25.7.06

ACDelco


Dificilmente alguém conhece alguma marca de autopeças. Mas, basta abrir o capô de milhões de automóveis em mais de 100 países para ver que uma marca é comum: ACDelco, reconhecida em todo o mundo como uma marca de qualidade, durabilidade e confiabilidade, que permite milhões de veículos rodarem com total segurança. 

A história 
A história da marca quase se confunde com a própria história do automóvel. As origens da ACDelco nos levam ao ano de 1899. Naquele ano, Albert Champion, um ex-campeão francês de ciclismo que construía velas de ignição para seus amigos por passatempo, resolveu transformar seu grande hobby em negócio e fundou a The Champion Ignition Company na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts. Apenas dois anos mais tarde, os irmãos Frank e Perry Remy fundavam a Remy Electric Company, e foram os primeiros a fabricar dínamos e magnetos utilizados nas baterias de ignição utilizadas nos automóveis da época. Nos anos seguintes, as duas empresas evoluíram e cresceram. Em 1905, Albert se separou dos investidores da companhia, que ficaram com a posse do nome da empresa - The Champion Ignition Co.


Pouco depois, em 1908, ele uniu suas forças com a montadora Buick Motor Company e criou a AC Spark Plug Division para a produção de velas de ignição. Já a Remy Electric Company se uniu, no ano de 1926, com a Dayton Engineering Labs. Co. (conhecida como Delco), empresa fundada na cidade de Dayton, estado de Ohio, por Charles Kettering e Edward A. Deeds, formando assim a Delco Remy Corp. Com o tempo, as duas novas empresas foram incorporadas pela General Motors. Em 1969, depois de atravessar os oceanos e evoluir constantemente a marca chegou à Lua. Suas velas de ignição foram utilizadas nos foguetes que levaram os astronautas Neil Armstrong, Mike Collins e Buzz Aldrin à Lua.


As marcas AC (iniciais de Albert Champion) e Delco (que então fabricava produtos elétricos como motores de partida e alternadores) foram unificadas somente em 1974 pela GM e, atualmente, a ACDelco tem sua liderança consolidada mundialmente. Nas décadas seguintes a empresa diversificou sua linha de produtos e passou a fabricar também filtros (óleo, ar e combustível), correias, pastilhas para freios, amortecedores, fluídos e químicos (sintéticos para freio, óleo para motores a gasolina, álcool, diesel, aditivo para radiador, aditivo para gasolina, graxas para cubos de roda e para uso geral). O ano de 1995 foi muito importante na história da marca, que teve seu logotipo remodelado, ganhando um visual moderno e dinâmico, refletindo o compromisso da empresa em desenvolver novos e inovadores produtos.


Ainda neste ano foi introduzida no mercado a vela de alta performance RAPIDFIRE e a nova bateria com vida estendida Delcon Freedom 84-month-battery. Foi também nesta década que a empresa passou a produzir peças para vários outros modelos de automóveis, e não somente para as marcas da GM. Embora a marca tenha uma longa tradição internacional, sua presença no Brasil é recente. A divisão brasileira iniciou suas atividades no final de 1999. Naquele momento a Delphi - que mantinha o direito de uso da marca Delco no Brasil - estava se separando da General Motors. A separação foi concretizada, mas a ACDelco permaneceu sob o controle da GM. A razão era simples: muitos clientes reconhecem essa marca como um ícone de qualidade, com o respaldo da GM em tecnologia e engenharia. É um valor que a General Motors não poderia perder. Nos últimos anos, no Brasil, a ACDelco lançou no mercado uma linha de limpeza automotiva composta por Cera Limpadora, Lava Autos, Silicone Gel, Limpa Pneu Gel e Limpa Pneu Líquido. Além disso, introduziu o primeiro aditivo para motor bicombustível. Denominado ACDelco Flexpower, o aditivo visava os motores flexíveis de qualquer marca, movidos a gasolina, álcool ou pela mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção.


A ACDelco, uma das principais marcas da General Motors, sempre fez parte da história do automobilismo. Há mais de um século, ela surgia da paixão de um homem, cujo passatempo - construir velas de ignição para seus amigos - transformou-se em um negócio com altos padrões de qualidade e controle. Facilmente associada aos veículos da GM pela tradição e qualidade no fornecimento de peças e componentes, hoje a ACDelco é multimarcas, oferecendo a seus clientes um portfólio completo de produtos automotivos, respeitando o suor e o trabalho dos pioneiros de 100 anos atrás.


A evolução visual 
O primeiro logotipo com o nome ACDelco surgiu apenas em 1974 quando as marcas AC e DELCO foram unidas.


Até 1995 a palavra ACDelco era escrita com hífen e seu logotipo era bem diferente do atual. Com o lançamento de uma nova identidade visual, o logotipo foi completamente modernizado e o hífen sumiu.


Os slogans 
Be Certain. (2016) 
The Pros Who know. (2007) 
Real Car Guys Know. (2004) 
When the right way is the only way. (2000) 
It’s Like Buying Time. 
The Difference is Quality.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1899 
● Fundador: Albert Champion 
● Sede mundial: Grand Blanc, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: ACDelco Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da General Motors Company
● Diretor geral: Mark Drennan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 25.000 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Velas, baterias, filtros e pastilhas de freios 
● Concorrentes diretos: Bosch, SKF, NGK, Champion, Magneti Marelli, Interstate, DieHard, Varta, Monroe e Cofap 
● Slogan: Be Certain. 
● Website: www.acdelcobrasil.com.br 

A marca no mundo 
A ACDelco, marca líder mundial no fornecimento de peças automotivas, comercializa em mais de 100 países ao redor do mundo sua ampla linha de produtos, que inclui desde as tradicionais baterias e velas de ignição, além de correias, cabos de velas, filtros, fluidos e químicos, limpeza automotiva, lubrificantes, palhetas e pastilhas de freio. Somente nos Estados Unidos os produtos da marca são comercializados em mais de 28.700 pontos de vendas. Atualmente, a ACDelco fabrica 90.000 itens diferentes em 37 linhas de produtos. 

Você sabia? 
Testes independentes mostraram que as baterias da marca ACDelco tem vida útil 33% maior que suas concorrentes. 
Para a ACDelco, produzir baterias ecologicamente corretas é um compromisso levado muito a sério, e por isso mantém em suas fábricas modernos processos de reciclagem. Seu programa Reciclagem Garantida, que recicla uma bateria usada a cada nova produzida, viabiliza ganhos para toda a cadeia no processo de reciclagem. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/9/2017

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual o país de origem da marca?