25.5.06

SADIA - LEQUETREQUE

A simpática e desajeitada mascote da marca, um frango veloz chamado Lequetreque, foi criada em 1971 pelo publicitário Francesc Petit da agência de publicidade paulista DPZ. Como parte de uma campanha publicitária para a introdução do frango defumado, que já vinha temperado e, por isso, podia ir direto ao forno reduzindo o tempo de preparo (foi aí que surgiu a ideia de usar a ave como mascote), o comercial de estreia na televisão utilizava o slogan “O frango mais veloz do mundo” com a sua famosa mascote, que mais tarde se tornou o porta-voz oficial da SADIA. Em animação a traço, ainda na TV preto e branco, o primeiro filme mostrou o carismático franguinho socorrendo uma dona de casa em apuros com o jantar. A empatia com o público foi imediata e o frango defumado SADIA virou um sucesso de vendas.


Anos depois, em 1985, o nome do personagem, que usa capacete e óculos de motoqueiro, foi escolhido em um concurso aberto aos consumidores. O nome “Lequetreque” inventado por uma consumidora serviu como uma luva para sua personalidade terna e ao mesmo tempo espevitada. A partir desse momento, a imagem de qualidade e pureza da marca SADIA passava a ter um mensageiro inesquecível. Com o passar do tempo, o personagem se transformou em um ídolo com forte carisma, presente em grande parte das campanhas publicitárias da marca. E graças à sua popularidade, às vezes chegava até ser confundido com personagens dos desenhos animados. Sua personalidade ágil está vinculada com os produtos da linha instantânea e com a tecnologia que a empresa desenvolveu para o peru de Natal: um pino vermelho que, por meio de um termostato, salta quando a ave está no ponto ideal, evitando que se perca tempo e que a refeição fique excessivamente assada. Ao longo dos anos, as linhas básicas do desenho foram ganhando contornos mais rebuscados, proporcionando ao personagem um corpo mais definido, penas de aspecto mais sedoso, capacete com design moderno, além de outros detalhes, como a mudança, em 2005, das cores das faixas (antes vermelho e amarelo) de seu capacete para verde e amarelo, remetendo a bandeira do Brasil.


No primeiro semestre de 2007, a SADIA lançou uma de suas maiores campanhas e apresentou a nova versão da mascote SADIA em 3D (três dimensões), para acompanhar a evolução dos novos tempos. Com o slogan “Para uma Vida Mais Gostosa Sadia”, a campanha refletia os principais valores atribuídos à marca pelo consumidor e tudo o que ela representa no dia à dia de cada um. A mascote foi produzida pela DPZ em parceria com a Laruccia Animações e Efeitos, empresa de animação especializada no desenvolvimento de personagens, responsável também pelas ilustrações das antigas versões da mascote, utilizando alta tecnologia de computação gráfica. O personagem em formato 3D demorou praticamente um ano para ficar pronto devido à riqueza de detalhes dos traços do desenho. De visual novo, passou a ser chamado somente de Mascote Sadia, reforçando ainda mais a marca e consolidando-se dentro do novo momento do mercado. Há mais de quatro décadas o personagem encanta gerações e gerações de consumidores com sua simpatia, vivacidade e jeito estabanado.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

-
Última atualização em 12/7/2015

6 comentários:

Kallanda disse...

AAAAAHHHHHHH Lequetreque sou sua fã viu!!?!? Hummmmm ainda bem que eram esboços...hahahaahhaha Agora vc tah gato!!!
Bjsss..

Anônimo disse...

Há um tremendo engano, pois estes esboços foram feitos pelo desenhista Daniel Messias, que nos anos 70 e 80 trabalhou com o personagem e coube mais tarde ao desenhista Alexandre Calheiros ( conhecido como Caldeirão ) reformular o personagem que aparece na arte em cores.

Anônimo disse...

Repondo a verdade: os eboços acima são, de fato,do designer de animação Daniel Messias, realizados lá pelos anos 80.O personagem evoluiu muito a partir desses desenhos, até o momento em que o Petit resolveu ( até hoje não se sabe por que razão)fazer o personagem "involuir",voltando às suas origens, quando foi criado, em 1970, por um cartunista da DPZ, se não me falha a memória,Reidl. Na minha opinião, um retrocesso evidente que pode até ser avaliado pelos próprios desenhos expostos.

Anônimo disse...

Na minha opinião, houve um equívoco ao escolher esse nome. O FRANGO DA SADIA seria a melhor opção de nome já que está mais popularizado com seu consumidor.

Alexandre disse...

Lequetreque foi um nome escolhido por concurso. Na época participei com duas sugestões:
1. Galo Inácio, o galináceo da Sadia
2.AVElino, o frango da Sadia.

Advinhem se ganhei???

Anônimo disse...

Lequetreque ?????????????????????????
Nunca tinha ouvido falar. Garanto que a grande maioria da população também não, bem, talvez os que deram o nome.
.. A propósito: conheço este simpático franquinho desde sempre por...... franguinho da sadia......

JJ