14.6.06

POWERADE


POWERADE foi desenvolvido para praticantes de atividades físicas de longa duração para auxiliar na manutenção do desempenho físico e mental. Devido à sua composição ajuda a prevenir a desidratação e retarda a sensação de cansaço. É destinado para adultos, jovens e pessoas ativas que sempre querem conseguir mais. É a bebida energética que oferece a força para ter melhor desempenho, segurança e ultrapassar todos os limites, pois oferece a combinação certa (energia e hidratação) para maximizar o desempenho do corpo e aumentar a capacidade de recuperação. 

A história 
A história toda começou em meados da década de 1980 quando a The Coca-Cola Company resolveu que era chegado o momento de ingressar em um segmento de mercado milionário e que não parava de crescer: bebidas esportivas. Depois de inúmeras pesquisas e desenvolvimento de marca, finalmente no final desta década, um grupo de cientistas da empresa conseguiu criar uma fórmula com o objetivo de repor com rapidez e eficiência sais minerais, líquidos e carboidratos em concentração ideal perdidos durante a prática de exercícios físicos prolongados. Ainda que de forma regional no mercado americano, o produto, um isotônico, foi introduzido oficialmente em 1988 com o nome de POWERADE. Somente em 1992 a bebida foi lançada nacionalmente nos Estados Unidos, sendo o principal concorrente do poderoso Gatorade. Ainda este ano, em uma jogada fantástica de marketing, a empresa conseguiu que a marca POWERADE fosse patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno. Era tudo que POWERADE precisava para tentar se tornar popular, pois, em seus primeiros anos de vida, a marca não tinha conseguido abalar o reinado magistral de seu poderoso concorrente.


Essa década foi marcada pelo lançamento da marca em muitos países da Europa e outros mercados como a África do Sul. Nos anos seguintes a marca introduziu uma infinidade de sabores como maçã, amora, limão, blackberry, cupuaçu, cereja, melancia, kiwi, maracujá, entre outros. Como forma de tentar crescer e ganhar mais participação de mercado, em julho de 2001, a marca introduziu uma nova fórmula do produto, enriquecida com vitaminas B3, B6 e B12, que atuam no metabolismo de energia do organismo humano, além de ser introduzida no mercado britânico. Pouco depois, em 2002, a marca atualizou o design de suas garrafas, que se tornaram mais fáceis de usar durante a prática esportiva. Ainda neste ano, foi lançado o POWERADE OPTION, uma bebida esportiva de baixa caloria (80% menos que seus principais concorrentes), incolor e adoçada com xarope de milho rico em frutose, sucralose e acessulfame de potássio, para proporcionar aos consumidores preocupados com açúcar outra opção de reidratação. O novo produto estava inicialmente disponível nos sabores morango, limão e black cherry.


Outra tentativa de conquistar participação de mercado ocorreu no mês julho de 2005, quando as garrafas ganharam um gripe moderno e nova silhueta, e a identidade visual da marca foi totalmente modernizada para tentar atrair um público mais jovem e descolado. Além disso, ingressou em uma nova categoria ao introduzir no mercado europeu o POWERADE ACQUA+, uma linha de águas com sabores de frutas naturais sem adição de açúcar e conservantes. Em 2008, a marca gerou enorme polêmica ao lançar uma campanha publicitária na qual atletas britânicos como Phillips Idowu, a ciclista Rebecca Romero e o nadador Gregor Tait, posavam nus praticando suas modalidades esportivas. As imagens capturavam suas forças, formas e poder, mostrando o esforço e o comprometimento com suas modalidades esportivas e o que os faziam serem os melhores. O conceito da campanha era mostrar que não importava o quão sofisticado fosse seus equipamentos, o que vale realmente era o que se ingeria. Pouco depois, em mais uma jogada de marketing, a marca contratou a tenista americana Venus Williams, que se juntou ao jogador de basquete LeBron James e ao jogador de futebol inglês Wayne Rooney, como garota-propaganda do novo produto POWERADE ZERO, primeira bebida esportiva do mercado que não continha calorias e se destinava a quem desejava praticar exercícios e recompor líquidos e eletrólito.


Em fevereiro de 2009 a bebida foi totalmente reformulada por cientistas do esporte que desenvolveram o POWERADE ION4, primeiro isotônico a repor quatro dos minerais perdidos durante a transpiração: Sódio (100 mg), Potássio (24.2 mg), Magnésio (1.2 mg) e Cálcio (2.5 mg). O novo produto foi lançado com o slogan “The Complete Sports Drink”, uma provocação ao rival Gatorade, cuja fórmula continha apenas dois (sódio e potássio). Em 2010 a marca de bebida esportiva, escolhida pela FIFA para a hidratação dos atletas na Copa do Mundo, foi introduzida oficialmente no Brasil com uma proposta inovadora para a categoria de repositores hidroeletrolíticos. POWERADE continha na embalagem o selo Optienergy, que indicava o seu diferencial, a presença das vitaminas do Complexo B (B3, B6 e B12), que auxiliam o organismo na obtenção de energia. A bebida chegou ao mercado brasileiro nos sabores Mountain Blast (mistura de frutas), tangerina, limão, uva e laranja.


Recentemente a marca apresentou uma nova garrafa com tampa revolucionária, que possui um mecanismo exclusivo oferecendo muito mais conveniência na hora de beber. Isto porque, após a remoção do lacre a tampa pode ser aberta com apenas uma das mãos. Além disso, a tampa evita que o produto vaze, mesmo se a embalagem for virada de ponta-cabeça. O líquido somente sai na hora em que você precisa, ao apertar a garrafa. A embalagem foi projetada para facilitar o manuseio durante as práticas esportivas. A garrafa de 500 ml tem um design para não escorregar e um medidor, que permite ao consumidor estimar o quanto bebeu ao longo dos seus exercícios. Atualmente, através de uma fórmula rica em minerais e vitaminas do Complexo B, POWERADE dá assistência na obtenção de energia, reposição de carboidratos aos músculos em atividade e estimula o equilíbrio de líquidos no organismo.


Desde seu lançamento, POWERADE já patrocinou grandes eventos e atletas, como por exemplo, a Copa do Mundo da FIFA 2010, 2014 e 2018, muitas edições dos Jogos Olímpicos (entre as quais Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016), PGA Tour (golfe), Nascar (principal categoria do automobilismo americano). Além disso, a marca investe e hidrata o Powerade Team, uma equipe de 10 jovens atletas competidores de diferentes modalidades de atletismo, com idades entre 17 e 23 anos, que buscam classificação nas maiores provas de atletismo do mundo até 2020. Esses patrocínios são vitais para tornar a marca POWERADE conhecida globalmente.


A evolução visual 
Desde que surgiu no mercado POWERADE passou por inúmeras mudanças em sua identidade visual, como por exemplo, em 1990, quando o logotipo foi radicalmente modificado. Já em 2001 foi apresentada uma nova identidade visual contendo pela primeira vez a tradicional letra P estilizada em forma de raio.


Nos anos seguintes o logotipo apenas passou por modernizações e, em 2009, adotou uma imagem mais simplificada e moderna.


Em alguns países como Brasil e México, POWERADE sempre apresentou em sua identidade visual uma seta azul como símbolo. Mais recentemente o logotipo foi alinhado globalmente, mas manteve a tradicional seta azul.


Os slogans 
That’s some kind of power. (2018) 
Unbox your freshness. (2016) 
Performance Is Everything. (2014) 
There’s power in every game. (2014) 
Power Through. (2012) 
Energise fast. Sustain performance. (2011) 
The Complete Sports Drink. (2009) 
Sport is What You Make It. (2008) 
Be your personal best. (2004) 
Get Up. Stay Up. (2003) 
Fuel your obsession. (2003) 
Very Real Power. (2001) 
Go stronger for longer. 
Bring It On. 
Powerful thirst relief. 
Get There.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1988 
● Criador: The Coca-Cola Company 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: James Quincey 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas esportivas 
● Principais produtos: Isotônicos 
● Concorrentes diretos: Gatorade, All Sport, Isostar, Sqwincher, BodyArmor e Lucozade Sport 
● Ícones: Suas modernas garrafas anatômicas 
● Slogan: That’s some kind of power. 
● Website: www.powerade.com 

A marca no mundo 
Os produtos da marca POWERADE estão presentes em mais de 40 países da Europa, Ásia, África e América do Sul, além de possuir 28.5% de participação do enorme mercado americano de isotônicos, muito abaixo de seu principal competidor, o Gatorade (com mais de 71% de participação). O produto é líder em importantes mercados como França, Austrália, Rússia, Turquia, Polônia e África do Sul. A marca POWERADE, que fatura mais de US$ 1.2 bilhões anualmente, é comercializada atualmente em uma infinidade de sabores dependendo do país e região (somente no mercado americano são aproximadamente 15 sabores diferentes). 

Você sabia? 
A versão regular do produto, com 31 calorias por 200 ml da bebida, contribui com a reposição de carboidratos necessários para o desenvolvimento muscular em atividades de alta e média intensidade.  

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), programa Mundo SA, Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/8/2018

2 comentários:

Anônimo disse...

Consumo atualmente a bebida!!! Dá de 1.000 a zero no Gatorade!

Anônimo disse...

É o máximo! Verdadeiro repositor energético!