30.5.06

PURINA®


Hoje em dia animais de estimação são encontrados aos milhares em todas as partes do mundo. Cachorros e gatos, principalmente, são como, em muitos casos, membros da família. E alimentá-los bem é uma questão de respeito para seus apegados tutores. Como se sabe, os animais de estimação adoram guloseimas. Mastigar uma saborosa refeição os delicia e diverte. Pura e simplesmente, não conseguem resistir à tentação. E sejamos honestos, os orgulhosos tutores adoram mimá-los. Para matar a fome da cachorrada e dos felinos, em todas as fases da vida, muitos recorrem às rações da PURINA®, que mais parecem receitas assinadas por renomados chefes franceses. Afinal, poucas marcas conseguem satisfazer e divertir os bichanos como a tradicional PURINA®. 

A história 
A empresa foi fundada no dia 8 de janeiro de 1894, à beira do rio Mississippi, na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri, pelo Dr. William H. Danforth, e mais dois sócios, George Robinson e Will Andrews, com o nome de Robinson-Danforth Commission Company. Iniciou comercializando o alimento concentrado Omolene, primeira ração comercial para cavalos e mulas, que na época eram animais vastamente utilizados como meio de transporte. Maud Purina®, a mula de dentes arreganhados e com uma panela de maneira imprópria dependurada em seu rabo, se tornou uma marca registrada popular da marca Omolene. Inicialmente a nova empresa ostentava o lema “Mais barato do que a aveia, mais seguro do que o milho”. Os primeiros produtos eram misturados com uma pá e costurados a mão em sacas de 175 libras (80 quilos), na nova fábrica localizada na cidade de St. Louis.
   

O negócio de ração continuou crescendo, impulsionado e muito pela popular frase “Onde a Pureza é Soberana” (em inglês “Where purity is paramount”), expressão da qual foi cunhada a palavra PURINA®. Em 1898, com o apoio de Albert Webster Edgerly, um produtor de cereais e conhecido guru da área da saúde, que usava o nome de Dr. Ralston, a empresa estreou no crescente mercado de cereais matinais para consumo por seres humanos, com o Purina® Wheat (cereal de trigo). Com isso, em 1902, o nome da empresa acabou sendo alterado para RALSTON PURINA COMPANY, adotando oficialmente o tradicional e mundialmente reconhecido logotipo xadrez vermelho (batizado de Checkerboard). Isto porque, o fundador da empresa (Danforth), se lembrou de sua infância quando uma família de amigos sempre vestia suas crianças com roupas xadrez. A marca registrada firmou-se rapidamente.
   

Quase que de um dia para outro, como se fosse um passe de mágica, o xadrez vermelho e branco começou a aparecer em tudo relacionado com ração e nutrição que levava a marca PURINA®. Dois anos depois, na conceituada Feira Mundial de St. Louis, a empresa começou a adquirir uma elevada reputação pela promoção de produtos inovadores, distribuindo graciosamente sacolas de compras com seu novo logotipo corporativo. Em 1916, a PURINA® introduziu no mercado o Pig Chow, uma ração especialmente desenvolvida para a engorda de suínos. O nome “chow” foi escolhido pelo Dr. Danforth, pois a palavra era usada pelos soldados para designar comida e para diferenciar os produtos PURINA® de todos os concorrentes. Em 1921, a palavra “feed” (ração) foi definitivamente substituída por “Chow®” em todos os alimentos para animais produzidos pela PURINA®. Também foram criadas pastilhas em forma de pequenos cubo com vários ingredientes que revolucionariam o mercado de produtos alimentares para animais.
  

Somente em 1926 a empresa ingressou no mercado de rações para cães, no qual viria a reinar absoluta nas décadas seguintes. Era o surgimento do primeiro alimento seco para cães do mundo, a primeira versão do PURINA® DOG CHOW. Neste mesmo ano, o filho do fundador, Donald, inaugurou o Purina® Pet Care Center, um enorme centro de pesquisa e desenvolvimento de nutrição e bem-estar animal localizado nas redondezas da cidade de St. Louis. A inovação deu origem à expansão, ingressando em novos mercados como Canadá em 1927 (a primeira fábrica de ração foi construída em Woodstock, em Ontário), Europa, América Latina e Ásia nas décadas seguintes. A indústria de ração animal foi revolucionada pela marca, em 1928, com a introdução da primeira ração peletizada (grânulos denominados peletes) chamada Purina® Checkers. Durante o período da Grande Depressão Americana a PURINA® teve uma queda acentuada em suas vendas e, pela primeira vez, operou no vermelho em termos financeiros. Mas os tempos difíceis foram combatidos com a descentralização da produção e muito investimento em propaganda.
   

Em 1935, a empresa inovou mais uma vez ao lançar a Startena, primeira ração seca para desmama de bezerros sem uso de feno. Na década de 1940 a empresa inovou ao lançar um programa de nutrição com alimentos especiais para todas as fases da vida de um cachorro. Em 1942, a empresa alcançou pela primeira vez a venda de um milhão de toneladas de ração. Com isso, o comércio de cereais passou para segundo plano, apesar do êxito de novas marcas, como Wheat Chex® e Rice Chex®. Em 1950, a PURINA® iniciou seus primeiros estudos sobre nutrição de gatos, já prospectando um segmento promissor.
   

Apesar dos revendedores rurais de PURINA® venderem comida para cães de caça e cães de fazenda desde 1926, foi somente em 1957 que a história da empresa começaria a mudar. Isto porque, após cinco anos de intensas pesquisas e formulações, a empresa lançou no mercado o primeiro alimento para cães cozido sob pressão (extrusado) em distintos formatos de kibbles (croquetes). A nova ração, batizada de NEW PURINA® DOG CHOW, era nutritiva e saborosa e foi projetada especificamente para ser vendida em supermercados. O produto ganhou popularidade tão rapidamente que durante algum tempo a empresa não conseguiu fabricar o suficiente para atender à demanda, sendo necessário racionar as vendas para controlar a procura. E o sucesso foi tamanho que, já em 1958, essa ração assumiu a liderança no mercado americano no segmento de ração seca para cães de estimação. PURINA® DOG CHOW ficou ainda mais conhecido na década de 1960 devido as grandes campanhas publicitárias, que utilizaram famosos slogans como “Flavor so rich, nutrition so complete, all you ad is love” e “It’s gotta be the Dog Chow”.
  

A década de 1960 começou com a introdução de boa parte de sua linha de produtos em supermercados e foi seguida por novidades como rações para gatos em 1963 para ajudar a nutrir uma população crescente de gatos nos lares americanos, além do ingresso no segmento de ração para filhotes de cachorro. Os lançamentos continuaram com a introdução da linha Hi Pro e Kitten Chow, primeiro alimento seco para gatos, especialmente formulado para um crescimento mais rápido e saudável. Ainda nesta década a marca ganhou enorme popularidade nos Estados Unidos com uma campanha publicitária extremamente bem sucedida que retratava uma pequena menina e vários bezerros.
  

Na década de 1970, a empresa continuava a crescer e inovar, introduzindo a primeira ração para aves de alto teor energético e a High-Octane (H-O), rações para suínos com adição de gordura e níveis aumentados de aminoácidos. Nos anos seguintes novos produtos foram introduzidos no mercado, como por exemplo, uma nova forma de ração resistente a condições atmosféricas, chamada Sup-R-Blocks. Em 1986, a PURINA® vendeu sua divisão de ração para a área da agricultura (que incluía alimentos para suínos, equinos, bovinos, entre outros), para se dedicar melhor ao crescente mercado de alimentos para gatos e cachorros de estimação. Na década de 1990 a empresa se desfez também da divisão de alimentos, extremamente conhecida por seus biscoitos e cereais, passando a concentrar seus esforços unicamente no segmento Pet Care. Mas também adquiriu em 1995 a Golden Cat Corporation, líder no segmento de areias higiênicas para gatos no mercado americano com a marca TIDY CATS (conheça essa outra história aqui), criada em 1964.
   

Exatamente no dia 12 de dezembro de 2001 a empresa foi adquirida pela poderosa Nestlé (conheça essa outra história aqui) por impressionantes US$ 10.3 bilhões formando assim a Nestlé Purina PetCare Company, maior empresa desse segmento no mundo. Com essa união, a divisão Pet Care da Nestlé, que possuía marcas tradicionais e estabelecidas no mercado como Alpo, Friskies (conheça essa outra história aqui) e Fancy Feast, passou à contar com toda a experiência e chancela da PURINA®. Nos anos seguintes, utilizando a força de distribuição da empresa suíça, a PURINA® introduziu muitas novidades no mercado, entre as quais, as comidas semi-úmidas para gatos. Além disso, aprimorou as fórmulas dos produtos já existentes, por meio de pesquisas e estudos realizados em seus modernos centros de pesquisa e desenvolvimento.
  

Em 2018, com uma base sólida de ciência, a empresa criou o PURINA® INSTITUTE, uma organização profissional global com a missão de promover a ciência nutricional para ajudar os animais de estimação a terem vidas melhores e mais longas. O Instituto Purina® procura elevar o tema da nutrição de animais de estimação com os veterinários para conduzir conversas com os tutores de animais sobre o importante papel que a nutrição com base científica desempenha na saúde geral dos seus bichinhos. O Instituto é parceiro dos mais respeitados cientistas de animais, nutricionistas e líderes de pensamento do mundo, na vanguarda da ciência mais recente e descobrindo avanços poderosos, revelando o poder da ciência nutricional para ajudar milhões de animais de estimação.
  

PURINA® foi a primeira a criar uma dieta terapêutica rica em proteínas e com menos carboidratos para o manejo nutricional de gatos com diabetes. Foi a primeira a aplicar nutrição de nível molecular a uma dieta terapêutica, desenvolvendo um alimento para cães que sofrem de artrite. Foi também pioneira ao utilizar carne fresca como o ingrediente principal em suas rações. E esses são alguns do pioneirismo da PURINA® no segmento de nutrição animal. Além disso, todas as rações que levam a marca PURUNA® são 100% balanceadas com produtos adequados para cada tipo de animal. Por exemplo, a ração PURINA® é produzida especificamente para atender as necessidades de filhotes, raças pequenas, raças de médio e grande porte e adulto sênior. Por toda essa inovadora e rica história, quem deseja alimentar seu bichinho de estimação com qualidade e requinte, a melhor dica é PURINA®, que há quase um século, tem ajudado milhões de tutores de animais a garantir que seus adoráveis cães e gatos tenham uma vida mais longa, saudável e feliz.
  

Atualmente a empresa é proprietária de marcas estabelecidas e que detém à confiança de milhões de consumidores, entre as quais Alpo, Beneful, Cat Chow, Dog Chow, Puppy Chow, Fancy Feast, Friskies, Purina® Gourmet, Mighty Dog, Purina® Pro Plan, Purina® ONE, Purina® Felix, Tidy Cats, Beggin’, Bonio e Purina® Dentalife (que oferece um cuidado oral diário com sabor e formato de petisco, para ajudar a manter a rotina diária de higiene oral de forma mais fácil e torná-la um momento divertido e saboroso). Além disso, a marca oferece a PURINA® PRO PLAN VETERINARY DIETS, uma linha de rações que necessitam de prescrição médica, desenvolvida para gatos e cachorros que apresentam problemas de saúde no trato urinário, diabetes, problemas cardíacos e outras doenças como artrite e até alergias.
  

A linha do tempo 
1932

Lançamento no Reino Unido do BONIO, deliciosos biscoitos e snacks para cachorros, que anos mais tarde faria parte do portfólio da PURINA®. 
1963 
Lançamento da PURINA® CAT CHOW, primeira ração para gatos do mundo produzida por extrusão, que se transformou de imediato na mais vendida no mercado americano. 
Lançamento da PURINA® PUPPY CHOW, ração criada ao perceber que os filhotes precisavam de proteína e nutrientes adicionais na sua alimentação. Se tornou o produto especificamente direcionado para filhotes de cachorro mais vendido do mercado americano. 
1971

Lançamento da TENDER VITTELS, uma comida úmida e pastosa para gatos, inaugurando assim uma nova categoria de produto. 
1973

Lançamento da MIGHTY DOG, comida úmida para cães em lata, criada pela empresa Carnation, que viria a ser adquirida pela Nestlé e posteriormente incorporada a PURINA® em 2001. 
1974

Lançamento da ração para gatos MEOW MIX (conheça essa outra história aqui), nos sabores de galinha, peru, salmão e filé de peixe, que se tornou muito famosa pelo slogan “Tastes so good cats ask for it by name” e pelo personagem Baxter - The Cat, além de suas inúmeras promoções com slogans criativos como “Give Us A Jingle”. A marca foi vendida em 2006. 
1982

Lançamento da FANCY FEAST, uma linha de comida enlatadas úmidas para gatos. O novo produto surpreendeu o mercado por oferecer latinhas com pequenas porções, evitando desperdício do alimento. A marca foi criada pela Carnation, empresa que seria adquirida pela Nestlé. 
1986

Lançamento da PURINA® ONE (abreviação de “Optimal Nutrition Enhancement”), uma linha de rações para gatos e cachorros desenvolvida e produzida utilizando ingredientes naturais.

Lançamento da marca PURINA® PRO PLAN, responsável por desenvolver a categoria de alimentos super-premium (preço e qualidade extremamente superior). A nova linha de produto continha fórmula especialmente desenvolvida para cada fase do crescimento de cachorros e gatos. Além disso, a PURINA® desenvolveu um processo inovador que permitia utilizar carne verdadeira como ingrediente número 1 na ração PRO PLAN. 
1988

A linha PURINA® VETERINARY DIETS introduz a HA-Hypoallergenic Canine Formula, que através da utilização de uma proteína, se tornou a primeira ração hipoalergênica para cachorros. 
1993 
Lançamento da PURINA® BEGGIN’ STRIPS, uma linha de petiscos para cachorros que se parecem com tirinhas de bacon (incluindo o aroma). 
2000 
Depois de mais de quatro anos de rigorosas pesquisas em instintos caninos, foi lançada a PURINA® SECONDNATURE®, material (na verdade pequenos pedaços de um papel super absorvente e que elimina odor) para ser colocado em uma caixa para que o filhote de cachorro faça suas necessidades e demarquem seu território, assim como os gatos fazem com as caixas de areia. 
Lançamento da PURINA® VETERINARY DIETS DM-DIETETIC MANAGEMENT FELINE FORMULA, que proporcionou aos veterinários cuidarem de gatos diabéticos por meio de uma dieta inédita com alto teor de proteínas e baixo teor de carboidratos. 
2001

Lançamento da PURINA® BENEFUL, uma nova linha de ração que proporciona ao cão uma refeição muito saborosa e completa graças aos seus ingredientes nobres como carne, vegetais e cereais variados. 
2006

Lançamento da FANCY FEAST ELEGANT MEDLEYS, uma linha de comidas para gatos inspirada nos cardápios de restaurantes sofisticados, que utilizavam ingredientes nobres como peito de frango, salmão, peru e atum amarelo misturados à molhos requintados. 
2007 
Lançamento da PURINA® FORTIFLORA NUTRITIONAL SUPPLEMENT, o primeiro suplemento nutricional probiótico que também é altamente palatável e fácil de usar. 
2009

Lançamento da PURINA® CHEF MICHAELS CANINE CREATIONS, uma completa linha de rações para cães á base de carne (frango, peru, porco e carne bovina) preparada com ingredientes selecionados disponível nas versões seca ou úmida. 
2011

Lançamento da PURINA® ONE BeyOnd, uma linha de rações ultra-premium para cães e gatos que utiliza somente ingredientes de alta qualidade e naturais (como carne, cenoura, espinafre, maçãs e tomates), além de ser enriquecida com vitaminas e minerais. 
2014 
Lançamento da PURINA® REVENA, um novo conceito de alimentação premium superior, desenvolvido com um ótimo equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gorduras, altos níveis de prebióticos (inulina) e uma seleção especial de ingredientes de alta qualidade, como frutas tropicais do Brasil e arroz integral, para oferecer um alimento de alta qualidade para os cães. 
Lançamento do serviço PURINA® JUST RIGHT, que permitia aos proprietários de cães, com a ajuda de profissionais, personalizarem o alimento para seus animais. Para isso, bastava acessar o site (JustRightPetFood.com), responder a algumas perguntas sobre o cão (como por exemplo, idade, nível de atividade, raça, condição corporal, etc.) que os especialistas da PURINA® iriam criar uma ração personalizada para atender as necessidades específicas desse cão e enviá-la para casa do consumidor. O serviço, apesar de inovador, foi descontinuado. 
2016 
Lançamento da PURINA® PRO PLAN NEUROLOGIC CARE, ração balanceada , indicada para ajudar a suportar a função cerebral e a função cognitiva nos cães. É indicada para o controle da epilepsia idiopática, síndrome da disfunção cognitiva e sinais neurológicos relacionados ao envelhecimento. 
2020 
Lançamento da PURINA® BEYOND NATURE’S PROTEIN, nova linha de rações para cães e gatos feita a partir de proteína de larva de mosca, milho e feijão de fava, em alternativa à carne. 
2021 
Lançamento da PURINA® PRO PLAN LiveClear, primeiro alimento para gatos do mercado que reduz os alérgenos ativos (causadores de alergia) presentes nos pelos.


Os centros de pesquisas 
Para desenvolver produtos eficientes e que correspondam à alta expectativa dos consumidores em relação à marca, a PURINA® possui e investe em uma moderna e gigantesca estrutura de pesquisa instalada no Nestlé Purina® Petcare Center, localizado nas cidades de St. Joseph e St. Louis, no estado americano do Missouri. Os estudos sobre nutrição de animais de estimação nos centros de pesquisa da PURINA® começaram em 1926. O moderno complexo de 12 prédios localizado em um terreno de 337 acres a 45 milhas a sudoeste de St. Louis aloja mais de 800 cães e 700 gatos, além de 500 cientistas, incluindo nutricionistas, veterinários, comportamentalistas e engenheiros de alimentos, que pesquisam desde o estudo das causas da obesidade nos animais de estimação até à descoberta de como ajudar a prolongar os anos saudáveis de um animal de estimação. É a maior e mais antiga instalação deste tipo do mundo dedicada exclusivamente à pesquisa sobre nutrição e cuidados com animais de estimação. Vale ressaltar, que os filhotes de cães que não são necessários para os estudos sobre nutrição são colocados à disposição para adoção pelos funcionários da PURINA®, suas famílias e amigos.
  

Tais centros contam com especialistas e veterinários que se dedicam continuamente e suas descobertas são publicadas em artigos científicos em todo o mundo. É por meio desses centros de pesquisa que a empresa desenvolve novas tecnologias e processos para que os alimentos atendam às diferentes características de cães e gatos, além de garantir o sabor, odor e textura adequados. Isso porque os animais de estimação têm necessidades nutricionais diferentes, que podem ainda variar de acordo com a espécie, tamanho, fase da vida, estado fisiológico ou nível de atividade. É por isso, que ao longo de todos esses anos de existência, a PURINA® produz alimentos de alta qualidade, completos e balanceados, que contém os nutrientes específicos para cada um deles.
  

Além dessa base de operações, a empresa também possui pesquisadores na França, China, Austrália e Argentina. Já a Nestlé Purina® Brasil foi a primeira fábrica da empresa na América Latina a manter na própria unidade um Centro de Pesquisas de Alimentos para cães e gatos. Com aproximadamente 100 animais, realiza diariamente testes de palatabilidade (sabor) e digestibilidade (o quanto o animal aproveita aquilo que é digerido). Isto significa que por ano os cientistas realizam mais 33.000 testes de palatabilidade, com o intuito de comprovar o excepcional sabor dos produtos. Além disso, os pesquisadores e cientistas demonstraram, em um revolucionário estudo - batizado de Life Plan - de 14 anos de duração, que é possível ajudar os cães a terem até dois anos a mais de vida saudável.
  

A outra PURINA® 
O nome PURINA® também é utilizado pela empresa Purina® Mills, subsidiária da cooperativa Land O’Lakes Inc., mais conhecida pela produção de suas manteigas, queijos e molhos. A Purina® Mills, divisão de ração para a área da agricultura, foi vendida em 1986 pela PURINA® e se tornou uma empresa independente, que atualmente produz rações para cavalos, porcos, bois, ovelhas, cabras, veados, coelhos, peixes, galinhas e outras aves. Apesar de utilizar o mesmo nome de marca e o tradicional Checkerboard, a identidade visual da Purina Mills® apresenta tipografia e formação de elementos diferentes (incluindo o slogan “Feed Greatness”), como mostra a imagem abaixo.
    

A evolução visual 
Durante toda a história da marca PURINA® o tradicional logotipo, conhecido popularmente como “Checkerboard” e adotado oficialmente em 1902, sofreu algumas alterações, incluindo a tipografia de letra. Após algumas mudanças, em 1998 a nova identidade visual da marca apresentou o tradicional símbolo (mantido do lado esquerdo) com o nome PURINA® em um fundo preto e com nova tipografia de letra.
  

Em 2023, a PURINA® apresentou sua nova identidade visual, que passou por uma remodelação mais ousada. Além de uma nova tipografia de letra (mais arredondada e que ainda continua sob fundo preto), foi adicionado um segundo fundo, agora em vermelho, especialmente na área do Checkerboard e abaixo do fundo preto.
  

Os slogans 
Your Pet, Our Passion. (2004) 
Advancing Life. (2003) 
Redefining the possible. (1999) 
Helping pets live longer, healthier lives. (1985) 
The most trusted name in pet food. (1983) 
A plus in energy – A plus in savings. (1981) 
Purina knows what cats love most and it comes in a little blue can. (1975) 
Purina – Where Purity Is Paramount. (1902)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 8 de janeiro de 1894 
● Fundador: William Danforth, George Robinson e Will Andrews 
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Nestlé Purina PetCare Company  
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.) 
● CEO: Nina Leigh Krueger 
● Faturamento: US$ 19.2 bilhões (2022) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 15.000 
● Segmento: Nutrição animal 
● Principais produtos: Ração animal, produtos veterinários e acessórios 
● Concorrentes diretos: Mars Petcare, Big Heart Pet Brands, Hill’s Pet Nutrition, Spectrum Brands, J.M. Smucker Co., Hartz e Wellness Pet Company 
● Ícones: O logotipo xadrez vermelho e branco 
● Slogan: Your Pet, Our Passion. 
● Website: www.purina.com.br

A marca no Brasil 
A PURINA® chegou oficialmente ao Brasil em 1967, atuando no ramo das rações agropecuárias. Em 1973, lançou a KANINA, seu primeiro alimento para cães, que oferecia deliciosas combinações para deixar os animais felizes e saudáveis. Inicialmente, o produto era direcionado somente a fazendeiros e criadores. Somente em 1977 decidiu ampliar a distribuição do produto, procurando contato mais direto com o consumidor. BONZO, sua ração mais conhecida, chegou às lojas especializadas em 1978. E como de costume, se tornou um enorme sucesso de vendas.
   

Nos anos seguintes a PURINA lançou no mercado inúmeras linhas de rações para gatos e cachorros, além de novidades como DOGUITOS®, que oferece deliciosas opções de petiscos caninos feitos com carnes com sabores e formatos irresistíveis como picanha, linguiça, filés e medalhões; e PURINA® GATSY, alimento que além de saboroso, possui ingredientes que seu gato precisa para se manter saudável como carne, vitaminais e minerais. Hoje em dia a PURINA® oferece uma completa e diversificada linha de alimentos para gatos e cachorros, que engloba aproximadamente 120 produtos. A empresa conta com uma moderna fábrica em Ribeirão Preto (interior de São Paulo) para alimentos secos e outra unidade fabril, também em Ribeirão Preto, que ocupa uma área de 8 mil m² para todas as linhas de alimentos úmidos, além de um Centro de Distribuição com atuação em todo o território nacional.
  

A marca no mundo 
Atualmente a marca líder no setor de alimentos secos para animais no mercado americano e pioneira na investigação e estudos sobre nutrição, saúde e comportamento animal, opera mais de 35 fábricas ao redor do mundo (21 delas somente nos Estados Unidos), conta com mais de 15.000 funcionários e vende seus produtos em mais de 100 países, com faturamento de US$ 19.2 bilhões em 2022. A marca PURINA® tem penetração de 60% nos lares americanos, alimentado 46 milhões de cães e 68 milhões de gatos por ano. A empresa também é líder na produção de areias para gatos nos Estados Unidos e Canadá, incluindo a marca Tidy Cats. A Purina® PetCare é a segunda maior categoria em faturamento da Nestlé, depois dos cafés. A sede mundial da PURINA®, localizada em St. Louis, no estado do Missouri, é conhecido popularmente como Checkerboard Square. 


Você sabia? 
Através de mais de 50 mil pontos de venda, cerca de 2 milhões de produtores lucram com os benefícios da pesquisa e tecnologia incorporadas às rações PURINA®. 
A maior concorrente da PURINA® no mundo é a Mars Petcare, proprietária de marcas famosas como Whiskas (conheça essa outra história aqui), Pedigree (saiba mais dessa história aqui) e Royal Canin (conheça essa história aqui). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/10/2023 

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Um comentário:

Unknown disse...

Sou produtor do programa Canta Cidade que é exibido pela TV Maringá ( BAND) todos os sábados de manha e transmitido pelas tv's a cabo Net e Smtv e pelo nosso site onde os internautas pode conferir nosso programa www.cantacidade.tv.br .
bem neste ano de 2009 a partir de fevereiro estaremos exibindo em nosso programa o quadro canta cidade no mundo animal o qual já esta sendo gravado caso acha enterres de conhecer o quadro já temos uma mostra , bem estamos enviando este e-mail para solicitar a vossa parceira neste projeto de grande valor em nossa cidade e região estamos contando com apoio da SPAM SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS DE MGÁ onde junto estaremos levando aos telespectadores tudo sobre o mundo animal .
Aguardamos um respostas de vocês o mais breve possível sendo que a primeira exibição do quadro já esta marcado para dia 07.02.09 .

Obrigado

Junior Arneiro...