9.6.06

SNAPPLE


Sucesso de vendas nos Estados Unidos, a SNAPPLE, que comercializa bebida de frutas naturais e chás prontos para beber, se transformou em um verdadeiro ícone de seu segmento com suas famosas tampinhas que contém curiosidades e fatos divertidos e seus sabores inusitados que usam, segundo a marca, apenas os melhores ingredientes naturais que se podem retirar da terra. 

A história 
A história começou no ano de 1972 quando três amigos de infância de Greenwich Village, Leonard Marsh, Hyman Golden e Arnold Greenberg, fundaram a empresa Unaduteralted Food Corporation e começaram a vender sucos de frutas naturais para lojas de produtos naturais no bairro do Brooklyn em Nova York. Inicialmente a bebida era vendida nos sabores Apricot Royale (abricô), Vitamin Supreme e Papaya Holiday (mamão). Porém foi somente em 1978, quando lançaram um suco de maçã carbonado (uma espécie de suco com gás), que o nome SNAPPLE foi oficialmente adotado. O nome era derivado de uma frase que promovia o novo produto: Snappy apple taste. No primeiro mês de venda foram comercializadas 500 caixas do suco de maçã.


Com o aumento da demanda, em 1979 foi contratado o primeiro profissional de vendas e contratos de franquias com distribuidores foram assinados. Em 1980, a linha de SNAPPLE foi expandida, passando a contar com outros sabores de frutas. Nesta época os produtos eram divulgados no mercado com o slogan “If it’s not found in nature, it’s not found in Snapple” (algo como “Se não é encontrado na natureza, não é encontrado no Snapple), reforçando o conceito e posicionamento da marca, divulgada com uma alternativa aos refrigerantes. Com o tempo a distribuição foi aumentada e ampliada (Boston e a capital Washington) para atender a demanda dos consumidores. Apesar do preço elevado os produtos da SNAPPLE faziam sucesso, especialmente em lojas de conveniência.



Nesta época, os três fundadores da empresa passavam a maior parte do tempo se dedicando ao desenvolvimento de novos sabores e seus nomes. Como resultados desse esforço, em 1986, a linha SNAPPLE novamente foi expandida. No ano seguinte a empresa iniciou a diversificação de sua linha de produtos com o lançamento dos primeiros chás gelados com limão engarrafados e prontos para o consumo que carregavam a marca SNAPPLE. O produto, pré-preparado e sem adição de qualquer aditivo ou conservante, provou ser tão popular que as vendas dispararam e a marca se tornou um enorme sucesso. Em 1988 a distribuição dos produtos da marca foi ampliada para os estados da Nova Inglaterra e Califórnia.


À medida que o apelo de um estilo de vida mais saudável se tornou popular, as suas vendas começaram a registrar aumentos anuais entre 60% e 70%. Nesta época, a linha de produtos SNAPPLE continha 53 sabores diferentes e era distribuída em vários estados americanos. Na década de 1990 o produto teve uma explosão em suas vendas, principalmente entre os anos de 1989 e 1993 quando novas garrafas (contendo 32-ounce, quase 1 litro) foram introduzidas e uma milionária campanha publicitária, estrelada pelo tenista tcheco Ivan Lendl, foi lançada. Com forte retorno de sabores como menta, cranberry e os chás sem cafeína, o faturamento da empresa não parava de crescer.


Em 1992, precisando de capital para expandir sua atuação no mercado, a empresa foi vendida para a Thomas H. Lee and Company. Com a injeção de dinheiro, os produtos da marca SNAPPLE começaram a ser distribuídos nacionalmente. A SNAPPLE também começou a investir mais em publicidade, lançando uma enorme campanha com o famoso slogan “Made from the best stuff on earth” (“Feito com os melhores ingredientes da terra”). Em paralelo ao crescimento doméstico, a SNAPPLE começou os primeiros esforços de vender seus produtos no mercado internacional, iniciando com a distribuição de seus sucos para bases militares americanas através do mundo.


No início de 1994 seus produtos começaram a serem distribuídos no Japão, Canadá, México, Reino Unido, Grécia, Noruega e Hong Kong. Pouco depois, ainda nesse ano, a SNAPPLE BEVERAGE COMPANY foi adquirida por US$ 1.7 bilhões pela poderosa Quaker Oats, também proprietária da Gatorade. O que parecia ser um bom negócio para ambas as empresas, se tornou um enorme problema. Um dos erros foi utilizar as mesmas estratégias de distribuição e de marketing para as linhas SNAPPLE e Gatorade. A publicidade da Gatorade era dinâmica e utilizava atletas e equipes de prestígio do mundo esportivo. Pelo contrário, a da SNAPPLE foi mal concebida e ineficaz. Quanto à distribuição, foi impossível consolidar ambos os sistemas. Por um lado, o engarrafamento dos produtos da SNAPPLE foi subcontratado, resultando no excesso de capacidade, numa altura em que as vendas estavam em baixa. Com tantos problemas a SNAPPLE foi novamente vendida em 1997 para a TRIARC, que em setembro de 2000, vendeu a marca para a Cadbury Schweppes.


Pouco depois, em 2003, a SNAPPLE assinou contrato com as escolas de Nova York para colocar máquinas automáticas dentro dos estabelecimentos de ensinos com a intenção de tentar mudar o hábito de consumo, muito baseado em refrigerantes, e combater a obesidade infantil, extremamente alta nos Estados Unidos. O contrato, assinado por US$ 106 milhões, deu exclusividade a SNAPPLE, garantindo durante cinco anos o direito de anunciar-se como a bebida oficial de Nova York, além de poder levar seus produtos para mais perto de um público formador de opinião.


Nos anos seguintes, a SNAPPLE fez um excelente trabalho ao se manter na vanguarda em termos de tendências em bebidas. Além de sua extensa linha de sucos, a empresa expandiu sua atuação para o segmento de bebidas funcionais, oferecendo benefícios imunológicos, metabólicos e hidratantes, e adicionando a elas ingredientes como vitaminas e minerais essenciais. Em 2008, a divisão de bebidas da Cadbury Schweppes passou a ser uma empresa independente chamada Dr Pepper Snapple Group.


A linha do tempo  
1994

Lançamento de oito novos sabores: três de sucos carbonados, quatro de sucos de frutas e um de chá gelado (manga). 
1999

● Lançamento do sabor Lemonade Iced Tea. 
2002 
Lançamento da Snap2O, ingressando assim no segmento de águas minerais. Hoje em dia o produto é comercializado como SNAPPLE SPRING WATER
2003 
Lançamento da linha SNAPPLE 100% JUICED, cujos produtos são feitos 100% com sucos. Hoje em dia está linha está disponível em diversos sabores como uva, maçã verde, laranja com manga e Fruit Punch. 
2006

● Lançamento do SNAPPLE WHITE TEA (chá branco pronto para beber) e do SNAPPLE GREEN TEA (chá verde pronto para beber). 
2007

Lançamento do SNAPPLE RED TEA (chá vermelho pronto para beber com radicais livres) e do SNAPPLE BLACK TEA (chá preto pronto para beber). 
Lançamento da SNAPPLE ANTIOXIDANT WATER, uma água aromatizada com sabores de frutas e propriedades antioxidantes, direcionadas para pessoas preocupadas com a saúde. Enriquecida com vitaminas, o novo produto foi introduzido inicialmente em sete sabores. 
Lançamento da SNAPPLE LYTE WATER, uma água enriquecida com eletrólitos especificamente destinada para um público praticante de esportes. 
2008

A linha de produtos da marca foi totalmente reformulada, ganhando uma nova fórmula e redução de calorias. 
2011 
Lançamento do SNAPPLE TEAL WILL BE LOVED, uma mistura de chá preto com chá verde e um toque de romã e amora. O chá beneficia o Feeding America, ajudando a doar 1.750.000 refeições para pessoas carentes. O novo chá teve seus cinco ingredientes selecionados pelos integrantes da banda Maroon 5: romã, laranja, amora, framboesa e hibiscus. Além disso, a banda ajudou no visual da embalagem, que trazia curiosidades sobre ela nas tampinhas. Ainda como parte da parceria, a banda e a SNAPPLE doaram US$ 250 mil para o Feeding America. 
2012 
Lançamento do SNAPPLE DIET HALF’n HALF, uma bebida de baixa caloria que mistura o suco de limão com chá gelada. 


As tampinhas 
A marca SNAPPLE se tornou extremamente popular e conhecida por imprimir em suas tampinhas fatos curiosos (chamados pela empresa de REAL FACTS) sobre diversos assuntos. Entre os fatos curiosos (todos são numerados) mais interessantes estão: #8 A abelha tem cinco olhos; #11 Flamingos são cor-de-rosa porque comem camarão; #19 Crianças crescem mais rapidamente na primavera; #22 O estado do Alasca possui a maior percentagem de pessoas que vão a pé para o trabalho; #47 Girafas não têm cordas vocais; #52 11% da população mundial é canhota; #64 Morangos contém mais vitamina C que as laranjas; #69 Nenhuma palavra na língua inglesa rima com Month (mês); #75 Em média uma pessoa faz 1.140 telefonemas por ano; #82 O mês de agosto possui o mais alto percentual de nascimentos; #85 A Mona Lisa não tem olhos castanhos; #99 Você pode queimar 20 calorias mascando chiclete por uma hora; #110 Sapos nunca bebem; #129 Mosquitos tem 47 dentes; #138 O Havaí é o único estado americano onde cresce café; #150 O primeiro esporte a ser filmado foi o boxe em 1894; #170 Em 1878 a primeira lista telefônica continha apenas 50 nomes; #191 A pipoca foi inventada pelos índios americanos; #200 O primeiro país a utilizar um cartão postal foi a Áustria. Até hoje já foram divulgados mais de 1.030 REAL FACTS diferentes em suas tampas. E todos os anos são divulgados novos fatos e curiosidades, que se transformaram em objetos de colecionadores.


Campanhas que fizeram história 
No início da década de 1990, mais precisamente em 1993, foi lançada uma enorme campanha publicitária protagonizada pela personagem SNAPPLE LADY, uma funcionária chamada Wendy Kaufman do departamento de processamento da empresa, que contribuiu muito para o produto se fixar e posicionar-se no mercado, tornando-se muito popular na mente dos consumidores americanos. A funcionária, gordinha e engraçada, aparecia em comerciais de televisão lendo cartas dos consumidores, esclarecendo dúvidas, apresentando os produtos e divulgando o slogan “Made from the best stuff on Earth”. O sucesso foi tanto que ela se tornou porta-voz da marca até 1997, ajudando a SNAPPLE a aumentar seu faturamento em escala estratosférica. A rápida “aposentadoria” da personagem revoltou os consumidores da marca, que após pedidos clamorosos e muitas críticas, resolveu trazer de volta a carismática Wendy. A empresa comemorou sua volta com uma parada pela Quinta Avenida em Nova York que exibia a imagem da senhorita Kaufman envolta em frutas numa canoa de palmeira, bradando: “Voltei. Estou de volta porque eles precisam de mim”. Wendy realmente trabalhava na empresa, onde começou em 1991.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo da história. A primeira reformulação do logotipo ocorreu em 2000, quando foi adotada uma nova tipografia de letra, uma leve inclinação e um sol foi incorporado como símbolo. Em 2008 o logotipo foi novamente simplificado, perdeu a inclinação, ganhou novas cores e tipografia de letra e a frase “all natural” acima do nome. Recentemente, em 2015, a marca passou por mais uma reformulação em seu visual, adotando um novo e moderno logotipo, que voltou a ganhar inclinação e um sol estilizado.


A tradicional garrafa de vidro também passou por atualizações de design ao longo dos anos. Em 2015, foram apresentadas as novas embalagens com rótulos que enfatizam os ingredientes naturais das bebidas através da frase “ALL NATURAL” sob o novo logotipo da marca.


Os slogans 
Made from the best stuff on Earth. 
If it’s not found in nature, it’s not found in Snapple. (anos de 1980)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1972 
● Fundador: Leonard Marsh, Hyman Golden e Arnold Greenberg 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Larry Young 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Sucos, chás e águas com sabores 
● Concorrentes diretos: Nestea, Lipton, Ocean Spray, Crystal Light, Tropicana, Innocent Drinks e Odwalla 
● Ícones: Curiosidades impressas nas tampinhas das bebidas 
● Slogan: Made from the best stuff on Earth. 
● Website: www.snapple.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca produz chás gelados, sucos de frutas prontos para beber, limonadas e águas com sabores, que podem ser encontrados em mais de 30 sabores diferentes, estando presente em mais de 50 países ao redor do mundo. Os produtos são comercializados em garrafas de vidro e plástico, além de latas. 


Você sabia? 
A SNAPPLE já fez tentativas frustradas de emplacar a bebida no Brasil. A primeira foi em 1996, durante seis meses, e a segunda no ano de 2001, mas novamente sem sucesso. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Portal de Branding) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 1/3/2016

4 comentários:

Fábio Barros disse...

Eu adorava essa bebida, lembro que sempre que passava pelo stand center na Av. Paulista tinha uma lanchonete lá dentro q vendia snapple... Fico triste de não ter emplacado.

Anônimo disse...

tem algum lugar do brasil ou melhor são paulo que eu possa encontrar??? bebi mto qndo era criança...

Anônimo disse...

Verdade...eu tomava Snapple na lanchonete da avenida Paulista, perto do Trianon. Saia pra andar de bike e parava nesra lanchonete que fazia varios tipos de sucos e vitaminas e pegava uma Snapple pra seguir caminho. Muito legal essa recordação. Gostaria de saber onde vende essa bebida. Hoje moro no interior paulista.

paulo alves disse...

Conheci em 1996 nos estados unidos, sempre que vou lá compro porque tem sabores diferentes, pouco doce e saudavel. Muito bom, pena wue durou pouco tempo no Brasil