22.5.06

HUMMER

Se um dia você avistar pelo retrovisor um veículo enorme, uma espécie de mini-tanque re-estilizado, não se assuste. É um HUMMER, veículo militar na versão civil futurista. Carro, se é que podemos chamá-lo assim, pois mais parece uma fortaleza sob rodas, com pneus avantajados que os fazem ignorar pedras, escalar barrancos e se comportar como um tanque, preferidos das estrelas e endinheirados do mundo inteiro.
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A história
A história do HUMMER começou no ano de 1979 com a necessidade de desenvolver uma unidade móvel de múltiplo uso e alta mobilidade, High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV) ou simplesmente Hum-Vee, para satisfazer os mais altos padrões do exército Norte-Americano. Precisava ser robusto para ir a lugares que desafiavam a imaginação. E deveria durar no mínimo 12 anos debaixo das condições climáticas mais severas. Em julho de 1980, o HUMMER, protótipo M998 Series, foi testado no deserto de Nevada. Menos de um ano depois foi designado para algumas operações. Por sua largura privilegiada, foram muito utilizados - e ainda são - como ambulância, para carregar armas ou tropas. O exército americano assinou um contrato com a AM General em 1981 para que mais veículos fossem entregues. Esta atitude era uma prova de que as rigorosas expectativas do exército norte-americano foram atingidas pela empresa.
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Em 1991, nada menos que 150.000 veículos haviam sido vendidos ao exército. Por todos esses anos, o veículo, apelidado de Humvee pelos soldados, provou ser um valioso recurso no arsenal militar. Sua atuação na Guerra do Golfo, onde cerca de 20 mil veículos foram utilizados, deu-lhe projeção mundial. O sucesso na área militar estava concretizado. Era o momento de tirar proveito desse sucesso. A empresa então iniciou o trabalho de design do HUMMER voltado para o mercado civil, anunciando oficialmente no ano seguinte a intenção de comercializar o modelo para o público com o nome de HUMMER.
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Em 1992 era entregue para um civil o primeiro HUMMER, com designer mais urbano e luxuoso, dando início à produção em série do modelo. Um dos primeiros clientes da marca foi o ator Arnold Schwarzenegger. No ano seguinte o modelo começou a ser distribuído e vendido através de uma rede de concessionárias. Nesta época eram produzidos pouco mais de 600 unidades por ano. A General Motors adquiriu a marca HUMMER em 1999, trocando o nome do modelo para HUMMER H1. Rapidamente a marca ganhou novas versões, um marketing agressivo e conquistou clientes famosos como o jogador de basquete Lebron James, Hugh Hefner, fundador da revista Playboy, o tenista André Agassi, o boxeador Mike Tyson, o escritor Tom Clancy, o ator Eric Estrada, o empresário Ted Turner, o promotor de boxe Don King, entre outras celebridades. Em 2003, a marca enfrentou problemas na justiça, quando a Chrysler, proprietária da marca JEEP, processou a General Motors por utilizar 7 listras na grade da frente do veículo, praticamente igual ao modelo JEEP.
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Com a crise mundial que assolou o mundo em 2008, aliada a situação precária da GM, a marca HUMMER perdeu espaço no mercado ao ser considerada símbolo do desperdício de gasolina. Com as vendas em quedas, no ano de 2009 foram vendas apenas 9.046 unidades (um queda de 69% em relação ao ano anterior), a General Motors anunciou o fechamento a divisão de veículos HUMMER. O que já foi fonte de lucro para a empresa americana e ganhou grande destaque na guerra do Iraque, se tornou um peso após o aumento dos preços dos combustíveis no país. Assim, a demanda por seus veículos utilitários de alto consumo de gasolina caíram drasticamente. O encerramento definitivo deverá acontecer somente em 2011, mas a GM, por sua vez, manterá os centros de manutenção e serviços para os carros da marca.

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A linha do tempo
1992

HUMMER, primeiro veículo na versão civil feito pela marca.
1994
HUMMER A2, versão com algumas modificações em relação ao original como motor de 6.5L, mais potência e algumas novas opções de cores.
1996
Apresenta sua primeira versão turbo diesel.
2002
HUMMER H2, uma versão mais limpa do HUMMER anterior. Entre os requintes oferecidos, estavam a disposição do motorista acesso à Internet, DVD, CD Player, sistema de segurança OnStar, radar, visão noturna e navegação via GPS. O modelo havia sido apresentado por ninguém menos que Arnold Schwazenegger no Salão do Automóvel de Nova York no ano anterior.
2004
HUMMER H2 SUT, versão pick-up do HUMMER com quatro portas.
A pedido do Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a GM desenvolveu o HUMMER H2H movido a hidrogênio.
2005
HUMMER H3, versão menor e mais acessível do modelo. Além das incríveis capacidades off-road, também fornecia requinte e conforto.
HUMMER H1 ALPHA, era a evolução do modelo original H1, versão maior e mais rústica da marca. É praticamente o veículo usado pelo exército americano.
2007
HUMMER H3x, projetado para atrair compradores interessados em uma aparência personalizada diretamente da fábrica.
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A força
Conhecido pelas suas ações na Guerra do Golfo, o modelo, hoje, incorporou o espírito de aventura. Apesar de suas 3.1 toneladas, a força de sua tração vem do conjunto motor-câmbio da GM: um V8, 6.5 turbo diesel, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 rpm. O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 rpm. Na estrada, o HUMMER alcança 90 km/h a 2 mil rpm. Mas é no barro que se sente bem. Seus 40.6 cm de distância livres do solo e o fato das rodas estarem nas extremidades do carro fazem com que o HUMMER vença qualquer obstáculo. As características sem iguais de um HUMMER com um corpo de alumínio e componentes lacrados criam um veículo com vida longa. Para o Exército Americano a vida útil de um HUMMER é de 12 anos sob os mais severos trabalhos. Nas Forças Armadas dos Estados Unidos existem, pelo menos, 18 variantes do HMMWV em serviço. O veículo serve como transporte de carga/tropas, plataforma de artilharia, ambulância (4-8 transportados), transporte de obuses, plataforma de mísseis terra-ar M-1097 Avenger, mísseis TOW, suporte aéreo, entre outras funções. Os valores dos modelos civis nos Estados Unidos variam de US$ 30 mil a US$ 100 mil sem contar com acessórios e equipamentos especiais que podem ser incorporados aos modelos.
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Campanhas que fizeram história
A marca nem precisaria de publicidade, já que os principais divulgadores do HUMMER são as celebridades do cinema e do esporte. Porém, investe cerca de US$ 100 milhões anualmente em sua comunicação. Um dos comerciais mais eletrizantes da marca foi veiculado em 2006, exibido durante o intervalo do Super Bowl, evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos, para o lançamento do HUMMER H3, a versão menor do modelo original. O comercial, intitulado “Monsters” e criado pela agência Modernista! de Boston, era estrelado por um gigante robô e sua grande paixão, uma fêmea de Godzilla. Deste tórrido romance nasce um pequeno HUMMER H3. A assinatura final do filme é “H3. It’s a little monster”. Clique na figura abaixo para assistir ao comercial.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
1995
● Criador:
AM General Corporation
● Sede mundial:
Detroit, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors Company

● Capital aberto:
Não
● Presidente e CEO: Daniel Akerson
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Concessionárias: 400

● Fábrica:
South Bend, Indiana
● Vendas globais: 9.046 unidades (2009)
● Presença global:
50 países
● Presença no Brasil: Sim (através de importadores independentes)

● Segmento:
Automóveis utilitários esportivos (SUV)
● Principais produtos:
H2 (versão mais luxuosa), H2 SUT (quatro portas), H3 (versão menor) e H3x (versão robusta)
● Ícones: A aparência rústica de seus veículos, Arnold Schwarzenegger (seu maior garoto-propaganda)
● Slogan: Like Nothing Else.
● Website:
www.hummer.com
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A marca no mundo
A marca comercializa seus veículos em mais de 50 países ao redor do mundo, vendendo anualmente pouco mais de 9.000 unidades. Existem atualmente 4 versões do HUMMER disponíveis no mercado. A versão mais barata, o H3, custa em torno de US$ 38 mil no mercado americano, e pode ser encontrado em qualquer uma das 381 concessionárias da marca. A empresa licencia a marca HUMMER para ser utilizada em vários produtos como perfumes, bicicletas, sapatos, computadores, roupas, CD, jóias, entre outros produtos.
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Você sabia?
O HUMMER é conhecido como “The world’s most serious 4x4”.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 18/9/2010

Um comentário:

RODRIGO SCAGLIONI disse...

A EMPRESA
www.agenciatop.net

Filosofia de Trabalho

Em 1998, iniciamos as atividades da Top Promoções e Eventos Ltda. Com o propósito de criar uma agência de promoção e Eventos que se diferenciasse no mercado. Após uma larga experiência no setor, atuando em grandes empresas multinacionais, concluímos que o sucesso da atividade de promoção de vendas está sustentado em três pilares:

GESTÃO PESSOAS INFORMAÇÔES

O primeiro pilar de sustentação para o sucesso de qualquer empresa são as pessoas. Na atividade de promoção de vendas, elas têm uma importância ainda maior porque mantêm relacionamentos constantes com os consumidores, parceiros e varejistas. Por isso, realizamos treinamentos e desenvolvimento contínuos, estruturamos um plano de carreira para melhor aproveitamento dos potenciais internos e criamos incentivos constantes para que a equipe esteja sempre motivada e energizada.

Outro pilar importante são as informações. Nosso trabalho baseia-se na estruturação e análise criteriosa de informações. As promoções são desenvolvidas tendo como pontos de partida performances históricas e os objetivos dos clientes. Desenvolvemos relatórios mensais de acompanhamento dos trabalhos e relatórios personalizados com informações de preços, vendas, estoques e ações da concorrência no ponto de venda.

E para que haja um sincronismo de nossas ações, uma gestão ativa e presente são essenciais, responsabilizando-se pelo gerenciamento do trabalho em âmbito nacional, elaborando roteiros de trabalho para os promotores e sugerindo campanhas, incentivos e ações no ponto de venda.

Nossa Missão

Oferecer serviços de promoção de vendas contribuindo para a melhoria das relações entre clientes, parceiros e consumidores.

Nosso Foco de Trabalho

Oferecer atendimento diferenciado aos nossos clientes, objetivando aumento da produtividade e crescimento das vendas, através de pessoas qualificadas e dedicadas que trabalhem com absoluta transparência, seriedade e ética.

Nossos Valores

Profissionalismo
Ética
Trabalho com entusiasmo e energia
Comprometimento com os objetivos dos clientes
Ambiente desafiador e propício ao crescimento

SERVIÇO OFERECIDO

A Top Promoções e eventos Ltda. oferecem diversos serviços associados à promoção de eventos, feiras, desfiles e vendas, com o objetivo de apresentar soluções completas aos nossos clientes.

Demonstração e exposição de produtos,
Abordagem a consumidores no ponto de venda,
Degustação,
Treinamento - Comportamental e Operacional,
Elaboração de concursos e incentivos de vendas,
Reposição,
Recepção em feiras, congressos e palestras,

Demonstração e exposição de produtos
Possuímos todo o know-how e experiência para conquistar os melhores espaços para seus produtos no ponto de venda e demonstrá-los aos consumidores através de promotores capacitados.

Abordagem a consumidores no ponto de venda.

Dependendo da necessidade do cliente, realizamos uma abordagem mais ativa no ponto de venda, buscando um aumento das vendas e maior conhecimento da marca.

Degustação.

Realizamos trabalho de degustação através de promotores especializados, atendendo às necessidades de cada cliente.

Treinamento.

Comportamental e Operacional: Para obtenção de maior efetividade das vendas, elaboramos e ministramos treinamentos comportamentais e operacionais periódicos para nossos promotores e para a equipe de vendas do revendedor.

Elaboração de concursos e incentivos de vendas

Com nossa experiência em ponto de venda, elaboramos ações, incentivos e concursos de vendas vinculados a resultados e que propiciem um aumento efetivo nas vendas de nossos clientes.

Reposição

Desenvolvemos trabalho de reposição de produtos em Super/hipermercados, com o objetivo de manter os produtos dos clientes sempre bem expostos.
Recepção em feiras, congressos e palestras.
Desenvolvemos todo trabalho de recrutamento, seleção e acompanhamento de recepcionistas para feiras, congressos e palestras de acordo com o perfil determinado pelo cliente.


DIFERENCIAIS
Coordenação
0800 para promotores
Sistema de Informações
Atuação Nacional

COORDENAÇÃO

Um dos nossos diferenciais é o trabalho de coordenação e supervisão dos serviços prestados aos clientes, possibilitando o gerenciamento completo da operação e a adequação do perfil das pessoas ao trabalho a ser desenvolvido.

Os coordenadores têm as seguintes responsabilidades:
Visitar as lojas para verificar o trabalho dos promotores.
Apoiar os promotores no desenvolvimento do trabalho.
Relacionar-se com os gerentes de loja, objetivando espaços promocionais para os clientes.
Definição de roteiro dos promotores.
Motivar e desenvolver os promotores.

0800 PROMOTORES

A Top Promoções e Eventos Ltda. disponibilizam uma linha (11) 3120-2048 para os Promotores entrarem em contato com a empresa com o objetivo de oferecer maior conveniência, agilizar a informação e tirar qualquer dúvida dos promotores.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Emitimos sistematicamente informações do ponto de venda, que são coletadas pelo quadro de promotores e analisadas por nossa área de varejo.
Com isso, nossos clientes têm amplo conhecimento do que acontece no ponto de venda. Realizamos shopping de preços; analisamos ações da concorrência, informamos vendas e estoques das lojas visitadas e enviamos todos os anúncios em tablóides do cliente e da concorrência.

ATUAÇÃO NACIONAL

A Top Promoções e Eventos atende a clientes em todas as regiões do País. Nossa matriz situa-se em São Paulo, com uma filial em Goiânia.