29.5.06

L'ORÉAL


Ficar loira, ruiva ou morena de cabelos cacheados. Experimentar um corte moderno na altura da orelha, algumas mechas coloridas e, quem sabe, um alisamento ou então deixar o cabelo longo de novo. Passar um batom Lancôme, uma sombra Maybelline ou até mesmo cremes corporais da tradicional Vichy para manter a pele macia e lisa. Mudar o visual como quem muda de roupa sempre fez parte do universo da grande maioria das mulheres. Assim como a L’Oréal, maior especialista do mundo em cosméticos e produtos de beleza, que há mais de um século vem fazendo literalmente a cabeça de mulheres e homens. 

A história 
Tudo começou em 1907 quando Eugène Schueller, um jovem engenheiro químico francês, desenvolveu, na cozinha de seu pequeno apartamento, uma nova fórmula sintética de tintura para cabelos, que ele resolveu batizar de “L’Aureale”, pois na sua percepção as mulheres com os cabelos loiros passavam a imagem de estarem com suas cabeças adornadas por uma auréola, começando assim sua história de sucesso. A fórmula, baseada em um novo componente químico, a paraphenylenediamine, se tornou a primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tintura para cabelo segura e não agressiva aos fios. Até então, as tinturas disponíveis, além de não possuírem uma gama muito grande de cores, eram à base de hena e sais minerais que agrediam os fios. Eugène precisava de um nome para a marca. Primeiro escolheu a palavra “Oréal”. De fácil acento musical e memorização, a presença da consoante L antes de “Oréal” veio complementar a palavra pra evitar que sua sonoridade fosse desvirtuada. O nome “L’Oréal Vignette” foi registrado, em 1908, como tintura para os cabelos.
   

No dia 30 de julho de 1909 ele registrou a empresa com o nome de Société Française de Teintures Inoffensives por Cheveux (algo como Sociedade Francesa de Tinturas Inofensivas para o Cabelo), que depois viria a ser chamada de L’Oréal, e passou a fabricar tinturas para cabelos, que eram vendidas para os mais chiques e sofisticados salões de cabeleireiros de Paris. O sucesso foi absoluto. Não demorou muito para começar a exportar seus produtos para outros países e, em 1912, eles já podiam ser encontrados na Holanda, Áustria e Itália. Em 1920, a empresa já possuía três químicos que cuidavam exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos, o que demonstrava a enorme preocupação da empresa com a área de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, qualidade que acompanharia a L’Oréal no decorrer de toda sua história. Nesse mesmo ano a empresa ingressou no mercado americano através de distribuidores.
   

Em 1925, a empresa criou a descoloração dos fios, permitindo que as mulheres morenas se tornassem loiras através do L’Oréal d’Or, a primeira coloração com reflexos dourados, o que foi uma revolução para a época. Pouco depois, em 1928, a empresa realizou uma de suas primeiras aquisições ao comprar a Monsavon, tradicional fabricante de sabonetes e xampus. E foi a partir deste ano que empresa começou a se interessar pelos cuidados dos cabelos. A marca OCAP fez surgir um novo hábito entre os franceses: lavar os cabelos. Eugène descobriu em 1929 o segredo do loiro platinado, tendo como modelo as deslumbrantes atrizes de Hollywood. Com isso, criou o pó descolorante L’Oréal Blanc, que se tornou um enorme sucesso nos salões de cabeleireiros, dando origem até mesmo ao clube “Loira Platinada”, criado por consumidoras entusiasmadas. Até o final desta década os produtos da marca já estavam sendo distribuídos no Brasil, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Estados Unidos e União Soviética.
  

Uma das suas primeiras iniciativas na área de marketing foi realizada em 1931, quando a empresa recobriu com uma lona a fachada de um prédio parisiense para divulgar uma nova loção capilar. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, no ano seguinte a L’Oréal seria a primeira marca a veicular um comercial de rádio cantado em vez de falado, criando assim o jingle publicitário. No ano de 1932, os produtos da L’Oréal ingressaram na Inglaterra pelas mãos de HS Laurenson, grande amigo de Eugène, abrindo assim mais um enorme mercado consumidor para a empresa. Em 1933, a empresa lançou Dopal, o primeiro xampu suave e sem sabão direcionado para uso profissional. No ano seguinte, Dopal virou DOp, um xampu que as famílias utilizavam facilmente no dia a dia.
   

Somente no final desta década, exatamente no dia 4 de abril de 1939, a empresa passou a se chamar oficialmente L’Oréal. Em 1952, a marca inovou no segmento das colorações com o lançamento do Régé Color, que trazia agentes colorantes que não penetravam no fio, garantindo uma coloração que podia ser eliminada entre 6 a 8 lavagens. Outra revolução promovida pela adveio de uma mudança social, aconteceu em 1953, época em que os franceses começaram a sair de férias. Schueller decidiu criar o primeiro protetor solar do mundo. Era um óleo chamado Ambre Solaire, iniciando uma estreita relação da empresa com produtos para o cuidado da pele. No ano seguinte, a L’Oréal focou seus esforços para conquistar as farmácias e drogarias se tornando sócia do tradicional Vichy Laboratories (marca que possuía como principal produto um creme redutor de medidas), que posteriormente, em 1955, seria adquirida pelo grupo francês.
   

Quando Eugène morreu no dia 23 de agosto de 1957, a L’Oréal já era um gigante no segmento de cosméticos e vendia seus produtos em toda a Europa com um sistema de entregas por bicicleta nas lojas. Ainda na década de 1950, a empresa investiu continuamente na formação de uma equipe especializada composta por mais de 100 químicos para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos nas áreas de dermatologia, cosmética e tratamento capilar. Como resultados destes investimentos foram introduzidos no mercado novos produtos, como por exemplo, uma linha completa de maquiagem, xampus colorantes, entre outros itens. O laquê Elnett, uma criação mítica da L’Oréal, surgiu em 1960. Foi uma revolução dentro de uma época dominada pela goma e brilhantina. Ainda hoje o laquê é uma referência para os cabeleireiros profissionais.
  

O mercado profissional japonês começou a receber os produtos da empresa francesa em 1963, que só estaria disponível para o consumidor final em 1976. Com o impulso de François Dalle, então novo presidente do grupo francês, a L’Oréal começou a adquirir diversas marcas importantes: Mixa (1961); Lancôme (1964), marca de luxo em cosméticos criada em 1935 por Armand Petitjean; Garnier (1965), fundada em 1904 e especializada em produtos capilares como xampus, condicionadores e cremes; e Biotherm (1970), marca de cosméticos de luxo criada em 1950. Essas aquisições foram estratégicas e permitiram ao grupo se desenvolver através do mundo e se tornar um gigante global. Em 1979, o Centro Internacional de Pesquisas Dermatológica foi estabelecido em Sofia-Antipolis, no sul da França, para o tratamento de doenças de pele e envelhecimento.
   

Em 1981, a empresa, através de uma parceria com a gigante suíça Nestlé, fundou a Galderma (conheça essa história aqui), um laboratório especializado no desenvolvimento e produção de medicamentos dermatológicos, ingressando assim em um novo segmento de mercado. A L’Oréal venderia sua participação na Galderma em 2014. A década de 1980 ainda foi marcada pelo lançamento de vários perfumes de marcas famosas, como por exemplo, Polo by Ralph Lauren e Paloma Picasso. Todas essas fragrâncias foram desenvolvidas pela empresa francesa, que a partir de então iniciou a criação de perfumes para diversas marcas de renome mundial. Outra revolução no segmento cosmético promovida pela L’Oréal foi a criação de produtos de beleza para o público masculino. O ousado fenômeno teve início em 1985 quando a empresa lançou a linha masculina da Biotherm. A promessa: gastar apenas 30 segundos em cada manhã para uma pele perfeita.
   

As duas décadas seguintes foram permeadas por numerosas aquisições de marcas que remetiam ao luxo ou ao profissionalismo no segmento de beleza, como por exemplo, La Roche-Posay (1989), marca de cuidados diários recomendada em todo o mundo pelos maiores especialistas em pele; Helena Rubinstein (1989), marca de luxo em cosméticos e maquiagens; Redken 5th Avenue (1993), fabricante de produtos voltados para cabeleireiros profissionais, que foi fundada em 1960 pela atriz americana Paula Kent Meehan e seu cabeleireiro Jheri Rhedding; Maybelline (1996), uma das mais populares marcas de maquiagens criada em 1915; Khiel’s (2000), badalada marca de cosméticos americana; e Matrix Essentials (2000), fundada em 1980 por um casal de cabeleireiros, que desejavam oferecer aos profissionais uma abrangente linha de produtos que os ajudaria a desenvolver seus negócios e proporcionar os meios para que aproveitassem ao máximo seu talento e criatividade. Ao fim desta década, a L’Oréal se dedicou a lançar produtos para cabelos étnicos.
   

A partir do novo milênio, ano após ano, a L’Oréal, que em sua história ajudou e modificou hábitos sociais, começou a introduzir no mercado novos produtos marcados pela diversidade e pelo respeito ao meio ambiente. Em 2002, ocorreu o lançamento dos cosméticos orais INNÉOV, uma parceria entre a empresa francesa e a divisão de Pesquisa Nutricional da Nestlé, que uniram forças para criar o futuro da beleza. Os produtos são criados para uso diário e as dosagens vêm em formato de drágeas, doses unitárias ou formatos galênicos inovadores para melhorar a saúde e a beleza da pele, cabelos e unha.
   

Além disso, a L’Oréal continuou com sua gana de aquisições: Shu Uemura (2003), que ficou famosa pela criação do demaquilante que não agredia a pele e também pelo curvex, aparelho projetado para curvar os cílios e dar acabamento à maquiagem dos olhos; a cultuada inglesa The Body Shop (2006), vendida em 2017 para a brasileira Natura por €1 bilhão; YSL Beauté (2008), divisão de cosméticos da grife de luxo Yves Saint Laurent; Roger & Gallet (2008), que desde 1862 cria clássicos perfumes e sabonetes, itens indispensáveis em qualquer lavabo sofisticado no mundo; Essie (2010), marca de esmaltes americana fundada por Essie Weingarten em 1981 e que oferece mais de 250 opções de cores em diversas linhas; Urban Decay (2012), marca americana de luxo especializada em maquiagem, que fabrica produtos livres de ingredientes de origem animal e de testes em animais; NYX Professional Makeup (2014), que oferece maquiagens de alta performance com nível profissional a preços acessíveis; e Stylenanda (2018), marca sul-coreana de maquiagens, extremamente desejada entre os millennials asiáticos.
  

Em 2020, a L’Oréal Paris resolveu navegar em novos mercados para os produtos de beleza nesses tempos de distanciamento social. Enquanto a pandemia de COVID-19 literalmente explodiu a prática do trabalho online, a marca francesa resolveu desenvolver tendências com o lançamento de uma linha de maquiagem 100% digital. Batizada de “Signature Face”, é uma série de filtros de maquiagens para as principais aplicações de videoconferências. Os filtros permitem maquiar mulheres com sombras, batons e produtos para o cabelo através de realidade aumentada.
   

Hoje em dia, as embalagens de luxo de seus produtos, os elevados padrões de qualidade de suas fábricas e os conceitos inovadores de seus pontos de venda traduzem sua visão de beleza e excelência acessíveis a todos. Tudo isso para ajudar milhões de pessoas a se sentirem mimadas e bonitas todos os dias. Como uma marca que sempre defendeu e comemorou o empoderamento das mulheres, a L’Oréal desafia os estereótipos com uma visão moderna da feminilidade. Na verdade, apóia todas as mulheres em sua jornada para que se sintam realizadas de acordo com suas próprias regras e desejos. Afinal, há mais de um século, a L’Oréal se dedica exclusivamente a um único negócio: a beleza.
  

A linha do tempo 
1928 
Lançamento de um dos produtos mais conhecidos da empresa, o IMÉDIA, primeira coloração oxidante de aplicação rápida. 
1945 
Lançamento do ORÉOL, primeiro produto de ondulação permanente a frio. 
1951 
Introdução da IMÉDIA D, uma tintura instantânea de cabelo. 
1955 
Introdução do COLORELLE, primeiro xampu pós-coloração do mercado. 
1963 
Lançamento do banho de espuma OBAO, cujo nome foi diretamente inspirado no termo “ofurô”, o tradicional banho de imersão japonês. 
1964 
Lançamento da KÉRASTASE, um novo conceito de tratamento capilar, especialmente desenvolvido para profissionais, que se tornou líder mundial nesse conceito. Estreou no mercado com o Bain Equilibreur, primeiro tratamento específico para couro cabeludo. Apresentado em um frasco de vidro de dose única, o produto possuía uma fórmula capaz de equilibrar o couro cabeludo seco ou oleoso. Atualmente existem quatro linhas de produtos que banham, hidratam e texturizam os cabelos de mulheres em mais de 65 países ao redor do mundo. 
1966 
Introdução da linha de maquiagem MAQUIMAT
Lançamento do FIDJI, primeiro perfume desenvolvido pela empresa em associação com a tradicional marca Guy Laroche. 
1967 
Lançamento do MINI VAGUE, uma resposta completa para fazer cachos naturais através de um permanente leve, que deixava os ondulados mais maleáveis e soltos. Esse produto fez tanto sucesso na França que seu nome foi integrado ao vocabulário, passando a significar um estilo mais suave de permanente. 
1972 
Introdução da linha de xampus e condicionadores ELSÉVE, que ao longo dos anos se tornaria uma das mais importantes e conhecidas da empresa. 
1974 
Introdução do CreScendo, primeiro gel líquido para cabelos. 
1978 
Lançamento do perfume ANÄIS-ANÄIS em parceria com a marca de luxo Cacharel (conheça essa história aqui). 
1982 
Lançamento da linha PLÉNITUDE, composta por uma completa gama de produtos para os cuidados com a pele. 
Lançamento da linha de perfumes e desodorantes DRAKKAR NOIR
1985 
Introdução da linha STUDIO LINE, composta por spray, gel e mousse para modelar os cabelos. 
1990 
Lançamento da DIACOLOR, primeira coloração de cabelo sem o uso de amônia. 
1991 
Lançamento do KÉRASTASE NUTRIBASE, a primeira fórmula para tratamento do couro cabeludo com lipossomas e vetores lipídicos, que permitem liberar os ativos diretamente na necessidade capilar. 
1994 
Lançamento da coleção KÉRASTASE RESISTANCE, própria para cabelos danificados, enfraquecidos e quebradiços. 
1995 
Lançamento do creme facial anti-ruga REVITALIFT
1996 
A empresa deu um grande passo no tratamento da queda de cabelo com a criação de Aminexil, a primeira molécula antiqueda. 
2001 
Lançamento da linha BODY EXPERTISE, composta por três produtos para o tratamento do corpo: Nutrilift (leite anti-ressecamento nas versões para pele normal e seca); Perfectslim (gel anticelulite cuja fórmula combina a ação da cafeína, um poderoso liporedutor, com a ativação micro-circulatória); e Oléonergy (óleo enriquecido em óleos essenciais estimulantes para tonificação e revitalização da pele). 
2006 
Nascimento da primeira molécula da “química verde”, criada pela empresa com o ativo antiidade Pró-Xylane. 
2008 
Lançamento da L’ORÉAL PROFESSIONNEL HOMME, uma completa linha profissional especificamente desenvolvida para os cuidados dos cabelos masculinos. 
2015 
Lançamento do L’ORÉAL REVITALIFT MAGIC BUR, um tratamento para ser aplicado após o hidratante ou filtro solar e antes da maquiagem, como se fosse um primer. O efeito prometido é de “borrar” levemente as rugas e linhas de expressão. O creme também reduz o brilho e a aparência dos poros. 
2019 
Lançamento da linha capilar EVER, com xampu, condicionador e creme de tratamento, com fórmula botânica, 100% livre de sulfato e parabenos, indicados para diferentes tipos de cabelo.


As escolas da beleza 
Referência em educação no Brasil, o Instituto L’Oréal teve a sua primeira unidade inaugurada em 2010, no Rio de Janeiro. Com um ensino qualificado e eficiente, a escola ganhou reconhecimento e prestígio pelo seu comprometimento em preparar grandes profissionais para o mercado da beleza, como cabeleireiros e maquiadores. Atualmente, existem 10 centros de ensino no Brasil e um na África do Sul. Buscando sempre um serviço qualificado para o aprendizado completo dos seus alunos, as unidades possuem instalações modernas e funcionais que permitem a conclusão de todas as etapas do curso. Além disso, é disponibilizado um Salão-Escola para os futuros profissionais aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos sob orientação e supervisão de instrutores.
  

As pesquisas 
Desde sua fundação a principal estratégia do Grupo L’Oréal tem sido investir em pesquisas científicas. O desempenho, a segurança e a qualidade de seus produtos se baseiam na busca contínua por inovações científicas. A empresa destina cerca de 3% de suas vendas anuais (aproximadamente €1 bilhão) ao setor de Pesquisa e Desenvolvimento, que atualmente tem sua equipe composta por 69% de profissionais mulheres. Os laboratórios de pesquisas avançadas na França (localizados em Aulnay e Chevilly), no Japão (Tóquio), nos Estados Unidos (Nova Jersey), Brasil (Rio de Janeiro), Bombaim (Índia) e na China (Xangai) empregam mais de 4.100 pessoas de 80 nacionalidades diferentes em mais de 30 disciplinas, como química, biologia, medicina e toxicologia. A empresa tem atualmente 21 centros de pesquisa e 14 centros de avaliação no mundo, dos quais o de Chicago, inaugurado em 2003, é especificamente dedicado ao estudo da pele e dos cabelos das pessoas de descendência africana, e outro, inaugurado em Pudong na China em 2005, dedicado à análise das características distintivas da pele e dos cabelos asiáticos.
   

Com um perfil incomum na indústria de cosméticos, a L’Oréal é uma das poucas empresas capazes de executar todos os estágios de pesquisa e desenvolvimento, começando pela pesquisa avançada sobre cabelo e pele. A empresa foca o seu trabalho nos seguintes setores: 
Pesquisa Avançada: prepara a empresa para o futuro concentrando-se em inovações para os próximos dez anos. Através da Pesquisa Avançada, a L’Oréal busca compreender os mecanismos fundamentais que controlam a pele e o cabelo, como por exemplo, a perda de fios e a pigmentação. Pesquisa Avançada também é responsável pela criação de novas moléculas através das quais depende o desenvolvimento de novos produtos. 
Pesquisa Aplicada: prepara a empresa para o médio prazo. Com base nas moléculas sintéticas produzidas pela equipe de Pesquisa Avançada ou propostas por fornecedores externos, a equipe de Pesquisa Aplicada aperfeiçoa produtos cosméticos e estuda novos conceitos. Mais de 5.000 novas fórmulas são criadas a cada ano. 
Desenvolvimento: lida com o curto prazo. Trabalhando em parceria com as equipes de marketing, os laboratórios de desenvolvimento projetam produtos com base nas inovações propostas pelo setor de Pesquisa Aplicada.
  

Grandes conquistas em pesquisa nos últimos anos incluem modelos de pele, Ceramida R e filtros solares. Na década de 1980, os cientistas da L’Oréal conseguiram reconstruir a pele através da engenharia celular. Atualmente estes modelos de pele são usados rotineiramente para pesquisa biológica e para avaliar a segurança e eficácia dos produtos. Ceramida R é uma ceramida sintética que repara a cutícula danificada do cabelo, fortalecendo e proporcionado brilho. Descoberta em 1989, esta substância apareceu pela primeira vez em um xampu L’ORÉAL ELSÉVE, introduzido no mercado em 1995. Outras inovações foram: o Mexoryl SX, um sistema próprio de filtragem UV estável e ecologicamente concebido; e o Pro-Xylane, uma inovação sustentável antienvelhecimento à base de açúcar de química verde, presente no icônico cuidado para a pele Revitalift Laser.
   

A área de Pesquisa e Desenvolvimento é responsável por mais de 150 novas moléculas patenteadas e utilizadas pela L’Oréal nos últimos 40 anos, mais de 5.000 fórmulas desenvolvidas por ano, mais de 500 patentes registradas anualmente, das quais 85 na aérea de embalagens, e 100 acordos de cooperação ativa com importantes instituições acadêmicas e de pesquisas.
   

As embaixadoras da beleza 
A marca francesa utiliza uma potente e influenciadora ferramenta de marketing que atende por um time estrelado de celebridades para representá-la ao redor do mundo. Experimente dar uma folheada nas tradicionais revistas de moda e beleza do mundo, e dificilmente você não vai se deparar com alguma beldade da L’Oréal. Chamadas de Embaixadoras, elas são celebridades, modelos, atrizes ou cantoras de belezas ímpares e distintas, escolhidas com critérios rigorosos, conhecidas nacional ou mundialmente, que aparecem com cabelos incríveis e maquiagens de fazer inveja.
   

A L’Oréal Paris compartilha uma visão única de beleza, em suas mais variadas formas, que já foi ou é apoiada por um seleto time de embaixadoras internacionais, como por exemplo, Sharon Stone (1987), Jerry Hall (1987), Cindy Crawford (1988), Monica Bellucci (1991), Stéphaine Seymor (1992), Jeniffer Aniston (1994), Brooke Shields (1994), Gong Li (1996), Vanessa Williams (primeira afro-americana embaixadora da marca em 1997), Claudia Shiffer (1997), Kate Moss (1998), Beyoncé (2001), Eva Green (2001), Catherine Deneuve (2004), Eva Longoria (2005), Jane Fonda (2006), Penélope Cruz (2006), Scarlett Johansson (2006), Linda Evangelista (2007), Freida Pinto (2009), Elizabeth Banks (2009), Jennifer Lopez (2010), Liya Kebede (2011), Julianne Moore (2012), Lea Michele (2012), Rachel Weisz (2012), Susan Sarandon (2016), Céline Dion (2019) e Katherine Langford (2020), além de brasileiras como Fernanda Tavares (2002), Grazi Massafera (2007), Isabeli Fontana (2015), Luma Grothe (2016) e Tais Araújo.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa passou por apenas uma grande remodelação em sua história. Originalmente oval e com um fundo marrom, somente em 1962 foi criado o logotipo como conhecemos hoje.
  

Para suas principais marcas (L’Oréal Paris e L’Oréal Paris Professionnel) são utilizados logotipos que usam a mesma arquitetura da marca mãe.
  

Os slogans 
Because We’re Worth It. (2009) 
Because You’re Worth It. (2004) 
Because I’m Worth It. (1971) 
The experts in hair colour. 
L’ORÉAL, porque você vale muito! (1971)
  

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 30 de julho de 1909 
● Fundador: Eugène Schueller 
● Sede mundial: Clichy, França 
● Proprietário da marca: L’Oréal S.A. 
● Capital aberto: Sim (1963) 
● Chairman: Jean-Paul Agon 
● CEO: Nicolas Hieronimus 
● Faturamento: €27.9 bilhões (2020) 
● Lucro: €5.2 bilhões (2020) 
● Valor de mercado: €174 bilhões (março/2021) 
● Valor da marca: US$ 12.553 bilhões (2020) 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: China, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão 
● Funcionários: 86.000 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Xampus, tinturas de cabelo, produtos para a pele, perfumes e maquiagens 
● Concorrentes diretos: P&G, Unilever, Coty, Estée Lauder, Elizabeth Arden, Revlon, Beiersdorf (Nivea), LVMH, O Boticário e Natura 
● Slogan: Because We’re Worth It. 
● Website: www.loreal.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca L’ORÉAL está avaliada em US$ 12.553 bilhões, ocupando a posição de número 43 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2020. Atualmente é a marca de cosméticos mais valiosa do planeta. 

A marca no Brasil 
A L’Oréal ingressou no país em 1939 quando o primeiro agente comercial da empresa, o francês Maurice Bélières, chegou ao Rio de Janeiro e criou a empresa Maurice Bélières e Cia. Ltda. Vinte anos depois, a empresa francesa decidiu se instalar oficialmente no país. Em 1960, inaugurou no Rio de Janeiro sua primeira fábrica em solo brasileiro, então com uma aérea de 1.200 m² e apenas 16 funcionários. No mesmo ano foi lançada a coloração Imédia, que se tornou o produto líder em vendas da marca no país. Nos anos seguintes a empresa lançou produtos inovadores no mercado brasileiro, como por exemplo, a linha Elsève de produtos capilares (1986) e a marca Kérastase (1994), com produtos vendidos exclusivamente nos melhores salões de beleza.
  

Em 2001, a empresa francesa adquiriu por R$ 126 milhões a marca Colorama, líder no segmento popular de xampus, condicionadores e principalmente esmaltes, que colore as mãos das mulheres há mais de 70 anos. A aquisição da Colorama permitiu ao grupo francês a consolidação da sua participação no mercado de cosméticos, especialmente no segmento de esmaltes. A linha de maquiagem foi lançada como Colorama Maybelline New York. Atualmente a Colorama está entre as principais marcas do mercado brasileiro, possuindo em catálogo mais de 80 cores de esmaltes divididas em várias linhas diferentes, que trata e colore as unhas em uma mesma aplicação. Em 2014, a empresa francesa comprou outro ícone brasileiro no setor de cosméticos, a Niely (conheça essa história aqui), tradicional fabricante de produtos para cabelos, cujas principais linhas são Cor & Ton (para coloração dos cabelos) e Niely Gold (xampus e cuidados para os cabelos).
   

A empresa francesa tem 19 marcas distribuídas por uma extensa rede que inclui perfumarias, drogarias, supermercados, salões de beleza, quiosques e e-commerce. As vendas da empresa no Brasil, sétimo maior mercado da L’Oréal no mundo, não param de crescer, superando os R$ 3.5 bilhões anualmente. Hoje, as duas fábricas (Rio de Janeiro e São Paulo) representam um dos mais importantes parques industriais da empresa no mundo.
   

A marca no mundo 
Atualmente o grupo L’Oréal, maior produtor de cosméticos do mundo, conta com mais de 86 mil funcionários, possui mais de 40 fábricas, 145 centros de distribuição, 21 centros de pesquisas, mais de 2 mil produtos em todos os setores relacionados a beleza, e está presente em mais de 150 países. Os maiores mercados da empresa são China, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão. A empresa francesa tem um vasto portfólio composto por mais de 30 grandes marcas internacionais, entre as quais L’Oréal Paris (que vende mais de 50 produtos por segundo), Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm, Maybelline, Garnier, Vichy Laboratories e Kiehl’s. Os produtos profissionais da L’Oréal estão presentes em mais de 100.000 salões de beleza no mundo inteiro. Com faturamento de aproximadamente €28 bilhões (dados de 2020), 25% são gerados por meio do comércio eletrônico. Como a principal empresa de beleza do mundo, a L’Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de beleza, varejo de viagem, varejo de marca e comércio eletrônico. 

Você sabia? 
A Episkin é a empresa do grupo L’Oréal que produz pele humana reconstruída em laboratório para substituir testes em animais. Adquirida pela empresa francesa em 1997, a Episkin é líder mundial em bioengenharia de tecidos para métodos alternativos. 
Desde 1997, a L’Oréal Paris é parceira oficial de maquiagem do prestigiado Festival de Cannes, colocando sua excelência em beleza a serviço do cinema. Além disso, a cada ano, destaca sua experiência em beleza nos bastidores durante a badalada Paris Fashion Week. 
O programa de sustentabilidade da empresa, batizado de Sharing Beauty With All, é uma área nevrálgica para a L’Oréal, que permite que a gigante de beleza contribua com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No Brasil, o programa tem três áreas de foco: combater as mudanças climáticas, transformar a cadeia de valor e promover o protagonismo social. 
Até antes de sua morte, em 2017, Liliane Bettencourt, filha única de Eugène Schueller, era a maior acionista da L’Oréal e uma das mulheres mais ricas do mundo. Sua fortuna foi herdada por sua única filha, Françoise Bettencourt Meyers. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/3/2021

2 comentários:

anne disse...

Como eu faço para entrar em contato com a parte de marketing desta conceituada empresa?
Tenho interesse em participar das propagandas da sua linha de shampoo, tenho certeza de ter
um perfil adequado para representá-la.
Trabalho como modelo, já fiz alguns desfiles para: Água de Coco, Rommanel entre outros.
Gostaria de saber como faço para enviar meu material de trabalho para uma posterior
avaliação.
Nome: Lilianne Castro Meneses
Altura: 1,75 m
Idade: 18 anos
Cútis: Branca
Cabelos: Lisos e Longos (70 cms. Aproximadamente)
Email: lilyxcastro@hotmail.com

Andrea Dias Meirelles disse...

Essa marca é demais, gostei desse descritivo da evolução da Loreal.
Empresa de qualidade se torna grande mesmo.
Andrea Dias Meirelles
www.studiovillashair.com.br