23.5.06

SCHWEPPES


Se você é um apreciador de drinques, então provavelmente já provou um dos refrigerantes mais antigos do mundo. Até em drinques mais sofisticados, dificilmente SCHWEPPES não está presente. Sua linha de produtos é consumida pura ou misturada a alguma outra bebida, e é exatamente esta versatilidade que faz da marca uma das mais consumidas do mundo por pessoas modernas e sofisticadas, que buscam um sabor diferenciado e especial.

A história
A história da marca mais antiga de refrigerante do mundo começou quando Johann Jacob Schweppe, um joalheiro bem-sucedido, alemão de nascença, mas naturalizado suíço, e cientista e químico amador nas horas vagas, se inspirou em Lavoisier para iniciar estudos e pesquisas, sem muita pretensão, que envolviam gás e água. Até que em 1783 ele descobriu um método de produzir água carbonatada (água com altos teores de gás carbônico) em escala comercial. O novo produto recebeu o nome de seu criador com uma pequena adaptação no final, que remetia ao som de sua efervescência: SCHWEPPES. O rótulo do produto indicava que SCHWEPPES não era uma bebida qualquer, era “The Gentlemen’s Choice”. O produto foi um sucesso praticamente instantâneo e alguns anos depois Jacob se mudou para Londres apostando em um refrigerante muito mais valioso: a SCHWEPPES SODA. A empresa J. Schweppe & Co. inaugurou sua primeira fábrica na cidade de Londres somente em 1798, cuja intenção era desenvolver seu negócio e produzir em larga escala o novo refrigerante. Nesta época SCHWEPPES já tinha uma embalagem bastante inovadora, uma garrafa oval de vidro verde com o nome da marca em alto relevo.


A bebida diferente e sofisticada rapidamente conquistou o paladar das pessoas mais elegantes da época, especialmente depois de ser recomendada pelos médicos para alguns problemas de saúde, aumentando assim a popularidade e confiabilidade do produto. A realeza se identificou tanto com a bebida, que a rainha Vitória condecorou SCHWEPPES em 1851 com uma alta honraria, tornando-a fornecedora oficial da Coroa Britânica de água mineral e soda. Em 1870, a fábrica aumentou sua linha de produtos, passando a produzir também SCHWEPPES TONIC, água com altos teores de gás carbônico e um toque de quinino, chamada também de “água tônica indiana”, pois, a idéia de colocar quinino na bebida nasceu dentro das fileiras do exército indiano como forma de combater a malária; e SCHWEPPES GINGER ALE, com leve toque de gengibre. Em 1877, na cidade de Sydney na Austrália, a empresa instalou uma pequena unidade fabril e, em 1884, outra em Nova York. Era o começo de uma expansão internacional para levar seus produtos a outros países. Depois de se converter em sociedade anônima no ano de 1897, a empresa criou em 1923 uma subsidiária para cuidar do desenvolvimento da marca nos mercados estrangeiros.


Com incentivo do governo inglês, as exportações para os Estados Unidos dobraram no ano de 1949. Pouco depois, em 1951, a empresa inaugurou uma nova fábrica na ilha de Malta, reforçando ainda mais sua presença no exterior. A partir deste momento a expansão global da marca SCHWEPPES seria extremamente acelerada, especialmente no mercado americano. Em uma campanha publicitária realizada ainda nesta década, o carismático Comandante Whitehead, um veterano da Marinha Real Britânica com seus cabelos grisalhos e barba imponente, descrevia o sabor borbulhante e efervescente como “Schweppervescence” (expressão que significa algo como “Efervescência da Schweppes”). O personagem, que afirmava que as notáveis bolhas duravam no copo enquanto tivesse drinque, faria parte da comunicação da marca por 18 anos. Na década de 1960, a marca se tornou ainda mais popular quando lançou a famosa campanha “Schhhhhh....Schweppes”, palavra onomatopéia que imitava o som muito parecido quando uma garrafa de SCHWEPPES era aberta e o gás escapava.


No final desta década, em 1969, a SCHWEPPES Ltda. fundiu-se com a empresa britânica Cadbury Group Ltda., formando assim a CADBURY SCHWEPPES. Nos anos seguintes a marca SCHWEPPES ganhou ainda mais força e distribuição no mercado internacional. No Brasil, os produtos da marca foram introduzidos em 1991, com o lançamento da SCHWEPPES TÔNICA. Internacionalmente, no mês de julho de 1999, a marca SCHWEPPES foi parcialmente adquirida por US$ 700 milhões pela The Coca-Cola Company para distribuição em países da América Latina, África e Ásia. Ainda neste ano o produto ganhou uma nova identidade visual com a reformulação do seu rótulo, embalagens e logotipo. Logo depois, em abril de 2000, Água Tônica, Club Soda e Citrus passaram a serem produzidos no Brasil pela Companhia de Bebidas Ipiranga, fabricante da Coca-Cola em Ribeirão Preto e distribuídos em todo território nacional. Nos anos seguintes a SCHWEPPES lançou no mercado novos produtos com sabores únicos e diferenciados, ampliando assim ainda mais seu portfólio e as possibilidades de consumo. Além da extensão da linha de produtos, SCHWEPPES também ganhou uma nova garrafa, com design e grafismo mais modernos.


Em 2013 a marca completou 230 anos de uma rica história. Em sua tradicional lata amarela com design clássico está escrito 350ml, como em qualquer outra latinha. Mas basta uma simples pesquisa para constatarmos que na verdade cada lata de SCHWEPPES carrega dentro, muitos mais que um líquido, mas um conteúdo gigante e rico com nada menos que 230 anos de história. O primeiro refrigerante que o mundo teve conhecimento continua se destacando pelo seu toque amargo e sabor sofisticado, que atravessaram com elegância mais de dois séculos e provaram que o clássico realmente nunca sai de moda. No Brasil, para comemorar tal data, a marca lançou embalagens comemorativas que resgatam a rica história de SCHWEPPES. Inspirada em na impecável publicidade antiga da marca, as embalagens comunicam a elegância conquistada pela bebida desde o seu lançamento.


A linha do tempo
1870
Lançamento da SCHWEPPES TONIC (água tônica) e da SCHWEPPES GINGER ALE (com extratos naturais de gengibre).
1935
Lançamento da SCHWEPPES com gás e limão.
1957
Lançamento da SCHWEPPES BITER LEMON (com suco de limão).
1965
Lançamento da SCHWEPPES SLIMLINE, versão com redução de açúcar.
1986
Lançamento da SCHWEPPES ORANGE (com sabor de laranja).
1992
Lançamento da SCHWEPPES na versão Light, sem açúcar.
1999
Lançamento no Brasil da SCHWEPPES CITRUS (sabor mix de maçã, laranja e grapefruit).
2002
Lançamento no Brasil da SCHWEPPES CITRUS LIGHT.
2006
Lançamento da SCHWEPPES TÔNICA LIGHT.
2007
Lançamento da SCHWEPPES GRAPE (uva) e da SCHWEPPES PEACH (pêssego).
2012
Lançamento no Brasil da SCHWEPPES GRAPE FUSION (mix de goiaba e uva verde).


Os sabores
A SCHWEPPES pode ser encontrada em vários sabores (são mais de 50 tipos diferentes, dependendo do mercado): citrus (a mais comum), água tônica (também na versão light), club soda (muito utilizada em drinques), ginger ale (com toque de gengibre), laranja, coco, uva, framboesa, wildberry, abacaxi, cereja, frutas vermelhas (Red Fusion), Green Fusion (mistura de pera, limão, maçã e kiwi), Grape Fusion (mix de goiaba e uva verde), Bitter Lemon (suco de limão com quinino), Ricqlès (com menta natural) e até suco de tomate (Tomato Juice). No Brasil estão disponíveis apenas os quatro primeiros sabores, além do recém-lançado Grape Fusion.


A evolução visual
O tradicional logotipo da SCHWEPPES foi sendo levemente modificado no decorrer dos anos, porém sempre manteve sua forma e característica original. A fonte da juventude (em original Fountain of Youth) que aparece no logotipo da marca é uma homenagem à fonte presente no Crystal Palace, em Londres, quando a bebida foi apresentada, no ano de 1851, durante a “Grande Exibição”, exposição em que se apresentavam as grandes descobertas tecnológicas da Revolução Industrial. Essa fonte, ao invés de água, bombeava a efervescente soda SCHWEPPES, que também tinha a fama de revigorar os sistemas do corpo. A fonte se tornou tão famosa que desde então aparece no logotipo e nas embalagens da SCHWEPPES.


A SCHWEPPES, em virtude de licenciamento e propriedades diferentes em algumas partes do mundo, utiliza identidades visuais distintas dependendo do mercado. Apesar disso, todas mantem características em comum: tipologia de letra, cor amarela e a tradicional fonte da juventude.


Os slogans
Mix with the best. (2009)
Pleasure of mixing. (2008)
Just a little bit more bite. (2003)
Clean, crisp and just a little more taste. (1999)
Schhh! You-Know-Who. (1962)
Schweppervesence. (1946)
Separando meninos dos homens desde 1783. (2011, Brasil)
Pura ou com os amigos. Mas sempre em grande estilo. (2006, Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1783
● Fundador: Johan Jacob Schweppe
● Sede mundial: Plano, Texas
● Proprietário da marca: Dr. Pepper Snapple Group e The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Larry Young
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Refrigerantes cítricos, club soda e água tônica
● Concorrentes diretos: Canada Dry, Seagram’s e Água Tônica Antarctica (Brasil)
● Ícones: A fonte da juventude
● Slogan: Mix with the best.
● Website: www.schweppes.com.br

A marca no mundo
Os produtos com a marca SCHWEPPES são vendidos em mais de 180 países ao redor do mundo, e, em sua grande maioria são líderes de mercado com 80% de participação no segmento. Os países nórdicos (Noruega, Islândia, Finlândia, Suécia e Dinamarca), além da Espanha, França, Bélgica, Reino Unido e dos Estados Unidos, são os maiores consumidores dos produtos da marca SCHWEPPES.

Você sabia?
Atualmente a marca SCHWEPPES pertence à The Coca-Cola Company em 50 países (incluindo América do Sul, Europa e alguns países da Ásia) e a Dr. Pepper Snapple Group nos Estados Unidos, Canadá e outros mercados.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/5/2013

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