20.6.06

POND'S


A tradicional marca POND’S acredita fielmente que beleza não tem idade. Por isso, seus produtos são desenvolvidos com tecnologia que permite sua utilização em qualquer etapa da vida, mantendo, especialmente a aparência facial, sempre limpa, hidratada e jovial. O sucesso da marca é endossado por gerações de mulheres que confiaram a saúde e aparência bem tratada de suas peles a POND’S. 

A história 
Tudo teve início quando Theron T. Pond, um farmacêutico americano da cidade de Utica, estado de Nova York, aperfeiçoou em 1846 um extrato natural que seria a base para o início da empresa de cuidado da pele mais antiga do mundo. Mesmo que no começo esta fórmula artesanal (que continha hamamélis e álcool, sendo envelhecida em barril) só fosse vendida entre amigos, logo ficou conhecida pelo público, tornando-se um produto popular entre os americanos, na época, chamado POND’S GOLDEN TREASURE. Devido à popularidade do extrato, a empresa T.T. Pond Company começou sua etapa de desenvolvimento. O primeiro escritório comercial da empresa abriu suas portas na cidade de Nova York em 1873. No ano seguinte começou a utilizar a publicidade como forma de divulgar seus produtos. Considera-se que foi a primeira campanha publicitária de produtos para a pele veiculada no país.


Em 1878 a empresa se internacionalizou com a inauguração de um escritório em Londres, fazendo com que seus produtos chegassem ao velho continente. A presença da marca na Europa simplesmente reforçou a sua importância no âmbito internacional. Em 1886 o produto foi relançado no mercado com o nome de POND’S EXTRACT. Mas foi somente em 1907 que a POND’S inventou a fórmula do primeiro creme estável (que não necessitava de refrigeração), nascendo assim uma nova categoria de cremes faciais. Finalmente os cremes deixam de ser para uso exclusivo de pessoas abastadas, devido ao início da produção em grandes quantidades e a um preço acessível. Era a democratização de um produto que se tornaria popular entre as mulheres, que já em 1919 começaram a usá-lo no seu ritual diário de beleza, um creme hidratante para dia e um creme de limpeza para a noite. Estes cremes seriam as primeiras fórmulas dos atuais Creme S e Creme C comercializados pela POND’S.


Nos anos de 1920 consolidou-se a reputação da marca como especialista no cuidado da pele. Nesta época os produtos começaram a ser distribuídos em alguns países da América Latina. No Brasil, estima-se que os produtos da marca já eram comercializados antes de 1930. Nos anos de 1940 e 1950 com o surgimento da televisão, a empresa obteve um grande sucesso com a apresentação de sua primeira campanha publicitária neste meio de comunicação. E foi justamente neste período, em 1955, que a POND’S foi adquirida pela Chesebrough Manufacturing Company, criadora do creme Vaseline (ou Vasenol, como é conhecido no Brasil), e que introduziu o produto em muitos outros mercados ao redor do mundo. A esta altura os produtos eram vendidos em 119 países. Também começaram a ser desenvolvidos outros produtos dentro da categoria dos cremes faciais e novas embalagens mais modernas foram criadas.


Foi na década seguinte que surgiu um dos principais símbolos da marca: a famosa “Tulipa da POND’S”, que simbolizava a beleza da pele. No ano de 1962 o produto ganhou o slogan “Beauty care with success” (algo como “Cuidado da beleza com sucesso”). A partir dos anos de 1980, foram desenvolvidas novas versões dos cremes faciais, voltadas para os vários tipos de pele, como seca, oleosa, normal, mista; e ainda creme de limpeza (creme C); creme nutritivo e tantos outros para as mais variadas finalidades. O que os diferenciava era a cor da tampa de suas embalagens. Em 1987, a empresa foi adquirida pela anglo-holandesa Unilever, que propiciou a marca POND’S um crescimento internacional mais consistente.


Em 1992 foi fundado o POND’S INSTITUTE iniciando uma nova era para a marca, graças à experiência acumulada durante décadas. A inovação constante de uma equipe de especialistas em beleza, preocupados em satisfazer as necessidades do consumidor, tem reafirmado a liderança do famoso instituto como especialista no cuidado da pele. Pouco depois, em 1997 a marca lançou o CLARANT B3 (eliminava as manchas causadas pela exposição ao sol), produto que permitiu a POND’S ingressar em um novo segmento de mercado.


No Brasil, em 2004, os excelentes produtos da linha POND’S, destinados ao público de poder econômico mais baixo, deixaram de ser encontrados nas prateleiras de supermercados e drogarias. Até este momento a marca POND’S no Brasil era composta por quatro cremes faciais: Creme Pond’s H, para Hidratação Prolongada; Creme Pond’s HN, de Hidratação e Nutrição; Creme Pond’s S, um antiidade; Creme Pond’s E de hidratação e controle de oleosidade; e Creme Pond’s C para a limpeza da pele. Por questão estratégica, a Unilever, proprietária da marca, deixou de atuar no segmento de tratamento facial no Brasil para focar no segmento de hidratação corporal, com as linhas Dove e Vasenol.


Um dos recentes sucessos da tradicional marca, introduzido no mercado em 2008, é o POND’S AGE MIRACLE, uma linha de produtos antiidade desenvolvida especialmente para a pele da mulher. No ano seguinte os produtos da marca foram introduzidos em vários mercados do Oriente Médio. Além disso, lançou no mercado o POND’S GOLD RADIANCE, uma linha anti-envelhecimento com ouro real, composta por creme de dia, noite, olhos e sérum, que reduz manchas e rugas, proporcionando luminosidade e firmeza para as peles de mulheres de mais de 40 anos. Pouco depois, em 2011, a marca lançou no mercado o POND’s EYE CONTOUR, um creme que revitaliza o contorno dos olhos cansados, restaurando a luminosidade com sua mistura inteligente de hidratantes, vitaminas e elastina. O produto ajuda a suavizar a aparência de linhas finas e hidratar os cílios sem irritar a delicada área dos olhos.


A evolução visual 
O logotipo da marca POND’S passou por inúmeras modificações ao longo dos anos, e a partir da década de 1960, uma tulipa passou a fazer parte de sua comunicação visual, se tornando um símbolo da marca. Ao longo dos tempos esta tulipa foi sendo modernizada e ganhou cada vez mais destaque na identidade visual da marca.


Após o logotipo ser completamente modernizado com a tradicional tulipa ganhando a cor rosa e ares bem mais modernos, a atual identidade visual da marca apresentou uma tulipa curva posicionada abaixo do nome.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1846 
● Fundador: Theron T. Pond 
● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Roterdã/Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Principais mercados: Estados Unidos, México e Espanha 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Cremes faciais e hidratantes para todo corpo 
● Concorrentes: Vaseline, Neutrogena, Olay, Dove, Avon e Nivea 
● Ícones: A tradicional tulipa do logotipo 
● Slogan: Feeling more confident, smart and beautiful than ever. 
● Website: www.ponds.com 

A marca no mundo
Atualmente a marca POND’S comercializa uma ampla linha de produtos para o cuidado da pele (cremes hidratantes e antiidades, limpadores faciais e produtos anti-acne) em mais de 60 países ao redor do mundo, tendo nos Estados Unidos, México, Espanha e Japão seus maiores mercados, além de uma confortável posição em muitos países europeus. 

Você sabia? 
Hoje em dia, praticamente todos os cremes da marca são produzidos utilizando-se os princípios básicos da fórmula original. Os produtos também são hipoalergênicos e testados dermatologicamente.  

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/2/2016

49 comentários:

Helena Galindo disse...

Gostaria de saber como faço para continuar usando o Creme Pond"s se já procurei por toda parte e não encontro. Gostaria de adquirir pois, ele hidrata a pele como nenhum outro creme o faz. É um produto que se conhece e se usa desde os tempos da vovó, e portanto, não pode desaparecer. Por favor me digam onde posso encontrar.
Atenciosamente,
Helena Galindo

Anônimo disse...

Gostaria de saber...
com q idade o creme pond´s pode ser usado.
estarei aguardando a resposta ^^

Anônimo disse...

Reporto-me ao primeiro comentário e da mesma forma não encontro mais os cremes da marca Pond's. Onde posso encontrá-los? Algumém poderia me ajudar?
Obg.
Soraya.

Anônimo disse...

usava o creme pond´s desde meus quatorze anos,jamais encontrei hidratação como o mesmo,só sei que a fabrica foi para Argentina, hoje estou com 52 anos......alguem saberia onde encontrar esta maravilhosa linha?,pois tem o creme de limpeza,creme nutritivo e hidratante.....

Anônimo disse...

Voês podem encontrar o POND´S no site www.pondslatam.com

ivanete disse...

Todas as mulheres da minha familia. sempre usaram o creme C Pond's.
Não conseguimos encontrá-lo em São Paulo, Recife, Rio e Belo Horizonte.
QUE ACONTECEU???
DEIXE A RESPOSTA AQUI.
OBRIGADA

Unknown disse...

Tambem gostaria de voltar a usar o creme c ponds novamente, pois a anos não o encontro no comercio, se alguem souber como faço para obte-lo, por favor me responda.

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR O CREME C PONDES POIS JA PROCUREI PARA COMPRAR AKI EIN BEBEDOURO,ONDE MORO MAS NÃO ENCONTRO.
JA USEI MUITO,MAS JA FAZ TEMPO QUE PROCURO PARA COMPRAR E NÃO ACHO...
ERA UM CREME MUITO BOM!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ainda existe o produto C pond's, já procurei em varias lojas aki em João Pessoa e não encontro. Está fora do mercado, e porque??? Onde encontrar.

Anônimo disse...

Sempre usei o creme ponds, um excelente produto, mas, como a maioria dos comentários, não sei como continuar comprando ? Obrigada

Arlete Brahmani disse...

Meninas, se alguem tem alguma amiga(o) fora do pais como estados Unidos(que vendem potes grandes e baratos) , ou quem for para a Argentina, consegue encontrar diversos produtos maravilhosos da Pond´s. Infelizmente aqui no Brasil,nao se vende mais.
Espero ter ajudado.

Arlete Brahmani disse...

Ahhhh!!! tem o site da ponds...
www.ponds.com
Boa Sorte!!

Arlete Brahmani disse...

Quem sabe escrevendo muito para a Unilever, volte a vender aqui, pois eles sao os responsaveis pela marca...

Lalinha disse...

Descobri um site que faz venda do produto pela internet
www.importscosmeticos.com

ilmar nascimento disse...

Usei muito o creme ponds.Não encontro mais para comprar.
Esses cremes pela internet,são de confiança?...

Anônimo disse...

Também gostaria de ter novamente, no Brasil, a linha POND'S. Uso desde os 15 anos e, hoje, com 64anos, tenho pele de menos de 40! O difícil é encontrar quem o compre para mim!

Unknown disse...

rsr.. eu gostaria de ter os produtos desta linha como é q eu faço em .. sou de salvador bahia:) bjs

Anônimo disse...

Seguinte: usei produtos ponds por vários anos e infelizmente não estou encontrando os produto disponíveis no mercado.Teria algum site de vendas de tais produtos?
Outra vantagem da ponds além do baixo custo ,é que não causam alergias..O Creme de limpeza é o máximo.
Se alguém souber onde podemos encontrá-los..deixe neste blog uma mensagem por favor.
Fátima

Anônimo disse...

Adoraria poder voltar a usar o creme Ponds S Nutritivo para peles secas. Era ótimo, sua ação era estantânea e o preço baixo. Perfeito! Que Saudades!
"Tudo que é bom dura pouco né?!!"

Anônimo disse...

katya
É uma vergonha que nos brasileiras sejamos privadas de produtos bons,e de preços baixos. Infelizmente busquei no Paraguai, mas os de la não valem nada.Deveriamos boicotar produtos Dove e Vasenol.

Anônimo disse...

Como Químico, trabalhei por 10 anos na fábrica da POND'S em São Paulo no bairro do Brooklin no periodo de 1977 à 1987,formulando e mantendo os excelentes padrões de qualidade desses cremes que eram fabricados e distribuidos por todo o território nacional até 1987qdo a marca foi vendida para UNILEVER divisão ELLIDA GIBS e não tiveram competência para dar continuidade à linha.

Anônimo disse...

Olha so gente a ultima vez que comprei foi quando fui pra argentina num supermercado a um ano mais ou menos. mas gostaria de saber se tem algum site que poderia ser comprado aqui no Brasil

Anônimo disse...

vc encontra hidrantes ponds no site imports cosmeticos .

Anônimo disse...

eu sempre compro hidratantes ponds no site imports cosmeticos , eles entregam direitinho sem problemas.

Carmena Maria Carvalho Bonfim disse...

Desde minha adolescência usava os cremes da Pond"s, e de repente eles foram sumindo das drogarias e farmácias. Ocreme para maos então era uma maravilha. Gostaria de voltar a adquirí-los. Porque a Uniliver não volta a fabricá-los? Será que é tão difícil assim? Temos tantos Cosmetólogos sendo formados nas Universidades.Creio que não seria difícil.

Anônimo disse...

Bom! Minha familia já usava PONDS,bem antes de eu nascer.Passei a usar tb.depois de adulta,gostava muito da testura dele e de como ele agia na minha pele.Assistindo outro dia um programa na TV paga me deparei com o anuncio do creme PONDS,fiquei tão feliz em saber que ele estava de volta e que eu poderia voltar a usar ele depois de tantos anos.Soube pelo site que ele foi retirado do Brasil a uns 5 anos, o que é uma pena.Peço a Unilever N.v.que detem os direitos sobre o protuto,que traga ele de volta para o Brasil.Nós mulheres estamos anciosas pela volta deste ótimo,e maravilhoso produto.Mesmo com a concorrencia de outros produtos,acredito que haja espaço para todo mundo,e que muitas mulheres assim como eu voltará a usar o creme da PONDS.Obrigada pelo espaço,só assim posso deixar minha opinião.

Anônimo disse...

Minha mãe usou Pond's durante muitos anos e hoje tem 78 anos e poucas rugas! Pena que os cremes saíram de linha no Brasil. Onde podemos comprá-los?
Obrigada.

Anônimo disse...

ainda fabricam a capsula pond´s?e maravilhosa deixa a pele lisinha e macia.

Anônimo disse...

Teve uma época que eu comprava esse creme no supermercado, ele é muito bom, hoje não sei onde encontrar

Anônimo disse...

E só perguntando para a unilever do Brasil o porque do creme pond's desaparecer das prateleiras do Brasil

http://www.unilever.com.br/resource/faleconosco/index.aspx

noilagandih disse...

Olá !! Não é mais comercializado no Brasil. Estou no Canadá e qui eu achei !!! Tem que pedir pra alguém comprar fora do país !!

Unknown disse...

Olhe na resposta que dei acima.

Teresa Barone mendes disse...

Sim existe. É comprei em Buenos Aires na Argentina.

Unknown disse...

Gente tô usando o creme pond's Creme anti rugas.minha pela tá mas firme,super brilhante e hidratada.e super visível e em pouco tento de uso.nao conhecia a marca.Ganhei de presente da minha tia que mora em Nova York

Unknown disse...

Uso desde mocinha e como não fabricam mais no Brasil, compro no Mercado Livre, e fabricado no México.

Unknown disse...

Que pena, e um ótimo creme, minha família inteira sempre usou, sou a quarta geração e uso desde mocinha. Hoje compro no Mercado Livre, e muito bom e original, fabricado no Nexico.

Marisa Dias disse...

também andei procurando e ... nada. Mas, ontem entrei no site do mercado Livre e comprei o Ponds rejuveness que tanto queria . Tem a linha completa dos produtos Ponds , a preço bom. Ir em mercadolivre.com.br , após, digitar: cremes faciais Ponds.

Unknown disse...

Também uso desde os 15anos hj estou com 48mas não consigo encontrar...se acha me avise aonde por favor bjss

Unknown disse...

Na nossa vizinha Argentina tem pond s á vontade a preço de muito e qualquer mercado e farmácia é só cruzar a fronteira.

Unknown disse...

Vc encontra a preço baixo na Argentina

Unknown disse...

Eu sempre usei creme Ponds, tenho uma pele maravilhosa pena que não fabrica mais.

Unknown disse...

Eu Mara romeiro,sempre usei creme Ponds, e trabalhei na empresa pondes,do Brasil. Barrio do Brooklin,na rua Pensilvânia,eu estava com 16 anos de idade, agora estou com
59 anos.

Unknown disse...

Gostaria de saber se gravida pode usar esse creme POND'S

Unknown disse...

PESSOAL, TEM CREME POND'S NO MERCADO LIVRE E AMERICANA.

Unknown disse...

Na shopee você encontra

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber como faço para adquirir um creme ponds clareador facial. Aqui na minha cidade eu não consegui encontrar. São Vicente. São Paulo

Jario alves disse...

Shopee ou argentina

hanna brasil disse...

No Mercado Livre tem.

Anônimo disse...

NUNCA DEIXEI DE USAR CREME PONDS , DESDE QUE DEIXARAM DE VENDER NO BRASIL !
ANTES , COMPRAVA DE PESSOAS QUE TRAZIAM DO PARAGUAI , DE UNS TEMPOS PARA CÁ , SÓ COMPRO PELO MERCADO LIVRE...
SAI PELO MESMO VALOR E É BOM IGUAL !!!!