7.5.06

M&M's CHARACTERS

Em 1954, os universalmente amados personagens e o famoso slogan “M&M’s melt in your mouth, not in your hand” (O chocolate que derrete em sua boca, não em sua mão) debutaram no primeiro comercial de televisão da marca. Surgiam assim os dois primeiros personagens, inicialmente batizados de Mr. Plain (Vermelho) e Mr. Peanut (Amarelo). Doze anos mais tarde ocorreu a primeira aparição destes personagens nas embalagens do produto, reforçando o apelo da marca, pois eles tornaram-se cada vez mais conhecidos através de anúncios em revistas e na televisão. Em 1995, mais de meio século depois dos confeitos terem surgido, os consumidores de toda a América do Norte ajudaram a escrever um novo capítulo na história da marca. Um super evento de marketing solicitou aos americanos que votassem, através do telefone 1-800-FUN-COLOR, na nova cor que apareceria na tradicional mistura de M&M’s. A escolha incluía o azul, o rosa, a púrpura ou nenhuma cor. O azul conquistou uma vitória esmagadora, com 54% dos mais de 10 milhões de votos depositados, surgindo assim o personagem Azul.


O ano de 1996 será lembrado por muitos fatos positivos. A campanha de marketing da marca utilizando os personagens animados subiu em popularidade como um foguete para a primeira posição entre mais de 60 campanhas avaliadas pelo tradicional jornal americano USA Today. Os falantes personagens M&M’s são considerados um dos maiores ícones da publicidade americana, alcançando o patamar de personagens consagrados como Mickey Mouse e Bart Simpson.


Em 1997, o primeiro personagem feminino debutou nesse mundo colorido: era a cor verde (batizada de Green), que pela primeira vez ganhava ares e características femininas. Essa multifacetada mulher dos anos de 1990 estrelou um grande número de comerciais populares. A personagem viajou pelos Estados Unidos promovendo a sua autobiografia, “Não Derreto para Ninguém” (“Melt For No One”), e rapidamente alcançou o mesmo status de celebridade de seus colegas masculinos.


No início de 1998, os personagens, que adoram microfones e luzes, se autoproclamaram “Doces Porta-Vozes Oficiais do Novo Milênio”. Como MM significa 2000 em numeração romana, a marca era a única a poder fazer essa associação. E, em novembro desse ano, eles estrearam o primeiro longa-metragem da marca, quando a nova sala de filmes 3D foi inaugurada na loja M&M’s WORLD em Las Vegas. O personagem Laranja, um paranóico obcecado com sua qualidade de ser crocante que faz com que todos queiram prová-lo, foi adicionado a este colorida turma no ano de 1999, como porta-voz do M&M’s CRISPY.


Em janeiro de 2012, durante o intervalo do Super Bowl (final do futebol americano profissional, que possui o segundo mais caro da TV, aproximadamente US$ 4 milhões por 30 segundos), a marca apresentou uma nova integrante para a colorida turma. A personagem, uma senhorita que representa a cor marrom e possui um perfil bem intelectual, foi batizada de Miss Brown (cuja versão animada tem voz de Vanessa Williams). A sexta integrante dessa colorida trupe, é a segunda mascote na versão feminina, unindo-se à verde. Antes da apresentação oficial, a marca já havia criado um Buzz divulgando a silhueta da personagem e realizando ações para estimular o público nas redes socais.


Ao longo dos anos, com o avanço da tecnologia e o surgimento da computação gráfica, os personagens evoluíram, adquirindo uma imagem mais real, viva e com expressões faciais cheias de emoção.


A marca ainda possui os maluquinhos e redondinhos personagens do M&M’s Minis, uma turminha agitada que surgiu em meados da década de 1990.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e EmbalagemMarca), Jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 3/9/2015

Nenhum comentário: