14.6.06

POWERADE

O POWERADE é ideal para beber antes, durante e depois da prática de exercício físico. Devido à sua composição ajuda a prevenir a desidratação e retarda a sensação de cansaço. É destinado para adultos, jovens e pessoas ativas que sempre querem conseguir mais. É a bebida energética que oferece a força para dar melhor desempenho, segurança e ultrapassar todos os limites, pois tem a combinação certa (energia e hidratação) para maximizar o desempenho do corpo e aumentar a capacidade de recuperação.

A história
A história toda começou em meados da década de 80 quando a The Coca-Cola Company resolveu que era chegado o momento de ingressar em um segmento de mercado milionário e que não parava de crescer: bebidas esportivas. Depois de inúmeras pesquisas e desenvolvimento de marca, finalmente no final desta década, um grupo de cientistas da empresa conseguiu criar uma fórmula com o objetivo de repor com rapidez e eficiência sais minerais, líquidos e carboidratos em concentração ideal perdidos durante a prática de exercícios físicos prolongados. Ainda que de forma regional no mercado americano, o produto, um isotônico, foi introduzido oficialmente em 1988 com o nome de POWERADE. Somente em 1992 a bebida foi lançada nacionalmente nos Estados Unidos, sendo o principal concorrente do Gatorade.


Ainda este ano, em uma jogada fantástica de marketing, a empresa conseguiu que a marca POWERADE fosse patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno. Era tudo que POWERADE precisava para tentar se tornar popular, pois, em seus primeiros anos de vida, a marca não tinha conseguido abalar o reinado magistral de seu poderoso concorrente, o Gatorade. Essa década foi marcada pelo lançamento da marca em muitos países da Europa e outros mercados como a África do Sul. Nos anos seguintes a marca introduziu uma infinidade de sabores como maçã, amora, limão, blackberry, cupuaçu, cereja, melancia, kiwi, maracujá, entre outros. Como forma de tentar crescer e ganhar mais participação de mercado, em 2001, a marca introduziu uma nova fórmula do produto, enriquecida com vitaminas B3, B6 e B12, que atuam no metabolismo de energia do organismo humano, além de ser introduzida no mercado britânico.


Outra tentativa de conquistar participação de mercado ocorreu no mês julho de 2005, quando as garrafas ganharam gripe moderno e nova silhueta, e a identidade visual da marca foi totalmente modernizada para tentar atrair um público mais jovem e descolado. Neste mesmo ano a marca, como forma de tentar barrar o avanço da Gatorade e ganhar mais alguns pontos de participação de mercado, lançou o POWERADE OPTION, um isotônico de baixa caloria (80% menos que seus principais concorrentes), disponível nos sabores morango, limão e black cherry. Além disso, ingressou em uma nova categoria ao introduzir no mercado europeu o POWERADE ACQUA+, uma linha de águas com sabores de frutas naturais sem adição de açúcar e conservantes.


Em 2008, a marca criou polêmica ao lançar uma campanha publicitária na qual atletas britânicos como Phillips Idowu, a ciclista Rebecca Romero e o nadador Gregor Tait, posavam nus praticando suas modalidades esportivas. As imagens capturavam suas forças, formas e poder, mostrando o esforço e o comprometimento com suas modalidades esportivas e o que os faziam serem os melhores. O conceito da campanha era mostrar que não importava o quão sofisticado fosse seus equipamentos, o que vale realmente era o que se ingeria. Recentemente, em mais uma jogada de marketing, a marca contratou a tenista americana Venus Williams, que se juntou ao jogador de basquete LeBron James e ao jogador de futebol inglês Wayne Rooney, como garota-propaganda do novo produto POWERADE ZERO, primeira bebida esportiva do mercado que não contém calorias e se destina a quem quer praticar exercícios e recompor líquidos e eletrólito.


Um dos mais recentes lançamentos da marca, introduzido no mercado em fevereiro de 2009, é o POWERADE ION4, um isotônico enriquecido com sódio (100 mg), potássio (24.2 mg), cálcio (2.5 mg) e magnésio (1.2 mg), quatro dos eletrólitos perdidos durante a transpiração. O novo produto foi lançado com o slogan “The Complete Sports Drink”. Em 2010 a marca de bebida esportiva, escolhida pela FIFA para a hidratação dos atletas na Copa do Mundo, foi introduzida oficialmente no Brasil com uma proposta inovadora para a categoria de repositores hidroeletrolíticos. POWERADE contém na embalagem o selo Optienergy, que indica o seu diferencial, a presença das vitaminas do Complexo B (B3, B6 e B12), que auxiliam o organismo na obtenção de energia. A bebida chegou ao mercado brasileiro nos sabores Mountain Blast (mistura de frutas), tangerina, limão, uva e laranja.


Recentemente a marca apresentou uma nova garrafa com tampa revolucionária, que possui um mecanismo exclusivo oferecendo muito mais conveniência na hora de beber. Isto porque, após a remoção do lacre a tampa pode ser aberta com apenas uma das mãos. Além disso, a tampa evita que o produto vaze, mesmo se a embalagem for virada de ponta-cabeça. O líquido somente sai na hora em que você precisa, ao apertar a garrafa. A embalagem foi projetada para facilitar o manuseio durante as práticas esportivas. A garrafa de 500 ml tem um design para não escorregar e um medidor, que permite ao consumidor estimar o quanto bebeu ao longo dos seus exercícios.


A evolução visual
Desde que surgiu no mercado POWERADE passou por inúmeras mudanças em seu visual, como por exemplo, em 2001, quando foi apresentado seu novo logotipo contendo pela primeira vez a tradicional letra P estilizada em forma de raio. Nos anos seguintes o logotipo apenas passou por modernizações e mais recentemente adotou uma imagem mais simplificada para alguns mercados, como por exemplo, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Itália.


Recentemente, em alguns países como Brasil e México, POWERADE apresentou uma nova identidade visual, que possui como símbolo uma seta azul.


As garrafas também ganharam novo visual e formato.


Os slogans
Power Through.
(2012)
Bring It On.
Powerful thirst relief.
Get There.
Get Up. Stay Up.
Very Real Power.
(2001)
Sport is What You Make It.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento: 1988
● Criador:
The Coca-Cola Company
● Sede mundial:
Atlanta, Geórgia
● Proprietário da marca:
The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Muhtar Kent
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
+ 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento:
Bebidas esportivas
● Principais produtos: Isotônicos
● Concorrentes diretos:
Gatorade e All Sport
● Ícones:
Suas modernas garrafas anatômicas
● Slogan:
Power Through.
● Website: www.powerade.com

A marca no mundo
Os produtos da marca POWERADE estão presentes em mais de 80 países da Europa, Ásia, África e América do Sul, além de possuir 27.5% de participação do enorme mercado americano de isotônicos, muito abaixo de seu principal competidor, o Gatorade (com mais de 71% de participação). O produto é líder em importantes mercados como França, com 88% de participação; Austrália, 55%; Rússia, 93%; Turquia, 97%; Polônia, 66%; e África do Sul, 44%. A marca POWERADE, que fatura mais de US$ 1.2 bilhões anualmente, é comercializada atualmente em uma infinidade de sabores dependendo do país e região.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), programa Mundo SA, Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 18/4/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

Consumo atualmente a bebida!!! Dá de 1.000 a zero no Gatorade!

Anônimo disse...

É o máximo! Verdadeiro repositor energético!