11.6.06

7 UP


Antes de ser um simples refrigerante de sabor de frutas cítricas 7UP é uma atitude. Através de anos e anos de um forte e competente marketing a marca se transformou em uma das preferidas do público jovem, fazendo com que seus produtos façam parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Isto porque é um produto único pelo seu poder refrescante e sabor e que tanto pode ser consumido sozinho ou misturado com outras bebidas. 

A história 
A história do refrigerante 7UP começou em 1920 quando Charles Leiper Grigg utilizou seus 30 anos de experiência em vendas e marketing para criar a empresa The Howdy Company na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri. Para criar o famoso refrigerante ele combinou sete sabores naturais em tais proporções que quando engarrafados resultariam em um sabor único e refrescante. Para chegar à fórmula final ele demorou dois anos combinando mais de 11 diferentes fórmulas. O produto foi introduzido oficialmente no mercado americano somente em outubro de 1929, vendido em garrafas de 7 onças como uma bebida refrescante a base de limão e com o slogan “Flavor Wallop”, competindo naquela época com mais de 600 marcas de refrigerantes.


O nome original do refrigerante era “Bid-Label Lithiated Lemon-Lime Soda”, passando a chamar-se 7UP somente no ano de 1933. Na época diziam que o refrigerante era bom para curar a ressaca e, que por possuir Citrato de Lítio (retirado de sua composição somente em 1950), era muito usado para combater a depressão. Na campanha publicitária seguinte, o logotipo da marca aparecia com asas e o refrigerante era descrito como “A Glorified Drink in Bottles Only. Seven Natural Flavors Blended Into a Savory, Flavory Drink With a Real Wallop”. Em 1936, já com grande sucesso de vendas, o nome da empresa foi mudado para The Seven-Up Company. No final da década de 1940, 7UP se tornou o terceiro refrigerante mais vendido e consumido do mundo, e nos anos seguintes foi introduzido em vários outros países.


A década de 1960 foi marcada pela ousadia e agressividade da 7UP contra seus principais concorrentes, Coca-Cola e Pepsi, que culminou em 1967 com o lançamento da famosa e genial campanha publicitária batizada de “THE UNCOLA”, onde com um conceito revolucionário a marca combatia diretamente os refrigerantes feitos de cola. Em 1970 a empresa iniciou a diversificação de sua linha de produtos com o lançamento do 7UP SUGAR-FREE (versão do refrigerante original sem açúcar), que passou a se chamar 7UP DIET em 1979. Foi nesta época que a marca foi adquirida pela poderosa empresa Phillip Morris, mais conhecida pela produção de cigarros.


Na década de 1980, mais uma vez a marca direcionou seus ataques para as marcas rivais que continham altas doses de cafeína em seus refrigerantes. O resultado dessa nova e agressiva ação foi o lançamento da campanha “No Caffeine”, introduzida no mercado em 1982, e que chamou ainda mais a atenção do público em geral para o refrigerante 7UP. As vendas subiram e a indústria de refrigerantes precisou rever a substância cafeína em seus produtos. Em 1986, a empresa troca novamente de donos, sendo comprada pela PepsiCo Incorporated, exceto em território americano.


Já no ano seguinte a marca inicia uma nova fase introduzindo no mercado o 7UP CHERRY (nas versões regular e diet), um refrigerante voltado para o público jovem que continha forte sabor de cereja. Foi nesse mesmo ano que surgiu seu primeiro personagem animado chamado “Spot”, baseado na bolinha vermelha do tradicional logotipo de 7UP. Spot tornou-se rapidamente conhecido ao longo dos Estados Unidos e apareceu nas campanhas publicitárias da marca até 1995. Em meados desta década o produto passou por uma grande reformulação, ganhando novo visual e adotando o slogan “It’S An Up Thing”, introduzido em 1996. Três anos mais tarde, em 1999, uma nova campanha publicitária contava com o comediante Orlando Jones e o slogan “Make 7 Up Yours”. A campanha teve continuidade em 2002 com o comediante Godfrey e se tornou uma das preferidas dos jovens americanos.


Nos anos seguintes a 7UP introduziu inúmeros novos sabores em edições especiais e limitadas, que se tornaram uma tradição da marca. Em 2006, quando a marca comemorava 77 anos, a 7UP reformulou totalmente a formulação de seus refrigerantes, eliminando todo e qualquer aditivo e preservativo artificial. Além disso, a nova fórmula continha 50% menos sódio que a anterior. Nos anos seguintes a marca apostou também em novos lançamentos de edições limitadas de seus refrigerantes, principalmente nos sabores de frutas tropicais.


A linha do tempo 
1979 
Relançamento da versão sem açúcar do refrigerante com o nome de DIET 7UP. Recentemente o produto teve sua fórmula totalmente reformulada com adição do adoçante Splenda, mas devido aos apelos populares aos poucos está voltando a usar o tradicional Aspartame. Em alguns países como Inglaterra, Irlanda, Noruega, Chile e Argentina o produto é conhecido como 7UP FREE. 
1987 
Lançamento do 7UP CHERRY nas versões regular e diet, um refrigerante com sabor acentuado de cereja. Em 2009 essa linha ganhou uma nova fórmula com antioxidantes. 
1988 
Lançamento do 7UP GOLD, refrigerante semelhante a Ginger Ale (espécie de água tônica). O produto não fez muito sucesso e foi retirado do mercado pouco tempo depois. 
1995 
Lançamento do 7UP ICE COLA, um refrigerante de cola transparente. Não fez sucesso e teve a produção suspensa. 
2002 
Lançamento do dnL, refrigerante de sabor indefinido com alto teor de cafeína. O nome do produto é baseado no logotipo da marca 7UP invertido. O produto foi aos poucos sendo substituído pela versão 7UP PLUS. 
2004 
Lançamento do 7UP PLUS no sabor Mixed Beery, um refrigerante sem cafeína e com baixos índices de carboidratos. Dois sabores, Cherry (cereja) e Island Fruit (com sucos de frutas tropicais como abacaxi, pêssego e laranja) foram adicionados à linha 7UP PLUS. 
Lançamento em alguns países do 7UP ICE, refrigerante original com sabor de menta. 
2007 
Lançamento do 7UP PROMEGRANATE em edição especial e limitada para comemorações de final de ano. O sucesso da edição fez com que ela voltasse no ano seguinte, contando com a nova versão diet. O refrigerante tem sabor de romã, uma fruta típica do Oriente Médio. Atualmente a versão faz parte da linha regular da marca. 
Lançamento do 7UP XtraBite, uma edição por tempo limitado do refrigerante regular com um toque extra de lima, conferindo-lhe um sabor levemente amargo e menos doce. 
2013 
Lançamento do 7UP TEN, um refrigerante que contém apenas 10 calorias. 
2014 
Lançamento do TROPICAL 7UP, refrigerante em edição limitada com mistura de frutas tropicais como abacaxi e manga.


A origem do nome 
L.C. Grigg nunca explicou a origem do nome 7UP e muitas histórias e suposições surgiram ao longo dos anos. A história mais popular é a que Grigg nomeou o refrigerante após ver uma vaca marcada com o número 7 e a letra U. Outros muitos dizem, no entanto, que o nome deriva dos 7 sabores utilizados para a produção do refrigerante.


A mascote 
FIDO DIDO foi introduzido como mascote da marca 7UP no final da década de 1980. O personagem, um desenho animado de um adolescente com os cabelos arrepiados, criado pelas americanas Joanna Ferrone e Sue Rose, participou ativamente das campanhas publicitárias da marca. Não demorou muito para se tornar extremamente popular, principalmente entre a garotada. Ele saiu de cena na década de 1990, mas retornou no início do novo milênio e nos últimos anos tem sido presença constante no material de comunicação da 7UP, incluindo, em alguns momentos, aparições nas embalagens. Para criar o rosto de Fido Dido são necessárias somente 15 linhas, utilizando a forma de um triângulo invertido, com pontos no lugar dos olhos e nariz, e cabelos arrepiados no topo da cabeça.


A evolução visual 
A marca utiliza identidades visuais diferentes para os Estados Unidos e para o resto do mundo, já que a 7UP pertence, nesses mercados, a empresas distintas (Dr Pepper Snapple Group e PepsiCo). A identidade visual utilizada para o mercado americano passou por inúmeras modificações ao longo dos anos, e somente na década de 1980 ganhou o famoso ponto vermelho (Red Dot) entre o número 7 e as letras UP.


Nos anos seguintes o logotipo foi sendo modernizado com a tradicional bola vermelha ganhando ainda mais destaque. A última atualização para o mercado americano aconteceu em 2010.


Já no mercado internacional a identidade visual da marca também sofreu alterações ao longo dos anos. No início de 2011 a marca apresentou um novo logotipo, inicialmente utilizado no mercado alemão e alguns outros poucos países europeus. O logotipo ficou maior e mais grosso, destacando o número e as duas letras (agora posicionadas dentro da tradicional bola vermelha). Porém, em 2014, uma nova identidade visual foi adotada: mais limpa e moderna, o número sete ganhou mais corpo e curvas.


O novo logotipo também pode ser aplicado com vários símbolos icônicos da marca, como as tradicionais bolhas, o limão e a lima.


Os slogans 
Feels Good to be You. (2014) 
Simpler Is Better. (2011) 
Be yourself. Be refreshing. Be 7 Up. (2011) 
Ridiculously Bubbly. (2010) 
Bheja fry. 7UP try. (2008) 
Seven flavors in one drink. (2008) 
Make 7UP Yours. (1999) 
It’s an up thing. (1996) 
6 Up was not enough. We went one louder. (1994) 
Now that’s refreshing. (década de 1990) 
On the spot. (década de 1990) 
7UP, The Difference is Clear. (1982) 
Feelin’ 7UP. (1980) 
It’s 7UP, it’s Uncola. (1975) 
The Uncola. (1967) 
Get real action, 7UP your thrist away. (1963) 
Crisp refreshing 7UP. (década de 1960) 
Fresh up with 7 Up. (1957) 
The Fresh Up Family Drink. (1952) 
You Like It, It Likes You. (1936)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1929 
● Criador: Charles Leiper Grigg 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos/Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group, Inc. e PepsiCo, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Larry Young (Estados Unidos) 
● CEO: Indra Nooyi (internacional) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de limão e outros sabores 
● Concorrentes diretos: Sprite, Mountain Dew e Sierra Mist 
● Mascote: Fido Dido 
● Slogan: Feels Good to be You. 
● Website: www.7up.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de refrigerantes 7UP, uma das mais consumidas do mundo e que é vendida em quase 100 países, é produzida e distribuída pela Dr Pepper Snapple Group em território americano e no restante do mundo pela PepsiCo. 

Você sabia? 
O refrigerante 7UP foi introduzido no Brasil em 1995, mas devido à baixa aceitação do público em geral foi retirado do mercado dois anos depois. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/1/2015

6 comentários:

+1_Loco_Que_Comenta disse...

Muito legal o texto :)

Anônimo disse...

Eu gostei do refrigerante 7UP,pena que a Pepsi parou de comercializá-lo no Brasil, para mim ele era melhor que o concorrente Spr... e demais. Lançaram o H2OHH, mas não é igual, 7UP é muito melhor!!

Beto SP disse...

Entre às décadas de 50 e 70, o refrigerante foi produzido no Brasil, primeiro pela Pepsi e depois por empresas franquiadas da Schweppes, que licenciava as marcas 7 Up, Crush, Gini, Grapette e mais a Pepsi.
Fez sucesso, principalmente nos anos 60.
Só não me recordo, o porque parou de ser fabricada, na época.

Flavia Loureiro disse...

É uma pena. Gostavamos muito da 7UP como da Gini e da Crush. por sinal ainda tenho algumas garrafas guardadas como lembrança.

Anônimo disse...

O refrigerante Seven Up, bem que poderia voltar a ser comercializado no Brasil. É o melhor refrigerante que existe...

Leticia Cardoso disse...

Muito bom mesmo