havia se tornado um produto de luxo. O produto era utilizado para passar no pão, muito apreciado nos cafés da manhã e comercializado como uma massa sólida, inicialmente em tabletes. O novo produto foi batizado inicialmente de “Giandujot”, nome inspirado em um clássico da pâtisserie piemontese. O sucesso da nova guloseima foi imediato perante os consumidores fazendo com que as lojas de alimentos na Itália passassem a chamar o produto de “The Smearing”, isto porque as crianças podiam ir às lojas com um pedaço de pão e pedir uma lambuzada da deliciosa pasta cremosa. Devido ao sucesso inesperado Pietro teria outra intuição genial: distribuir seu produto, não somente o doce em pedaços, mas também em porções reduzidas para serem vendidas individualmente. Com o tempo a empresa percebeu que a pasta derretia com o calor e começou a vendê-la acondicionada em potes de vidro, mudando seu nome para Supercrema Ferrero.


Desde o início o sucesso da empresa sempre esteve baseado em três virtudes: matéria-prima de ótima qualidade, modernos métodos de fabricação e um eficiente sistema de distribuição para que o produto chegasse às mãos do consumidor sempre fresco. Como o sucesso da cremosa pasta foi praticamente instantâneo, Pietro se viu obrigado a contratar agricultores da região para garantir o fornecimento e a qualidade das avelãs. Já em 1948, a empresa montou sua própria estrutura de distribuição, que através de 200 pequenos caminhões entregavam seus produtos aos comerciantes. Os veículos também funcionavam como instrumentos de divulgação e propaganda para a marca. Pietro e seu irmão, Giovanni (que desempenhava um papel importantíssimo criando uma rede de vendas abrangendo toda a península italiana), estiveram no comando da empresa até a década de 1950, quando, seu filho Michelle e sua mãe Piera Cillario, assumiram o controle da FERRERO. Com eles no comando a empresa italiana cresceu rapidamente utilizando estratégias inovadoras de marketing, lançamentos de produtos únicos e inovações nos métodos de produção. Com energia e paixão pela criação de novos produtos usando ideias inovadoras, eles revolucionariam os hábitos alimentares de milhões de consumidores nas décadas seguintes.


Em 1956, a FERRERO inaugurou sua primeira subsidiária internacional na Alemanha, iniciando assim sua expansão no mercado europeu. Neste ano, a FERRERO iniciou a diversificação de sua linha de produto com o lançamento do Mon Chéri, um delicioso bombom recheado com licor e cereja que se tornaria um verdadeiro sucesso por vários países da Europa, especialmente na França, Bélgica, Reino Unido e Alemanha. Três anos mais tarde a França ganhava novas instalações da empresa italiana. Ao final desta década a empresa crescia: já eram aproximadamente 1.000 funcionárias e 380 toneladas de chocolate produzidas. E foi a partir da década seguinte que a empresa resolveu concentrar seu foco na expansão internacional, inaugurando subsidiárias, pontos de vendas e escritórios de representação em vários países do mundo. No final da década de 1960 a empresa já possuía subsidiárias instaladas na Holanda, Bélgica, Reino Unido, Áustria, Suécia, Suíça e Dinamarca.


Em 1968 a empresa lançou o primeiro produto sob a marca KINDER (que significa criança em alemão), um chocolate direcionado ao público infantil em formato de deliciosas barrinhas, nutritivas e recheadas com o mais puro leite. O novo produto era divulgado com o slogan “mais leite e menos cacau”. Foi também neste mesmo ano que outro produto de sucesso surgiu: o bombom de café com chocolate amargo Pocket Coffee. A primeira subsidiária fora do mercado europeu foi inaugurada na cidade de Nova York, que iniciou suas atividades em 1969, introduzindo no mercado americano a marca TIC TAC, pequenas pastilhas feitas com 60 camadas de ingredientes, o que fazia com que seu sabor mudasse progressivamente à medida em ia se dissolvendo, doce por fora e refrescante por dentro, inicialmente vendida no sabor de menta. Logo em seguida foram inauguradas filiais no Canadá, na América Latina, na Ásia e na Austrália.


Em 1972 a FERRERO ingressou em um novo segmento de mercado ao lançar um chá pronto para beber com a marca Estathé. A menina dos olhos da FERRERO foi e continua sendo o KINDER SORPRESA (conhecido no Brasil como KINDER OVO), lançado no mercado italiano em 1974. Os deliciosos ovos de chocolates eram recheados com cápsulas de plástico amarelo (a cor representa a gema de um ovo de verdade) que guardavam pequenas surpresas: brinquedos colecionáveis. A ideia original era de que as crianças ao abrirem o ovinho tivessem um momento mágico e de diversão todos os dias do ano. Assim, o produto realizava três desejos de uma só vez: chocolate, brinquedo e uma surpresa. E as novidades não pararam: em 1976 lançou as barras de chocolate com cereais KINDER.


Porém, a empresa teria que esperar até 1982, quando introduziu no mercado seu produto de maior sucesso, os bombons FERRERO ROCHER, formado por uma avelã inteira, imersa em um recheio cremoso e envolvido por uma delicada concha de wafer crocante, coberto de chocolate salpicado de pedacinhos de avelã, embrulhados em suas características embalagens de cor dourada. Este produto foi uma aposta pessoal de Michelle: durante cinco anos, ele viveu obcecado em perseguir a formulação perfeita para conseguir que os pedaços de bolacha waffer aderissem com perfeição à avelã e ao chocolate. Era o início de um sucesso que conquistaria milhões de aficionados por chocolate em todos os cantos do mundo, principalmente por sua forma única – redonda mais irregular – e o seu embrulho (em papel dourado), elementos que transmitiam elegância. Rapidamente as sofisticadas caixas do bombom se tornaram um presente para várias ocasiões, quer seja para dizer um obrigado, em uma recepção ou como um gesto de amor. A aposta na comunicação dos famosos bombons também foi determinante para seu sucesso. No Reino Unido, graças a uma campanha publicitária, os bombons FERRERO ROCHER passaram a ser associados às elegantes recepções nas embaixadas. Outro grande sucesso foi lançado em 1989: RAFFAELLO, uma amêndoa inteira dentro de um delicioso recheio cremoso, envolto em uma casquinha de wafer crocante coberta com suaves flocos de coco, que encantou os paladares mais sofisticados.


Em 1990, a empresa introduziu mais uma novidade: KINDER BUENO, um delicioso chocolate, com duas crocantes barrinhas de wafer, coberto com chocolate ao leite e com um cremoso e delicioso recheio de leite e avelãs. Ainda nesta década, a empresa estabeleceu-se oficialmente no Brasil com o lançamento do KINDER OVO em 1994, revolucionando assim o mercado de chocolates infantis. Com a imensa receptividade dos consumidores brasileiros, a empresa foi crescendo e agregando mais produtos a sua linha. Em 1995 vieram Ferrero Rocher, Tic TAC e Kinder Bueno. Pouco depois, em 1997, inaugurou uma moderna fábrica na cidade de poços de Calda, no estado de Minas Gerais. Enquanto isso, mundialmente, a FERRERO continuava introduzindo vários produtos inovadores, como por exemplo, o KINDER JOY, de um lado um delicioso creme à base de cacau, avelãs e leite com duas bolinhas crocantes, do outro lado uma divertida surpresa, introduzido primeiramente na Itália em 2001 com o nome Kinder Merendero.


Além disso, a empresa lançou embalagens sofisticadas para presentes com bombons da linha FERRERO ROCHER, como por exemplo, a caixa em formato de coração (com 8 unidades) para o Dia dos Namorados; as variações FERRERO RENDOIR (o bombom tradicional feito com chocolate amargo), introduzido em 2008; o Garden Coconut (uma fina e delicada combinação entre as amêndoas e coco); o Garden Limon (recheado com creme de limão); e o Garden Pistacchio (recheado com creme de pistache); além de uma linha de ovos de Páscoa, composta pelo FERRERO ROCHER (recheados com os deliciosos bombons), GRAN ROCHER (com pedaços de avelãs na casca) e KINDER OVO (com uma surpresa gigante dentro).


Mesmo com 88 anos, Michele Ferrero, um dos homens mais ricos da Itália, não abrandou a criatividade. A sua última criação foi batizada de Grand Soleil, concebida para mercados como África, China ou Índia: trata-se de uma pasta com sabor de limão, que se conserva à temperatura ambiente e que, depois de levada ao congelador e mexida, adquire uma consistência de sorvete. Hoje em dia a característica distintiva da FERRERO é que ela é uma empresa “glocal” (pense globalmente, aja localmente), que foca no desenvolvimento internacional, sem perder de vista sua relação com as comunidades locais.


A identidade visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. Apesar de manter praticamente a mesma tipografia de letra, o logotipo ganhou ares mais modernos e um tom de dourado.


Um dos principais produtos da empresa, o bombom Ferrero Rocher, também teve sua identidade visual alterada no decorrer dos anos. O logotipo foi evoluindo, ganhou uma nova tipografia de letra e a imagem do famoso bombom com uma avelã.


Os slogans 
Le buone idee conquistano il mondo. 
Making Quality Confections A Part Of Every Day. 
A sign of good taste. (Ferrero Rocher) 
Satisfaz o desejo de requinte. (Ferrero Rocher) 
Prazer Divino. (Ferrero Rocher)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 14 de maio de 1946 
● Fundador: Pietro Ferrero 
● Sede mundial: Alba, Piemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Giovanni Ferrero 
● Faturamento: €7.8 bilhões (2012) 
● Lucro: €878 milhões (2012) 
● Fábricas: 20 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 22.400 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Chocolates, bombons e doces 
● Principais marcas: Ferrero Rocher, Tic Tac, Kinder Ovo e Nutella 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Mars, Mondelez, Hershey’s e Lindt 
● Slogan: Le buone idee conquistano il mondo. 
● Website: www.ferrero.com.br 

A marca no mundo 
A FERRERO é a maior indústria de doces e chocolates da Itália e a quarta do mundo, com subsidiárias em 38 países, comercializando seus produtos com mais de 30 marcas diferentes em 100 países. A empresa possui 20 fábricas ao redor do mundo, uma delas localizada no Brasil. Seus maiores mercados são Itália, Alemanha, França e Reino Unido, o que justifica que 80% de sua receita seja gerada no continente europeu. A KINDER, que segundo a consultoria AC Nielsen, é uma das marcas de chocolate mais fortes do mundo, tem vendas anuais acima de US$ 1.5 bilhões. Além disso, a empresa italiana vende anualmente mais de 5.5 bilhões de unidades dos bombons FERRERO ROCHER. A empresa está entre as 150 maiores anunciantes do mundo. 

Você sabia? 
O bombom Ferrero Rocher está tradicionalmente associado a datas comemorativas, especialmente Natal, Dia dos Namorados e Ano Novo. Em alguns países, devido à rígida política de qualidade da empresa italiana os bombons são comercializados somente durante o inverno. A China já é o maior mercado do bombom de avelã de embalagem dourada, que é um presente popular no país. A palavra Rocher (rocha em francês) foi adotada pela forma irregular do tradicional bombom. 
A FERRERO mantém um forte esquema de sigilo para evitar a espionagem industrial. O grupo é avesso a dar entrevistas e não permite que repórteres visitem suas fábricas. 
No dia 18 de abril de 2011, a empresa foi surpreendida por uma tragédia: o diretor-executivo e um dos herdeiros do grupo italiano, Pietro Ferrero (47 anos), neto do fundador, morreu tragicamente na África do Sul em um acidente de bicicleta. Ele dividia com seu irmão, Giovanni, o comando da empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/1/2014

27 comentários:

Daniele disse...

Adoro ferrero rocher!
Fui dar uma caixa de tamanho grande para presente e o chocolate veio se esfarelando (estava estragado)

Gaby Martins disse...

Euu amoooo ferrero rocher!!
É meu chocolate preferido, não consigo passar muito tempo sem comê-lo! Apesar de ser um pouco difícil de encontrar na minha cidade... mas sempre faço o possível e o impossível para tê-looo=)
E o ovo de páscoa ferrero rocher, foi sem dúvida o melhor que eu já provei (ano passado,o encontrei)... apesar de, este ano, ainda não ter encontrado em minha cidade!


Vocês estão de parabéns... com certeza é o melhor chocolate do mundooo!!
=)

caroline disse...

EU AMO FERRRERO ROCHER!!!!!!!
Esse é o melhor bombom do mundo, adoro comer ele, é tão bom!!!
Vcs estão de parabens pela criatividade e inteligencia em ter criado algo tão bom, bjus!!!!

Anônimo disse...

Sem nenhuma dúvida, o melhor!
Não dá pra comer so um e quando começo, tem que ser a caixa grande que vem numa embalagem de plástico transparente. E ná Páscoa so presenteio os ovos da Ferrero Rocher.
Márcia Magno
Santos - SP

ana claudia cardoso disse...

Acabei de entregar um ovo Ferrero Rocher p/ minha filha em comemoracao a Pascoa e para nossa infeliz surpresa o ovo veio presenteado com uma LARVA!!!Foi traumatizante e agora o ovo jaz na lata do lixo. Feliz Pascoa familia Ferrero!

Anônimo disse...

Nesta páscoa decidi presentear minha mãe com o ovo da Ferrero Rocher pois no ano passado não consegui achar no meu bairro.Sou do bairro de Cascadura no Rio de Janeiro ,Brasil.
Infelizmente tive a imprensão do ovo ser uma propaganda enganosa.
Ele estava todo derretido numa embalagem de plástico misturado ao pacote que contém os 6 bombons.
Não pude acreditar que aquilo era o tal ovo da Ferrero Rocher.Sinto muito mas o ovo diamante negro da Lacta em forma de diamante deu um banho em qualidade,quantidade especificada de produto ,originalidade e apresentação.
Acho que deveria ter o ressarcimento.O ovo Ferrero além de ser caro foi de desastrosa apresentação.

Anônimo disse...

Já provei Ferrero Roocher e achei ótimo, muito gostoso, no entanto é amargo no preço, mas vale a pena.
Bom se alguém encontrar algum estragado exija outro, é nosso direito e obrigação da empresa.

Janaina disse...

Comprei um ovo de Páscoa, e este ovo da Ferrero Rocher veio com um brinde um enorme cabelo dentro do ovo, no meio do chocolate.
Comuniquei a empresa eles buscaram o ovo e levaram para a análise. E até hj estou esperando o resultado.

jessica disse...

Ferrero é tuuuuuuuuuuudO d bom!!!

O melhor chocolate do mundO!!!
AmO mui!!!

Emilyn disse...

na minha opniao o FERRERO ROCHER eh o melhor chocolate do mundo +pena que eh cara se nao comia em 1e1 segundo mais vale apena isso eh de+++++++++++

Anônimo disse...

Oii adoro Ferreo rocher tou a comer um a este momento lol tenho 14 anos ehehhee

juliana disse...

Gostaria de saber onde comprar o ferrero rafaello, pois minha filha é apaixonada por ele....não tenho encontardo em lugar nenhum....
me ajudem por favor
obrigada

marcinha disse...

Por favor, onde comprar o ferrero rafaello? Sou capaz de comer quilos desta delícia!!!!!!!!!Moro bem perto de Poços de Caldas. Ajuda?
Obrigada

Anônimo disse...

[b][i][a]olá eu trabalho na fábrica da ferrero do brasil e garanto que os produtos lá são feitos com o maior índice de rigor e qualidade,é claro que as vezes acontece algo imprevisto,mas com certeza sempre encontram a melhor solução para os problemas. Sou feliz em fazer parte da produção dos produtos ferrero e sei que contribuo para a alegria de mta gte!!!

Isabelle disse...

Sem comparações...

Comparar o Ferrero Rocher com um Diamante Negro ¬¬'

É o melhor chocolate do mundo, acho o preço justo para um chocolate tão bom!!

Além de ser um ótimo chocolate vem em embalagens lindas, que dá para presentear..

i T a L o disse...

quero aproveitar a relevancia deste blog no google e confirmar o caso acima, onde uma pessoa achou larvas no ovo de pascoa da ferrero rocher, tbm achei larva no meu e entrei em contato com a empresa e ela afirma a qlqr custo q a contaminação não é causada dentro da empresa delas, mas isso não é oq realmente aparenta pq vi varios casos no youtube iguais até em bombons e tbm existe uma matéria internacional referente a esse problema e alertando q é ocasionado na fabrica do Brasil.

Feliz pascoa para todos e não comprem mais Ferrero Rocher.

ps: tbm era meu cocholate favorito

Anônimo disse...

Uma correção: Michelle, a "filha" de Pietro, na verdade é um homem. Na Itália, Michelle é nome masculino. Pode conferir.

Anônimo disse...

ADORO FERRERO!!!ESTOU GRAVIDA E ME DEU UMA ENORME VONTADE DE COMER FERRERO NO ENTANTO ESTOU COM ELE NAS MAOS PQ INFELIZMENTE ESTA ESTRAGADO COM FUNGOS PARECENDO OVAS VE PEIXE FIQUEI DESCEPIONADA UM CHOCOLATE TAO CARO...NEM ACREDITEI JÁ ABRIR 3 E TA DO MESMO JEITO.ME DIGA AGORA CADE O CONCEITO DA FABRICA?!!!

Anônimo disse...

Uma delícia todos os FERRERO que já comi. Não tenho nenhuma queixa. Simplesmente são os melhores. Adoro muito!

Anônimo disse...

conserteza é o melhor do mundo paraEu amo esse chocolate nossa eu ja comi de todos mas esse branco. da ferrero roche e o melhor. eu gostaria muito de ganhar ums pois e muito caro mas quando eu posso eu compro.concerteza é o melhor do mundo parabens

Anônimo disse...

OS CHOCOLATES SÃO MARAVILHOSOS!
A FERRERO ESTÁ DE PARABÉNS!!!!

Sonia disse...

Por favor, alguém pode me confirmar se a pronúncia correta é "ro-CHÊR" - com ênfase na última sílaba?
Obrigada.
Sonia

Anônimo disse...

Adoro os produtos, são deliciosos.
Mas fiz duas reclamações de um produto adquirido do qual sempre adquiro "NUTELLA", POIS MEU FILHO ADORA. O mesmo veio quebrado na borda. E so foi visto quando retirado o lacre. Até o momento não obtive nenhuma resposta.
Sônia
Joinville/SC

MR disse...

Olá, alguém sabe se os Raffaello são comercializados durante o verão?

Obrigado

nilva disse...

Eu sempre vi o chocolate Ferrero Rocher nas prateleira do mercado do meu irmão, mas nunca havia tido a curiosidade de experimentar.E hoje eu comi um depois dois e não conseguia mais parar...é delicioso...indiscritível...maravilhoso...ceús...é dos deuses!

Anônimo disse...

Em relação a comentários de larvas, tenho a dizer o seguinte. As larvas são capazes "de perfurar as embalagens de forma tão discreta que os furos não podem ser facilmente percebidos a olho nu, o que faz o consumidor pensar que elas já estavam dentro do produto quando foram fabricadas".

"Está provado que as pragas de cereais (carunchos e traças) podem penetrar embalagens de produtos alimentícios, no entanto é muito mais comum essa situação ocorrer em pontos de vendas e principalmente na própria residência do consumidor do que na fábrica." E sim o Ferrero rocher é um dos melhores do mundo e sim a entidade tem todo o cuidado na higiene alimentar, estando certificada e sendo exemplo.

Anônimo disse...

Eu adoro Ferrero mas prefiro comer Garoto, a Ferrero tem uma logomarca desatualizada que não transpassa mais o luxo da empresa, seu conceito está desatualizado e queremos um Ferrero meio a meio ou cookies.