13.6.06

HAWAIIAN TROPIC


Imagine um cenário destes: uma praia paradisíaca no Caribe ou na Polinésia Francesa, com corpos bem esculpidos e um bronzeado lindo e saudável. Dificilmente você não verá um tubo de bronzeador ao lado das cadeiras de praias. E, se reparar bem, verá um logotipo com ares bem tropicais acompanhando a marca HAWAIIAN TROPIC, uma das maiores autoridades quando o assunto é protetores e bronzeadores solares.

A história
A marca de protetores e bronzeadores solar HAWAIIAN TROPIC surgiu exatamente no dia 16 de julho de 1969, quando Ron Rice, nascido nas montanhas da Carolina do Norte, vendeu o primeiro frasco do produto, um bronzeador que deixava a pele na cor dos nativos da ilha do Havaí, o que explica o nome escolhido para a nova marca. Com apenas US$ 500 dólares emprestados de seu pai, ele começou uma pequena produção na garagem de sua casa, na praia de Daytona Beach, localizada no estado da ensolarada Flórida. O produto era uma mistura de coco, abacate, kukui e misturas secretas de óleos naturais, que ele vendia nas praias e deques de piscinas na cidade. Ele também contava com uma ajuda valiosa: os salva-vidas que vendiam seu produto nas praias. Começava uma história de sucesso.


Somente, em 1974, o primeiro caminhão carregado com produtos da marca HAWAIIAN TROPIC saiu da fábrica, iniciando a era da produção em massa dos bronzeadores. Ao longo dos anos, a marca se tornou pioneira dentro do mercado americano ao utilizar coco e banana em suas loções e óleos; introduzir proteção maior que o fator 15; desenvolver o segmento de loções para crianças com a introdução do Baby Faces Sunblock; utilizar rótulos bilíngues para o mercado estrangeiro; vender proteção fator 30 ou mais na América do Sul, Canadá e México; desenvolver produtos únicos voltados para o mercado estrangeiro; ter seus produtos aprovados pela Canadian Cancer Society (Associação Canadense do Câncer); utilizar fragrâncias na linha suncare; incorporar ervas aromáticas em suas fórmulas; e popularizar a substância Aloe Vera (na forma de gel) na indústria de cosméticos.


Além de todas essas inovações, a marca se tornou extremamente popular também por suas ousadas ações de marketing, como por exemplo, o Concurso das Garotas de Biquínis; os patrocínios em festivais de verão; promoções, com suas belas garotas, em competições como as 24 horas de Le Man; e o fornecimento oficial de produtos para parques aquáticos como Wet’n Wild. Mas talvez sua ação mais ousada seria realizada em 2006, quando a marca inaugurou um restaurante temático, localizado próximo a Times Square em Nova York, chamado HAWAIIAN TROPIC ZONE, onde as garçonetes vestem biquínis em meio a uma decoração bastante tropical e que era divulgado como “Hottest Place on Earth”. O restaurante fechou em 2010, mas a marca lucrou uma enormidade com sua exposição.


Todas essas inovações fizeram com que a marca HAWAIIAN TROPIC comemorasse 37 anos de sucesso absoluto, ainda em 2006. E tanto sucesso despertou a atenção da empresa Playtex, que em maio de 2007 adquiriu a marca por US$ 108 milhões. O que parecia bom ficou ainda melhor quando a Playtex foi comprada pela Energizer Holdings, fazendo com que a marca HAWAIIAN TROPIC ganhasse ainda mais visibilidade e seus produtos uma distribuição mais abrangente. Além disso, a partir de 2010 a marca foi reposicionada no mercado através do lançamento de produtos mais sofisticados e inovadores, que utilizam ingredientes sofisticados, exóticos e fragrâncias sensuais.


O concurso do biquíni
A marca HAWAIIAN TROPIC deve muito de seu sucesso a uma das ações de marketing mais bem sucedidas já realizadas neste mercado. Idealizada pelo fundador da empresa, Ron Rice, o primeiro concurso de garotas de biquínis (chamado de MISS HAWAIIAN TROPIC INTERNATIONAL), e claro, corpos perfeitamente bronzeados com produtos da marca, aconteceu em 1984 nos Estados Unidos. A primeira vencedora do concurso foi a estonteante sueca Cecilia Margareta Hörberg. Nos anos seguintes o concurso virou uma tradição dentro dos Estados Unidos, principalmente pelo famoso ônibus temático da marca HAWAIIAN TROPIC que percorria o país com as belas mulheres em trajes sensuais e provocantes para promover o evento. A vencedora de cada concurso assina um contrato para se tornar garota-propaganda da marca.


Até 2010, quando completou 27 anos de vida, o concurso teve ganhadoras de 11 nacionalidades (13 dos Estados Unidos, 3 do Canadá, 2 da Suécia, 1 da Inglaterra, 1 da Venezuela, 1 do Panamá, 1 da Irlanda do Norte, 1 da Argentina, 1 da Austrália, 1 da Estônia e 1 da Austrália). Atualmente existem também as etapas regionais americanas do concurso e edições específicas em alguns outros países.


A evolução visual
A identidade visual da marca sempre foi marcada pelo tradicional sol (batizado de Mister Sun, e que durante anos foi sua mascote). Isto até 2010 quando a HAWAIIAN TROPIC foi reposicionada no mercado como uma marca mais sofisticada. A nova identidade visual da marca ganhou curvatura, sombra e nova cor, ficando mais limpa e sofisticada. Além disso, o tradicional sol, tão associado à marca, deu lugar a pequenas flores tropicais no lado direto baixo do logotipo.


Os slogans
The Beauty of Sun Protection. (2010)
Enjoy the sun.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 16 de julho de 1969
● Criador: Ron Rice
● Sede mundial: Ormond Beach, Flórida
● Proprietário da marca: Energizer Holdings, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: David Hatfield
● Faturamento: US$ 180 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Principais mercados: Estados Unidos, Canadá e México
● Segmento: Higiene e beleza
● Principais produtos: Protetores e bronzeadores solares
● Concorrentes diretos: Australian Gold, Banana Boat e Coppertone
● Slogan: The Beauty of Sun Protection.
● Website: www.hawaiiantropic.com

A marca no mundo
A marca HAWAIIAN TROPIC, segunda maior no segmento de protetores e bronzeadores solares no mundo, tem posição dominante no mercado americano e canadense, sendo uma das líderes na região do Caribe, México e América do Sul, utilizando em seus produtos 125 formulações e 400 diferentes tipos de ingredientes, alguns deles extremamente exóticos.

Você sabia?
A HAWAIIAN TROPIC não conduz ou realiza testes de seus produtos em animais.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 13/8/2012

14 comentários:

Anônimo disse...

Oláa

Tudo bem??

Estou há anos procurando esse protetor solar da Hawaiian Tropic...mais precisamente o da foto..o segundo da direita pra esquerda.

Por favor, me ajude a saber como posso comprar...

Meu email é: nessatur@gmail.com
Meu MSN é: vou_nessa@yahoo.com.br

Aguardo um retorno...

Obrigada

Vanessa Abondanza
Penha - Santa Catarina

Anônimo disse...

Olá..também sou consumidora do bronzeador hawaiian tropic, dark taning oil, mas só compro quando viajo. Onde poderia comprar no Rio de Janeiro?
Grata,

mgbibi@terra.com.br

Anônimo disse...

oiiiiiii, gostaria de saber onde posso comprar HAWAIIAN TROPIC FACES SUNSCREENS FACES em Sao Paulo.

Anônimo disse...

OLA, GASTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR OS PRODUTOS HAWAIIAN TROPIC EM SAO PAULO, MUITO OBRIGADA!
babaferreira@hotmail.com

Anônimo disse...

EU SÓ ENCONTREI O BRONZEADOR HAWAIIAN TROPIC NO MERCADO LIVRE, MAS COM FILTRO 8 PRA CIMA, ALGUÉM SABE ONDE ENCONTRO COM MENOS?
OBRIGADA

Marcelo disse...

Olá pessoal, revendo produtos HAWAIIAN TROPIC, todos os produtos da marca, se alguém possuir interesse é só entrar em contato pelo e-mail marcelloam@bol.com.br

Anônimo disse...

por favor gostaria de saber onde posso comprar o bronzeador tan amplifier gel aqui em campinas ou em sao paulo pois não consigo encontrar é muito dificil
obraigada aguardo resposta

Anônimo disse...

Olá, Gostaria de saber onde comprar o Bronzeador Hawaiian Tropic Dark Tanning Oil sem FPS com fragância de côco aqui em Fortaleza-Ce

valser disse...

OLÁ, PRECISO URGENTE DE ALGUNS PRODUTOS,
FATOR 4,6 E 8
EM GEL E EM CREME, SENDO MEIA DÚZIA DE CASA UM DELES OK?
FATOR 4 SEIS EM GEL E SEIS EM CREME, FATOR 6 SEIS GEL E SEIS CREME, FATOR 8 SEIS GEL E SEIS CREME. QTO FICA? e como faço pra pagar.
abçc.
johnny

Anônimo disse...

Eu nem sabia que era bom. Comprei porque tava barato.Voces podem encontrar em Rio Branco Uruguai, fronteira com Jaguarão (Rio Gde do Sul) ou no Chui e na fronteira. Tem de varios fatores. Comprei o Baby faces fator 45 e o 70 Ozono por U$$ 10,00 cada um. No Duty Free Shop Neutral.
Espero que ajude.

Anônimo disse...

onde posso comprar no Rio produtos hawaiian?,
obrigada

Anônimo disse...

Bom dia!

Gostaria de saber se em Uberaba-MG existe algum lugar onde eu possa comprar esse bronzeador,sempre usei,ou comprava na importadora que existia aqui ou quando viajava.
Por favor,aguardo retorno.
meu e-mail é:maria.rossi@uberabadigital.com.br
Obrigada.

Maria Cristina

Jorge Rejame disse...

ola!!! onde encontrar protetor solar da foto ganhei e ameeeeei e um espetaculo quero comprar no rio de janeiro spf 30 e 15 email jorgerejame@gmail.com por favor. sou grata.

valeria disse...

Muito bom saber que essa marca não realiza testes em animais, é vegano.