16.5.06

H. STERN


Entre as estrelas mundiais do mercado de joias, uma brilha verde e amarelo. Na mesma constelação da francesa Cartier, da italiana Bulgari e da americana Tiffany & Co. está a brasileira HStern. Joias com design exclusivo, que ficam marcadas para sempre. Esta é a filosofia da brasileiríssima joalheria, responsável por estabelecer uma nova escola de design de joias e por ter revolucionado o mercado mundial de pedras preciosas. Apesar de preservar o toque clássico, a HStern traz um toque inegável de modernidade no design. Resultado: anéis, brincos, braceletes, colares e relógios viraram objetos do desejo de famosas no mundo inteiro. Sharon Stone, Jennifer Lopez e Catherine Zeta-Jones estão entre suas clientes mais antigas. 

A história 
O senhor Hans Stern nasceu no ano de 1992 na cidade de Essen na Alemanha. Cego só começou a enxergar, com o olho direito, aos dois anos de idade. Quando tinha 16 anos, em 1939, fugiu da Alemanha nazista e desembarcou no Rio de Janeiro. Aos 22 anos, trabalhava como datilógrafo em uma empresa de importação e exportação de minerais. Durante uma viagem para Minas Gerais, ele conheceu as pedras brasileiras e, fascinado, as trouxe para a então capital, Rio de Janeiro, e as vendeu para estrangeiros. Dali em diante, todos passaram a conhecer as águas-marinhas, turmalinas, ametistas e citrinos. Em seguida, no ano de 1945, o jovem empreendedor, após vender um acordeão Hohner por US$ 200, abriu a H.Stern (durante anos escrita com ponto) em um pequeno sobrado na Rua Gonçalves Dias, em frente à tradicional Confeitaria Colombo. Inicialmente comprava e vendia apenas pedras preciosas. Enquanto a maioria dos joalheiros lapidava rubis, safiras e esmeraldas, ele se aventurava pelos garimpos do sertão brasileiro viajando sobre lombo de burro em busca das ametistas, topázios, turmalinas e águas-marinhas nacionais. Lapidação de pedras preciosas e fabricação de joias passaram a fazer parte do negócio da HStern logo a seguir, com a instalação da primeira oficina de ourivesaria.


Insatisfeito com o padrão de qualidade de lapidação e ourivesaria, Hans chamou artesãos europeus para trabalhar na sua empresa. Preocupado com a qualidade, criou, em 1947, um Certificado de Garantia Internacional que estabelecia a autenticidade e qualidade de cada material precioso utilizado na confecção da peça adquirida. O Certificado de Garantia, entregue até hoje a cada cliente da marca, assegura ainda o direito aos serviços de manutenção como limpeza e polimento da joia em todas as lojas HStern ao redor do mundo. Pouco depois, em 1949, a primeira loja foi inaugurada no porto carioca. Localizada no salão de desembarque onde atracavam navios de cruzeiros de luxo vindos da Europa e dos Estados Unidos, geralmente cheios de turistas, foi estratégico e determinante para o sucesso inicial de sua empreitada. A jogada de marketing naquele tempo era mostrar aos turistas como as joias eram produzidas. Logo depois inaugurou outra loja dentro do hotel Quitandinha em Petrópolis.


Nos anos de 1950, a HStern lançou uma série de iniciativas pioneiras para atrair clientes estrangeiros que visitavam a cidade do Rio de Janeiro. Em 1951, montou uma visita guiada pelas oficinas de ourivesaria de forma que os visitantes pudessem acompanhar todos os passos do delicado trabalho que envolvia a produção de uma joia. Em 1958, foi a primeira joalheria da América Latina a montar um laboratório gemológico para analisar pedras preciosas e metais nobres, e pesquisar novas matérias-primas. Por ali passam até hoje todas as pedras preciosas usadas pela empresa, que seguem os critérios de classificação do respeitado GIA, o Gemological Institute of America, garantindo assim a qualidade inquestionável de cada uma delas. Na década de 1960, o design HStern já era referência, não somente no Brasil, como também no mundo. Reis e rainhas, artistas e um sem-número de celebridades visitavam a matriz da HStern, no Rio de Janeiro. Em 1963, Nova York passou a abrigar a primeira loja HStern nos Estados Unidos. Em seguida, foram abertos outros pontos de venda em Saint Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas. Em 1964, quando se preparava para ir à Europa expandir a empresa, a renomada revista americana Time publicou uma matéria em que ele aparecia como “o rei das pedras coloridas”, atestando o reconhecimento que Hans e sua marca haviam conquistado, tendo as pedras preciosas como principal cartão de visitas. Depois da revista americana, vieram muitas outras publicações: The Financial Times, The New York Times, The Wall Street Journal, Elle, Marie Claire, Vogue e Harper’s Bazaar. O reconhecimento da mídia veio na proporção em que a HStern crescia e conquistava clientes famosos e poderosos. Em 1975 a marca inaugurou sua primeira loja em shopping center, no Iguatemi em São Paulo. Até então os shopping centers ainda não eram uma ideia consolidada no país e o ponto de referência do comércio de luxo em São Paulo era a Rua Augusta, onde a marca tinha seu ponto de venda.


Um dos passos mais importantes para a empresa ocorreu com a inauguração, em 1983, de sua sede mundial, localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro prédio no mundo construído para abrigar todos os setores do processo de fabricação de uma joia: oficinas de ourivesaria e lapidação, escritórios, loja, etc. Na ocasião, a bela atriz Brooke Shields foi convidada para a inauguração e participou de um desfile beneficente. Nada, porém, deu tanto prestígio à joalheria quanto o lançamento da coleção Catherine Deneuve, a inesquecível “A Bela da Tarde” do filme de Luis Buñuel, em 1984. Joias com a personalidade da atriz e assinatura na forma de letras CD espalharam-se pelos pulsos e pescoços de clientes famosos no mundo inteiro. Com isso, foi a primeira joalheria brasileira a lançar joias inspiradas em grandes personalidades artísticas. Depois de Catherine Deneuve, a empresa lançou uma coleção com o artista plástico italiano Roberto Moriconi, que se sentou pessoalmente à bancada de joalheiro para esculpir e gravar cada peça exclusiva da coleção. Na década seguinte, esta ligação viria a se intensificar e as joias HStern passaram a ser frequentemente escolhidas por estrelas de Hollywood para desfilarem pelo Tapete Vermelho de eventos como Oscar e Globo de Ouro.


Nas mãos do filho mais velho de Hans, Roberto Stern, a empresa passou por uma reestruturação interna na década de 1990, profissionalizando processos. O produto começou a acompanhar de perto as tendências de comportamento do mundo da moda e consumo e foram criadas várias joias inspiradas em personalidades. Surgiram coleções como a da empresária de moda Costanza Pascolato (1997), do músico Carlinhos Brown (1999), da dupla de designers Fernando e Humberto Campana (2001) e até do arquiteto Oscar Niemeyer. Entre as pedras, a HStern criou lapidações de formato orgânico em pedras como o cristal e o citrino. Foi preciso reeducar os lapidários, acostumados a buscar a simetria na lapidação, para que fizessem cortes assimétricos, tal qual uma pedra bruta. Sob sua gestão, a HStern deixou de ser reconhecida exclusivamente pela qualidade das pedras preciosas de suas joias para ser lembrada também como joalheria de design. Temas como moda, comportamento, arte e arquitetura passaram a inspirar as coleções da marca e parcerias criativas com personalidades de universos distantes do mundo das joias trouxeram ideias inimagináveis para o antes tradicional mercado joalheiro.



A partir de 2001, a empresa também expandiu o negócio para além do segmento de joias, com a abertura de um restaurante, batizado de Eça e localizado no subsolo da loja HStern no centro da capital carioca. O ano de 2003 foi marcado por importantes acontecimentos para a empresa: participou pela primeira vez na feira de relógios e joias de Basel na Suíça, considerada a vitrine das principais grifes de luxo do mundo; e começou a trabalhar com uma rede de parceiros para representar a marca em países da Europa, Oriente Médio e dos Estados Unidos. A partir de então, a HStern passou a distribuir seus produtos através de sofisticadas lojas de departamento (como por exemplo, Harrods, Neiman Marcus e Selfridges & Co.) e outras joalherias, sempre com a utilização de corners e expositores com sua marca, para preservar a filosofia e imagem que construiu durante décadas. O auge do design de pedras aconteceu em 2004, quando, após três anos de intensas pesquisas e desenvolvimento, a empresa lançou o diamante Stern Star, de lapidação exclusiva, com formas orgânicas e com facetas que refletem o brilho de uma estrela – a assinatura da marca.


Em 2012, a marca inaugurou lojas em Seul (Coréia do Sul) e Xangai (China), iniciando presença na Ásia. Mais recentemente, em julho de 2016, a HStern reinaugurou sua maior loja na capital paulista, a do Shopping Iguatemi, que foi totalmente reformulada. O projeto arquitetônico reverencia o delicado trabalho de manufatura joalheira, criando uma atmosfera que reflete o interior de uma caixa de joias. A fachada replica a da loja da Quinta Avenida, em Nova York. Apenas as duas seguem conceito exclusivo no qual um mosaico dourado remete ao “S” da logomarca da marca, em reverência à silhueta feminina. Hoje, a marca, cujas joias materializam sonhos e emoções, é sinônimo de beleza e bom gosto no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova York, Paris, Frankfurt, Xangai, Tel Aviv e em outras importantes cidades ao redor do mundo. Por tudo isso, ao longo de mais de sete décadas, a HStern se consolidou como uma joalheria de enorme prestígio no segmento de alto luxo. Afinal, como resistir a tanto brilho e a uma história como essa?



A linha do tempo 
1949

● Inauguração de sua primeira loja internacional na cidade de Montevidéu no Uruguai, seguida pouco depois por uma unidade em Buenos Aires na Argentina.

1963

Expansão para os Estados Unidos com a abertura de sua primeira loja em Nova York. 
1970 
Primeiro relógio criado pela HStern, com desenho inspirado no estilo Art Déco, marcado por linhas geométricas arrojadas, ganhou prêmio no Grand Prix de La Ville de Geneve, na Suíça. 
1975 
Início do Trunk Show, um tradicional evento realizado anualmente nas diversas lojas da HStern no Brasil e em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Peru e Israel. Durante o evento, a joalheria aceita o ouro de joias usadas como parte de pagamento na compra de novas peças. As clientes levam à loja as joias das quais pretendem se desfazer. As mesmas são pesadas e têm seu metal avaliado, transformando-se em crédito para novas aquisições. 
1986

● Lançamento da primeira coleção de relógios, chamada Safira, que está até hoje entre os best sellers da joalheria e são feitos artesanalmente. Investindo pesado em desenvolvimento, a empresa lançou, entre outras coleções, a Sfera (2002), com modelos de variados tamanhos e materiais e o mostrador sempre em formato redondo. 
1989 
Inauguração em Ipanema da H.Stern Presentes (atual H.Stern Home), uma loja de artigos de decoração que é um verdadeiro paraíso para quem busca objetos utilitários e peças decorativas sofisticadas, como vasos de cristal, pratarias ou porcelanas das mais consagradas grifes internacionais, além de peças exclusivas de designers brasileiros. O site com a loja virtual surgiu em 1999 e foi um dos primeiros do ramo de presentes para casa. Para quem está decorando a casa, montando uma lista de casamento, procurando um presente ou apenas uma peça especial para sua casa ou escritório, o local é perfeito, pois o mix de produtos é grande e variado. 
1995

Lançamento da Coleção Mundial, por ocasião do aniversário de 50 anos da marca, com um conceito simples e elegante. Essa foi a primeira coleção apresentada simultaneamente em todo o mundo, batizada com nomes de mulheres.  
1997
Reabertura da loja da Quinta Avenida, em Nova York, com novo conceito arquitetônico, que passou a ser o padrão mundial das lojas da empresa. A loja tinha sido inaugurada em 1977 no número 645 da famosa avenida. 
1998

● Lançamento da coleção de relógios Form, apresentando um design que mistura formas retangulares com cantos arredondados. 
2000
Lançamento da coleção Orbis Descriptio, em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil. As joias foram inspiradas no trabalho da artista plástica carioca Anna Bella Geiger e resultaram em pequenos pingentes com o mapa do Brasil; anéis cravejados de brilhantes que lembram o leito de um rio e pulseiras de ouro, inspiradas nas ondulações do relevo. 
2003

● Lançamento da coleção de relógios Les Mecaniques, toda em ouro, com mecanismos feitos à mão, peça por peça. 
2004
Lançamento da coleção Diane Von Furstenberg, inspirada na vida e na carreira da estilista belga que vive em Nova York. 
2005

● Abertura de novas lojas âncoras em Hamburgo (Alemanha), Cannes (França), Monterrey e Cidade do México. 
2006
Criação de um portal, que além de oferecer comércio eletrônico, também tinha como objetivo estreitar o relacionamento com os consumidores e clientes da marca. 
Inauguração da primeira butique da marca em Moscou, na Rússia. 
2007 
Lançamento da Zephyr, um coleção inspirada no Deus Grego dos ventos, repleta de diamantes e uma das frequentemente escolhidas por celebridades de Hollywood para desfilarem pelo Tapete Vermelho das grandes premiações das artes internacionais. 
2008 
Lançamento da coleção HStern por Oscar Niemeyer, inspirada nos desenhos do icônico arquiteto. 
2009 
Lançamento da MyCollection, uma coleção de joias leves e casuais, voltada para a mulher jovem que inicia seu porta-joias ou para as que curtem peças com espírito divertido. 
2010 
O País das Maravilhas de Alice, a personagem da Disney e do diretor Tim Burton, se transforma em joias HStern. Figuras icônicas vistas no filme de sucesso como a Floresta de Cogumelos, as Rosas Falantes, o Gato Risonho e o monstro Jabberwocky deram forma a anéis-escultura em dimensão extraordinária 
2011 
Lançamento da coleção Roberto Burle Marx por HStern, inspirada nos desenhos de joias do multiartista, que ficou famoso pelos jardins que criou mundo afora, mas também foi designer de joias nas décadas de 1950 e 1960. 
2014 
Lançamento da coleção de joias As Viagens, uma homenagem a Marco Polo e cujas peças foram inspiradas na riqueza estético-cultural de alguns países do Oriente. 
2015 
O mundo das motocicletas e a paixão pela estrada inspiraram a criação dos novos relógios Racing.


Design exclusivo 
O design diferenciado da HStern foi fundamental para o reconhecimento da marca e seus produtos no mundo. Para isso, uma equipe de especialistas vindos do exterior ensinou os primeiros passos aos ourives e lapidários da empresa. Afinal, Hans sempre prezou muito pela manufatura. Uma pedra tem exigência de regularidade, simetria, proporções, dimensões, entre outros fatores. Então, ele trouxe lapidadores do exterior e formou uma escola aqui. Hoje em dia, a lapidação da HStern é uma das melhores do mundo. São mais de 300 ourives, lapidários e cravadores que trabalham entre as oficinas do Rio de Janeiro e São Paulo. Não existe joalheria no mundo com isso. Na década de 1990, o foco passou a ser ainda mais no design e a imagem e comunicação da marca foram unificadas. Nesta época, opta-se também por ampliar o portfólio de produtos, inicialmente com o lançamento de uma coleção mundial com 16 tipos diferentes de joias. Cada linha contava com produtos que tinha em torno de 10 a 15 peças. Nesta época também foi criado um ícone da marca: o colar Fluid Gold. Atemporal, a joia é sucesso nas lojas de todo o mundo, por sua sutil sofisticação, design simples e incrível versatilidade. Na versão mais longa, o colar feito de pequenos canutilhos de ouro tem 3 metros de comprimento. Ele pode ser usado de diversas maneiras, fazendo mais ou menos voltas ao redor do pescoço, para formar fios mais longos, ou mais curtos. Além disso, passou a ter as mesmas peças espalhadas por todas as filiais da marca no mundo. Houve também uma padronização da arquitetura das lojas. Quem olhava pela vitrine já sabia que ali era HStern.



Os vendedores receberam o mesmo treinamento e os mesmos códigos de vestimenta (uniformes). Para a equipe de vendas, houve treinamentos específicos. Há uma universidade para os vendedores e um candidato passa de oito meses a um ano estudando. Eles fazem provas e tem que ter média de oito e meio, além de contarem com supervisão nos primeiros meses de venda. No quesito produto, a fabricação de peça pode levar até dois anos para ser finalizada e envolve até 1.500 funcionários. A ideia sai em conjunto. O departamento de marketing, de produto, de embalagem, de comunicação, de venda e de treinamento, todos faz parte do processo para vender este novo produto. Desde sua fundação a HStern, que já recebeu mais de 23 prêmios internacionais pelo talento de seus designers e artesões, se transformou em uma das marcas de joias mais criativas e sofisticadas do mundo, produzindo peças com design de vanguarda e sempre lançando novas técnicas de ourivesaria e lapidação.


O marketing 
Com mais de sete décadas de existência a marca é cravejada das melhores estratégias de marketing. Uma estratégia importante é a da comunicação. A joalheria foi a primeira a realizar desfiles no Brasil ainda em 1959. Hoje, realiza 300 desfiles intimistas por ano. A publicidade inicialmente foi vista nos catálogos e em ações de marketing direto. Mas o grande diferencial vem das lojas. A marca sempre usou o ponto de venda como forma de comunicar seu conceito e filosofia. Desde o início, organiza visitas guiadas que mostram todo o processo de fabricação de uma peça, e que atraem atualmente mais de 10.000 visitantes. Na sede da empresa (um prédio de 17 andares com 14.000 m²), em Ipanema, zona sul carioca, há ainda um museu com mais de mil pedras lapidadas e minerais da coleção de Hans Stern. Fazer uma boa relação pública também é parte importante desta estratégia. Regulamente a empresa recebe jornalistas de todas as partes do mundo e anualmente os leva para Minas Gerais, para dentro de uma mina. Com isso, celebridades mundiais são flagradas com as joias da grife em festas como a premiação do Oscar em 2001, quando a deslumbrante atriz Catherina Zeta Jones usou um colar em água-marinha e diamantes na noite de gala do evento. Um estudo encomendado pela própria empresa mostrou que se a grife tivesse que pagar pela publicidade gerada, a conta seria de US$ 10 milhões. Detalhe: o brinco (emprestado) valia US$ 160 mil. O mesmo aconteceu com Angelina Jolie ao usar um exemplar de US$ 10 milhões na premiação do Oscar em 2004. Outro exemplo ocorreu com a bela Katie Holmes, quando em clima de praia e veraneio, estrelou como musa da campanha de Verão 2012 da joalheria, em fotos que exaltavam o lado feminino, sensual e exuberante da atriz. E esta história começou nos anos de 1960, quando Sofia Loren e Gina Lollobrigida usaram peças da grife brasileira.



Em 2005, a supermodelo Kate Moss posou para a primeira campanha publicitária com celebridades da HStern, em comemoração aos 60 anos da marca. Além disso, nos últimos anos a marca lançou diversas coleções inspiradas nas artes plásticas, na arquitetura, na música e na moda. Também criou campanhas e catálogos inovadores, conseguindo até espaço dentro de renomados museus e galerias de arte. Tanta exposição fez a HStern entrar no Guide de Luxe, o famoso guia das principais empresas de luxo do mundo. Outro objetivo da marca é a fidelização do cliente. Isto é feito tanto de forma corporativa, enviando cartões de aniversário, de Natal, de facilidades, quanto no atendimento direto na loja, com o vendedor. Hoje em dia a marca está presente em editoriais de moda das mais conceituadas revistas internacionais e enfeita celebridades do mundo todo. Nada mais natural para uma joalheria que tem nome de estrela (Stern, em alemão). Não por acaso, o símbolo tornou-se assinatura visual da HStern e está presente em diversas joias da marca. Seja como um discreto carimbo no interior de anéis, um detalhe no fecho de colares e pulseiras, uma charmosa marca na tarraxa de brincos ou mesmo como elemento principal do design, como na consagrada coleção Stars, as estrelas são um best-seller da marca frequentemente visto em aparições de celebridades mundo afora.


A evolução visual 
Desde sua fundação até os dias de hoje, a HStern cresceu, se renovou e seu logotipo acompanhou esta evolução através dos anos. No início o nome da marca era grafado em letras góticas. Na década de 1990, a marca deixou de lado a romântica moldura que rodeava seu nome. Já no ano de 2001 foi adotado um novo logotipo, criado pelo renomado designer inglês Neville Brody, com letras de design contemporâneo e atemporal. À imagem de credibilidade e solidez, foram agregados conceitos de design, modernidade e agilidade. O S sinuoso é uma homenagem à silhueta feminina. Em 2015, ao comemorar os 70 anos da marca, o logotipo ganhou uma versão mais simplificada: o ponto da letra H foi retirado. O logotipo também pode ser aplicado na cor dourada.


Os slogans 
Joias H. Stern marcam você. 
O valor da mulher brasileira.



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1945 
● Fundador: Hans Stern 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: HSJ Comercial S/A 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Roberto Stern 
● Faturamento: US$ 450 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de venda: 280 
● Presença global: 32 países 
● Maiores mercados: Brasil, Estados Unidos e Israel 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Alta joalheria 
● Principais produtos: Anéis, colares, brincos e relógios 
● Ícones: O design de suas joias 
● Slogan: Joias H. Stern marcam você. 
● Website: www.hstern.com.br

A marca no mundo 
A rede de joalherias HStern, a mais importante do Brasil e uma das cinco de maior prestígio no mundo, têm 3.000 funcionários (entre os quais artesãos, joalheiros e gemólogos), mais de 170 lojas próprias e aproximadamente 110 pontos de venda adicionais operados por parceiros comerciais em países como Estados Unidos, França, Alemanha, México, Portugal, Rússia e Israel, onde possui vasta presença. A marca, que está presente em mais de 30 países, fabrica mais de 210 mil peças por mês. Hoje, encontra-se o logotipo da HStern até mesmo em países como Emirados Árabes e Cazaquistão. Com faturamento estimado de US$ 450 milhões por ano, joias e relógios representam aproximadamente 80% desse faturamento, enquanto artigos de couro, canetas, isqueiros e objetos de decoração respondem por outros 20%. 


Você sabia? 
Hans Stern morreu no dia 26 de outubro de 2007 aos 85 anos de causas naturais, deixando esposa e quatro filhos, que assumiram a condução da empresa já nos anos de 1990. 
A marca possui forte presença em hotéis de luxo e nos principais aeroportos do mundo. 
O Ouro Nobre é uma tonalidade exclusiva de ouro 18K da HStern. O mais cobiçado dos metais ganhou versão inédita no ano de 2001, em tom intermediário entre o branco e o amarelo (uma tonalidade champanhe). Foi desenvolvido pela HStern ao longo de dois anos de pesquisas e é resultado de mais de 180 combinações metálicas testadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 11/10/2016

5 comentários:

Rinaldo guimarães disse...

sem dúvida!
qualidade!

anne disse...

ganhei uma gargantilha do tipo gaivota com uma perola no bico
e gostaria de saber o preco atual dela.

carol ribeiro disse...

OI,FUI PRESENTEADA COM UMA ALIANÇA DE OURO BRANCO,CRAVEJADA DE 21 PEDRAS DE BRILHANTES..SE ALGUÉM TIVER ALGUMA NOÇÃO DO PREÇO ATUAL ..ME AVISE !!!
karolribeiro3@hotmail.com.br

Laurita disse...

Li recentemente em uma revista feminina o comentário do Sr. Christian Hallot embaixador da H.Stern no Brasil.
Ele dizia que para ser chique não basta ter uma jóia, mais importante que isso é conhecer a história da mesma.
Me identifiquei imediatamente, sou apaixonada pelo anel da coleção Jaipur.
Pesquisei sobre essa cidade da India, A Cidade Rosa , inspiração para os artistas da H.Stern.
Por enquanto não tenho o anel, mas posso me considerar chique.
Laurita Valladão

Apocalipse disse...

Não sou um garoto de posses, porém, a falta de dinheiro não me impediu de adquirir cultura.
Conheci a H. STERN quando tinha uns 12, 13 anos (hoje tenho 18) através de seus anúncios vinculados na revista Veja. Minha admiração e minha enorme paixão por essa marca foi instantânea! H. Stern é motivo para se ter orgulho do Brasil, pois é uma marca extremamente sensacional comandada por pessoas competentes e habilidosas. Eu sou apaixonado por seu design e suas campanhas publicitárias de extremo bom gosto.