7.5.06

TONY THE TIGER

O rugido de um tigre simboliza a marca KELLOGG’S há mais de seis décadas. O mais famoso e conhecido personagem da KELLOGG’S - Tony the Tiger - surgiu no início da década de 1950 com o lançamento de um novo produto: Kellogg’s Sugar Frosted Flakes of Corn, conhecido no Brasil como SUCRILHOS. Tudo porque a empresa procurava um garoto propaganda para o novo produto e promoveu um concurso para escolher um personagem que iria representá-lo. Os concorrentes eram: Katy, um canguru; Elmo, um elefante; Newt, um gnu; e Tony, um tigre. A disputa acirrada entre Tony e Katy acabou tendo o tigre como grande vencedor, e, em 1952, o personagem criado pelo diretor de arte da agência de publicidade Leo Burnett, Eugene Kolkey, e desenhado por Martin Provensen, foi oficialmente introduzido como porta-voz do produto. O personagem era um tigre musculoso e forte, com um focinho azul e que andava em duas pernas, com objetivo de encorajar as crianças a consumirem o produto. A inconfundível voz grossa do personagem era feita pelo cantor Arthur Ravenscroft, e perdurou até 2005, quando ele morreu. O personagem foi dublado até 2014 por Lee Marshall, um ex-lutador de luta livre que faleceu em abril.


No início, um tigre jovem, chamado Tony Jr., aparecia como filho do carismático Tony, que na década de 1970 passou a ser impresso nas embalagens do produto, ganhou traços mais “humanos” e recebeu até uma nacionalidade ítalo-italiana. Ainda nesta década, a família de Tony começou a crescer com a aparição de sua mãe, Mama Tiger e sua mulher, Mrs. Tony. Em 1974, ano do tigre no horóscopo chinês, surgiu sua filha, chamada Antoinette. Ao longo dos anos, Tony sempre apareceu nas embalagens do produto, tornando-se conhecido em todo o mundo. Para acompanhar o personagem, uma frase se tornou inseparável do querido tigre: Gr-r-reat Tony. Durante os anos Tony imortalizou alguns slogans como “Bring out the tiger in you” (Desperte o tigre em você), “Put a tiger in Your Team!” e “They’re Grrreat”. E isto ajudou a tornar o SUCRILHOS uma tradição no café da manhã de milhões de famílias. Afinal, além do sabor e do carismático tigre, o cereal pode ser consumido de diversas formas, puro, com leite, frutas, iogurte ou até em receitas criadas na hora.


Há alguns anos atrás, o simpático tigre que vende milhões de pacotes de cereais nos quatro cantos do mundo, decidiu encarar uma nova aventura. Desta vez, o felino da empresa saltou das embalagens do cereal para estampar bicicletas, roupas, jogos, livros, artigos para festas, alimentos e o que mais a indústria de bens de consumo inventar. Sim, a “fera” da KELLOGG’S atacou no rentável mundo do licenciamento. É um programa que teve início em junho de 2000, nos Estados Unidos, e que começou a dar frutos em outros países.


O carismático personagem passou por inúmeras alterações estéticas ao longo dos anos. No início da década de 1980, Tony ganhou novos traços com uma aparência mais forte e musculosa. Passou a se tornar mais atlético atraindo bastante o público juvenil quanto o infantil, incentivando assim a prática de esportes. Já na próxima década Tony voltou a conquistar o público infantil com sua aparência esportiva, sendo eleito como um dos dez maiores personagens publicitários do século 20, segundo a conceituada revista Advertiging Age.


Já no Brasil, em 2012, a KELLOGG’S apresentou as novas embalagens de SUCRILHOS. Com novo layout, mais colorido, as embalagens ganharam novos elementos, com destaque para a imagem do Tigre Tony e o novo formato da tigela onde aparecem os flocos de milho com açúcar. Na época, para divulgar a nova identidade visual, a KELLOGG’S lançou a ação “Ganhe com Garra”, que incentivava o consumidor a conquistar os seus objetivos superando seus limites, por meio da prática de esporte e de uma alimentação balanceada.


Última atualização em 1/8/2014

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a história do Tigre.
Trabalho com a marca Kellogg's, e apenas para acrescentar algo mais a descrição do Tony:

Hoje em dia, nos Estados Unidos, o novo slogan do Tony é o EARN YOUR STRIPES! E eles fazem ações muito efetivas e criativas em cima desse conceito. Entrem no site internacional da Kellogg, em Froasted Flakes, e dêem uma olhada nas campanhas. São demais!