14.6.06

WALGREENS


Brinquedos, alimentos, revelação digital, artigos de papelaria e informática, eletrodoméstico, roupas, cosméticos e até, por incrível que pareça, medicamentos e aplicação de vacinas. Esse é o mix de produtos vendidos nas lojas da WALGREENS, segunda maior rede de farmácias do mercado americano, presente há mais de cem anos na vida de milhões de pessoas. Afinal, nos dias de hoje, o consumidor não tem tempo a perder, quer praticidade, soluções e conveniência. E isso o WALGREENS oferece com sobras e muitas opções. 

A história 
A famosa rede de farmácia americana foi fundada em 1901 por Charles Rudolph Walgreen na cidade de Chicago, estado de Illinois. Charles, que havia acumulado muito conhecimento na área de farmácia, comprou o estabelecimento onde trabalhava, localizado na esquina de duas movimentadas avenidas da parte sul da cidade. A farmácia, inicialmente batizada de WALGREEN DRUG STORE, estava velha e mal administrada, dando a oportunidade para Charles colocar em prática todas as suas ideias de marketing, vendas, atendimento e preço. A iluminação foi trocada, cada cliente era atendido pessoalmente por Charles ou seu colega Arthur Thorsen, o preço era justo para cada produto, entre outras novidades. Com essas mudanças o estabelecimento se tornou uma farmácia diferente para a época. Em 1909 a empresa já possuía duas lojas, e quase uma década mais tarde contava já com 20 farmácias em funcionamento. Em 1922 a rede de farmácia ganhou enorme popularidade depois de inventar e cunhar o termo malted milkshake (um milkshake mais cremoso feito com leite em pó). Pouco depois, em 1926, a rede inaugurou sua centésima loja, localizada na cidade de Chicago.


Ao final desta década a empresa tinha 525 farmácias, inclusive na cidade de Nova York, no estado da Flórida e outros mercados maiores e mais importantes. Alguns fatores que levaram a rede a ter um crescimento tão rápido foram: profissionais competentes e qualificados, merchandising moderno, visual inovador do ponto de venda, preços competitivos, serviços externos ao consumidor (espécie de delivery), excelente atendimento e grandes inovações como a venda de alimentos e guloseimas. Na década de 1930, durante a Grande Depressão que assolou economicamente os Estados Unidos, a empresa se tornou um dos maiores anunciantes do país, chegando a gastar US$ 75 mil em uma gigantesca campanha promocional, sendo a primeira rede de farmácias do país a anunciar no rádio em 1931. A diversificação de produtos, a rede passou a comercializar desde talco a bolas de golfe, e a criação de marcas próprias, foram fatores determinantes para fazer com que suas vendas aumentassem em um período muito difícil para a economia americana.


Em 1939, com a morte de Charles Walgreen, seu filho assumiu o controle da empresa, dando continuidade à visão moderna que seu pai sempre teve. Depois da Segunda Guerra Mundial, a rede implantou o sistema de autoatendimento em todas as suas lojas. Em 1975, com 633 lojas e mais de 1.500 farmacêuticos, a rede prescreveu mais de 30 milhões de receitas, além de atingir pela primeira vez em sua história mais de US$ 1 bilhão em faturamento. Nesta época o sucesso já estava garantido. Faltava apenas consolidá-lo, e isto aconteceu em 1984 quando a rede WALGREENS atingiu a marca de 1.000 lojas abertas com a inauguração de uma unidade na cidade de Chicago, onde tudo começou. Foi nesta década que os produtos alimentícios ganharam grande importância dentro de suas lojas e alavancaram ainda mais as vendas. Nos anos seguintes a rede introduziu várias novidades dentro de suas lojas, como por exemplo, pequenos centros clínicos e uma seção de “saúde e bem estar sexual”, que vendia remédios, testes de gravidez e preservativos.


Na última década a rede vem expandindo constantemente os serviços de primeiros socorros a pacientes, indo além das atividades farmacêuticas tradicionais, por meio da WALGREENS HEALTH SERVICES, divisão de serviços de atendimento gerenciado, e da TAKE CARE HEALTH SYSTEMS, uma subsidiária integral que responde pela gestão de clínicas de conveniência e drogarias. A Walgreens Health Services assiste os consumidores de produtos farmacêuticos, assim como planos de assistência a medicamentos vendidos sob prescrição médica, e planos de assistência médica através do Walgreens Health Initiatives (realiza gestão de benefícios farmacêuticos), Walgreens Mail Service (ajuda a gerenciar remédios com prescrição médica e outros serviços), Walgreens Home Care (um serviço de monitoramento de home care para pacientes em estado crônico que fornece terapia e nutrição) e Walgreens Specialty Pharmacy (programa efetivo de apoio e soluções que inclui planejamento de medicações, aplicações de remédios injetáveis e até mesmo terapias).


Em 2009 a rede já estava estabelecida em todos os 50 estados americanos. No ano seguinte a empresa pagou mais de US$ 1 bilhão para comprar a tradicional rede de farmácias nova-iorquina Duane Reade. Com mais de 250 lojas espalhadas pela região metropolitana de Nova York e vendas de US$ 2.5 bilhões anuais, a Duane Reade é a rede líder e faz parte do dia a dia dos habitantes da maior cidade dos Estados Unidos, desde que foi criada em 1960. A rede também é dona do maior valor de venda por metro quadrado do varejo farmacêutico em todo o país. Por isso, representou uma aquisição estratégica que deu imediatamente à WALGREENS a liderança no maior mercado de drogarias do país. E a agressividade da empresa não parou por aí. Em 2011 a WALGREENS adquiriu por US$ 409 milhões a drugstore.com, acrescentando assim uma forte presença no comércio online, ajudando-a a alcançar um melhor posicionamento no mercado; e no ano seguinte anunciou uma transação estratégica com a britânica Alliance Boots, maior grupo internacional de saúde e beleza em farmácias, projetada para reunir a força e a experiência das duas empresas e criar a primeira empresa global de saúde e bem-estar voltada para farmácias. Em 2014 foi formada a Walgreens Boots Alliance Inc., que se tornou proprietária da Walgreens, Duane Reade, Boots (famosa rede britânica de farmácias fundada em 1849) e Alliance Healthcare, e a maior empresa do setor no mundo com mais de 13.200 lojas em 11 países, 345.000 funcionários e 390 centros de distribuição. No final de 2017, a empresa adquiriu metade das lojas da rede Rite Aid (1.932 unidades) por US$ 4.38 bilhões, que serão, aos poucos, transformadas em WALGREENS.


Nos últimos anos a segunda maior rede de drogarias do mercado americano tem sistematicamente se reinventado, trazendo aos consumidores uma inovadora experiência de compra, além de oferecer um renovado portfólio de marcas próprias, como a Well at Walgreens (que oferece remédios e itens de cuidado pessoal), a Well Beginnings (uma linha própria lançada em 2013 e composta por produtos para bebês, que inclui fraldas, óleos, lenços umedecidos e sabonete líquido, entre outros itens) e a Nice!® (mais de 500 produtos entre alimentos, incluindo orgânicos, bebidas e produtos de limpeza e higiene).


A linha do tempo 
1943 
Inaugurou uma loja dentro do Pentágono. Esta unidade funcionou até meados da década de 1980. 
1960 
A primeira loja fora do território americano é inaugurada em Porto Rico. 
1968 
Primeira rede de farmácias do país a colocar seus medicamentos em recipientes resistentes e seguros para crianças, muito antes de ser exigido por lei. 
1982 
Introdução do sistema de revelação de fotos em 24 horas dentro de todas as lojas da rede. 
1991 
Introdução sistema de scanner nos caixas das lojas fazendo com que o tempo das filas fosse reduzido drasticamente. 
Inauguração da primeira farmácia com sistema Drive-Thru para receitas médicas na cidade de Indianápolis. Hoje em dia aproximadamente 80% das lojas da rede oferece essa conveniência. 
1999 
Lançamento do sistema de venda online em sua página na internet. 
2002 
Primeira rede de farmácias a introduzir rótulos de medicamentos prescritos em vários idiomas. Atualmente os rótulos estão escritos em 14 idiomas como o chinês, árabe, alemão, italiano, francês, português, coreano, entre outros. 
2004 
Primeira rede de drogaria a introduzir instruções de remédios de prescrição com letras enormes, beneficiando assim mais de 16 milhões de americanos que possuem algum tipo de problema de visão.  
2005 
Lançamento da linha de produtos voltada exclusivamente às mulheres negras, chamada “Dr. Jan Adams Women of Color Total Skin Care System”, que se baseia em produtos criados pelo Dr. Jan Adams, um renomado cirurgião plástico de Beverly Hills. 
2007 
Introdução em algumas farmácias da rede do Walgreens Take Care Health Clinics, mini-clínicas médicas com enfermeiras ou farmacêuticos formados para diagnósticos e tratamentos de doenças simples, prescrição de remédios comuns e serviços de vacinação. Atualmente estas clínicas, mais de 400, estão disponíveis em lojas de cidades como Chicago, Miami, Orlando, Atlanta, Kansas City, Nashville, Las Vegas, e St. Louis. 
2009 
Inauguração da primeira loja da rede no Alasca, marcando assim presença em todos os 50 estados americanos. 
2010 
Inauguração em Chicago da primeira WALGREENS WELL EXPERIENCE, um novo conceito de loja capaz de proporcionar uma experiência de compra diferente neste segmento. Neste formato, além da decoração moderna, que propicia maior interação entre os consumidores e farmacêuticos, oferece uma gama de serviços especializados como vacinação, testes de saúde, avaliação física e tratamento de doenças mais simples. Além disso, a loja oferece um aconchegante café, cujo cardápio inclui sucos naturais e até sushi; e uma seção de beleza com produtos das mais sofisticadas marcas de cosméticos do mundo. Nos anos seguintes novas lojas foram inauguradas nesse formato em grandes cidades americanas. 
2012 
Lançamento do BALANCE REWARDS, o programa de fidelidade da rede, que hoje conta com mais de 88.2 milhões de membros. 
Inauguração da primeira loja-conceito da rede, localizada na esquina das ruas Randolph e State no subúrbio da cidade de Chicago. Instalada em um moderno prédio de dois andares, no térreo, é possível encontrar os tradicionais produtos vendidos na rede, desde itens de limpeza a chocolates e bebidas. Neste andar, também está localizado um grande sushi bar, além de uma estação com sanduíches prontos, pães, frutas cortadas e embaladas a vácuo, uma grande quantidade de queijos, vinhos, entre outros itens. Diferentemente das demais unidades da rede, nessa loja é possível comer dentro. Para isso, há bancadas com cadeiras, que ficam em frente à vitrine da loja, proporcionando uma agradável vista da rua. Já o segundo andar é quase inteiramente dedicado aos produtos de beleza e farmácia. Além disso, para as mulheres, há manicures de plantão.


As lojas 
Uma típica loja da rede WALGREENS oferece mais de 22 mil itens ao consumidor em um ambiente aconchegante, moderno e amplo. Entre 25 a 30 funcionários gerenciam e atendem ao público em uma loja normal da rede com vendas anuais, em média, de US$ 9.4 milhões por estabelecimento. Boa parte das mais de oito mil lojas da rede oferece serviços como revelação de fotos em uma hora, recarga de cartuchos de impressoras e amplo estacionamento. Em algumas unidades da rede existe uma pequena loja de venda de bebidas alcoólicas (WALGREENS LIQUOR STORE) geralmente localizadas em áreas anexas as farmácias, por questões de legislação, que varia de estado para estado. Mais de 3.000 lojas da rede oferecem o serviço de refil para cartuchos de impressoras. A maioria de suas lojas está localizada em vias e centros de enorme movimento. Atualmente calcula-se que 76% da população americana viva em um lugar onde existe uma loja WALGREENS à pelo menos três quilômetros de distância, o que faz da marca uma das presenças mais marcantes no cotidiano da vida do norte-americano. Afinal, o WALGREENS é uma rede de farmácias, mas que pode muito bem ser chamada de supermercado.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O logotipo original continha a escrita Walgreen Drug Store, como a marca era inicialmente chamada. Depois foi adotada uma nova tipografia de letra e o nome ganhou a letra S no final. A primeira alteração significativa ocorreu em 1951 quando o logotipo ganhou as cores vermelha e azul, uma nova tipografia de letra, adotou a frase “The Pharmacy America Trusts” e o ícone (uma espécie de recipiente para preparar medicamentos) foi modernizado.


Em 1983 a identidade visual passou a ser totalmente vermelha e o tradicional slogan foi retirado. O logotipo atual da marca foi introduzido em 2005 com uma tipografia de letra mais afinada.


Além disso, o tradicional ícone que identificou a marca WALGREENS por anos (especialmente na fachada de suas lojas) foi ganhando uma imagem mais moderna e atraente, assumindo definitivamente a cor vermelha e a letra W.


Mas, em 2012, a marca resolveu criar um novo ícone de identificação: surgiu então o Corner W, mais alinhado com a identidade visual do WALGREENS, que passou a ser presença constante nas fachadas das lojas.


Os slogans 
Trusted since 1901. (2017) 
At the corner of Happy & Healthy. (2012) 
On your way to Well. 
There’s a way to stay well. 
There’s a way. (2009) 
As far as you want to go. 
The Pharmacy America Trusts. (1951)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1901 
● Fundador: Charles Rudolph Walgreen 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Walgreen Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Walgreens Boots Alliance Inc.) 
● Chairman: James Skinner 
● CEO: Stefano Pessina 
● Presidente: Alex Gourlay 
● Faturamento: US$ 87.3 bilhões (2016/2017) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 8.175 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 235.000 
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria) 
● Principais produtos: Medicamentos, alimentos e cosméticos 
● Concorrentes diretos: CVS Pharmacy, Fred’s, Albertsons, Walmart, Target e Kroger 
● Slogan: Trusted since 1901. 
● Website: www.walgreens.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede WALGREENS conta com aproximadamente 8.200 lojas em 50 estados americanos, Porto Rico e Ilha Virgens Americanas, além de 96 centros de distribuição. Quase 50% do faturamento (superior a US$ 87 bilhões por ano) é gerado pela prescrição de medicamentos, o resto provém da venda de cosméticos, alimentos e bebidas. Do total de lojas, mais de 2.000 funcionam 24 horas por dia e quase 90% possuem o tradicional sistema de revelação de fotos em uma hora (One-Hour Photo). Diariamente mais de 8 milhões de clientes circulam pelas lojas da rede WALGREENS nos Estados Unidos. Os estados que mais possuem lojas da rede são Flórida, Texas, Califórnia, Illinois e Nova York. Dos 235.000 funcionários da empresa, 78.000 são farmacêuticos ou enfermeiros e mais de 5.000 trabalham na enorme sede corporativa localizada em Deerfield, um subúrbio da cidade de Chicago. 

Você sabia? 
Mais de 990 milhões de remédios com prescrição médica (incluindo vacinas) são vendidos pela rede anualmente, mais de 17% do total aviado por todo varejo farmacêutico americano. 
Para facilitar a comunicação com o cliente/turista, aproximadamente 20% dos atendentes e dos farmacêuticos da rede são bilíngues. O espanhol é a língua mais falada depois do inglês, mas há profissionais que atendem em italiano, árabe, chinês, francês, vietnamita, japonês, russo e português. 
Por consequência da Lei Seca nos Estados Unidos (que durou de 1920 até 1933), o WALGREENS era um dos poucos lugares em que se podia comprar bebidas alcoólicas prescritas, o que elevou o número de unidades e o faturamento da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/3/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta rede esta comprando mais de 80 farmacias no rio de janeiro atraves da Farma Vita