20.6.06

SCOTT


Quando o assunto é guardanapo, papel higiênico ou toalhas absorventes de papel a marca SCOTT é sinônimo de inovação e qualidade neste segmento. Quer seja para absorver o óleo da fritura, limpar a boca ou fazer higiene íntima, os produtos da marca SCOTT são presença constante em milhões de residências pelo mundo afora. Afinal, a sua casa e família merecem a máxima higiene. E para facilitar a sua vida, SCOTT traz soluções inteligentes para a limpeza do seu lar. 

A história 
Tudo começou em 1879 quando os irmãos Edward Irvin e Clarence Scott fundaram a Scott Paper Company Limited na cidade americana da Filadélfia, estado da Pensilvânia, que inicialmente produzia sacos de papel e papel para embrulho. Uma década mais tarde, a empresa rapidamente ficou conhecida por ser a primeira a produzir rolos de papel para ser utilizado como toalhas higiênicas, ou mais popularmente conhecido como papel higiênico. Em 1902 a empresa comprou a marca registrada de papel higiênico Waldorf, tornando-o seu primeiro produto de marca. Pouco depois, em 1907, a empresa introduziu no mercado as toalhas de papel Sani-Towels, vendidas inicialmente a clientes comerciais para ajudar a conter a epidemia de gripe que aterrorizava à todos na época.


Somente no ano de 1913 os papéis higiênicos com a marca SCOTT TISSUE foram introduzidos no mercado americano contendo 1.000 folhas por rolo ao custo de 10 centavos de dólar. Nesta época o produto era mais direcionado para área medicinal. No início da década de 1930, mais precisamente em 1931, foram lançadas no mercado as primeiras toalhas de papel para cozinha, que rapidamente se tornariam um grande sucesso entre as donas de casa. Ainda nesta década, a marca SCOTT foi a primeira a introduzir no mercado os guardanapos de papel, facilitando assim a vida da dona de casa ao evitar as constantes lavagens dos guardanapos de pano, que aos poucos foram sendo substituídos. Ao final desta década, com todas essas inovações, a marca SCOTT já era a número um do mercado americano. Os papéis higiênicos da marca passaram a conter cores em tom pastel no ano de 1956. Ainda neste ano, as toalhas de papel ganharam também cores pastéis, sua versão em rolo e comerciais na televisão para divulgar o produto. No ano seguinte foi a vez dos guardanapos ganharem cores pastéis.


Em 1958 a empresa lançou uma campanha publicitária na televisão para os papéis higiênicos SCOTT, cujo slogan era “America’s Best Seller - Soft & Strong”. Com a utilização cada vez mais constante de campanhas publicitárias a marca SCOTT se tornava ainda mais popular entre as famílias americanas. No ano de 1959 as toalhas de papel ganharam nova tecnologia e se tornaram mais absorventes. O primeiro guardanapo tamanho Jumbo (extra grande) foi introduzido em 1964. Dois anos depois a empresa colocou mais uma novidade pioneira no mercado: as toalhas de papel ganharam desenhos em sua superfície. No final desta década a SCOTT se aventurou no segmento de fraldas descartáveis, que não obteve sucesso até ser relançada recentemente. A década de 1980 começou com uma novidade, quando em 1981, os papéis higiênicos da marca foram os primeiros a serem vendidos em embalagens de quatro rolos e mais tarde, em 1986, em pacotes com seis rolos.


Em 1987 foi criada a divisão SCOTT WORLDWIDE para cuidar dos mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio, onde os produtos da marca eram comercializados. No ano de 1991 a marca introduziu duas novidades: as embalagens de papel higiênico com 12 rolos e as toalhas Mega Roll, as maiores toalhas de papel em rolo disponíveis no mercado americano. No ano seguinte os guardanapos ganharam as cores branca, amarelo-claro e azul-claro, tornando o produto ainda mais atrativo. Pouco depois, em 1995, os papéis higiênicos que se chamavam até então SCOTT TISSUE passam a se chamar SCOTT 1000, em alusão as mil folhas por rolo que continham.


Ainda neste ano, a empresa foi comprada pela Kimberly-Clark por US$ 9.4 bilhões, passando assim a contar com uma gigantesca rede de distribuição no mundo todo. No ano seguinte, com o lançamento de estampas iguais para guardanapos e toalhas de papel, a SCOTT criava opções de combinações para deixar a cozinha ainda mais charmosa. No ano de 1997 a linha de guardanapos de papel ganhou embalagens com 400 unidades, mais fáceis de abrir e novas cores, como por exemplo, rosa, azul e verde. Dois anos mais tarde, os papéis higiênicos ganham versões mais macias e as toalhas para cozinha um alto poder de absorção. Nos anos seguintes a marca introduziu novos produtos como as toalhas umedecidas desengordurantes para multi-superfícies, implantou novas tecnologias, e, em 2005, remodelou completamente suas embalagens. Além disso, em 2009, a marca lançou a linha de produtos SCOTT NATURALS, cuja principal característica é ser fabricada com materiais recicláveis e sem o tubo central cartonado, o que minimiza o desperdício de material, antes descartado quando o papel acabava.


As mascotes 
A marca criou para os países da América Latina uma mascote para sua linha de papel toalha: Teresita (um simpático elefante animado que representa essa linha de produtos pela alta capacidade de absorção de água de sua tromba), introduzida em sua linha de comunicação em 2008. Já para sua linha de papel higiênico a marca utiliza como mascote um filhote de labrador (que por ser considerado “fofinho” representa a principal característica de seus produtos). Essa mascote já era utilizada pela marca Andrex no Reino Unido desde 1972, e também acabou incorporada pela Cottonelle (de propriedade da Kimberly-Clark).


A evolução visual 
Em 2005, para os países da América Latina, a marca SCOTT remodelou completamente seu logotipo, que ganhou um visual mais moderno e carinhoso, além de uma nova tipografia de letra mais arredondada. Apesar disso, em alguns mercados, como na América do Norte e Europa, a marca ainda utiliza a identidade visual antiga.


Os slogans 
Trade tips, tools and solutions that enhance your everyday life. 
SCOTT. The common sense choice.
America’s Best Seller - Soft & Strong. (1958) 
Cuida a los que amas. (países latinos) 
Scott, sua melhor aliada no cuidado do seu lar. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1879 
● Fundador: Edward Irvin e Clarence Scott 
● Sede mundial: Dallas, Texas 
● Proprietário da marca: Kimberly-Clark Corporation 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Thomas J. Falk 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos 
● Concorrentes diretos: Bounty, Sparkle, Charmin, Quilted Northern, Kitchen, Snob e Personal 
● Mascote: Filhote de labrador e elefantinho azul 
● Slogan: Scott, sua melhor aliada no cuidado do seu lar. 
● Website: www.scottbrand.com 

A marca no Brasil 
A SCOTT foi lançada no país na década de 1990. O papel higiênico SCOTT Folha Dupla foi um dos grandes lançamentos da marca em 2006. Uma nova linha de produtos com mais rendimento e absorção para oferecer carinho e cuidado para a família brasileira. Nessa mesma época, a linha Nice foi convertida para SCOTT, que passou a ter papéis toalhas de folha simples e também de folha dupla. Sempre preocupada em oferecer produtos que ajudem às famílias nas tarefas domésticas, a marca lançou no mercado o papel higiênico SCOTT Folha Simples com 60 metros (embalagens de 4 e 8 rolos) e Folha Simples com 90 metros (embalagem de 4 rolos). Além do SCOTT Folha Dupla, lançou uma embalagem com 12 rolos e o SCOTT JUMBO, com 40 metros – o dobro de papel por rolo. A marca também tornou possível levar o papel higiênico para todo o lugar, trazendo mais praticidade com o lançamento do SCOTT Prático, um produto com a mesma qualidade da linha de Folha Dupla em uma embalagem compacta e protegida.


Nos últimos anos a SCOTT introduziu uma nova linha de papéis de Folha Dupla com tecnologia SOFTSEC (permitindo que o papel fique ainda mais fofinho e absorvente) e com conceito educativo (a cada seis picotes aparece a imagem da mascote da marca – filhote de labrador-, com uma placa “PARE”, sinalizando para toda a família a medida adequada de papel para consumo), além da primeira e única toalha reutilizável do mercado, que devido a sua exclusiva tecnologia Hidrotela® permite que as folhas sejam laváveis. A marca ainda lançou, em 2010, o SCOTT DURAMAX, um novo conceito de pano de limpeza (ideal para secar qualquer tipo de líquido das superfícies, limpar eletrodomésticos em geral, secar e lustrar vidros), com máxima higiene e praticidade, sendo mais higiênico que os panos comuns, pois pode ser descartado de acordo com o uso. A marca ainda comercializa as tradicionais toalhas de papel com tecnologia exclusiva SUGAMAX, canais de ar que sugam a água aumentando a velocidade e capacidade de absorção, guardanapos (incluindo a linha Grand Hotel®, com guardanapos maiores), lenços umedecidos, toalhas reutilizáveis, esponjas, luvas de Nitrilo e sacos de lixo.


A marca no mundo 
A marca de papel higiênico SCOTT é a mais vendida no mercado americano, cuja produção anual é superior a 1.7 bilhões de rolos. Além disso, a linha de produto da marca, que engloba desde papel higiênico, tolha de papel até guardanapo, são comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo. A SCOTT é uma das marcas globais da poderosa Kimberly-Clark, alcançando faturamento anual superior a US$ 1.5 bilhões. 

Você sabia? 
A SCOTT é uma das marcas mais respeitadas e reconhecidas entre os consumidores americanos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/5/2014

3 comentários:

Cristiane disse...

Alguém sabe me dizer como é o processo de fabricação do produto em si, bem como se libera algum tipo de resíduo?

jan disse...

alguem sabe mim dizer a raça desse cachorrinho da scott

Anônimo disse...

Leia a matéria completa que talvez ela informe.