31.5.06

NEUTROGENA


Descamação, rachadura, calosidade, aspereza e falta de flexibilidade são alguns efeitos do ressecamento da pele. Por isso, a marca especialista neste assunto, a NEUTROGENA, traz até o consumidor uma linha completa para tratamento de pele e cabelos. Hidratação, limpeza de pele, tratamentos específicos, xampus, condicionadores e vários outros produtos que fazem você se sentir completamente renovada.

A história
A história de sucesso começou em 1930 quando o empresário americano Emanuel Stolaroff abriu uma pequena empresa especializada em cosméticos chamada Natone, na cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. Inicialmente fornecia produtos especializados para grandes salões de beleza associados ao glamour da indústria cinematográfica de Hollywood. Na década de 40, a empresa começou a fabricar produtos para serem vendidos em supermercados e farmácias, fazendo com que eles ficassem acessíveis também ao público em geral. A história da empresa começou a mudar em 1954, quando, durante uma viagem a Europa, Emanuel descobriu um sabonete transparente de glicerina, desenvolvido pelo químico belga Edmond Fromont, que continha uma fórmula especial que permitia enxágue rápido e fácil, sem deixar resíduos nem afetar o pH da pele (onze minutos depois de lavar o rosto com o sabonete, o pH da pele voltava ao seu normal, apenas 1 minuto a mais do que depois de lavar o rosto com água mineral). Emanuel acreditava que havia mercado para esse sabonete diferenciado nos Estados Unidos e começou a importá-lo e comercializá-lo sob a marca NEUTROGENA, originária do latin “neutralis”, neutro, e “genus”, nascimento.


Utilizou a transparência do sabonete para diferenciá-lo na comunicação do produto, introduzindo-o em lojas de departamento e grandes redes de drogarias. Em 1962 o famoso sabonete era a imagem da empresa que resolveu trocar de nome, adotando oficialmente NEUTROGENA CORPORATION. Em 1967, a empresa, já sob o comando de Lloyd Cotsen, genro do fundador, resolveu promover os benefícios do sabonete NEUTROGENA junto à duas “instituições” respeitadíssimas: os dermatologistas e os hotéis de luxo. O forte e sólido relacionamento entre a empresa e dermatologistas deu ao produto uma posição de destaque no mercado. Milhares de amostras do sabonete NEUTROGENA eram deixadas por uma equipe de representantes nos consultórios de dermatologistas, que os indicavam para pacientes com peles sensíveis. Outras amostras eram cedidas aos hotéis de luxo, que disponibilizavam os sabonetes como brindes aos hóspedes. Devido ao sucesso do sabonete, a NEUTROGENA começou a desenvolver também uma linha de produto voltado para o tratamento dermatológico, como por exemplo, o sabonete antiacne, voltado especificamente para o público adolescente.


Em 1980 a NEUTROGENA ingressou no mercado de tratamento de cabelos com o lançamento de xampus (reparadores de pontas), cremes e condicionadores. Esta década também foi marcada pelo enorme crescimento da marca, e consequentemente do faturamento da empresa. A expansão internacional também ganhou destaque nessa época. No começo da próxima década, xampus e condicionadores desenvolvidos especificamente para cabelos tingidos e com permanente foram introduzidos no mercado, aumentando ainda mais sua linha de produtos. Pouco depois, em 1993, estrearam os limpadores e tonificadores faciais, dando a NEUTROGENA, pela primeira vez em sua história, uma completa linha para tratamento da pele.


Em 1994, o respeito, a credibilidade e o sucesso de NEUTROGENA junto aos consumidores culminaram com a compra da empresa pela poderosa Johnson & Johnson por US$ 924 milhões. Pouco depois, em 1996, os produtos da marca NEUTROGENA passaram a ser comercializados no Brasil, oferecendo soluções efetivas com resultados reais clinicamente comprovados. Neste momento, a marca já estava sendo distribuída em mais de 70 países. Utilizando sua enorme rede de distribuição a nova proprietária fez com que os produtos NEUTROGENA chegassem a novos mercados como Índia, África do Sul e China.


Nos anos seguintes a NEUTROGENA introduziu uma enorme gama de produtos mais sofisticados, relacionados aos cuidados e tratamento da pele e dos cabelos, como forma de concorrer com marcas mais glamourosas, e consolidou sua presença internacional. Para que seus produtos se tornassem extremamente conhecidos, uma ação foi fundamental: a utilização como garotas-propaganda de celebridades e artistas consagradas como Jennifer Love Hewitt, Mandy Moore, Josie Bissett, Julie Bowen, Angie Harmon, Connie Nielsen, Kristin Kreuk, Mischa Barton, Jennifer Freeman, Gabrielle Union, Hayden Panettiere e Susie Castillo. Recentemente a marca assinou um contrato com Vanessa Hudgens para ser sua nova garota-propaganda.


Apesar de oferecer até uma pequena linha de produtos masculinos, a beleza feminina é a especialidade da NEUTROGENA, que desenvolve produtos específicos para cada parte do corpo. Por exemplo, a linha DEEP CLEAN oferece cosméticos para cuidados com o rosto como sabonetes líquidos, gel secativo para espinha, adstringente, esfoliantes, demaquilantes e tônicos para a pele. Quem deseja cuidados a mais encontra produtos para serem usados especialmente durante a noite e hidratantes com protetor solar para usar durante o dia. As opções de cosméticos da marca não param por ai. Na linha para o corpo os cremes de hidratação intensiva ganham destaque, além do bloqueador solar com aerosol refrescante para os dias de calor intenso. Os famosos cremes para mãos e pés deixam o toque mais suave, completando a hidratação da pele. Os cabelos são contemplados com xampus anti-resíduos e uma linha revitalizante para cabelos secos. A marca também oferece uma linha de maquiagem dermatologicamente testada, que protegem e hidratam a pele.


Os slogans
Embrace life with Neutrogena. (2008)
Rethink your lash look. (Clean Lash Tint mascara)
Fazendo o melhor pela sua pele desde 1930. (Brasil)
Seu rosto é a nossa inspiração. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1930
● Fundador: Emanuel Stolaroff
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson
● Capital aberto: Não (Subsidiária)
● CEO: Alex Gorsky
● Presidente: Jim Colleran
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Sabonetes, xampus, condicionadores e cremes
● Concorrentes diretos: Olay, Clearasil e Pond’s
● Ícones: O tradicional sabonete de glicerina
● Slogan: Embrace life with Neutrogena.
● Website: www.neutrogena.com

A marca no mundo
A marca NEUTROGENA é comercializada em mais de 80 países ao redor do mundo, oferecendo uma completa linha que inclui produtos faciais (como cremes antirugas), produtos de cuidados com o cabelo (xampus e condicionadores) e produtos para a pele (sabonetes, entre eles o tradicional de glicerina e antiacne, protetores e bloqueadores solares).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 17/7/2012


Nenhum comentário: