6.6.06

NEXTEL

Oferecendo soluções que integram no mesmo aparelho telefonia móvel digital, envio e recebimento de mensagens de texto, acesso à internet, conexão direta nacional e internacional, localização, entre outros, a NEXTEL se tornou uma das provedoras líderes de serviços integrados de comunicação digital, criada para facilitar e tornar mais ágil a vida de empresas e profissionais em mercados internacionais selecionados. NEXTEL é celular, é rádio, é ilimitado e, principalmente, é uma empresa que trabalha para a eficiência e o sucesso de outras empresas.

A história
A história começou em 1987 na cidade de Reston, estado americano da Virginia, quando Morgan E. O’Brien e Brian McAuley, profissionais da Comissão Federal dos Estados Unidos, atuantes no setor de telecomunicações, com o intuito de prover um serviço móvel especializado de alta qualidade e redução de custos operacionais, fundaram a Fleet Call (chamada assim porque utilizava a mesma frequência de rádio de comunicação que os taxistas e frotistas), uma empresa especializada em radiocomunicação. Em 1990, Craig McCaw assumiu a diretoria, o que resultou em alianças estratégicas com líderes de empresas de comunicação de primeira linha, como Motorola e Northen, que forneciam uma campanha de tecnologia para redes de telecomunicação móvel digital. A base de assinantes de rádio frequência era superior a 120 mil.


Somente em 1993 a empresa passou a se chamar NEXTEL COMMUNICATIONS. No ano seguinte se fundiu com a OneComm, oferecendo serviços em 50 estados americanos, comprando a licença inteira dos rádios SMR (Specialized Mobile Radio) da Motorola, sistema que permitia se comunicar pelo celular, como se fosse um rádio, através do toque de um simples botão. Esse sistema, mais conhecido como “push-to-talk” (PTT), em português “aperte para falar”, seria o principal fator de popularidade da marca NEXTEL nos anos seguintes. Ainda nesse mesmo ano, ingressou em 24 dos 33 estados do Canadá através de um acordo com a empresa Clearnet Communications.


Em 1996, a empresa pagou cerca de US$ 100 milhões pelos direitos de utilização de uma nova tecnologia da Motorola, chamada de iDEN (Integrated Digital Enhanced Network), um sistema de trunking digital de alta capacidade, que permitia aliar os recursos de rádio digital, telefonia móvel digital e transmissão de dados em uma mesma rede, para o mercado doméstico e internacional. Com isso, em novembro desse mesmo ano, a empresa introduziu o serviço digital iDEN All-in-One (tudo em 1), que incluía Conexão Direta Nextel, Telefonia Móvel, Recado Digital e Nextel Online, utilizando o mesmo aparelho, nas cidades americanas de Las Vegas e Detroit. A tecnologia iDEN, desenvolvida pela Motorola, proporcionava alta qualidade de som, privacidade e maior segurança contra clonagem, além da transmissão de dados por circuito e por pacote.


Foi neste momento que a empresa começou a pensar em uma expansão internacional ao criar a NEXTEL INTERNATIONAL, que seria responsável pelos serviços de telefonia móvel e infraestrutura de redes nos mercados estrangeiros. Inicialmente esta divisão começou a operar na América Latina e nas Filipinas. Em 1997 introduziu seu sistema iDEN em várias outras grandes cidades americanas, aumentando assim sua área de cobertura. Ainda nesse mesmo ano, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de assinantes. A NEXTEL lançou seus serviços no Brasil nesse mesmo ano, inicialmente na cidade de São Paulo e depois no Rio de Janeiro, em Bueno Aires na Argentina, no México, Peru e nas Filipinas, atingindo a marca dos dois milhões de assinantes no mundo todo.


No ano de 1998 lançou o aparelho Nextel i600, mais leve e menor, com bateria de grande duração, além de introduzir o serviço wireless digital iDEN no Brasil e na Argentina. Apenas dois anos mais tarde, a NEXTEL atingia a impressionante marca de 5 milhões de assinantes. Foi nesta época que anunciou a introdução do serviço NEXTEL WORLDWIDE, um sistema de comunicação digital que cobria os Estados Unidos e mais 70 países, incluindo 18 das 25 maiores cidades do mundo. No início do novo milênio a NEXTEL já era uma empresa extremamente consolidada, que ao longo dos anos havia afetado o mercado de celulares em várias maneiras: primeira empresa a disponibilizar com sucesso diversos planos com chamadas ilimitadas, para uma grande base de assinantes; primeira a implantar nacionalmente nos Estados Unidos o sistema Direct Connect, onde ao apertar um botão o usuário poderia se comunicar via rádio-chamada; e primeira a integrar GPS em seus telefones celulares.


Em 2005, a Sprint, empresa de telecomunicação fundada em 1899, comprou a NEXTEL por US$ 35 bilhões, formando assim a SPRINT NEXTEL. A divisão internacional, conhecida pela sigla NII, que havia se tornado uma empresa independente, com capital aberto na Bolsa de Valores desde 2002, tinha como maior acionista a própria Sprint Nextel. Em 2006 a NEXTEL ingressou com sucesso no mercado chileno. Recentemente, os problemas da Sprint no setor de wireless (sem fio) e os enormes prejuízos vêm alimentando rumores de que a empresa pretenderia separar e até vender a unidade NEXTEL, e que o fundador da própria NEXTEL, Morgan O’Brien, que no momento atua como CEO na empresa de telecomunicação Cyren Call, seria um dos interessados em comprar a unidade.


A evolução visual
O logotipo da NEXTEL passou por algumas modificações no decorrer dos anos. Uma das mais radicais aconteceu em 2005 quando a empresa foi comprada pela Sprint. O novo logotipo, adotado somente na América do Norte (com exceção do México), passou a conter uma caixa amarela com a palavra NEXTEL em preto.


No mês de setembro de 2011, a NEXTEL, através da sua divisão internacional, anunciou nova identidade visual, que inclui logomarca, slogan e design gráfico. A nova identidade visual, com o nome da marca escrito em letras minúsculas, utiliza conectores derivados do ‘x’ (formado por duas setas). Os conectores têm como objetivo unir ideias e atenções. Expressam a natureza pessoal da rede da NEXTEL e permitem uma flexibilidade enorme, ao mesmo tempo em que mantêm uma linguagem visual claramente reconhecida de uma marca que conecta os clientes ao que é importante para eles. O laranja foi escolhido como cor dominante para o novo logotipo, pela leveza e contemporaneidade.


Além disso, a cor e o design da logomarca corporativa da empresa também foram modificados para estar em sintonia com a nova identidade gráfica da NEXTEL em toda a América Latina, melhorando assim, o reconhecimento e a fidelidade dos clientes.


Os slogans
Your world. Now. (2011)
Helping people communicate more effectively. (2007)

Nextel. Done.
How Business Get Done.
Get Smart, Get NEXTEL.
(1997)
Seu mundo. Agora. (Brasil, 2011)

Bem-Vindo ao Clube.
(Brasil, 2008)
Direto, este é o nosso jeito. (Brasil, 2006)

Muito mais que celular.
(Brasil)

El poder de hacer.
(México)
Hablemos de negocios. (México)
Mucho más que un celular. (Argentina)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1987
● Fundador: Morgan E. O’Brien e Brian McAuley
● Sede mundial: Reston, Virginia
● Proprietário da marca: Sprint Nextel Corporation (E.U.A.) e NII Holdings Inc. (internacional)
● Capital aberto: Sim
● Chairman:
Steve Shindler
● CEO: Steven Dussek
● Faturamento: US$ 5.6 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 341.1 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 5.1 bilhões (setembro/2011)
● Assinantes: 9.84 milhões
● Presença global: 5 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 13.500
● Segmento:
Comunicação
● Principais produtos: Serviço de rádio via celular e telefonia móvel
● Ícones:
A comunicação integrada ao toque de um botão
● Slogan:
Seu mundo. Agora.
● Website: www.nextel.com.br

A marca no Brasil
A NEXTEL chegou ao Brasil em 1997 e revolucionou a maneira das empresas se comunicarem. Em maio de 2004, a empresa expandiu o serviço de Conexão Direta Internacional para a Argentina, Estados Unidos, Peru e México. Hoje, já faz parte do cotidiano dos negócios falar de forma ilimitada no Brasil e em outros 7 países, somente apertando um botão. É a Conexão Direta Nextel, que garante agilidade, baixo custo e eficiência. E o resultado não poderia ser diferente: a NEXTEL tem os clientes mais satisfeitos do mercado de telefonia, o menor número de reclamações e alto índice de recomendação mantendo a incrível média de 40% de crescimento anual. Atualmente a NEXTEL oferece a mais completa solução de comunicação móvel integrada, adaptada às necessidades de cada usuário, com serviços de:
● Telefonia Móvel Digital (nacional e internacional)
● Conexão Direta (permite ao usuário falar imediatamente com sua equipe, fornecedores ou clientes, ao simples toque de um botão, inclusive entre cidades e estados, sem custo de interurbano)
● Conexão Direta Internacional (serviço de conexão direta com Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, México e Peru, sem custo de ligação internacional)
● Serviços de Mensagens (Nextel Torpedo e Mensagens de Mão Dupla)
● Soluções de Dados (transmissão de dados por pacote, padrão 2,5G, gerenciamento de equipes em campo, GPS integrado nos aparelhos da nova plataforma Falcon, NextelMail, mapas & rotas, entre outros)


Na segunda quinzena de dezembro de 2010, a NEXTEL anunciou o “Plano de Cem Dias” que visa iniciar a primeira fase de comercialização dos primeiros serviços móvel pessoal em 3G, inclusive com ofertas para usuários pré-pagos, em 12 meses. Atualmente, a NEXTEL Brasil tem mais de 5.600 funcionários e uma base superior a 3 milhões de clientes, que contam com o diferencial de uma empresa próxima e atenta às suas necessidades, dedicada ao público corporativo e que oferece soluções adaptadas às necessidades de cada usuário. A área de cobertura da NEXTEL compreende mais de 385 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Brasília, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Ceará.


O antigo slogan da marca, os aparelhos e os clientes não têm a ver com a empresa que desembarcou no Brasil em 1997. Antes, a marca era a preferida dos motoboys. Hoje, seus telefones estão nas mãos de alto executivos, empresários e personalidades. Apesar de manter operação no México, Argentina e Peru, o Brasil conquistou uma posição de destaque nos últimos anos. Com o antigo posicionamento de marca, lançado no início de 2008, a NEXTEL apresentou o slogan “Bem-Vindo ao Clube”, reforçando o atributo de formação de redes sociais que se comunicam ao simples toque de um botão, além de criar um ícone (o asterisco). Suas campanhas tratavam o homem de negócios como uma pessoa completa, que ia além do ambiente de trabalho e conectava-se facilmente a outros grupos de interesse por meio dos serviços da operadora.


A NEXTEL passou a ser o clube de pessoas especiais, que exigem o melhor, e que integra diversos clubes de interesses profissionais e individuais. Já o ícone da marca, um asterisco, representava a intersecção de todos os clubes que formam uma pessoa. Era também o ponto de contato desses clubes em um único: o da NEXTEL. Para os usuários da marca, o asterisco era o símbolo que diferencia o número de seu rádio de um celular comum. Alex Atala participou da campanha em mídia impressa e TV. O texto em revista o apresentava como “chef, dono de restaurante, três filhos, punk rocker, pescador, DJ de vez em quando”, e terminava: “Essa é a minha vida, esse é o meu clube. Nextel. Bem-Vindo ao Clube”. Entre outras personalidades que fizeram parte do Clube da NEXTEL e integraram a campanha estavam: Camila Morgado, Reinaldo Lourenço, Fernando Meirelles e outros profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação, nem sempre famosos. Em 2011, para apresentar seu novo posicionamento e identidade visual a marca lançou uma enorme campanha estrelada por cinco personagens: Alex Atala, Fernanda Young, Hebert Vianna, MV Bill e Fábio Assunção.


A marca no mundo
Atualmente as licenças de comunicação móvel da NEXTEL cobrem aproximadamente 390 milhões de pessoas, sendo que 157 milhões delas estão na América Latina. As NEXTEL têm direito de uso da frequência de 800 MHz, com potencial de atender mais de 633 milhões de pessoas nas Américas e na região da Ásia e do Pacífico, estendendo-se por 12 das 25 maiores cidades do mundo. Além do México, a NEXTEL está presente no Brasil, Argentina, Chile e Peru, contando com mais de 9.8 milhões de assinantes.

Você sabia?
A NEXTEL é a única operadora no Brasil a utilizar a tecnologia para telefone celular conhecida como iDEN.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 24/9/2011

3 comentários:

Anônimo disse...

os caras estão de parabens melhor serviso de telefonia que ja utilisei nextel eu sou desse clube

Anônimo disse...

Alguém sabe ao certo pq esta mudança repentina? Dizem os boatos que depois q a VIVO e a CLARO conseguiram finalmente autorização para operar com a mesma banda que eles, houve um rompimento de parceria, onde a VIVO cancelou a utilização de suas antenas pelas Nextel. Aproveitando a deixa, a TIM tb fez a mesma coisa e ao invés de operar com o serviço de Radio, ofereceu um serviço para falar com qqer nextel por APENAS R$ 9,90. Com isto o serviço da Nextel caiu sensivelmente de qualidade. Segundo alguns especialistas de MKT, para atenuar a crise, devido ao ruido na prestação de serviço, resolveram mostrar uma espécie de novidade com a mudança do Slongam e mudaram urgetemente o Slogam, pois, ficava contraditório. "Bem Vindo ao CLube dos usuários mais satisfeitos". Ainda acho que neste novo slogam ainda cria margem para ruidos. Ao invés de SEU MUNDO. AGORA", muita gente anda dizendo "SEU PROBLEMA. AGORA".

Barbara disse...

A quantidade de clientes ativos ainda é inferior às demais, entretanto a média de consumo mensal por usuário é superior.