6.6.06

TIM

Estar próximo ao cliente, oferecendo possibilidades inovadoras de conectividade, focando em suas expectativas e necessidades diversificadas. Esta é a principal missão da TIM com seus consumidores, ao oferecer inovação, informação e tecnologia sob medida para ultrapassar as fronteiras da comunicação.

A história
A Telecom Italia Mobile, conhecida popularmente como TIM, foi fundada oficialmente no dia 14 de julho de 1995, depois que a Telecom Italia, empresa de telecomunicação fundada em 1958, resolveu separar suas atividades de telefonia fixa e móvel no país. A partir deste momento a TIM passou a ser responsável por toda comunicação móvel na Itália. A TIM foi a principal responsável pelo surgimento dos primeiros celulares italianos e rapidamente se tornou popular entre a população. A empresa iniciou sua expansão internacional exatamente no dia 28 de março 1998 quando começou a operar no mercado brasileiro, na cidade de Salvador na Bahia, trazendo ao país a tecnologia TDMA, cujo sistema digital funciona transformando a voz ou dados transmitidos pelo usuário de seu celular em um sinal da rádio codificado, que é recebido pelas antenas e transformado novamente para o receptor. A empresa foi pioneira no lançamento da tecnologia EDGE no país, do celular pré-pago (1999) e também nos serviços multimídia (MMS). O seu conceito de rede se deu em 2002 com lançamento do serviço GSM em todo o país, quando sua cobertura já atingia 2.500 municípios brasileiros, o que representava cobertura de 92.42% da população urbana.


Novamente, de forma rápida, a TIM se tornou um dos maiores grupos de telefonia móvel do país, apresentando serviços diferenciados como, por exemplo, o TIM CASA, que permitia ao cliente contratar um pacote de minutos para usar em ligações para telefone fixo quando estivesse especificamente na sua casa. Também introduziu o TIM Torpedo Internacional, serviço para que os clientes enviem mensagens de texto (SMS) para mais de 150 países do mundo. Além disso, a TIM foi a primeira empresa a disponibilizar a Internet 3G na modalidade pré-paga. Também foi pioneira no lançamento do BlackBerry no Brasil em 2005, quando trouxe ao país a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo; e a primeira operadora de telefonia móvel brasileira a oferecer o serviço de Roaming Internacional para planos pré-pagos, em 2006.


Pouco tempo depois, em maio de 2007, a TIM adquiriu a licença para oferecer telefonia fixa STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado). E colocou em prática sua estratégia de convergência ao lançar um serviço inédito no mercado brasileiro que unia os números fixo e móvel em um único chip: era o TIM Casa Flex, onde o cliente que estivesse dentro da área definida como sua casa, fazia com que seu telefone funcionasse simultaneamente como fixo e móvel. Ao sair da área cadastrada, as ligações que fossem feitas para o fixo seriam automaticamente encaminhadas para a caixa postal, que era única para ambos os números. Outra vantagem era que o número fixo do cliente passava a ter benefícios que hoje são oferecidos no celular TIM, como agenda eletrônica, identificador de chamadas, conferência e chamada em espera, sem custo adicional. Ainda neste mesmo ano, a empresa lançou o TIM WEB, seu serviço de acesso à Internet móvel através de um mini-modem USB.


Já em 2008, a operadora, que não descontinuou o serviço TIM Casa Flex, iniciou a operação definitiva de sua rede na telefonia fixa, lançando o pacote TIM FIXO, no qual o cliente poderia adquirir um aparelho WLL Fixo GSM, que vinha com um plano no qual incluía 250 minutos para telefones fixos. Sempre surpreendendo o mercado e seus clientes, a operadora italiana, no início de 2009, iniciou a complementação de seu portfólio de planos e ofertas e, desde então, apresentou os planos: INFINITY PÓS e PRÉ, com o qual os clientes falam entre si e pagam apenas o primeiro minuto da ligação (os demais são gratuitos). Além disso, a empresa adquiriu em dezembro a Intelig, que atuava como provedora de telefonia fixa, longa distância e transmissão de dados no Brasil. A aquisição ampliou a infraestrutura de rede da TIM, de forma que foi possível acelerar o desenvolvimento da rede 3G, otimizar custos de aluguel de meios, e também melhorar o posicionamento competitivo no mercado de telefonia.


Dando continuidade a essa trajetória inovadora, a TIM adicionou ao seu portfólio, em 2010, novas ofertas, buscando sempre manter o posicionamento como a operadora que faz “Planos e Promoções que Revolucionam”. A TIM incrementou as duas famílias de planos (Infinity e Liberty) ao lançar as ofertas INFINITY WEB (serviço de Internet móvel que mira usuários pré-pagos) e LIBERTY WEB (serviço que oferece internet ilimitada para utilização em tablets, notebooks e smartphones) com o objetivo de atender a crescente demanda por serviços de dados. Além disso, introduziu também o conceito de pay per call para ligações para números fixos através da oferta INFINITY MAIS. O portfólio se baseia em um conceito inovador, com grande incentivo ao uso (tarifação por chamada, uso ilimitado) e sempre explorando o senso de comunidade TIM. Em 2012 começou a ofertar banda larga fixa (batizada de TIM FIBER). Atualmente, com um amplo portfólio de serviços convergentes que incluem telefonia fixa, móvel e Internet, a TIM desenvolve serviços e ofertas para atender aos mais diversos perfis de clientes.


O festival
Frequentado por apreciadores da boa música, o TIM FESTIVAL ficou conhecido por trazer em suas edições as atrações mais modernas do mundo da música. Um dos maiores festivais do continente, conhecido pela experimentação e diversidade musical, trouxe ao público o melhor da música nacional e internacional. Antecipando tendências, o festival apresentou bandas consagradas e muita badalação. A história do festival não é recente. Ele existe desde os anos 80 no Brasil. Originalmente era chamado de Free Jazz Festival, mas após 2003 foi forçado a mudar de nome devido a uma nova legislação brasileira que impedia o patrocínio de eventos culturais por empresas tabagistas. Após este acontecimento a companhia de telefonia móvel TIM assumiu o patrocínio do festival, dando um aspecto ligeiramente diferente ao mesmo. Com uma temática um pouco mais popular que seu antecessor, o TIM FESTIVAL trouxe artistas que de impacto em suas respectivas áreas de atuação. Em 2009, a TIM anunciou que não iria mais patrocinar o festival e iria investir em outras formas de publicidade.


O marketing
Durante alguns anos, a marca se tornou sinônimo do seu slogan “Viver sem fronteiras”, concentrando toda sua força de marketing no seu mais famoso garoto-propaganda, o jogador de futebol Ronaldo. Mais recentemente, em 2009, a TIM iniciou a apresentação de um amplo plano de mídia para comunicar suas inovações tecnológicas e pioneirismos, estando cada vez mais próximas de seus clientes, como sugere o atual slogan “Você, sem fronteiras”. Para personificar a idéia de versatilidade e modernidade, a TIM escolheu o Blue Man Group para estrelar suas campanhas publicitárias, reconhecendo no trio um exemplo único de comunicação, que tem colaborado para o novo posicionamento da marca. Associar a imagem do Blue Man Group à marca TIM, além da cor azul, também estava em sintonia com a representação visual de três elementos: as três letras que compõem o nome da operadora e os três personagens que formam o badalado grupo.


A evolução visual
O logotipo da marca TIM passou por acentuadas alterações ao longo dos anos. O tradicional logotipo da marca com fundo azul foi adotado a partir de 1997 e passou pela última atualização no ano de 2004, quando ganhou uma nova tipologia de letra e mudança no símbolo.


Os slogans
Vivere senza confini.
(Itália)
You, without borders. (inglês)
Viver sem fronteiras. (Brasil, antigo)
Você, sem fronteiras. (Brasil, atual)


Dados corporativos
● Origem:
Itália
● Fundação:
14 de julho de 1995
● Fundador:
Telecom Itália
● Sede mundial: Milão, Itália
● Proprietário da marca:
Telecom Itália S.p.A.
● Capital aberto: Sim
● Chairman:
Roberto Junior
● Presidente:
Luca Luciani
● Faturamento: R$ 17.1 bilhões (2011)
● Lucro: R$ 1.28 bilhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 15.6 bilhões (março/2012)
● Assinantes:
110 milhões
● Presença global:
2 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 84.150 (Telecom Italia)
● Segmento:
Telecomunicações
● Principais produtos: Telefonia móvel, fixa e internet
● Concorrentes diretos:
Vivo, Claro e Oi
● Ícones:
Blue Man Group
● Slogan: Você, sem fronteiras. (Brasil)
● Website: www.tim.com.br
* Os dados financeiros representam somente a operação brasileira.

A marca no mundo
A TIM é uma das maiores operadoras de tecnologia GSM, parte integrante dos maiores grupos de telefonia do mundo. Presente na Itália e Brasil possui uma base superior a 110 milhões de clientes, incluindo mais de 64 milhões somente no Brasil, onde é a segunda maior operadora de telefonia móvel do mercado, empregando mais de 10.500 pessoas. No Brasil a TIM possui mais de 70 lojas próprias e quase 400 mil pontos de recargas para os serviços pré-pagos. Atualmente, a TIM cobre mais de 3.200 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais de todos os estados, disponibilizando ainda sua tecnologia 3G para 502 municípios. Seus clientes podem utilizar o celular pelo mundo através da rede GSM de 450 operadoras com as quais a TIM tem acordo de Roaming Internacional, num total de 200 países.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/3/2012

Um comentário:

valsinha disse...

Olá, me chamo valqueline, e gostaria de saber omo foi criada a logomarca da tim,caso tenha essa informação ,favor postar.
Obrigada.