8.6.06

SHERATON


Viajar é um dos maiores prazeres que um ser humano pode ter. Chegar ao destino, não é somente deixar as malas no hotel e sair para se divertir, mas hospedar-se em um lugar aconchegante onde os funcionários o tratam como se fosse um chefe de estado, fazendo com que o estresse e as preocupações fiquem para trás. É por isso que o espírito generoso e hospitaleiro faz com que os hotéis da rede SHERATON sejam os destinos preferidos por homens de negócios e famílias de viajantes que queiram um lugar confortável, moderno e dinâmico para se hospedar. Afinal, SHERATON desfruta de uma história tão vibrante e animada quanto os viajantes que acolhe. 

A história 
As origens da rede de hotel SHERATON datam de 1937 quando os fundadores da empresa, os empresários Ernest Henderson e Robert Lowell Moore, que haviam sido colegas de faculdade em Harvard, adquiriram um pequeno hotel de 200 quartos, chamado Stonehaven, na cidade de Springfield, estado americano do Massachusetts. O primeiro hotel não tinha o esplendor dos dias de hoje, mas possuía um serviço e uma hospitalidade de qualidade esperada de um estabelecimento que receba hóspedes. Em dois anos, os sócios compram mais três hotéis na cidade de Boston e logo depois expandiram sua rede com inaugurações de novas propriedades nos estados de Maine e Flórida. O nome SHERATON surgiu quando um dos três hotéis adquiridos na cidade de Boston possuía um enorme letreiro no telhado que dizia “Sheraton Hotel”. Como a remoção desse letreiro era extremamente cara e impraticável, ambos decidiram adotar o nome para todos os outros hotéis que possuíam.


No fim da década, a rede SHERATON tinha se tornado popular e conquistado uma respeitada reputação de bons serviços prestados diante dos americanos, transformando-se na primeira cadeia de hotel a ter ações negociadas na bolsa de valores de Nova York no ano de 1947. Pouco depois, em 1949, a rede expandiu-se internacionalmente com a compra de duas redes de hotéis canadenses, crescendo rapidamente ao redor do mundo. A rede de hotéis chamou a atenção na década de 1950, quando em 1958, introduziu o Reservatron, primeiro sistema eletrônico e automático de reservas da indústria hoteleira mundial. Na década de 1960 inaugurou seus primeiros hotéis no Oriente Médio (Tel Aviv-Sheraton, que abriu as portas em 1961), no Caribe (Jamaica), América Central (Porto Rico) e na América do Sul (Macuto-Sheraton em Caracas na Venezuela, inaugurado em 1963), além de abrir seu centésimo hotel em 1965 na cidade de Boston. Foi no final desta década, em 1968, que a rede SHERATON foi adquirida pela ITT.



Em 1970 a rede foi pioneira mais uma vez ao disponibilizar um número gratuito para reclamação, reservas e dúvidas, conhecido no Brasil popularmente como 0800, em uso até os dias de hoje (1-800-325-3535). Em 1985, a marca SHERATON conquistou um marco histórico, sendo a primeira rede ocidental a inaugurar um hotel na China, o The Great Wall Sheraton na cidade de Beijing. E no ano seguinte se tornou a primeira rede de hotel americana a fincar presença na Europa Oriental com a inauguração de um hotel na cidade de Sofia na Bulgária. Esta década também foi marcada padronização de seus serviços com os mais altos padrões de um hotel cinco estrelas. Na década de 1990 a rede passou por um enorme reposicionamento, transformando alguns hotéis em resorts (com atividades extras como golfe, spas, serviços de recreação e esportes náuticos, dependendo da localização), o primeiro a ser inaugurado foi o Sheraton Vistana Resort na cidade de Orlando na Flórida; outros passaram para o sistema de time sharing (compartilhamento de tempo); e, em abril de 1995, introduziu no mercado a primeira unidade da rede Four Points by Sheraton, um hotel de nível médio com padrões de qualidade SHERATON a preços competitivos, que substituiu a designação SHERATON INNS.



Em 1998 a Starwood Worldwide adquiriu a rede SHERATON. Sob nova administração os hotéis SHERATON começaram uma enorme reformulação de sua imagem, culminando com inúmeras melhorias, como por exemplo, a introdução, em 2004, das confortáveis e relaxantes camas chamadas Sheraton Sweet Sleeper, que ostenta lençóis de alta qualidade, edredom de luxo, seleção de travesseiros hipoalergênicos e de plumas, e um colchão Sealy personalizado. Dois anos depois, a rede em parceria com a Microsoft implantou o Link@Sheraton, que estreou em cinco hotéis ao redor do mundo como um centro de conectividade da experiência SHERATON no lobby, para que o hóspede possa trabalhar, relaxar, socializar e se alimentar. Pouco depois, em 2008, a rede apresentou outra grande novidade: Core® Performance, um programa de ginástica foi criado em parceria com renomados especialistas e projetado para manter os hóspedes no pico de atividade em todos os momentos, com o aproveitamento de academias de ginástica de última geração, especialidades gastronômicas no quarto ou nos restaurantes e um site personalizado com programas de ginástica online e muito mais.


Já em 2011, mostrando mais uma vez ousadia, o SHERATON do Rio de Janeiro preparou um apartamento temático magicamente decorado e inspirado na animação “RIO”. Nos últimos anos a rede inaugurou hotéis importantes e suntuosos, como por exemplo, o Sheraton Macao que abriu suas portas em 2012 oferecendo 3.896 confortáveis quartos em um dos destinos mais importantes para férias, convenções, viagens de incentivo e entretenimento. Este é o maior hotel da rede. Em 2013, alcançou mais um marco histórico com a inauguração do Sheraton Shantou na China. Foi o centésimo hotel na região da Ásia/Pacífico, solidificando assim sua presença como maior marca de hotelaria da China.


Hoje em dia, para a rede SHERATON as pequenas coisas importam. Como ser acolhido por associados de uma equipe que cumprimentam os hóspedes pela manhã com exatamente o que eles querem, mas não precisaram pedir: o jornal da manhã, café e uma calorosa saudação. Ou simplesmente ser capaz de abrir a porta para o quarto mais confortável das últimas semanas e entregar-se a uma soneca tão merecida. A rede SHERATON dedica-se a experiências de viagem inovadoras, enriquecedoras e inesperadas. Aonde quer que você vá, o que quer que você faça, a Sheraton viabiliza.


A evolução visual 
A imagem visual da marca SHERATON praticamente não foi alterada ao longo dos tempos. A principal mudança foi em relação a coloração utilizada no logotipo, a eliminação da expressão “Hotels & Resorts” e o posicionamento do tradicional S estilizado.


Os slogans 
Where Actions Speak Louder. (2015) 
Belong. (2006) 
Who’s taking care of you? (1999) 
Spoil yourself Sheraton. (1990) 
At Sheraton, Little Things Mean A Lot. (década de 1980) 
A growing world of showplaces. (1979) 
Sheraton Makes it happen. (1971)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1937 
● Fundador: Ernest Henderson e Robert Moore 
● Sede mundial: Stamford, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Bruce Duncan 
● CEO: Thomas Mangas 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 523 
● Presença global: 98 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 95.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de luxo 
● Concorrentes diretos: Hilton, Marriott, Four Seasons, Hyatt, Radisson, Renaissance, Crowne Plaza e InterContinental 
● Slogan: Where Actions Speak Louder. 
● Website: www.sheraton.com 

A marca no mundo 
A tradicional rede de hotéis SHERATON, segunda maior em sua categoria e uma das mais antiga do mundo, tem mais de 523 unidades espalhadas por 98 países ao redor. Entre os quais, 88 resorts, localizados em destinos exóticos e inspiradores. Seus hotéis estão localizados em cidades como Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Bruxelas, Paris, Londres, Frankfurt, Amsterdã, Moscou, Zurique, Istambul, Cairo, Dubai, Beijing, Moorea (Taiti), Tóquio, Toronto, Los Angeles, Orlando, Atlanta, Miami, Las Vegas e Nova York. Os três países que mais possuem hotéis da rede são Estados Unidos (190 unidades) e China (mais de 95 unidades). Outros dados importantes da rede: mais de 300 hotéis estão localizados próximos a aeroportos, 180 deles possuem spa, aproximadamente 70 estão localizados em praias, mais de 230 no centro de grandes cidades, 120 possuem centros de convenção, 25 tem campos de golfe, quase 90 possui quadras de tênis e 250 tem piscinas localizadas ao ar livre. 


Você sabia? 
Uma das principais características do SHERATON é a tranquilidade que proporciona aos pais. Crianças, desde que acompanhadas de um adulto, não pagam diárias. Além disso, a maioria de suas unidades possui o serviço de babysitting, dando aos pais mais tranquilidade para aproveitar a viagem ou tudo o que o hotel tem a oferecer. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 18/4/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

ESQUECERAM - SE DE PORTUGAL ? TAMBÉM TEMOS CÁ SHERATON