1.6.06

CHEVROLET

Quem nunca andou em um Opala? Sonhou em ter um Corvette? Assistiu na televisão perseguições a bordo de um Camaro? Ou não conhece um Vectra? Durante um século a CHEVROLET (também conhecida, principalmente no mercado americano, como CHEVY) se tornou uma empresa reconhecida mundialmente, não somente por fabricar automóveis de alta qualidade, mas por lançar sonhos e construir mitos.

A história
A história de uma das mais tradicionais marcas de automóveis americana começou em 1909, quando William C. Durant, um bem sucedido produtor de peças automotivas e carruagens, e fundador da General Motors, pediu a Louis Chevrolet, um piloto suíço famoso no meio automobilístico, para ajudá-lo a produzir uma linha de automóveis populares. Isto ocorreu porque Durant havia saído da General Motors por divergências com banqueiros que investiam na empresa. A parceria entre os dois resultou na fundação da CHEVROLET MOTOR COMPANY of MICHIGAN no dia 3 de novembro de 1911 na cidade de Detroit, ingressando no turbulento mercado de automóveis da época. O nome da empresa foi escolhido porque William Durant gostava de como a palavra CHEVROLET soava aos ouvidos, além der ser o sobrenome de seu designer e sócio, Louis Chevrolet, que era um nome proeminente no mundo automobilístico, o que atrairia publicidade para a nova marca.


No ano seguinte a CHEVROLET põe nas ruas seu primeiro modelo, chamado CLASSIC SIX, um automóvel grande de quatro portas, com capacidade para 5 passageiros. O modelo oferecia um motor de partida elétrico e faróis elétricos em uma época em que esses itens eram raridade até mesmo entre os carros de luxo. Desde o início, a CHEVROLET trouxe para a sua linha de automóveis e caminhões mais acessíveis a tecnologia e os dispositivos tipicamente reservados a veículos mais caros. Em 1915, a empresa resolveu bater de frente com a Ford, ao lançar no mercado o modelo 490, custando apenas US$ 490, para concorrer com o popular Ford Model T. O sucesso do carro foi imediato, vendendo cerca de 110 mil unidades em menos de três anos. Neste mesmo ano, com o objetivo de aumentar sua capacidade de produção, a empresa inaugurou uma fábrica no Canadá, criando assim a Chevrolet Motor Car Company of Canada.


Em 1916 a CHEVROLET já possuía capital suficiente para permitir a William Durant comprar a maioria das ações da General Motors. Após concretizar o negócio, ele passou a ser o novo presidente da empresa, levando a CHEVROLET, em 1918, a inserir-se na GM como uma divisão autônoma. O primeiro utilitário CHEVROLET teve a produção iniciada em 1918, utilizando a plataforma do automóvel modelo 490. Denominado 490 Light Delivery (entrega leve), era entregue ao comprador apenas com chassi, mecânica, painel e a parte frontal da carroceria: a cabine e a parte traseira deveriam ser fornecidas por empresas especializadas ou construídas sob medida para as necessidades do cliente. Não demorou e outras montadoras no país, como também no resto do mundo, descobriram o enorme filão que esses úteis veículos conquistariam.


No ano de 1924 a marca CHEVROLET começou a ser comercializada na Europa. Nesse mesmo ano a empresa começou a oferecer rádios como equipamentos opcionais para seus veículos. A CHEVROLET conseguiu pela primeira vez ultrapassar a Ford em vendas no ano de 1927. A empresa atingiu a marca de 7 milhões de veículos produzidos em 1930. Era um crescimento e tanto para uma montadora relativamente nova. A primeira picape propriamente dita da CHEVROLET, com caçamba instalada de fábrica, foi lançada ainda em 1930. No ano seguinte, a cabine passava a ser construída em aço, abandonando a madeira, e em 1932 o câmbio de três marchas ganhava segunda e terceira marchas sincronizadas, o que dispensava o processo de dupla-embreagem. Um ano depois já havia um milhão deles rodando pelos Estados Unidos.


Durante a Segunda Guerra Mundial, assim como as demais montadoras americanas, a CHEVROLET voltou-se para a produção bélica, como por exemplo, o desenvolvendo de fuzis e bombas. Ao final da guerra os americanos estavam mais do que ansiosos por novos veículos. Apesar do período propício, o modelo CHEVROLET lançado em 1947 não tinha nada de revolucionário, mas graças ao motor Blue Flame Six, considerado por muitos o melhor seis cilindros em linha já construído, os automóveis da marca caíram nas graças dos chefes das famílias americanas, devido a sua economia e confiabilidade. Ainda nesta década ocorreu um dos lançamentos ícones da montadora americana: em 1949 surgia o CHEVROLET BEL AIR, que parecia ter nascido destinado ao sucesso. Com sua bela carroceria de duas portas, sem coluna, projetada para lembrar um conversível e sua chamativa pintura de dois tons contrastantes – o famoso “saia e blusa” - o modelo tornou-se o maior símbolo da era de ouro da CHEVROLET, e um dos automóveis de maior sucesso da indústria automotiva.


A década de 50 foi cheia de novidades: em 1953, surgia um dos maiores clássicos da indústria automobilística americana, o CORVETTE, primeiro carro esportivo e com chassi de plástico a ser produzido em série; o motor V8 com diferentes cilindradas, estando o mais potente deles acoplado a uma caixa manual de três velocidades, em 1955; em 1958 foi a vez dos modelos CHEVROLET EL CAMINO, uma mini picape que aliava o conforto de um carro a eficácia de um utilitário, e do luxuoso CHEVROLET IMPALA, um dos modelos de maior sucesso da empresa; e, em 1959, o CORVAIR, primeiro carro com suspensão totalmente independente.


A década seguinte foi marcada pelo lançamento de grandes sucessos de vendas como o carro compacto CHEVY II (1962); o modelo MMALIBU (1964); o CHEVROLET CAMARO, um ícone da indústria automobilística americana; e a CHEVROLET BLAZER (1968), uma perua conversível, com teto rígido removível ou capota de lona. Nesta década a marca CHEVROLET era a mais popular dos Estados Unidos, como confirma os dados do ano de 1963, onde um em cada dez carros vendidos no país era da marca. No ano de 1972, o modelo IMPALA alcançou a impressionante marca dos 10 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, tornando-se o carro popular mais comercializado da história.


Nos anos seguintes a CHEVROLET continuou lançado no mercado modelos de grande sucesso como o pequeno Chevette em 1976; a CHEVROLET S-10 BLAZER em 1983; o CHEVROLET CAVALIER, que se tornou o carro mais vendido do país entre os anos de 1984 e 1985; as linhas de carros pequenos e compacto, como por exemplo o GEO METRO, o SPECTRUM e o TRACKER, em 1988; o CHEVROLET LUMINA em 1990; a caminhonete SILVERADO no final da década de 90; e mais recentemente os modelos AVEO e CAPTIVA. Em 2006, foram vendidos mais de quatro milhões de veículos CHEVROLET em mais de 120 países, confirmando a enorme e vital importância da CHEVROLET para a General Motors. Mesmo com a grave crise enfrentada pela GM, a CHEVROLET continua a ser sua marca mais importante e a quarta mais vendida no mundo no segmento. Em 2011, a marca completou 100 anos de glórias, marcados principalmente pela inovação.


A linha do tempo
1935

Lançamento do CHEVROLET SUBURBAN (Station Wagon) com capacidade para carregar 500 kg e oito passageiros. Na década de 50 o modelo se tornou o preferido das famílias americanas. A última geração do modelo, lançada em 2006, é capaz de carregar mais passageiros e carga do que qualquer outro veículo da categoria e possui um sistema de segurança de 360 graus de proteção dos passageiros e tecnologia de prevenção de acidentes, que o tornam um dos veículos mais seguros da indústria. É o modelo mais antigo da CHEVROLET ainda em produção.
1955
Lançamento do CHEVROLET APACHE, picape de enorme sucesso no mercado americano.
1958
Lançamento do CHEVROLET IMPALA, um sedã de porte grande com design sóbrio, que até 1965 era o automóvel mais caro produzido pela montadora. Este sedã ingressou na década de 60 como o automóvel mais vendido dos Estados Unidos e em 1965 bateu o recorde da indústria automobilística americana, com um milhão de unidades vendidas. Entre 1960 e 1969, vendeu 7.8 milhões de unidades. Até 1996, quando teve sua produção encerrada, o IMPALA vendeu mais de 13 milhões de unidades, se tornando o carro mais vendido da história em sua categoria. A nova geração do modelo foi re-introduzida no ano de 2000. O modelo é atualmente o oitavo carro mais vendido do mercado americano.
1964
Lançamento do CHEVROLET MALIBU, um sedã de porte médio da linha Chevelle que possuía uma combinação de estilo esportivo, acabamento aprimorado e equipamentos de nível superior. A terceira geração do modelo foi lançada em 2008, com um estilo distinto, maior distância entre os eixos e características exclusivas, como a combinação de motor de quarto cilindros e seis marchas, resultando em grande economia de combustível.
1966
Lançamento em 26 de setembro do CHEVROLET CAMARO, modelo que teve um impacto imediato perante o público, alcançando 10% dos carros produzidos pela empresa em 1967. O projeto do modelo foi o primeiro a utilizar ampla assistência do computador no seu desenvolvimento a fim de garantir fluidez mecânica e de linhas. Em 1982, foi lançada a terceira geração do modelo, contendo as maiores modificações estéticas em 12 anos. Sua produção foi interrompida em 2002. A CHEVROLET relançou o ícone em 2009. Sua quinta geração, introduzida em 2010, e com clara inspiração no modelo de 1969, tornou-se rapidamente campeã de vendas no segmento.
1970
Lançamento do CHEVROLET MONTE CARLO, um sedã de grande porte. O modelo, sempre produzido com duas portas, teve seis gerações.
1981
Lançamento da nova geração de picapes, com carroceria retilínea e, pela primeira vez, o arranjo de faróis sobrepostos com uma barra cortando a grade em dois segmentos, que nunca mais abandonaria esses utilitários.
Lançamento do CHEVROLET CAVALIER, um sedã compacto que se tornou um dos carros mais populares dos Estados Unidos e Canadá. Sua produção foi encerrada em 2005.
1982
Lançamento da CHEVROLET S-10, uma picape compacta de grande sucesso no mercado. No Brasil é a campeã de vendas na categoria desde 1996.
1995
Lançamento do CHEVROLET TAHOE, utilitário esportivo de porte grande.
1996
Lançamento da CHEVROLET EXPRESS, uma enorme van comercial.
1999
Relançamento da CHEVROLET SILVERADO, uma picape de grande porte. Até 2007 era a segunda maior picape em volume do mercado americano.
Lançamento do CHEVROLET TRAILBLAZER, utilitário esportivo de médio-grande porte luxuoso.
2001
Lançamento do CHEVROLET AVALANCHE, uma caminhonete de porte grande com capacidade para cinco ou seis pessoas. A segunda geração da caminhonete foi lançada em 2006.
2003
Lançamento do CHEVROLET SSR (sigla para Super Sport Roadster), uma picape roadster conversível com motor V-8 de tração traseira e teto retrátil elétrico exclusivo.
2004
Lançamento do CHEVROLET COBALT, um sedã compacto que veio substituir o modelo CAVALIER.
Lançamento da linha de picapes médias CHEVROLET COLORADO, oferecedidas nas configurações de cabines simples, duplas e estendida, com espaço real para 5 passageiros, visando as famílias que viajam com muita bagagem. A linha foi lançada para substituir a famosa CHEVROLET S-10 no mercado americano.
Lançamento do CHEVROLET EQUINOX, utilitário esportivo compacto com equilíbrio perfeito de estilo, conforto e recursos de um SUV. O modelo foi desenvolvido especificamente para o mercado americano para substituir o modelo Tracker. Em 2008 foi lançada a versão esportiva do modelo.
2005
Lançamento do CHEVROLET AVEO, um sedã médio com visual marcado pela traseira com lanternas triangulares e friso cromado na tampa do porta-malas. O modelo é comercializado em mais de 120 países.
Lançamento do CHEVROLET UPLANDER, que adicionou novas dimensões de estilo e versatilidade à categoria de vans de tamanho médio. O modelo oferece o ousado estilo de um utilitário esportivo, o espaço para passageiro e interior versátil de uma van e o movimento suave de um sedã.
2006
Lançamento do CHEVROLET CAPTIVA, utilitário esportivo compacto (capacidade para sete pessoas) com design agressivo e robusto, aliando esportividade com conforto, desenvolvido especificamente para o mercado europeu. Foi o primeiro carro da CHVEROLET neste segmento lançado com motor diesel.
Lançamento do CHEVROLET HHR, um veículo retrô, lembrando o teto alto e as linhas arredondadas de uma CHEVROLET SUBURBAN 49, que combina estilo e um interior que se adapta aos mais diversos estilos de vida. Até o nome do modelo é uma homenagem ao passado. HHR é a sigla em inglês para “high heritage roof” (numa tradução livre, teto de nobre linhagem), referência à capota alta das caminhonetes americanas clássicas.
2008
Apresentação oficial no Salão do Automóvel de Detroit do CHEVROLET VOLT, primeiro carro totalmente elétrico produzido em grande escala que passou a ser produzido e comercializado em 2010. O compacto, com espaço para quatro pessoas, tem potência de 124 kw/h, ou seja, compatível ao motor do CHEVROLET CAPTIVA de seis cilindros. A autonomia da bateria é de 64 km e, caso haja a necessidade de um percurso maior, automaticamente é acionado um motor de combustão interna, que pode ser abastecido com E85 (mistura de 15% de gasolina e 85% de etanol), ou por célula de combustível, que utiliza hidrogênio. A diferença para qualquer modelo híbrido é que ele possui apenas um motor principal, o elétrico, e o motor de combustão interna é menor, somente para auxílio. O carro marca a comemoração de 100 anos da empresa, por ser a grande aposta de sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente.
Lançamento do CHEVROLET CRUZE, um sedã compacto de quatro portas que se tornou um sucesso mundial de vendas. Recentemente foi disponibilizada a versão cinco portas hatchback. Em 2010 foi o segundo modelo da marca mais vendido no mundo.
Lançamento do CHEVROLET TRAVERSE, um veículo utilitário esportivo crossover, cuja configuração pode variar entre sete ou oito lugares.
2009
Lançamento do CHEVROLET SPARK, um compacto ágil e rápido na cidade, firme e com capacidade de resposta em estrada aberta, e simplesmente divertido de conduzir. O novo modelo é resultado de um grande esforço global da GM, uma colaboração incomparável de talento de design de todo o mundo.
2011
Lançamento do CHEVROLET SONIC (conhecido na Europa como AVEO), que chegou ao mercado americano mostrando que um compacto barato pode sim oferecer um nível de equipamentos de segurança só presentes nos carros mais caros. O modelo tem, além das 10 bolsas infláveis (Airbags), ESP, TCS, sistema OnStar de resposta a acidentes e freios ABS. O veículo compacto está disponível nas versões sedã e hatch.


O mito
Quantos carros podem completar mais de 50 anos de vida, ao longo dos quais, sempre despertando paixão em uma incrível e fiel legião de fãs? No máximo meia dúzia e, mesmo assim teríamos que nos esforçar para listar quais os possíveis candidatos. Mas esta façanha tem sido alcançada com certa facilidade por um mito americano, que atende pelo nome de CHEVROLET CORVETTE, cujos anos ao invés de envelhecê-lo, têm produzido em sua essência o mesmo efeito dos bons vinhos, que devem ser apreciados com pompa e circunstância.


A história deste verdadeiro mito americano começou no mês de janeiro de 1953, quando a neve do inverno rigoroso de Nova York que caía sobre o prédio do suntuoso Hotel Waldorf Astória, serviu de pano de fundo para a apresentação do novo modelo da CHEVROLET. O novo carro obteve um sucesso inusitado, pois o público presente ao evento, entre eles artistas, designers, empresários, jornalistas, nunca haviam visto nada parecido, produzido na América. Fruto de um projeto inovador, o EX-122 teve como responsáveis: Ed Cole (engenheiro de motores), Maurice Olley (engenheiro de chassis) e Harley Earl (chefe do departamento de estilo). Os primeiros anos do CORVETTE foram marcados pela inovadora carroceria de fibra de vidro (fiberglass), mais leve e imune à ferrugem. Feito à mão, o modelo de 1953 era disponível apenas com carroceria branca e interior vermelho. Com linhas harmoniosas, mas longe de transmitir a esportividade que viria a aflorar anos mais tarde, o esportivo era anunciado como um carro de sonho que se tornou real.


Mas os que esperavam “voar” sobre rodas ficaram desapontados. O motor não empolgava. Outro “empecilho” era o câmbio automático de duas marchas. Algo deveria ser feito para o carro fazer jus ao título de esportivo. Dois anos depois de ter sido lançado, o CORVETTE ganhava motor V8 4.4 de 195 cv e opção de câmbio manual de três marchas, graças ao engenheiro russo Zora Arkus-Duntov, que assumiu a responsabilidade de transformar o modelo norte-americano no campeão que a CHEVROLET anunciava. Dito e feito. Assim que recebeu a nova motorização, o carro bateu o recorde de tempo na pista de Daytona: 240 km/h. Com fôlego renovado, o carro passou pela primeira mudança estética em 1956. Os faróis eram redondos e uma capota rígida removível era oferecida como opcional.


Um ano depois, a cilindrada do motor V8 aumentava para 4.6 e a potência chegava a 283 cv, com direito a injeção de combustível no lugar dos carburadores. Para aproveitar tanta força, o câmbio passou a ser manual de quatro marchas. Com o mesmo motor, o CORVETTE mudou o visual em 1958, quando ganhou frente de quatro faróis, entradas de ar nos pára-lamas dianteiros e um par de vincos salientes no capô. Neste mesmo ano, o modelo se tornou o primeiro carro americano a sair de fábrica com cinto de segurança. Em 1960 as vendas já superavam 10 mil unidades. No ano seguinte, o carro passou a ter quatro lanternas traseiras, detalhe usado até hoje e que se tornou um ícone do modelo. O ano de 1962 foi marcado pela chegada do motor V8 5.3 que gerava mais de 360 cv de potência. Mas o melhor viria um ano depois: a versão STING RAY. Foi a primeira vez que o CORVETTE passou a ser oferecido com capota rígida. E que capota. Afunilava-se a partir da coluna traseira e vinha com janela bipartida. Para coroar o bem sucedido desenho, a CHEVROLET passou a equipá-lo com um motor V8 de 425 cv.


A próxima reformulação no visual aconteceria em 1968. O longo capô, (que chegava a esconder os limpadores de pára-brisa) e a capota removível da versão “targa” eram as alterações mais marcantes e durariam 15 anos. Começava nos anos 70 a era dos enormes motores V8. O mais conhecido foi o 454 pol³ (7.4 litros), capaz de gerar 390 cv. Até que veio a crise do petróleo. Os motores ficaram menores e a versão conversível deixou de ser produzida, em 1975, para voltar apenas 11 anos depois. Em meados da década de 80, o CORVETTE passou a incorporar itens eletrônicos, como freios (ABS) nas quatro rodas, injeção eletrônica multiponto e sistema antifurto. Mas foi a partir do ano de 1989 que o mítico carro alcançaria um nível de sofisticação considerável. A suspensão era regulável eletronicamente e o câmbio tinha seis marchas. Mais um ano e surgia a versão ZR-1, equipada com motor LT-5 V8, com 32 válvulas e 375 cv, desenvolvido em parceria com a inglesa Lotus. Os anos 90 foram marcados pelo emprego de uma série de dispositivos e equipamentos eletrônicos: controle de tração (ASR), sistema de abertura das portas por controle remoto e duplo airbag, entre outros. A potência dos motores V8 não foi deixada de lado. No modelo ZR-1, o motor LT-5 gerava 405 cv, em 1993. Dois anos depois, uma das principais mudanças foi a introdução do painel de instrumentos analógico. O fato histórico mais recente do CORVETTE foi o lançamento da versão Z06, a mais veloz e sofisticada de todos os tempos. Equipado com motor LS6 V8 de 405 cv, o carro acelera de 0 a 100 km/h em meros 3.9 segundos, atingindo mais de 280 km/h. Mostrando a evolução de mais de meio século, o esportivo norte-americano combina a sofisticação dos tempos atuais com a nostalgia de um verdadeiro cinqüentão em plena forma. Em comemoração ao centésimo aniversário da CHEVROLET, no ano de 2011, a marca lançou a versão Centennial Edition do Corvette, que também homenageia o criador da empresa, Louis Chevrolet, que de piloto passou a empresário.


Mas não foi somente o carro que durante os anos passou por remodelações acentuadas. O tradicional logotipo do CORVETTE também mudou sensivelmente ao longo da história.


O famoso jingle
Quando os americanos pensam na marca CHEVROLET, pensam em carro tipicamente americano. Isto em virtude da famosa campanha, lançada no final da década de 40, com o jingle “See the USA in your Chevrolet” (em tradução livre algo como “Veja os Estados Unidos dentro de seu CHEVROLET”). Nas duas décadas seguintes, esse forte posicionamento fez com que a marca CHEVROLET se tornasse através de gerações, sinônimo de carro americano de qualidade, confiável para viagens e para o dia-a-dia. Para assistir ao comercial clique
aqui. A letra do famoso jingle convidava os americanos à literalmente “desbravarem” as belezas naturais do país dentro de um CHEVROLET.

See the USA in your Chevrolet
America is asking you to call
Drive your Chevrolet through the USA
America’s the greatest land of all

On a highway, or a road along the levy
Performance is sweeter, nothing can beat her
Life is completer in a Chevy

So make a date today to see the USA
And see it in your Chevrolet

Traveling East, Traveling West
Wherever you go Chevy service is best
Southward or North, near place or far
There’s a Chevrolet dealer for your Chevrolet car

So make a date today to see the USA
And see it in your Chevrolet.

A evolução visual
O famoso logotipo da CHEVROLET, conhecido como “BOWTIE” (Gravata Borboleta) apareceu pela primeira vez nos carros da montadora em 1914. Conta à lenda que a forma do logotipo foi vista por William Durant em 1908 num papel de parede em um hotel de Paris. Ele arrancou uma pequena amostra do papel e o guardou em sua carteira para um dia utilizá-lo. Outros – incluindo sua mulher – afirmam que o logotipo nasceu inspirado em uma figura impressa em um suplemento de um jornal dominical. Dos anos 70 a 2000, a marca utilizou uma série de cores e tipos de gravata para, estrategicamente, classificar suas famílias de veículos: Azul sólido (para carros de passageiro, exceto o modelo Cavalier, cuja logomarca era vazada com a borda azul), Borda vermelha (para veículos de alto desempenho, nasceu na Fórmula Indy) e Vermelha (sinônimo de velocidade).


No início do novo milênio, em 2003, a CHVEROLET começou uma renovação visual no famoso símbolo, que passou a adotar a cor dourada ao invés da tradicional azul. A primeira geração da gravata dourada já seguia o padrão de “efeito joia”, dando uma aparência de maior brilho à logomarca, que remetia à imagem de valor, qualidade e robustez a toda uma família de veículos. Hoje, a imponente gravata dourada da CHEVROLET estampa a grade frontal de todos os veículos da marca. A CHEVROLET e sua conhecida gravata evoluíram com o passar dos anos, mas sempre mantiveram a imagem de tecnologia e modernidade.


Os slogans
Excellence for Everyone. (2010)
Chevrolet Runs Deep. (2010)
May the Best Car Win. (2009)
For All Life’s Roads. (2004, Canadá)
Chevrolet. An American Revolution. (2003)
Always with you. (2003)
We got a bowtie with your name on it. (2003)
We’ll be there. (2002, CAVALIER)

Like a rock.
(2002, BLAZER)
The cars more Americans trust. (1996)

Genuine Chevrolet.
(1994)
Eye it - try it - buy it! (1991)
The heartbeat of America is winning. (1991, CORVETTE)
The Heartbeat of America. (1990)
Taking charge. (1984)
See what’s new today in a Chevrolet. (1978)
Chevrolet makes sense for America. (1975)

The way it looks is the way it goes.
(1974, CAMARO)
Building a better way to see the USA. (1973)

See the USA in your Chevrolet.
(1954)
More people buy Chevrolet than any other car! (1952)
Bigger is Better. (1941)
The product of experience. (1914)
Seu primeiro grande carro. (2006, PRISMA)
Conte Comigo. (2000, Brasil)
Andando na frente. (década 90, Brasil)
Tome uma atitude Chevrolet. (década 70, Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 3 de novembro de 1911
● Fundador:
Louis Chevrolet e William Durant
● Sede mundial: Detroit, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors Company
● Capital aberto: Não (Subsidiária)
● Chairman & CEO: Daniel Akerson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 4.26 milhões de unidades (2010)
● Presença global: + 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados:
Estados Unidos, Brasil e China
● Funcionários: 209.000 (GM)
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos:
Automóveis, utilitários esportivos e picapes
● Principais concorrentes:
Ford, Volkswagen, Fiat, KIA, Toyota, Honda e Hyundai
● Ícones:
O logotipo borboleta e o esportivo Corvette
● Slogan: Excellence for Everyone.
● Website: www.chevrolet.com

A marca no Brasil
A história da marca CHEVROLET no Brasil tem início com a chegada da GM no país no dia 25 de janeiro de 1925. Instalada em galpões alugados no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo, inicialmente suas as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos. Após cinco anos, a General Motors do Brasil inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, localizada em São Caetano do Sul. No ano de 1958, saíram da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul, os primeiros veículos genuinamente nacionais da marca: os caminhões Chevrolet Brasil e a picape modelo 3100, para cargas leves. Somente em 1968, decidida a ampliar sua linha de produtos, a GM lançou seu primeiro automóvel da marca CHEVROLET no país, o Opala, que encerrou seu ciclo de vida 24 anos depois, com mais de 1 milhão de unidades comercializadas. Desde então, não parou mais de fabricar sucessos de vendas. Em 1973 lançou o Chevette, que acumulou vendas superiores a 1.2 milhões de unidades, até ser substituído pelo modelo Corsa em 1994, primeiro veículo popular com injeção eletrônica de combustível; em 1974 a Caravan e o Comodoro; em 1982 o Monza, eleito várias vezes o carro do ano, além de ter sido líder em vendas durante 3 anos; em 1989 o Kadett; em 1992 o Omega, automóvel mais moderno e sofisticado do país na época; em 1993 o Vectra; em 1995 a caminhonete S-10; e, em 1998 a S-10 4x4.


Em julho de 2000 a montadora inaugurou o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, uma das fábricas mais modernas do mundo, onde é produzida a linha Celta (lançada neste mesmo ano) e, que recebe visita de especialistas em manufatura de veículos de todo o mundo, que querem conhecer o sistema de montagem do modelo, que é feito com a parceria dos fornecedores de sistemas, instalados dentro do complexo industrial. O Celta também foi pioneiro no mercado brasileiro na área de comércio eletrônico, tornando-se o modelo mais vendido do mundo pela Internet. Atualmente, a CHEVROLET comercializa toda a linha Corsa, a picape Montana e o Meriva por esse meio. Nos anos seguintes foram lançados os modelos Zafira (2001); Meriva (2002); Omega importado da Austrália (2005); Prisma (2006), versão sedã do Celta; Captiva (2008); Agile (2009) e Classic (2010), que era conhecido até 2004 pelo nome de Corsa. A CHEVROLET foi a primeira marca do país a oferecer ao consumidor toda sua linha nacional de veículos equipada com a tecnologia Flexpower, que permite a utilização tanto de gasolina como álcool.


Em 2010, a CHEVROLET registrou recorde histórico de vendas no país com o volume de 657.724 veículos. A GM, que produz o veículos da marca, conta com três complexos industriais – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta), além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Atualmente a marca, que disponibiliza mais de 20 modelos de veículos, possui aproximadamente 600 concessionárias espalhadas pelo país. O Brasil é o segundo maior mercado da CHEVROLET no mundo.


A marca no mundo
Atualmente a CHEVROLET, que comercializa mais de 30 modelos de automóveis em diferentes segmentos (entre os quais veículos familiares, peruas, esportivos e utilitários esportivos), está presente em mais de 130 países do mundo inteiro. A CHEVROLET é a marca de maior faturamento e valor dentro da GM. Em 2010, a marca vendeu mais de 4.2 milhões de automóveis (uma unidade comercializada a cada 7.4 segundos no mundo), o que faz da CHEVROLET a quinta maior marca do mundo no segmento automotivo. Além de Estados Unidos e Canadá, Brasil, Rússia, Índia e China, são importantes mercados para a marca americana.

Você sabia?
Em janeiro de 1992 foi lançado no Brasil o famoso serviço de assistência ao proprietário chamado CHEVROLET ROAD SERVICE. Durante 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano (inclusive sábados, domingos e feriados), o cliente passa a contar com atendimento exclusivo em casos de pane ou acidente.
Louis Chevrolet morreu no dia 6 de junho de 1941, em Detroit, e foi enterrado no cemitério Holy Cross and Saint Joseph, na cidade de Indianápolis. Em sua homenagem, um busto foi colocado na entrada do museu do Indianápolis Motor Speedway.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 24/7/2011

4 comentários:

Daniel disse...

Qual a relaçao completa em GMC e Chevrolet?

Anônimo disse...

É no silencio de um Chevrolet... que o meu coração bate mais alto.

Edson Oliveira disse...

Pouco se falou do Belair, que praticamente dominou o mercado, com seu apogeu nos modelos 1955, 1956 e 1957. Reinou de 1949 a 1975 com modelos absolutamente inovadores.

Anônimo disse...

sou proprietario de um monza 96,seu unico defeito e não ter como opcional uma redoma, pois morro de ciumes dele !!!