20.6.06

GUARANÁ KUAT


Só um guaraná tão marcante para acompanhar os melhores momentos da sua vida. E KUAT é uma marca moderna feita para jovens que querem mudar e ousar, não somente em atitudes, mas também em experimentar algo diferente e saboroso. Suas modernas e sofisticadas embalagens posicionam o produto com inteligência e bom gosto em um mercado dominado por marcas tradicionais e concorrência gigantesca. KUAT está sempre em mudança, afinal o mundo está sempre mudando. 

A história 
O GUARANÁ KUAT é uma marca contemporânea que surgiu no final de 1997, lançado nos mercados do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e São Paulo pela divisão brasileira da The Coca-Cola Company, para atender a um público jovem que estava vivendo uma fase de mudança e que, por um momento, queria escapar da pressão do dia-a-dia. Era uma nova opção, uma nova marca que respondia a uma tendência atual dos consumidores. Kuat, o nome escolhido para batizar o novo produto, é uma palavra em Tupi-Guarani que significa “Irmão Gêmeo da Lua”. Este nome foi escolhido pelos próprios consumidores, que entrevistados escolheram a palavra por sua sonoridade, por ser diferente e por estar em perfeita harmonia com o conceito do novo produto: “Um refrigerante que contém guaraná da Amazônia”, pois toda semente de guaraná utilizada em KUAT era, e ainda é produzida na região amazônica. O rótulo original do produto continha as cores do guaraná, verde e vermelho, e o preto representando graficamente a floresta Amazônica, um enfoque a origem do guaraná. O slogan “Beba outros ares” era o carro-chefe da campanha de comunicação de lançamento do novo refrigerante.


Em menos de três anos de mercado, KUAT já estava presente em todo território brasileiro, sendo a segunda marca de guaraná mais vendida do Brasil com 14.8% de participação dentro deste segmento. Pouco depois, em 1999, a marca ampliou sua linha de produto com o lançamento do KUAT LIGHT, uma opção de guaraná premium no segmento de baixas calorias. O novo produto era a medida certa para quem desejava levar a vida mais light, com menos de 3 calorias por lata. No ano de 2001, teve início a parceria e patrocínio com o tenista Gustavo Kuerten (Guga), que resultou em uma grande visibilidade para a marca, com ações criativas e campanhas geniais, algumas das quais polêmicas. Dois anos mais tarde foi introduzida a nova campanha publicitária com o slogan “Abra a KBÇA. Guaraná é Kuat”, criada pela agência DPZ e estrelada por Gustavo Kuerten. Guga aparecia em uma quadra de tênis rebatendo latas da concorrente Guaraná Antarctica. Na época a propaganda rendeu diversas matérias na mídia entre a guerra instaurada entre as marcas de guaraná das duas empresas.


No ano de 2003, a marca ganhou uma nova extensão com o lançamento do KUAT com Laranja. O filme de lançamento mostrava as dificuldades de um barman para produzir a mistura de laranja com guaraná contrapondo com a facilidade de simplesmente abrir um refrigerante com a mistura pronta. Três anos depois, ocorreu o lançamento do KUAT ZERO, primeiro refrigerante de guaraná com o conceito zero açúcar do mercado nacional, que substituiu o KUAT LIGHT depois que uma pesquisa apontou que os consumidores jovens não se identificam com as denominações “diet” ou “light”.


Em fevereiro de 2009 a marca inovou no segmento de refrigerantes ao lançar no mercado o KUAT EKO, sendo a primeira bebida a combinar o sabor do guaraná com a naturalidade do chá verde. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro, KUAT EKO antecipava os anseios do consumidor, que buscava uma bebida saborosa e mais leve. Além disso, o produto era zero açúcar. KUAT EKO, que completava a linha composta pelas versões regular e zero, foi desenvolvido para desempenhar o papel de uma bebida revigorante, ideal para aqueles momentos do dia-a-dia em que você precisa fazer uma pausa para se renovar. Até mesmo as tampas das garrafas foram desenvolvidas em prol da preservação do ambiente, através de uma mini-tampa com menos 4 milímetros de tamanho do que as tradicionais, que necessitava de menor quantidade de matéria-prima em sua produção - economia que representava o equivalente a 120 milhões de embalagens de 2 litros de produtos pet, nos padrões atuais, em 2012. Nos últimos anos KUAT utilizou em suas campanhas publicitárias, além do carregado humor, personalidades jovens como o humorista Marcelo Adnet (com seu funk do iate) e o cantor Latino.


Atualmente, os produtos da marca KUAT podem ser encontrados nas embalagens: garrafas PET (2,5 litros, 2 litros, 1,5 litros, 1 litro, 600 ml e 500 ml), garrafas vidro (1 litro, 350 ml, 300 ml e 200 ml) e latas (350 ml). Além disso, o produto é oferecido no Post Mix em copos de 300 ml, 500 ml e 700 ml.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes transformações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 2008, quando a marca estreou uma nova identidade visual com um projeto audacioso que deixou o produto com um ar mais sofisticado. O grafismo de KUAT no novo logotipo ficou mais iconográfico: a letra K ficou mais longilínea e a imagem do fruto, vermelha, deu lugar a uma esfera da mesma cor. Pouco tempo depois, no mês de setembro de 2010, a marca apresentou um novo logotipo que comunicava o sabor marcante, a irreverência e o bom humor. Com a mudança, a palavra KUAT ganhou um peso maior na embalagem: apresenta uma inclinação ascendente e é acompanhada por um ponto de exclamação, ilustrado com o fruto guaraná. A cor da embalagem também está diferente. Os tons de verde, dourado e vermelho estão mais evidenciados, reforçando a intensidade de seu sabor.


Na versão ZERO, o logotipo seguiu as linhas visuais da versão normal.


Já as embalagens acompanharam essas mudanças e aos poucos foram adquirindo um visual mais sofisticado e moderno. Primeiro a marca assumiu o tom dourado, se apropriando da cor que caracteriza o refrigerante, e abandonou a tradicional combinação de verde e vermelho, normalmente utilizada pela categoria. As latas de KUAT se tornaram totalmente douradas. Em 2010 o dourado ficou mais claro e o novo logotipo ganhou mais espaço e visualidade. Nas garrafas – tanto de vidro quanto de PET –, a solução para ressaltar o dourado foi simples: embalagens transparentes substituíram as verdes, fazendo com que o líquido se encarregue de dar o tom dourado à embalagem.


Os slogans 
OH YEAH! 
O sabor marcante do guaraná. (2010) 
Experimente e renove-se. (2009, KUAT EKO) 
A gente muda. O mundo muda. (2008) 
Abra a KBÇA, Guaraná Kua. (2005) 
Kuat. Esse sabor pega em você. (2005) 
Abra a cabeça, beba Kuat. (2003) 
Beba outros ares. (1997)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1997 
● Criador: Divisão brasileira da Coca-Cola 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: José Ramón Martínez (subsidiária/Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Refrigerantes de guaraná 
● Principais produtos: Kuat e Kuat Zero 
● Concorrentes diretos: Antarctica, Dolly, Convenção, Maracanã, Schin e Jesus 
● Ícones: Sua comunicação ousada 
● Slogan: O sabor marcante do guaraná. 
● Website: www.kuat.com.br 

A marca no Brasil 
Os produtos da marca KUAT são distribuídos por todo territórios nacional. A marca detém aproximadamente 15.5% do mercado de refrigerantes a base de guaraná no Brasil, com a versão ZERO sendo responsável por mais de 15% das vendas total da marca. Apesar da enorme força de seu principal concorrente, o Guaraná Antarctica, o KUAT ocupa a liderança em mercados importantes como Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI). 

Você sabia? 
Por ter como ingrediente principal um fruto originalmente brasileiro – o guaraná –, a marca investe na promoção e apoio de diversas ações culturais, como o patrocínio da maior festa folclórica do país, o Festival de Parintins. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 10/6/2015

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