29.5.06

TNT


Transmissões ao vivo de eventos populares e shows musicais; filmes clássicos onde o drama e o suspense prevalecem; séries de sucesso arrasador como The Mentalist, Falling Skies, Law & Order e Cold Case, além de eventos especiais como o Oscar®. Tudo isso faz parte da programação do canal por assinatura TNT, onde ingredientes como drama, romance, aflições, angústias, e claro, uma boa dose de humor, são elementos principais para a construção de histórias marcantes e personagens memoráveis, que conquistaram milhões de telespectadores no mundo inteiro. 

A história 
O canal Turner Network Television – conhecido popularmente como TNT - foi lançado oficialmente no dia 3 de outubro de 1988 nos Estados Unidos pela Turner Inc., tendo o magnata da mídia Ted Turner como grande mentor. O canal estreou com a transmissão do memorável filme “E o Vento Levou” (no original em inglês “Gone with the Wind”), que teve seus direitos adquiridos por Ted Turner por ser o seu predileto. Inicialmente o novo canal de televisão por assinatura transmitia filmes antigos (do acervo da Turner e do estúdio MGM). Nesta época o canal recebeu algumas críticas por apresentar filmes antigos (gravados em preto e branco) nas versões coloridas. Depois foram adicionadas a sua programação minisséries, séries originais, eventos ao vivo e transmissões especiais. Em pouco tempo o TNT começou a se especializar em reapresentações de famosas séries antigas e programas originais. O canal também começou a transmitir jogos da Liga Profissional de Basquete Americano (NBA), aumentando e muito sua audiência e diversificando sua programação.


Em 1990, o canal adquiriu parte dos direitos de transmissão da Liga Profissional de Futebol Americano (NFL), mais um importante fator para aumentar sua popularidade entre os telespectadores. Com isso, as transmissões de jogos ao vivo do esporte mais popular do país deram enorme visibilidade, e também audiência, ao TNT. No ano de 1991 foi lançado o TNT LATIN AMERICA, primeira expansão do canal tradicional, com filmes contemporâneos e clássicos, transmitido em inglês, português e espanhol, voltado para o público latino e caribenho. Pouco depois, em 1993, foi introduzido o TNT CLASSIC MOVIES, um canal que transmitia filmes e documentários relacionados ao cinema em vários idiomas (inglês, holandês, espanhol, finlandês, sueco e checo) para o público europeu. A expansão continuou em 1994 com o lançamento do canal TNT na região da Ásia e do Pacífico, transmitindo aproximadamente 10 horas de filmes por dia, alguns deles legendados em mandarim e tailandês.



Em 1995 o canal começou a ficar conhecido por suas transmissões durante a madrugada, como por exemplo, o programa MonsterVision, onde era exibidos filmes de terror clássicos como Godzila e Sexta-Feira 13. Ainda nesta década, o TNT inseriu em sua programação séries de enorme sucesso como Due South, Kung Fu: The Legend Continues, Lois & Clark: The New Adventures of Superman, e Babylon 5. O sinal do canal passou a ser liberado para o Brasil em setembro de 1999, e para o México e a Argentina no ano de 2000. A partir deste momento o canal sofreu uma grande revolução que teve início exatamente no dia 12 de junho de 2001, quando o TNT se reposicionou no mercado com o lançamento de uma nova campanha publicitária que possuía o slogan “We Know Drama” (em português, “Nós Conhecemos Drama”), dando ênfase a nova etapa em sua programação com a transmissão de séries de sucesso que tinham uma poderosa combinação de histórias e personagens interessantes, misturadas com ação, suspense, romance e humor, como por exemplo, Angel, Law & Order, Charmed, NYPD Blue, ER, Without A Trace, Alias, Judging Amy, Las Vegas e Cold Case; além da transmissão de corridas da NASCAR, categoria de automobilismo mais popular nos Estados Unidos.


Ainda em 2001 o canal também estreou uma de suas séries originais de maior sucesso: Witchblade. Com o novo posicionamento ocorreu paralelamente a introdução de uma nova identidade visual, mais moderna e dinâmica. Pouco depois, em 2004, a empresa provocou uma nova revolução com a introdução do canal TNT HD com transmissões exclusivamente em alta definição de filmes, séries e eventos esportivos ao vivo. Em 2005, introduziu em sua grade de programação um conjunto de séries dramáticas contemporâneas, como por exemplo, Veronica Mars e Battlestar Galactica, somando assim mais ação, aventura, suspense e emoção às telas. Desde 2007, o TNT iniciou o relançamento de seus canais regionais na Espanha, Alemanha (onde oferece o TNT FILM, TNT COMEDY e TNT SERIE) e Turquia, aumentando assim sua penetração no continente europeu. A partir de 2007 o TNT inseriu em sua programação séries como Falling Skies (um avassalador sucesso em 2011), Saving Grace (que chegou a ter média de 5 milhões de telespectadores) e The Closer (um dos enormes sucesso de audiência da TV americana). Mais recentemente, em 2014, a marca lançou o TNT GO, disponibilizando assim o conteúdo do canal em diversas plataformas como smartphones, tablets e computadores. Com isso, o telespectador assiste filmes e séries quando e aonde quiser. Além disso, em 2015 foi lançado na América Latina o TNT SÉRIES, um canal de televisão por assinatura especializado em séries famosas e populares.


Atualmente a programação do canal TNT exibe reprises de séries consagradas como Bones, CSI: NY, Supernatural, Law & Order, Las Vegas, Angel, Charmed e Numb3rs; e séries originais de enorme sucesso como Rizzoli & Isles (uma das recentes sensações da TV americana, que estreou em 2010), Major Crimes (2012), Murder in the First (2014), The Librarians (2014), The Last Ship e Colony. Além disso, especialmente nos finais de semana, o TNT transmite alguns filmes consagrados.


A evolução visual 
A identidade visual do canal passou por várias modificações ao longo dos anos. O primeiro logotipo já continha as iniciais TNT, mas possuía o nome do canal escrito por extenso. Em 1995 o logotipo ganhou um fundo oval amarelo com as iniciais TNT em vermelho. No dia 12 de junho de 2001, o TNT foi relançado nos Estados Unidos com um novo logotipo (que mais tarde também começaria a ser usado no Brasil e América Latina). O novo logotipo (redondo com as bordas amarelas e a marca TNT com nova tipografia de letra) possuía uma imagem mais contemporânea, seguindo a linha adotada também pelo novo posicionamento do canal naquele momento. De 2005 a 2008, a marca utilizou um logotipo com mudança nas cores: bordas vermelhas, fundo preto e o nome TNT escrito em branco.


No dia 7 de dezembro de 2008 o TNT apresentou uma nova identidade visual. Basicamente, a única mudança foi em relação à coloração, que passou a ser em tom dourado, utilizado em alguns casos na cor prateada. De 2012 a 2016 o logotipo ganhou novas versões de cores: totalmente preto ou vermelho ou azul ou amarelo. Finalmente em 2016, a marca apresentou seu atual logotipo: um círculo preto, com nova tipografia de letra e a palavra TNT indo até as bordas.


Os slogans 
Boom. (2014) 
Drama. TNT. (2012) 
We Know Drama. (2001) 
The Drama Network. 
The Best Movie Studio on Television. (1995)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 3 de outubro de 1988 
● Criador: Ted Turner 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Turner Broadcasting System, Inc.  
● Capital aberto: Não (subsidiária da Time Warner Inc.) 
● CEO: John Martin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 160 milhões 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Canais de televisão 
● Principais produtos: Filmes e séries 
● Concorrentes diretos: Fox Movie Channel, Cinemax, Warner Channel, Universal Channel, AXN, Canal Sony e HBO 
● Ícones: As séries originais e os filmes dramáticos 
● Slogan: We Know Drama. 
● Website: www.tnt.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o TNT está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, sendo assistido em mais de 70% dos lares americanos (aproximadamente 95 milhões de casas). Além disso, a TNT LATIN AMERICA conta hoje em dia com mais de 35 milhões de assinantes, possuindo também forte presença na Ásia e em alguns países europeus. No horário nobre americano a TNT possui uma média de audiência em torno de 2.5 milhões de telespectadores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 28/7/2016

Nenhum comentário: