30.5.06

JOHNNIE WALKER STRIDING MAN

O famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908 na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um talentoso cartunista chamado Tom Browne, e pediram a ele que criasse um símbolo para representar a marca de seus uísques. No verso do cardápio do restaurante o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradução mais precisa do verbo “stride” é caminhar com vigor, a passos largos e com determinação. Essa era a essência da imagem que JOHNNIE WALKER tentava transmitir. A tradicional figura com cartola de pele de castor, túnica vermelha, calça branca, botas de montaria e monóculo inquisitor, representava com elegância o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker.


O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos, entre os quais, Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos símbolos publicitários mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da indústria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou uma reformulação visual acentuada no ano de 2000, quando JOHNNIE WALKER apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual foi a alteração no sentido da caminhada. Para reforçar a ideia do conceito “Keep Walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER. Em fevereiro de 2015 a marca apresentou um novo desenho de seu principal símbolo, remodelado pela Bloom com sede em Londres, em colaboração com o ilustrador Garry Redford: o novo visual deste ícone foi inspirado no forte carisma, charme e elegância do cavalheiro, ganhando assim mais detalhes, elementos e nitidez, especial na face. Além disso, a mão esquerda, tocando a cartola, é uma suave evolução ao gesto antigo.


Na imagem abaixo é possível visualizar melhor a diferença do antigo Andarilho e de seu novo design (à direita).


Em 2008, a JOHNNIE WALKER lançou uma campanha global para comemorar os 100 anos de criação de seu ícone. A história traçada pelo próprio John Walker, criador da marca, foi o ponto de partida para o comercial “Strides”. Com direção de Rob Sanders e aproximadamente 150 pessoas envolvidas, o comercial foi filmado durante seis dias na Hungria e na Noruega, enquanto a edição e a finalização aconteceram em Nova York e Londres. O filme, criado pela agência de publicidade BBH de Londres, tem início com o fundador da empresa empurrando um barril de uísque, ação seguida por cenas que ilustram a evolução da humanidade nos últimos cem anos. Clique no ícone abaixo para assistir ao espetacular filme.

      

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/3/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

O logotipo é espetacular, assim como os comerciais produzidos pela marca. A inteligencia e criatividade os separam dos concorrentes.