13.6.06

VALVOLINE


A VALVOLINE possui uma gama de produtos de tecnologia superior que excedem as mais recentes especificações da indústria automotiva, como também oferece produtos com benefícios adicionais proporcionando desempenho extra, vida mais prolongada e melhor proteção para qualquer veículo. 

A história 
A história tem início no ano de 1866 quando o Dr. John Ellis, incapaz de encontrar quaisquer poderes de cura no petróleo bruto, mudou o rumo de suas pesquisas e desenvolveu o primeiro óleo lubrificante a base de petróleo do mundo que suportava alta temperatura, quando surgiram os primeiros motores a combustão. Em 1873 a empresa construiu a primeira refinaria mineral de lubrificantes, localizada em Binghamton, estado de Nova York, para produzir o Binghamton Cylinder Oil, que deu ao mundo a primeira marca registrada de lubrificante mineral. A empresa inicialmente nomeou seu produto como VALVOLINE para refletir sua nova aplicação em válvulas em O de motores. Os produtos da marca passaram a ser distribuídos na Austrália em 1901. No ano de 1904, a empresa tornou-se a primeira do segmento a garantir seus produtos com a devolução do dinheiro em caso de insatisfação dos consumidores. No ano seguinte, introduziu no mercado o HPO, aclamado como o primeiro lubrificante para motores a diesel e gasolina.


Ainda nesta década a empresa foi adquirida pela Ashland Oil, empresa fundada em 1924, passando a fazer parte de seu portfólio de produtos. Em 1920, atestando a extrema qualidade de seus produtos a Ford recomendou o óleo VALVOLINE para seu modelo T. Na prática, cada automóvel tinha uma placa avisando: “This car is filled with VALVOLINE LIGHT MOTOR OIL. We Recommend its use. No other oil should be used in this car”. Em 1939 a empresa desenvolveu um óleo de grau único, chamado X-18, que eliminava a necessidade de outros 18 lubrificantes específicos para automóveis. Durante a Segunda Guerra Mundial, os veículos militares das forças aliadas utilizaram amplamente os óleos VALVOLINE para lubrificar seus motores. E a marca aproveitou o momento para avisar: se é bom o suficiente para uma frota do exército, você pode usá-lo em seu carro da família. Em 1954, a grande novidade foi o lançamento do VALVOLINE ALL-CLIMATE, um óleo com revolucionários aditivos de Chemaloy, dispensando que fosse trocado a cada estação do ano em virtude das mudanças climáticas. Mais de uma década depois, em 1965, o grande sucesso da empresa foi o desenvolvimento e introdução do VR1, primeiro e melhor óleo lubrificante especificamente desenvolvido para carros de competição, que durante anos chegou a ser o óleo para corridas mais vendido de todos os tempos. Em 1978, a marca deu uma grande ajuda aos mecânicos ao colocar nos rótulos dos produtos as instruções de trocas de óleo.


A década de 1980 foi extremamente movimentada com grandes acontecimentos como o lançamento de um óleo para motores turbinados em 1983; além de tornar-se a primeira empresa de óleo para motor a utilizar garrafas brancas de plástico reciclável como embalagem. Em 1987, ocorreu o lançamento das primeiras unidades de oficinas para trocas de óleo e serviços de motores VALVOLINE INSTANT OIL CHANGE®. A entrada da marca neste segmento de mercado ocorreu depois das aquisições dos centros Rapid Oil Change em Nova York e Minneapolis; e da Instant Oil Change e DipStick no estado de Michigan, dois anos antes. Hoje em dia esta rede de manutenção oferece inúmeros serviços como trocas de óleo, filtros de ar, fluídos de freios, manutenção de radiadores e ar-condicionado, limpeza do sistema de combustíveis, baterias, entre outros.


Quase no final desta década, em 1988, na Índia, foi criada a primeira joint-venture entre uma empresa fabricante de motores diesel e uma empresa de lubrificantes, iniciando a inovadora Valvoline Cummins Ltd. O objetivo era aproveitar a grande sinergia existente entre as atividades de ambas as empresas em todo o mundo, para introduzir novos e avançados produtos lubrificantes e ampliar serviços que resultassem em um pacote de valor para o mercado, traduzido na melhoria de desempenho de veículos e máquinas e redução de custos para seus clientes. O modelo foi tão bem sucedido que hoje já está presente em muitos países. Essa parceria tecnológica possibilita a realização de testes de desempenho em todos os motores Cummins, por milhares de horas e milhões de quilômetros em todas as regiões do mundo. A partir dessa perfeita parceria, foi desenvolvido o lubrificante para motores a diesel Valvoline Premium Blue®, genuíno dos motores Cummins nas fábricas - como óleo do primeiro enchimento, que excede as especificações padrão do mercado, garantindo maior proteção e durabilidade dos motores.


Em 1989, se tornou a primeira empresa do segmento de óleos e aditivos a utilizar garrafas brancas de plástico reciclável, graças a uma nova e revolucionária tecnologia. Nos anos seguintes a VALVOLINE, investindo milhões de dólares em pesquisas, desenvolveu produtos revolucionários, como por exemplo, VALVOLINE HIGH PERFORMANCE, uma linha de óleos desenvolvidos especificamente para motores de alto rendimento, introduzido em 1991; o primeiro óleo semi-sintético do mundo, batizado de VALVOLINE DURABLEND e lançado em 1996, que se tornou o mais vendido do mundo; os produtos químicos SynPower™, que introduziram, em 1998, um avanço tecnológico em sintéticos, ajudando a obter maior rendimento do motor; o VALVOLINE MaxLife, primeiro óleo do mundo especificamente desenvolvido para alta quilometragem, lançado em 2000; e na área de bio-lubrificantes, o desenvolvimento desse tipo de produto em seus centros de pesquisas internacionais, especialmente óleos hidráulicos com base vegetal.


Em 2009 lançou o VALVOLINE ENGINE GUARANTEE, um inovador programa de relacionamento com o consumidor que funciona da seguinte forma: basta registrar o veículo online, usar regularmente óleos da marca e o motor pode ser garantido até 300.000 milhas. Em 2011, a marca introduziu no mercado o VALVOLINE NextGen™, o primeiro do mundo feito com 50% de óleo reciclado, mas com a mesma alta qualidade do convencional. Pouco depois, em 2015, a marca lançou a nova linha Pro-V™ Racing de óleos e lubrificantes. Esta nova fórmula utiliza a mesma tecnologia e experiência profissional utilizadas por suas equipes de corrida. Em 2016, a VALVOLINE se tornou uma empresa independente com capital aberto na Bolsa de Valores.


Mais conhecida pelos seus óleos lubrificantes para motores a gasolina, álcool, GNV, bicombustíveis e diesel, a VALVOLINE atualmente possui a linha de aditivos anticongelante Zerex, cuja formulação patenteada isenta de silicato tem uma vida útil de até 5 anos ou 240 mil km de serviço; produtos de performance SynPower™; aditivos automotivos Pyroil; e a linha de produtos para veículos de alta quilometragem MaxLife. Seus óleos sintéticos e semi-sintéticos, oriundos das tecnologias DuraBlend e SynPower™, são totalmente desenvolvidos nos laboratórios da empresa, sendo a única empresa do setor que dispõe de um laboratório automobilístico próprio, onde são feitos monitoramentos e provas de controle de qualidade, de motor, de campo e inúmeros testes, possibilitando a manutenção da qualidade de seus produtos.


Uma marca vitoriosa 
Há mais de 120 anos a marca VALVOLINE está envolvida com competições automobilísticas através da divisão VALVONE RACING, conquistando sua primeira vitória em uma corrida realizada em 1895 na cidade de Chicago. Seus feitos nesta área são invejáveis: 1 vez campeã da F1; 4 vezes campeã da categoria Top Fuel Championships, conquistando mais de 60 vitórias; 6 títulos do Cart Championships; 5 vitórias na tradicional prova das 500 milhas de Indianápolis; óleo mais usado na NHRA, principal campeonato de arrancada dos Estados Unidos; e única empresa de lubrificantes a possuir uma equipe própria na NASCAR, categoria mais popular do automobilismo americano, onde conquistou 7 títulos da NASCAR CUP (além de 3 vice-campeonatos), ganhando ao todo mais de 100 provas, dentre as quais 5 vitórias na tradicional 500 milhas de Daytona.


A evolução visual 
A imagem visual da marca VALVOLINE foi bastante modificada no decorrer dos anos. O primeiro logotipo da marca era verde com a palavra VALVOLINE escrita em amarelo, que na década de 1930 passou a ser escrita em branco. Somente em 1965 o tradicional logotipo contendo “O Grande V” nas cores vermelha e azul foi criado. Depois de algumas atualizações, a última versão do logotipo foi introduzida em 2005.


Os slogans 
150 Years Under the Hood. (corporativo) 
Never Idle. (2016) 
Tested on the track. Trusted on the road. (2006) 
People Who know use Valvoline. (2003) 
We make engines feel great! 
The world’s first motor oil. (1957) 
Preventive care for my car. Peace of mind for me. (VALVOLINE INSTANT OIL CHANGE®) 
Cars. We Know ‘Em. We Love ‘Em. (VALVOLINE INSTANT OIL CHANGE®) 
Quem conhece, usa Valvoline. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1866 
● Fundador: Dr. John Ellis 
● Sede mundial: Lexington, Kentucky, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Valvoline Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● CEO: Samuel Mitchell Jr. 
● Faturamento: US$ 1.97 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 196.1 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 4.16 bilhões (novembro/2016) 
● Centros de serviços: 1.050 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.050 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Óleos, aditivos e lubrificantes 
● Concorrentes diretos: STP, Pennzoil, Castrol, Bardahl, Mobil, Havoline, Quaker State, Shell e Texaco 
● Ícones: O V em azul e vermelho 
● Slogan: 150 Years Under the Hood. 
● Website: www.valvoline.com.br 

A marca no mundo 
A VALVOLINE, marca mais antiga do mundo no segmento de óleos e aditivos automotivos, tem seus produtos (lubrificantes, graxas, óleos de transmissão, engrenagens e câmbio, fluídos de radiador e aditivos) vendidos em mais de 140 países ao redor do mundo, alcançando faturamento de US$ 1.97 bilhões em 2015. A marca é líder em fornecimento de inovação e qualidade através de produtos de alta performance, automotivos e industriais. A marca ainda opera a VALVOLINE INSTANT OIL CHANGE®, segunda maior rede de oficinas para trocas de óleos e serviços de motor do mercado americano, com mais de 1.050 unidades espalhadas pelo país e que atende 250 mil clientes por ano. 

Você sabia? 
Em inglês a marca é pronunciada como “Val-vo-leen”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/11/2016

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