7.6.06

MARIO BROS.

O personagem que se transformou em símbolo dos videogames NINTENDO e se tornou um ícone no mundo de bits e pixels, surgiu em 1981. Tudo começou quando Shigeru Miyamoto passou a integrar a equipe da NINTENDO. Dirigiu o trabalho de criação da versão arcade do game Donkey Kong, um jogo em que o baixinho bigodudo apareceu pela primeira vez ainda sem nome. Ele era chamado simplesmente de “Jumpman”, (o “homem que pula”), e enfrentava o gorila gigante que dava nome ao jogo, tentando resgatar a namorada Pauline. Para ficar reconhecível mesmo com poucos pixels, o personagem ganhou chapéu, bigode e suspensório. Somente em Donkey Kong Jr., de 1982, Mario recebeu oficialmente seu nome. O presidente da Nintendo América o batizou em homenagem ao dono do primeiro depósito da empresa, Mario Segali. Este jogo também foi o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). No início, Mario era um carpinteiro, mas logo se transformou em encanador. Ganhou jogo próprio e um irmão, chamado Luigi, que surgiu no ano de 1983 com o lançamento do jogo “Mario Bros.”.


A história oficial do personagem começa em algum lugar do bairro do Brooklyn quando dois encanadores gêmeos italianos, chamados Mario e Luigi, foram desentupir o cano da banheira de sua casa, e descobriram uma “passagem secreta pelo cano”. Curiosos, eles entraram. Então, chegaram à um lugar localizado em outra dimensão fora do mundo real, chamado Mushroom Kingdom (Reino dos Cogumelos, em português). O resto da história qualquer jogador viciado em games conhece. O personagem tornou-se mascote oficial da NINTENDO em 1985, quando foi lançado, no dia 13 de setembro, o jogo “Super Mario Bros.”, que se tornou o título mais vendido da história, com mais de 40 milhões de cópias, imortalizando o baixinho bigodudo. O jogo é considerado o melhor da história pelos fanáticos jogadores no mundo. Junto com o protagonista, Super Mario Bros. tornou conhecido diversos outros personagens, como por exemplo, Bowser Koopa (principal vilão das histórias), a princesa Peach e Toad (um dos cogumelos servos da princesa). E a cada novo episódio, outros amigos e inimigos foram surgindo, e alguns até ganharam jogos próprios como é o caso do dinossauro Yoshi e do rival Wario. A popularidade de seus jogos e o crescimento da indústria dos videogames transformou a mascote da NINTENDO mais famosa que Mickey Mouse, segundo pesquisa realizada em 1991.


No dia 9 de dezembro de 2003, o baixinho foi escolhido para integrar o Museu de Cera de Hollywood, em companhia de outros personagens lendários como Jason do filme “Sexta-Feira 13”, Neo de “Matrix” e Lara Croft protagonizada por Angelina Jolie. Outros personagens da série são: Bowser (um crocodilo gigante), Princess Peach (a princesa do reino dos cogumelos), Toad (um cogumelo servo da princesa), Wario (o anti-Mario), Waluigi (a versão maligna de Luigi) e Yoshi (uma espécie de dinossauro). Ao longo de sua história o personagem já teve inúmeras profissões como bombeiro, médico, piloto, pintor, cozinheiro, jogador de golfe, dançarino, juiz e lutador. Os jogos do personagem já venderam mais de 200 milhões de unidades no mundo inteiro. Hoje, dificilmente a marca NINTENDO não é associada à fama do encanador, sendo praticamente uma lei lançar uma plataforma nova com um jogo do bigodudo. Com orçamentos milionários e grande recompensa financeira, o herói estrelou em mais de 50 games, além de desenhos animados, filme live-action (com atores reais) e diversos produtos licenciados, como por exemplo, bonecos de ação, canecas, roupas, bonés e bichinhos de pelúcia.


Ao longo desses mais de 20 anos o personagem Mario Bros. Passou por inúmeras transformações, ganhando uma aparência mais definida, moderna e alegre.


Última atualização em 20/5/2012

Nenhum comentário: