12.5.06

GMC

Picapes, vans, veículos utilitários esportivos e caminhões leves que levam em sua tradicional e inconfundível grade frontal simplesmente três letras, GMC, são sinônimos de durabilidade, força, robustez e transporte seguro para pessoas e mercadorias.

A história
A história começou no dia 22 de dezembro de 1901 quando os mecânicos americanos Max e Morris Grabowski desenvolveram um dos primeiros, mais avançados e modernos caminhões comerciais da época. Max era o encarregado pela engenharia do projeto enquanto seu irmão Morris era responsável pela administração e vendas da nova empresa, chamada Grabowsky Motor Vehicle Company. O primeiro caminhão desenvolvido pelos irmãos, batizado de Rapid, também foi o primeiro movido a gasolina a rodar nas ruas da cidade de Detroit. O caminhãozinho usava um motor de 1 cilindro e um sistema de correntes para transmissão, pesava apenas 1.900 libras (aproximadamente 860 kg) e foi vendido para a lavanderia American Garment Cleaning Company por US$ 1.250. Nos três anos posteriores ao lançamento do Rapid, os irmãos construíram e venderam aproximadamente 75 caminhões, além de alguns automóveis.


Em 1904, alteraram o nome da empresa para Rapid Motor Vehicle Company (RMVC) e em 1906, mudaram a fábrica para Pontiac (essa mesma fábrica só seria desativada pela GM em dezembro de 1994). A então moderna fábrica permitiu que os irmãos atingissem a marca de aproximadamente 200 veículos fabricados por ano. Com a nova fábrica houve a ampliação da linha de produtos, incluindo um novo caminhão de 1 tonelada, além de alguns pequenos ônibus. Em 1907, eles lançaram um caminhão de 2,5 toneladas, um caminhão de 1 tonelada para entregas e ampliaram a oferta de modelos de ônibus. No campo tecnológico, a empresa adotou motores mais potentes, de 4 cilindros, em substituição ao antigo modelo de apenas 1 cilindro.


Em 1908, Max deixou a empresa para fundar seu próprio negócio, e Morris continuou tocando o empreendimento, chegando a oferecer 17 tipos diferentes de veículos em 1909, entre eles viaturas policiais, ambulâncias e carros funerários. Com o sucesso de seus caminhões, neste mesmo ano, a empresa foi comprada pela General Motors para formar a base da General Motors Truck Company, que viria a ser formada em 1911, resultado da fusão da Rapid Motor Vehicle Company e da Reliance Motor Car Company. Ainda em 1909, um caminhão Rapid foi o primeiro a conquistar o Pikes Peak, uma montanha com altitude de 4.302 metros que faz parte das famosas Rocky Moutains, localizada à 16 km oeste de Colorado Springs, no estado do Colorado. Vencer a subida desse pico significava uma senhora demonstração de força e resistência, e conseqüentemente uma enorme publicidade para a marca.


Foi somente em 1912 que a marca GMC (abreviação de General Motor Company) TRUCK foi apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de Nova York e seus veículos passaram a utilizar o tradicional logotipo na grade frontal. Em seu primeiro ano a GMC TRUCK fabricou apenas 372 caminhões. Em 1916, como estratégia de marketing para promover a linha de caminhões, um modelo GMC TRUCK cruzou o país, saindo da cidade de Seattle rumo a Nova York, executando o trajeto de 5 mil quiolômetros (distância similar a duas viagens São Paulo-Manaus) em apenas 30 dias. Entre 1917 e 1919, aproximadamente 90% da produção da GMC TRUCK foi destinada ao exército americano para a Primeira Guerra Mundial. Fabricando e desenvolvendo picapes, pequenos caminhões, vans e até ônibus, a marca cresceu no mercado americano, lançando modelos de grande sucesso como a Suburban em 1937, uma caminhonete de cabine fechada de grande porte mais luxuosa (um predecessor dos veículos utilitários esportivos atuais).


Durante a Segunda Guerra Mundial a GMC TRUCK voltou a sua produção para os veículos militares, contribuindo com boa parte da frota de apoio do exército americano nos campos de batalha. No período de pós-guerra, a GMC TRUCK se firmou como uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo. Na década de 60 foram lançadas as primeiras vans de grande porte com a marca GMC e dos primeiros ônibus escolares. No início da próxima década, em 1973, a marca introduziu no mercado seu primeiro motor home (uma espécie de caminhão casa), produzido apenas por durante cinco anos. A partir de meados da década de 80, a GMC iniciou uma total reformulação de sua linha de modelos com o lançamento de picapes, vans e caminhões leves extremamente versáteis e resistentes. Em 1996 a palavra TRUCK foi retirada da marca, surgindo então a GMC como conhecemos nos dias de hoje. Recentemente, apesar da enorme crise financeira pela qual passa a GM, tendo inclusive que se desfazer de algumas marcas automotivas, a GMC continua sendo uma das mais importantes do grupo americano, considerada uma peça fundamental na recuperação da outrora gigante do segmento automobilístico.


A linha do tempo
1978
Lançamento da GMC CABALLERO, um pequeno utilitário baseado no Chevrolet El Camino.
1980
Lançamento da GMC TOPKICK, um caminhão de médio porte.
1982
Lançamento da GMC SONOMA, uma picape compacta, e conhecida como S-15, um modelo irmão da Chevrolet S-10. A produção do modelo foi encerrada em 2003.
1985
Lançamento da GMC SAFARI, uma mini-van desenvolvida para entregas comerciais e transporte de passageiros. A produção desse modelo foi encerrada em 2005.
1988
Lançamento da GMC SIERRA, uma linha de picapes de grande porte semelhantes a Chevrolet Silverado.
1991
Lançamento da GMC SYCLONE, uma versão mais potente da GMC SONOMA. Este modelo foi produzido durante apenas um ano e vendeu apenas 2.995 unidades.
1992
Lançamento da GMC TYPHOON, uma versão mais potente e esportiva do veículo utilitário esportivo GMC JIMMY.
Lançamento da GMC YUKON, um veículo utilitário esportivo de porte grande, muito semelhante a Chevrolet Blazer.
1996
Lançamento da GMC SAVANA, uma van de grande porte.
1998
Lançamento da GMC ENVOY, uma versão mais luxuosa do veículo utilitário esportivo JIMMY, introduzido em 1969.
2004
Lançamento da GMC CANYON, uma picape de médio porte que veio substituir o modelo Sonoma.
2006
Lançamento da GMC ACADIA, um veículo utilitário esportivo (SUV) de grande porte.
2008
Lançamento de uma versão híbrida do utilitário esportivo GMC YUKON DENALI, equipado com o sistema 2-Mode Hybrid, que combina dois motores elétricos alimentados por baterias de níquel com 300 V.
2009
Lançamento da GMC TERRAIN, um SUV crossover luxuoso de médio porte.


Os slogans
Higher Standards Standard
We are a Professional grade.
Do one thing, do it well.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 22 de dezembro de 1901
● Fundador: Max e Morris Grabowski
● Sede mundial: Detroit, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Daniel Akerson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas anuais: 334.981 veículos (2010)
● Presença global:
10 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 209.000 (GM)
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Picapes, SUVs, vans e caminhões leves
● Ícones:
A tradicional grade frontal dos veículos
● Slogan:
Higher Standards Standard.
● Website: www.gmc.com

A marca no mundo
Atualmente a GMC produz picapes, vans, veículos utilitários esportivos e caminhões médios e leves, comercializados especialmente nos mercados americanos, canadense e mexicano. Além disso, seus veículos são comercializados em alguns países do Oriente Médio. A GMC é a segunda marca de automóvel de maior importância para a GM, vendendo menos veículos apenas que a Chevrolet. Em 2010 foram comercializados mais de 334 mil veículos que levavam na grade frontal as iniciais GMC.

Você sabia?
Durante a Segunda Guerra Mundial, aproximadamente 600 mil veículos militares produzidos pela GMC participaram das ferozes batalhas do conflito.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 12/7/2011

Um comentário:

Pedro Paulo Fonseca disse...

Gostei de saber a história dessa empresa =)