11.6.06

PANTENE


A importância dos cabelos para as mulheres é quase que tratada como um mito. Cabelos bem cuidados, macios, cheios de brilhos com uma aparência solta e saudável, é o cartão de visita de qualquer bela mulher em quase todas as partes do mundo. E não existe no mundo uma marca que entenda essa relação das mulheres com os cabelos como PANTENE, uma especialista em formular xampus e condicionadores para diferentes tipos de cabelos.

A história
A história da marca começou durante a Segunda Guerra Mundial quando cientistas do laboratório suíço Hoffman LaRoche (atualmente conhecido como Roche) desenvolveram um ingrediente chamado Pantenol (um análogo da Vitamina B5) que, ao ser aplicado sobre a pele das vítimas de queimaduras, produzia um efeito cicatrizante. Pouco depois, descobriu-se que esse componente também protegia as fibras capilares, melhorando a saúde, elasticidade e hidratação dos cabelos. Em 1947, os cientistas incorporaram essa vitamina a uma fórmula de xampu, que foi batizado de PANTENE (em referência ao principal ingrediente do produto) e lançaram o PANTENE HAIR TONIC inicialmente em alguns países da Europa. A modelo Liza Jaramillo foi a primeira a divulgar o novo produto. Posteriormente, ao comando do cientista Dr. Gustav Erlemann, outras vitaminas foram incorporadas à fórmula do xampu PANTENE, como por exemplo, a Pantetina, o Pantil Etil Éter e a Fitantriol. A combinação de Pantenol e Pantil permitia a penetração na raiz e no córtex da fibra capilar, o que favorecia o fortalecimento dos fios e a manutenção de sua umidade natural, hidratando-os e deixando-os mais saudáveis e brilhantes.


Nos anos seguintes outros produtos para os cuidados com os cabelos foram lançados pela marca, onde fórmulas cuidadosamente testadas rapidamente ganharam uma reputação de excelência. Na verdade, foi em virtude da demanda de viajantes europeus que levou varejistas americanos à importar os produtos da marca. Mas foi somente no início da década de 60 que a marca PANTENE foi introduzida oficialmente no imenso mercado americano. Em 1983, a empresa Richardson-Vikcs adquiriu a marca PANTENE, e num curto espaço de tempo transformou a pequena linha para cuidados dos cabelos em mais de 100 produtos, aumentado a sua distribuição para algumas lojas de departamento e salões de beleza. Apenas dois anos mais tarde, a poderosa Procter & Gamble comprou a Richardson-Vikcs, e PANTENE passou a fazer parte de seu portfólio. Até então, a marca era uma pequena e exclusiva linha de cuidados para os cabelos com vendas anuais pouco superiores a US$ 100 milhões. Uma das primeiras atitudes da nova proprietária foi expandir, de início lentamente, a linha de produtos da PANTENE, e aumentar consideravelmente sua distribuição, incluindo drogarias, supermercados e lojas especializadas em cosméticos.


O enorme crescimento de popularidade da marca nesta década pode ser creditado também ao fato da estonteante Kelly LeBrock encarnar a “Garota Pantene” nas campanhas publicitárias de PANTENE, que utilizavam de forma ousada o slogan “Don’t hate me because I’m beautiful” (“Não me odeie porque sou bonita”, em português). Foi no final desta década que a P&G começou a perceber o verdadeiro potencial da marca, que estava presente em muitos países e possuía uma base de clientes extremamente fiéis. Esses argumentos convenceram a empresa americana de que PANTNE poderia ser transformada em uma marca verdadeiramente global. E foi em 1993, que a empresa relançou a marca mundialmente: os produtos foram reformulados e ganharam o nome de PANTENE Pro-V (V de Vitamina); as embalagens foram completamente remodeladas, adquirindo um visual mais moderno e concebendo mais praticidade no manuseio; um novo logotipo foi criado; e a comunicação passou a adotar o slogan “Hair so healthy it shines”. Taiwan liderou esse relançamento mundial, e pouco mais de 18 meses depois, os novos produtos sob a marca PANTENE Pro-V estavam disponíveis em outros 20 países ao redor do mundo, estabelecendo-se como líder de seu segmento em cada um deles.


Em 1995 a marca já era líder mundial em produtos para cuidados dos cabelos oferecendo uma completa e extensa linha que incluía xampus, condicionadores e cremes para todos os tipos de cabelos. Depois de sete anos sem grandes mudanças em suas embalagens, no ano de 2000, a marca resolveu remodelar radicalmente todas as suas embalagens, que se tornaram modernas, elegantes, dinâmicas e globais (iguais em todos os mercados que PANTENE atuava, criando assim uma verdadeira identidade global). A linha também foi simplificada e melhor identificada através de cores perante às suas consumidoras, que devido a enorme quantidade de opções chegavam a ficar confusas com os produtos oferecidos pela marca.


As novidades não demoraram muito para atingir a linha de produtos: em 2003, após dois anos e inúmeras pesquisas ocorreu o lançamento de uma linha voltada especificamente para as mulheres de cor negra, a PANTENE PRO-V Relaxed & Natural. Dois anos depois surgia outra linha especial, agora voltada para mulheres hispânicas, e mais tarde uma linha específica para ser utilizada no inverno e outra no verão. Nesta época, a marca PANTENE Pro-V já era uma gigante global com faturamento superior a US$ 1 bilhão. Desde então, PANTENE tem produzido uma grande variedade de xampus, condicionadores, loções, itens de tratamento e produtos para modelagem de cabelos (incluindo gel, mousse e spray fixador) para mulheres de todas as raças.


Em 2007, os produtos da PANTENE tiveram suas fórmulas completamente reformuladas e passaram a contar com pró-vitaminas que atuam no córtex dos cabelos reconstruindo toda a queratina e os aminoácidos. Esses muitas vezes são perdidos devido a processos químicos, efeitos climáticos e à falta de cuidados. O xampu PANTENE promete proporcionar maior limpeza, deixando os cabelos mais soltos e cheios de vida. Isso porque foi formulado com condicionantes reduzidos. A hidratação é proporcionada pelo uso conjunto com o condicionador. Além disso, em 2008, os pesquisadores da marca descobriram uma nova forma de restaurar a vitalidade dos cabelos através da tecnologia patenteada de cristais líquidos, que se encontra no xampu PANTENE Pro-V EXPRESSIONS.


Hoje no Brasil a marca conta com 8 linhas de produtos diferentes com xampu e condicionador, além de uma linha completa de tratamentos que oferece proteção e restauração aos fios. Sua fórmula exclusiva de pró-vitaminas age como um verdadeiro escudo protetor contra danos, ao mesmo tempo em que repara os fios profundamente por meio de uma tecnologia avançada que atua onde o fio mais necessita, mantendo os cabelos bonitos e saudáveis.


As pesquisas
Hoje o universo científico continua ainda mais presente na história de desenvolvimento da marca, fruto da herança adquirida desde a sua criação. Atualmente existem mais de 1.000 cientistas e técnicos em cabelos trabalhando na divisão de pesquisa da PANTENE, abrangendo mais de 17 disciplinas científicas. As fórmulas dos produtos da marca são exaustivamente comprovadas em laboratório através de 500 testes técnicos e ao menos 26 métodos de verificação de rendimento. Anualmente, são entrevistados quase meio milhão de consumidores em todo o mundo e adquiridos mais de 200 quilos de cabelos destinados à realização de estudos e testes sobre o desempenho da linha.


O instituto
Recentemente em 2011 a marca trouxe para o Brasil, durante o período de três meses, o PANTENE INSTITUTE EXPERIENCE. Com isso, o país foi o primeiro da América Latina a receber a visita do instituto cuja intenção é mostrar toda a tecnologia desenvolvida para a linha de tratamento da marca. Nesse moderno e aconchegante espaço a consumidora pode fazer uma análise gratuita dos fios e descobrir qual o tratamento PANTENE mais indicado para o seu tipo de cabelo. Além disso, elas têm acesso a um salão de beleza, que oferece gratuitamente serviços de hidratação e styling dos fios. Mas o principal objetivo é fazer com que a mulher possa entender melhor seus cabelos e aprender a cuidar deles no dia a dia. No espaço, profissionais do PANTENE ISNTITUTE EXPERIENCE mostram as características de um fio de cabelo, sua composição, como reage aos danos e como garantir cabelos bonitos e saudáveis, de forma personalizada através de uma análise capilar. O instituto é uma aliança global que promove a colaboração entre cientistas da P&G e especialistas em saúde, com o objetivo de desenvolver tecnologias inovadoras para promover a saúde e o cuidado dos cabelos. O Instituto estimula a sinergia e a colaboração entre experts para alcançar uma compreensão ainda mais profunda sobre a saúde dos cabelos, visando o desenvolvimento de tecnologias e produtos que oferecem benefícios superiores.


O marketing das beldades
A marca PANTENE sempre utilizou como embaixadoras mulheres famosas de estonteante beleza, como por exemplo, Rachael Hunter, Maria Menounos, Anna Friel e Natasha Bedingfield. A fama dos belos cabelos da também bela modelo Gisele Bündchen foi fator decisivo na escolha de seu nome como nova embaixadora da marca PANTENE em 2007. Desde então os xampus e condicionadores da marca, multiplicaram por dez a participação da linha no mercado brasileiro. No final de 2011 a marca anunciou o patrocínio à 11 atletas de elite do sexo feminino como seus mais novos embaixadores da beleza. O grupo foi apresentado na primeira campanha de marketing global da marca em apoio aos Jogos Olímpicos de Londres. A intenção da campanha é provar que as atletas, independente de seu treinamento para os Jogos Olímpicos, podem ter cabelos bonitos e saudáveis com a ajuda dos produtos PANTENE. O grupo se juntou a celebridades, tais como Liv Tyler e Eva Mendes, que são apresentadas nas icônicas campanhas publicitárias da marca.


A evolução visual
Em 2006 a marca PANTENE apresentou mundialmente, não somente suas novas e modernas embalagens (algumas em uma bela combinação das cores branca e dourada), mas também seu novo logotipo (batizado de Shirra, nome de um vento do Norte da África), representando transformação, energia e confiança. Recentemente a identidade visual da marca passou por uma modernização, adquirindo uma imagem mais limpa.


Os slogans
Pantene, Top como você. (2011)
Healthy makes it happen. (2009)
Mi Cabello. Mi estilo.
Shine. I Believe I Can. (2006)
For Hair So Healthy It Shines. (1995)
Don’t hate me because I’m beautiful. (1986)
The Care and Feeling of Beautiful Hair. (1983)
Teach your hair a new language. (anos 70)
Spirit of Beauty.


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Lançamento: 1947
● Criador: Hoffman LaRoche Company
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Robert McDonald
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Xampus, condicionadores e cremes
● Concorrentes diretos: Seda, L’Oreal, Garnier e Dove
● Slogan: Healthy makes it happen.
● Website: www.pantene.com.br

A marca no mundo
A marca PANTENE Pro-V, líder mundial no segmento de cuidados com os cabelos, tem seus produtos (xampus, condicionadores, cremes, gel e modeladores) comercializados em mais de 140 países ao redor do mundo com faturamento superior a US$ 2 bilhões anualmente. São comprados no mundo mais de 550 milhões de unidades dos produtos da marca todos os anos. Atualmente a PANTENE está entre as três marcas mais importantes da gigante americana Procter & Gamble.

Você sabia?
Em 1975 a marca PANTENE apresentou suas novas embalagens, que possuíam tampas douradas (Gold Cap). Mais de 40 depois, apesar de não mais serem utilizadas, muitas mulheres ainda a reconhecem como um símbolo da marca.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/7/2012

8 comentários:

Anônimo disse...

DÚVIDA
os shampoos Pantene são sem sal?

Anônimo disse...

Boa noite.
Estou a fazer um trabalho acerca da marca Pantene e gostaria de perguntar se tem mais informacao acerca desta marca.
Se tiver e poder ceder, agradeceria imenso.
Desde ja obrigado.

Anônimo disse...

Gostaria muito que no Brasil tivesse mas produtos da linha pantene, pois esta marca vc realmente sente a diferença assim que usado pela primeira fez.

Anônimo disse...

Este site é incrível! Parabéns!

Márcia - gaúcha disse...

Olá, conheço essa marca a bastante tempo e sempre ouvi falar muito bem dela, gostaria muito de usar o shampoo para volume e corpo, mas não encontro em lugar nenhum, somente na internet, entrei no site da Pantene no Brasil e não tem, acredito q seja uma versão q esteja sendo comercializada fora do Brasil, alguém sabe algo sobre isso? Obrigada, beijokas.

Anônimo disse...

Eu comecei a usar o shampoo pantene em 1995 até 2003 ele era o melhor shampoo que ja existiu. Meu cabelo era muito elogiado e todos me perguntavam que shampoo eu usava e eu fiz muita propaganda do pantene. Mais infelizmente isso mudou a partir de 2003 o shampoo pantene ja não era mais o mesmo, ja não deixava o cabelo com elasticidade o cabelo fica fino, mascado e partir dái o shompoo pantene só foi piorando cada vez mais, e hoje em dia não dá mais para usar,esta horrível, ele deixa o cabelo ou seco ou oleoso, deixa o cabelo com aspecto de sujeira, o cabelo fica quebrado e com aparencia de mal tratado, muito ruim. E olha que eu posso dizer isso, pois conheci o pantene quando era um ótimo shampoo, mais eu não sei o porque mexeram na formula se ela era ideal como estava, é uma pena!!!
Gostaria muito que voltasse a antiga formula, era tudo de bom

Consumidora muito triste

Anônimo disse...

Meu relato e o Mesmo Que O Anterior. Usei Pantene Por Quase 10 Anos E recebi Dezenas de Elogios. creio Que O Uso Sistematico Por Longos Anos Da Mesma Formula E o Sal Acabaram Com Meu Cabelo, Cada Vez Mais Finos, Ressecados, Opacos E Sem Elasticidade. Aff

Evellyn Gualter disse...

É verdade!