5.6.06

5asec


O cliente entrega suas roupas, desde uma camiseta básica, passando por um terno, até vestidos de festa e cobertores, que são lavadas com a mais moderna tecnologia, passadas a frio e embaladas mecanicamente. Esse processo acontece em até 1 hora, disponibilizando ao cliente tempo livre para fazer compras, passear, trabalhar, entre outras coisas. Lavar roupas para a 5ásec, que se posiciona como uma especialista em tecidos é uma questão de profissionalismo e bom atendimento ao cliente, afinal da concepção e localização das lojas, até o treinamento e postura da equipe, a rede está associada à praticidade e ao ritmo da vida urbana contemporânea. 

A história 
A história da marca começou em 1968 quando sua primeira loja foi aberta na cidade francesa de Marselha, criada por Roger Chavanon em cooperação com outros experientes especialistas em lavagem de roupas. A proposta do novo negócio era muito simples: prestar um serviço objetivo, transparente e simples no segmento de lavagem a seco, oferecendo cinco tipos diferentes de preços (daí se originou o nome da marca, 5ásec), cujos valores eram mais baixos do que os oferecidos pelos concorrentes da época, além da redução do tempo na entrega das roupas em no máximo 1 hora. Foi uma revolução. Isto porque, naquela época, o segmento de limpeza têxtil era constituído por lavanderias independentes que promoviam um serviço de qualidade às classes sociais mais altas cobrando valores exorbitantes e, acima de tudo, longos prazos de entrega. No ano seguinte foram inauguradas mais 3 lojas, entre elas, a primeira a ser aberta dentro de um shopping center. Aos poucos a rede 5ásec (em francês se pronuncia “cinq à sec”) foi revolucionando o segmento e passando a limpo todos os conceitos em limpeza e tratamento de roupas.


No ano de 1970, o senhor Albert Toby, desenvolveu a primeira loja fora da França, que foi inaugurada na Bélgica. Nos próximos dois anos a rede inaugurou 83 novas unidades, sendo algumas delas na Suíça e em Luxemburgo. No ano de 1976 ocorreu a inauguração da primeira loja totalmente automatizada, equipada com máquinas que utilizavam solventes fluorizados. Em 1982, a rede trouxe para os seus clientes a possibilidade de engomar manualmente as suas roupas, oferecendo assim mais um cômodo serviço. Poucos anos mais tarde, as lojas começaram a ganhar nova arquitetura e o visual da marca foi renovado. Além disso, o horário de funcionamento das lojas foi estendido, houve melhora na capacidade técnica do seu staff (entenda-se treinamento) e a empresa começou a apostar forte em publicidade. Quase no final desta década, em 1987, a marca ingressou no mercado espanhol.
 

Em 1994 a rede francesa chegou ao Brasil trazendo uma proposta inédita e pioneira em seu segmento: realizar um verdadeiro tratamento em cada peça de roupa, utilizando a mais alta tecnologia, com entrega rápida, menor preço, atendimento personalizado e uma grande preocupação ecológica. Nesta época, além do mercado brasileiro, a marca ingressou em Portugal, Chipre, Indonésia, Malásia, Grécia e Argentina. Somente no ano de 1996 foram abertas 105 lojas ao redor do mundo. Totalmente consolidada nos mercados onde atuava, em 2002, a empresa resolveu ingressar no forte, competitivo e enorme mercado mexicano. No ano seguinte, a empresa ingressou em um novo segmento de mercado com a inauguração das primeiras lojas 5áfil (que presta serviços de costura e consertos de roupas, como por exemplo, fazer barras, colocar zíper, ajustes, customização, bordado, entre outros). Lamentavelmente, em 2004, o fundador da 5ásec faleceu aos 83 anos. Mas a empresa continuou trilhando os caminhos desejados por ele e mais 12 novos países conquistaram unidades da rede.


Em 2006, a empresa, mais uma vez pensando na satisfação dos clientes, criou internacionalmente seu programa de fidelidade, onde cada valor pago por serviços é automaticamente revertido em pontos, acumulados no Cartão Fidelidade (chamado na França de Privilege), que podem ser trocados por produtos ou por serviços da rede e seus parceiros. No início de 2011 a 5ásec lançou o “We Share”, um programa para definir as linhas mensuráveis de melhoria em toda sua rede, que tinha como objetivos encontrar soluções para minimizar o impacto no meio ambiente, assegurar um ambiente de trabalho seguro e agradável e promover inovação para poder encontrar alternativas ecológicas aos processos atuais.


A marca francesa também inova nas promoções, como por exemplo, a campanha “Pré-Pago Camisas” (pagamento antecipado com desconto, com validade do crédito de sessenta dias corridos após o pagamento de cada pacote contratado), ou a devolução de 40 cabides em uma de suas loja para ganhar limpeza cortesia de uma peça, sendo esta uma calça simples ou camisa simples. Mais recentemente a marca passou a oferecer todos os seus serviços através do seu novo aplicativo móvel my5àsec, que permite ao usuário beneficiar-se do serviço de lavanderia em casa de segunda a sábado. Atualmente a 5ásec mantêm-se como líder mundial no setor pela qualidade dos serviços, trazendo um novo conceito ao ramo de lavanderias, e demonstrando estar atenta às novas necessidades do mercado, como rapidez e diversificação nos serviços. O grupo ainda é proprietário da marca Baechler (com uma tradição desde 1834 nos cuidados de roupas e tapetes na Suíça).


Uma receita de sucesso 
O uso de produtos e equipamentos da mais alta tecnologia traz maior credibilidade para a empresa e a torna reconhecida como responsável ecologicamente, uma vez que o uso de aparelhos modernos reduz consideravelmente os danos causados ao meio ambiente. Em todas as lojas da rede a equipe é constantemente treinada para praticar ações que colaborem com a manutenção dos recursos naturais, economia de extração de novos recursos e uma melhor qualidade de vida para os clientes e a comunidade onde se encontra. Eis alguns exemplos: desenvolvimento de equipamentos que podem reaproveitar água e insumos químicos usados nas lavagens, diminuindo consideravelmente o consumo de recursos hídricos e o descarte de dejetos químicos no sistema de esgoto; para cada lavagem realizada em suas máquinas, com uma quantidade média de 30 peças de roupas, economiza-se mais de 80 litros de água potável, em relação à lavagem de roupas em máquinas domésticas.


Outro diferencial inquestionável é a qualidade nos serviços prestados. A lavagem das roupas é feita a seco e a água (que utiliza produtos biodegradáveis criados exclusivamente para a rede, em que as fibras guardam o frescor da sua origem, sem deformá-las) e as mesmas são passadas a frio, primando pelo cuidado com as peças confiadas pelos clientes à empresa, desde as básicas até os trajes de festa, passando pelas sociais, infantis e até as “roupas da casa”, como edredons, cortinas, lençóis, etc. Para serem entregues, as mesmas são embaladas mecanicamente. Tudo isso rapidamente e com a melhor relação custo benefício do mercado. Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, tais como, revitalização da coloração das roupas (através do sistema Apprêt, pelo qual o efeito da passadora é mais prolongado, reavivando as cores e dando um caimento perfeito ao tecido), o Amidonnage (conserva as roupas como recém passadas e dá mais brilho aos tecidos), a impermeabilização (evita incrustações de manchas), o tratamento especial em couro que o hidrata e rejuvenesce e até o tratamento anti-ácaros (introduzido em 2005). Assim, a 5ásec oferece não apenas o serviço de lavanderia, mas também aqueles percebidos por ela como desejo do seu público-alvo. Por isso o slogan utilizado pela empresa no Brasil não poderia ser melhor: A lavanderia inteligente.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações radicais em sua história. A primeira ocorreu em meados da década de 1990. Em 2012 a marca apresentou sua nova identidade visual e novo posicionamento. O logotipo ganhou novas cores (com predominância do roxo e detalhes em laranja), uma nova tipografia de letra e design mais sofisticado. Dentro das alterações gráficas, foi abolida a crase utilizada anteriormente, assim como a grafia agora utiliza apenas letras minúsculas. Já o posicionamento, colocava a 5ásec como especialista no tratamento de roupas e produtos têxteis (tanto para limpeza como costura), por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços. Por isso, a rede é reconhecida no mercado como uma empresa Textile Expert.


O atual logotipo da marca também pode ser aplicado sob um fundo roxo.


As lojas da rede também ganharam novo layout, mais moderno (clean, arejado e bem-iluminado) e foram projetadas para oferecer qualidade, rapidez, economia, modernidade e satisfação.


Os slogans 
A lavanderia inteligente. (Brasil) 
Sua roupa em boas mãos. (Brasil) 
Sempre lá para mim. (Portugal)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1968 
● Fundador: Roger Chavanon 
● Sede mundial: Genebra, Suíça 
● Proprietário da marca: 5ásec Group SAS 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: David Sztabholz 
● Presidente: Nicolas Boucault 
● Faturamento: €400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 2.000 
● Presença global: 32 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Principais mercados: Brasil e França 
● Funcionários: 7.300 
● Segmento: Serviços 
● Principais produtos: Lavanderia e tratamento de roupas e produtos têxteis 
● Concorrentes diretos: Dryclean USA, Lavasecco e Quality Lavanderia 
● Ícones: O pioneirismo no setor 
● Slogan: A lavanderia inteligente. 
● Website: www.5asec.com.br 

A marca no mundo 
Hoje são mais de 2.000 lojas 5ásec distribuídas por 32 países, que atendem a mais de 190 mil consumidores diariamente em todo o mundo. Todos os dias são tratadas mais de 300 mil peças de roupas nas lojas da rede no mundo inteiro. O Brasil é o mais importante mercado para a empresa no mundo, tanto em relação ao número de lojas (são mais de 430 unidades espalhadas por todos os estados do país, incluindo mais de 40 lojas da 5áfil, que presta serviços de costura) como em faturamento. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/6/2017

3 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha usa sempre os serviços dessa marca. Eu gostaria de saber qual é a pronuncia desse nome!

Anônimo disse...

fiquei conhecendo a 5àfio do brasil ,adorei.A da zona sul de poa e a primeira no brasil,muito bom.

anderson disse...

eu sempre uso os serviços da loja de santana/conselheiro e são sempre de otima qualidade,alem do atendimento que e maravilhoso!!