20.6.06

SUKITA


Para muitos brasileiros, o verdadeiro refrigerante sabor de laranja, atende por um nome, ou melhor, marca: SUKITA. A perfeita mistura entre água gaseificada e suco natural, resulta em um refrigerante de laranja refrescante e muito saboroso ao paladar, que conquistou fiéis consumidores por todo o Brasil. Afinal, beber SUKITA é tão irreverente e animado quanto saboroso.

A história
A história teve início em 1972 quando ao se associar à Fratelli Vita, tradicional e antiga empresa baiana produtora de refrigerantes, a Companhia Cervejaria Brahma passou a contar com importantes produtos em seu portfólio, entre os quais a marca SUKITA, que foi totalmente reformulada e relançada oficialmente no mercado em 1976, para satisfazer as preferências do público infanto-juvenil, apreciador de bebidas com coloração forte e sabor mais adocicado. Inicialmente o novo produto era encontrado apenas em embalagens retornáveis de 290ml. Em acelerado ritmo de crescimento, no ano de 1988 foi lançada a embalagem descartável de 250ml e introduzidas as tampas de rosquinha em suas garrafas, e, no ano seguinte, a embalagem plástica descartável PET de 1 litro. Sempre pensando em atender às expectativas dos consumidores, em 1996, a lata de SUKITA teve seu visual modificado e foi lançada também a embalagem PET 2 litros.


Em 1999, a marca chegou ao mercado nacional de roupa nova, com um visual diferenciado e moderno direcionado ao público mais jovem. O novo layout fazia parte da estratégia global da AmBev no reposicionamento da marca SUKITA. A marca voltou à mídia, apostando no bom humor, com a campanha do “Tio” e o slogan “Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa”. Neste mesmo ano foi lançada a versão light do refrigerante com o slogan “O melhor da laranja para quem não engole qualquer light”. A marca iniciou o ano de 2000 comemorando o sucesso publicitário alcançado no ano anterior e invadiu as praias do litoral paulista com promoções diferenciadas. Durante todo o verão, uma equipe de promotores, uniformizados com o logotipo da SUKITA e em carro personalizado, realizou blitz nos pontos mais badalados da cidade, abordando o público, ao vivo, pelas rádios locais participantes da promoção.


Em maio, a marca voltou à cena com um novo filme publicitário muito divertido, estrelado pelo casal mais popular da publicidade na época: o “tio” (Roberto Arduim) e sua vizinha adolescente (Michelly Machri). Mais uma vez um enorme sucesso. Em 2006, a embalagem da SUKITA ganhou novo design e as latas de 350ml chegaram ao mercado com mais laranjas do que nunca, com logotipo nas cores verde e branco e uma laranja estilizada. No ano seguinte, em abril, foi lançada a Sukita Zero Açúcar, bebida sem adição de açúcar com um sabor muito próximo da versão original, que estreou com o slogan “Turbilhão de sabor”. Pouco depois, em junho, a marca SUKITA foi relançada no mercado com novo sabor e nova campanha publicitária, dessa vez com um garoto-propaganda representado por um divertido japonês ruivo, que propunha diversos desafios para provar o novo sabor do refrigerante.


Em 2008, a marca introduziu mais uma novidade no mercado, SUKITA sabor uva, que chegava para concorrer com a rival Fanta Uva. Em 2009, a marca ampliou ainda mais sua linha de produto com o lançamento da SUKITA VITAMINADA, um novo sabor, inédito no mundo, que possuía como diferencial um mix de sabores de maçã, mamão e laranja, além de ser enriquecida com vitaminas B3, B5, B6 e B9. Com a novidade, a linha SUKITA, que está entre as principais do portfólio da AmBev, chegou a sua quarta versão no mercado.


Campanhas que fizeram história
O “Tio Sukita” virou febre nacional em 1999, em uma campanha publicitária do refrigerante, que, devido ao enorme sucesso, daria origem a uma série de propagandas com forte dose de bom humor. No comercial, um homem de meia-idade (40 e tantos anos), tenta flertar com uma garota no elevador, mas acaba levando um fora, quando a menina, que bebe uma SUKITA, o chama de tio. O lema da campanha era: ”Quem bebe Sukita, não engole qualquer coisa”. Nem mesmo uma cantada de um tiozão. Para rever alguns desses comerciais, clique no ícone abaixo.

 

A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos anos. Depois de remodelar completamente seu logotipo em 2006, adotando uma laranja estilizada como símbolo, recentemente a marca apresentou seu novo logotipo.


Os slogans
Desafio é ficar sem beber. (2010)
O melhor da laranja.
Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa. (1999)
Quem agita bebe Sukita.
A laranja da Brahma.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1976
● Criador: Fratelli Vita e Companhia Cervejaria Brahma
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Companhia de Bebidas das Américas (AmBev)
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerante de laranja e uva
● Concorrentes diretos: Fanta e Schin Laranja
● Ícones: O famoso “Tio” da Sukita
● Slogan: Desafio é ficar sem beber.
● Website: www.sukita.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a SUKITA, disponível no mercado em embalagens retornáveis de 290ml, PET 2 litros, PET 2,5 litros, PET 600ml e lata 350ml, possui forte presença nas regiões sul e sudeste do país, sendo a principal concorrente da marca Fanta.

Você sabia?
SUKITA foi o primeiro refrigerante do Brasil a ter em sua fórmula 10% de suco natural de laranja. Atualmente refrigerante é produzido com água gaseificada e suco natural de laranja.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 17/5/2013

6 comentários:

Mariana Camargo disse...

Sukita está muitoooooooooooooooooooooo saborosa, bem melhor que outros refrigerantes sabor laranja.

Ellen Rodrigues disse...

Eu tb adoro Sukita!!!

Anônimo disse...

--Anexo de Mensagem Encaminhado--
From: s_nivaldo@hotmail.com
To: faleconosco@ambev.com.br
Subject: sukita sabor uva
Date: Fri, 16 Jan 2009 18:57:58 -0200


comprei uma garrafa de sukita sabor uva no extra anchieta como de costume,mas ao bebe-la sentimos um sabor que não é o de costume ... ligamos para oserviço 0800 que esta na garrafa... respondi todas as perguntas e pedirampara que eu aguardasse um contato em minha casa " agendado para dia 13 com agarrafa em mãos com pelo menos 1 copo" facil pois ha na garrafa ha mais de 1litro pois o sabor estava muito ruim..... aguardei ate o dia 16 e nada da tal pessoa chegar ,liguei de novo e fuiagendado para outro dia dia 20 mas não estarei em casa fui agendado para odia 22 de janeiro, ai desisti pelo cansaço....quandi disse ao tel que deixa para la que naum adiantava ..ai sim senti umfuncionario com muita alegria....diferente de quando fui atendido para dizero do porque estava ligando....não pela troca porque o valor do refrig não paga o prazer que tinha em bebelodeixo aqui minha indignação por uma empresa tão grande e um setor deatendimento ao cliente tão pequeno ( limitado ) ps n° doprotocolo 1445221

Matematicando disse...

Não adianta inventar moda..... igual a Fanta Laranja, não tem igual.

Pedro felipe disse...

melhor que fanta... com certeza!

Anônimo disse...

Sukita é o melhor refrigerante de laranja.A Fanta não chega aos pés da Sukita.