27.7.06

AIWA

A outrora tradicional marca japonesa AIWA, a pronúncia correta é “Aiua”, sempre primou pela qualidade de seus equipamentos de áudio, visando potência, durabilidade e design. Mas isso não foi necessário para que a marca prosperasse nos dias atuais. O resultado foi catastrófico: virou uma pequena marca no portifólio da enorme SONY e seus poucos produtos dificilmente são encontrados em grandes mercados consumidores. Um triste fim para uma marca que sempre foi diferenciada.
-
A história
A história da empresa começou em 1951 no Japão de forma meio obscura com a fundação da Aiko Denki Sangyo Company, uma fabricante de equipamentos de áudio, especialmente microfones. Em outubro de 1959 a empresa trocou seu nome para AIWA COMPANY. O nome “Aiwa” foi escolhido por conter som semelhante às palavras em japonês AI (Amor) e WA (Harmonia). No ano de 1964 a AIWA desenvolveu e lançou no mercado o primeiro gravador cassete do Japão chamado TP-707, e, nos anos seguintes, desenvolveu uma completa linha de produtos de áudio e vídeo que conquistou milhões de consumidores japoneses por sua alta qualidade. A década de 70 foi marcada por uma agressiva expansão internacional com seus produtos sendo introduzidos em vários mercados como o americano, inglês e alemão. Em conseqüência disso, a linha de produtos da marca foi aumentada e seu faturamento também (65% eram provenientes do mercado estrangeiro).
-
-
Em 1980 introduziu no mercado o TP-S30, um fone de ouvido estéreo, que durante anos se tornaria um dos produtos de maior sucesso da marca japonesa; no ano seguinte vídeos cassetes, ingressando em um novo segmento; e quatro anos depois inaugurou seu centro tecnológico. No final desta década, em 1988, lançou no mercado o modem para uso profissional. A AIWA começou a operar oficialmente no Brasil em 1996 através de uma parceria com a empresa CCE.
-
-
No ano seguinte passou a ser uma marca importante no segmento de som para automóveis com o lançamentos de CD Player nos Estados Unidos. Mas, quando a revolução digital começou, no fim da década de 90, a AIWA estava mal equipada para fabricar produtos que os consumidores desejavam, levando-a assim quase à falência. Mesmo vivendo um período difícil, a marca introduziu algumas novidades em sua linha de produtos, como em 2000 quando lançou no mercado o primeiro aparelho de gravação compacto para formato MP3; e no ano seguinte ao lançar o menor e mais leve aparelho compacto de MD (Mini-Disc). Poucos anos depois, em 2002, a japonesa AIWA já não tinha mais forças para andar com as próprias pernas no competitivo mercado de produtos eletroeletrônicos.
-
-
Para tentar tirá-la do limbo, o presidente mundial da Sony, Kunitake Ando, decidiu tomar as rédeas do negócio. Pagou US$ 114 milhões em ações para assumir o controle total da empresa, da qual já detinha 61% de participação, adquirida no final da década de 60. A partir deste momento a AIWA deixava de ser uma empresa independente e passava a ser uma divisão da gigante Sony. Foi o início de uma enorme e dolorosa restruturação, com demissões e cortes de custos. Em janeiro do ano seguinte as mudanças já podiam ser detectadas: a marca AIWA foi relançada no mercado mundial com um novo posicionamento, direcionado para um público jovem consumidor de produtos eletrônicos ligados a computação.
-
-
Apesar do lançamentos de novos pordutos, incluindo aparelhos de áudio portátil como discmans e radiogravadores com CD, além de aparelhos de DVDs e tocadores digitais MP3, a marca AIWA não conseguiu se recuperar no mercado mundial e atualmente é utilizada pela sua proprietária como como laboratório para novas tecnologias e para produtos de preços mais acessíveis em mercados restritos no mundo.
-
-
A evolução visual
A primeira modificação significativa ocorreu no ano de 1991, quando a marca apresentou um novo logotipo com o nome AIWA passando a ser escrito em letras minúsculas. Em 2003, numa desesperada tentativa de reposicionar a marca no mercado mundial, a AIWA, já sob a tutela da Sony, remodelou completamente seu logotipo, que passou a adotar a palavra AIWA escrita de forma estilizada e moderna.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação:
1951
● Fundador: Desconhecido
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Sony Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO:
Howard Stringer
● Presidente:
Ryoji Chubachi
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
10 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento:
Eletrônicos
● Principais produtos:
Aparelhos de som, tocadores MP3, aparelhos de CD e fones de ouvido
● Ícones: Os fones de ouvido
● Slogan:
Enjoy AIWA.
● Website:
www.aiwa.com
-
A marca no mundo
Atualmente a marca AIWA, que parece adormecer esquecidamente no imenso portifólio do Grupo SONY, atua com uma restrita linha de produtos populares que são comercializados em pouco mais de 10 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
Na década de 90 a AIWA chegou a ter 30% do mercado mundial no segmento de aparelhos de som compactos.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 16/6/2010

59 comentários:

URAIS disse...

ainda pefiro a marca aiwa ,aquele mini sistem 10.000.00 wats nao tei pra niguei, gostaria que a aiwa voltase a frabica aquele som com aquela protecia mais renovado mais tequinolojia aiwa? A AIWA ERA MUITO POTEDE

Anônimo disse...

A AIWA TEM Q VOLTAR!!!! NÃO SE FAZ MAIS SOM COMO OS ANTIGOS AIWA'S!!!

Anônimo disse...

aqueles mini da aiwa eram lindos pareciam sons do futuro.
E a CCE o blog não fala?

Anônimo disse...

Nossa cara eu tenho um som aiwa, e digo pra vocês, é muito bom mesmo, eles deveriam voltar a fabricar novos sons aiwa.
Eu compraria outro AIWA com certeza.

Anônimo disse...

com certeza,ele tem um diferencial nas frequências dele(grave,médio,agudo)com uma boa harmonia,o equalizador tem uns segredinhos que fazem toda a diferença na qualidade,o surround dele é único(disco,live,hall,movie)que une o efeito surround com a simulação de ambientes,além da beleza estética a qualidade muito agradável de som são características do aiwa.
o que peca nela é a qualidade das correias que ela usa nos decks e CD,e algumas falhas de projeto,que dar pra se corrigir não precisa ser engenheiro para isso.

tenho um aiwa recomendo pela qualidade e potencia(principalmente os com saída transistorizada),hoje em dia não conseguem unir potencia e qualidade no mesmo equipamento como a aiwa conseguiu.

a Sony já foi boa em som hoje ta uma m..... só tem beleza,grave,e tamanho,qualidade passa longe, muita gente pensa que qualidade é potencia e grave,onde fica os médios e agudos(equilíbrio)..

a harmonia das frequencia só acha nos equipamentos antigos,os de hoje é para leigos e que gosta de tamanho e luzes piscando kkk,em resumo fazer barulho apenas.

no quesito mini system a aiwa deu um banho na Sony.
quem conhece a aiwa sabe.

abraço a todos.

itamar disse...

Tambme sou um apaixonado pela marca aiwa sempre gostei.Tem qualidade no som e tambem é muito potente queria muito que voltasse a fabricar . seria um dos primeirosa comprar um aparelho da marca tenho um nsxf9,ta velhinho,mas gosto muito e nao tenho coragem de vender .

Anônimo disse...

o melhor fone de ouvido era da aiwa, depois disso nunca mais achei um de qualidade igual

Anônimo disse...

Aiwa foi e sempre será o melhor som do mercado

Anônimo disse...

Uma marca tão boa e inovadora em sua época. A jogaram no mato!!!

Anônimo disse...

exelente linha de equipamentos,desde dos mais simples ate os mais complexos,mais so agora eu descobri porque as correias dos decks davam problemas,eram montadas
por essa coisa chamada CCE.digo isso
porque fui vendedor de audio nos anos 80 e 90 e me negava a vender a marca.mais voltando ao aiwa tenho 2 amplificadores e outros equipamentos, e não me desfaço por nada.tomara que volte,faço votos.

ROMULO disse...

Sou um feliz proprietario de um AIWA NSX D707. E só digo uma coisa: AIWA É AIWA !

Anônimo disse...

Sou fã da marca, conheço de longe quando um aiwa tá ligado, hoje em dia só tem porcaria no comercio, a Sony tá péssima , no comércio so tem lixo caro e de pouca qualidade sendo vendido, mas o povao quer barulho para incomodar os vizinhos fazer o que né

Possuo o f9,av96,t70 todos eles tokyo-japan adoro eles,cada um tem suas particularidades,uma pena nao existir mais a aiwa,e a sony prestava na linha Lbt pra tras,estamos na era da quantidade beleza,tamanho e barulho,qualidade passssa longe

Prefiro os 240w rms do aiwa do que os 880rms da sony que sao piada para leigo comprar,no fim cada um comprar o que quer gosto e gosto.


Unknown disse...

Tenho um aiwa nsx f 958 e não tem pra ninguém. Tive Sony com 850w RMS mas perdia feio pro aiwa... O aiwa com apenas 420w RMS hehe...

zaca disse...

Que pena! Depois que a Aiwa parou de produzir os aparelhos de som (mini system) pararam de evoluir, ainda não vi mudanças significativas como a aiwa fazia, o usb foi revolucionário, porém só isso todos estes anos. Os aparelhos sony são os melhores em qualidade de som, porém não são bonitos e falta se diferenciar dos demais aparelhos, é só mais um em meio a muitos. #VOLTA AIWA

Unknown disse...

Olha aii galera ..o Aiwa está voltando das cinzas
Assista a "mini system aiwa EXOS 9 lançamento 2015" no YouTube - https://youtu.be/htE2bFbqIqQ

Unknown disse...

tenho um nsxav900 e digo isso sim que e som dsp pura qualidade e o bbe de primeira agudos nitidos efeitos belissimos aiwa pura qualidade :)

Eduardo Modelo disse...

Possuo vários aparelhos da marca pois sou um colecionador da Aiwa e garanto a vocês se continuasse fabricando já tinha quebrado várias outras empresas no mundo nos mesmos segmentos. Continua a sua fabricação em outros países pela sony e não por ela mesma, que pena!

Unknown disse...

Tenho um Aiwa NSX-S305 e so falo uma coisa ele toca filé da pazada ne muitos aparelhos de som q são feitos hoje em dia

Anônimo disse...

Tenho um Aiwa NSX que nao troco por nenhum som da Sony de hj em dia, qualidade imbativel, uma pena ter deixado de fabricar os modelos de caixas acusticas da aiwa, estavam bem a frente do seu tempo...

Anônimo disse...

É verdade eu tenho um lg de 500rms e perde feio para o meu velho aiwa de 100rms aiwa e aiwa se voutace a fabrica eu comprava outro com certeza

BLOGGER RAUL disse...

EU PARA SEMPRE AMAREI OS SOM DA AIWA,PARA SEMPRE SERA AIWA

Unknown disse...

Tenho um NSX T9 e digo: Que nitidez de som!!! Limpo e sem ruídos, fora o grave que é de tremer a casa....
Não se fazem mais aparelhos com este nível de qualidade e acabamento...

Anônimo disse...

Comprei um discman aiwa em 1994,e ja era revolucionário,tinha rádio am e fm,controle remoto incorporado no fone de ouvido e recarregava as baterias ou pilhas, tenho até hoje,o modelo é o xp-r90

Unknown disse...

Tenho um fone da AIWA a mais de 15 anos, sem mentira, o arco dele quebrou a espuma sumiu mais ele ainda continua com a mesma potencia, não existe outro fone no mundo melhor do que esse da AIWA!!! Realmente é uma pena que a marca não tenha dado certo. Amo meu fone e pelo jeito ele vai durar mais uns 15 anos.

Unknown disse...

Bom como todos dizem Aiwa é Aiwa insubstituível podia sim voltar mas com a mesma qualidade certeza que detonaria no mercado os seu aparelho de Som eram top.sem comparação.Mas toda marca boa e comprada aí trocam o nome acabam com os produtos e fim de tudo infelizmente...

BLOGGER RAUL disse...

Se eu fosse um cara super rico eu tentaria fazer ressurgir esta grande marca AIWA ,
Aiwa para sempre , eu particularmente tenho 3 filhos e 4 Aparelhos Aiwa e quero que meus filhos no futuro usem estes aparelhos e divulguem para todos como era um aparelho de verdade e que eles mostrem para todos Quanta qualidade e designer em um futuro próximo pois eu não estarei por aqui para divulgar

AIWA PARA SEMPRE

Unknown disse...

Aiwa é aiwa, qualidade indiscutível.

Anônimo disse...

Sabe a aiwa foi a unica marca q som nenhum a marca nuca pode conpeti nem nuca vai se deixar se abalar ela tem q voltar pois so ela sabe faser som potente.eu sou fã da aiwa e espero a sua volta...

Anônimo disse...

Hoje adquiri um aparelho de som Aiwa nossa cara isso que é um som um NSX t99. Conservadissimo por ter muitos anos que foi fabricado fiquei muito surpreso com o funcionamento dele da show em muitos micro system fabricados hoje em 2016,não troco por nenhum essa relíquia e é uma pena essa empresa ter acabado deixou saudade

Unknown disse...

Pois é... Só quem ouviu um som Aiwa tocar sabe o que é um som de verdade! Lembro como se fosse hoje o Aiwa da minha tia, com aquele monte de entradas e saídas atrás (que era um avanço pra época), a qualidade do áudio e aquele grave fortíssimo que tremia tudo!! Esses "sonzinhos" de hoje em dia não chegam nem ao rastro de um Aiwa!!

Unknown disse...

A melhor marca de sistemas de som. Qualidade, potência e beleza traduzem.adoraria ver de novo mas lojas

Unknown disse...

A melhor, a mais bonita e mais potente. Qualidade incomparável

Anônimo disse...

O pessoal que acha ótimo não entende muito. A marca foi ótima antigamente mas, no começo dos anos 90 a qualidade caiu. Basta aumentar o volume para sentir que os médios e agudos são as frequencias que mais saem dos alto-falantes. Isso foi um método de evitar o distorcimento e, pessoas entendidas evitavam a marca. Por isso ela desapareceu...

Unknown disse...

Aquele é espetacular. Sem falar no pequeno GIGANTE NSX-999 MKII mais conhecido como o mito

Unknown disse...

Fato

Unknown disse...

aiwa pra mim sera sempre a melhor em assunto deaparelho de som , não teve igual,é muito perfeito amo essa marca, tenho um nsx 959 um nsx969 um nsxf12 e adquiri a pouco tempo um t99 e falo pra vcs , eu viajo lindo na estetica e qualidade desses aparelhos que considero meus filhos eletronicos.

volmir disse...

Tenho um NSX T-9, funcionando tudo! Nossa É incrível o nível do aparelho que a mais de vinte anos ainda surpreende no designer, na qualidade do som, na durabilidade do conjunto!!!o aparelho é show, deixa muito som de hoje no chinelo!!!Aiwa é aiwa.

Luiz Mendes disse...

Sou proprietário de um zeladíssimo e não negociável AIWA JAX-PK8, um equipamento de som com uma qualidade sonora e acústica espetacular e, que faço questão de frisar, deixa todas as pessoas que o escutam boquiabertos. Logo, utilizo para aperfeiçoamento SPYKES da LANDO para suspender as caixas acústicas isolando os graves somente a elas, o que aumenta sua qualidade sonora ao máximo, o distanciamento entre as mesmas corretamente, uma vez que o equipamento é projetado para uma sala de 50 metros quadrados; o que proporciona ainda mais a substancial melhora sonora do espetacular JAX-PK8.
Isto, além de utilizar um BLU-RAY para enviar o sinal de áudio; uma equalização correta a cada estilo de música; uma frequência de graves que varia de 1 a 3 no modo I-BASS ligado e graves de 1 a 5. Tudo isto, fora os médio e agudos independentes. Além do excelente recurso MD (MODO DIGITAL) que é ligado quando o equipamento está ligado e no modo vídeo acionando e o segurando, se aperta simultaneamente a tecla POWER, aí é outra dimensão acústica (poucos conhecem este função no JAX-PK8).

Sei o que é um som modular profissional, o que no absurdo Brasil, não sai, por baixo, por menos de 500 mil reais, contando aí com os melhores fabricantes em sua composição. Mas acreditem, em matéria de Mini System, até a presente data não conheço um esquipamento no mesmo nível que o JAX-PK8 da AIWA.

Unknown disse...

Meu aiwa NSX T9 estava com uns problemas, botão de volume maluco, display apagado, toca fitas não girava, apesar de todas correias serem novas.... Levei em um técnico de confiança cobrou 80 reais pra deixar ele novo, agora funciona 100%... A uns dois anos atrás dei uma geral nele, só não desmontei a fonte, ficou impecável de tão limpo.

Jr Ferreira disse...

Ainda hoje tenho um NSX-AV96. Não toca mais CD's há anos mas o rádio e o auxiliar continuam maravilhosos.

downsan disse...

gente como um amigo a cima falou a aiwa ainda faz sucesso com o lançamento do exos 9 speaker BLUETOOTH 200 rms de potencia lançado em 2015 mais o preço é muito caro no momento chega a custar $299 dolares fora as taxas se você importa pro brasil infelismente.

Unknown disse...

Eu tenho ele o NSX 999 MK2 HR aparelho espetacular mesmo muita qualidade e potência em um único aparelho

Unknown disse...

Concordo....tenho um t9 e um t96.....tops

Unknown disse...

Meu desejo é que a empresa retorne com uma força total laçamento em um novo protrotico que supera as todas outras marcas de som que tem no mercado atual

Unknown disse...

Aiwa NSX r90 outro top da marca que eu tenho e ele toca 4 sub Pioneer de 12 400 RMS cada mais as caixas originais,meus vizinhos me adoram kkkkk

Unknown disse...

Aiwa NSX r90 outro top da marca que eu tenho e ele toca 4 sub Pioneer de 12 400 RMS cada mais as caixas originais,meus vizinhos me adoram kkkkk

Unknown disse...

Eu tenho um aiwa nsx s 305 o som e bom so preciso achar a tampa dele ascaixas originais eu fiz uma capa pra ele da quebrar o galho

DJ Mestre disse...

Acredito em você, mas também usei um muito bom como DJ, hvxlc da koss.

Unknown disse...

Olha.
Eu ia vender o meu aparelho, um NSX 999 MK2(em excelente estado de conservação), e tudo funcionando perfeitamente.
Mais após ler a maioria dos comentários. Não vou mais vender não.
Pois o aparelho esta maravilhoso, e igual a esse não encontra por ai. Um legítimo AIWA fabricado no Japão.
É som de qualidade mesmo.
Abraço galera 👍.

Ede disse...

A Sony só tem nome !

Anônimo disse...

Prezados,
Sou feliz proprietário de um NSXS50 e o Lendário MKII. Todos novos, parece que foram comprados ontem! São equipamentos de extrema qualidade, beleza e durabilidade. Também sou proprietário do monstro Sony LBT850av. Aparelhos que surpreendem todos que vem em minha residência! Valeu cada centavo que paguei neles e paguei caro pela conservação, mas não me arrependo! Aiwa é Aiwa e Sony linha LBT não tem para ninguém!

CGGM02 disse...

Aiwa, Fidelidad que sí siente....

Unknown disse...

Eu sempre gostei da aiwa ,tenho um discman Aiwa já feito pela sony em 2004 mas digo,o som do toca CDs é de chorar a qualidade dos CDs são fiéis a música tocada não me desfaço por nada agora tô atrás de um walkman aiwa ta 166 ou um tx 416

Cherlok disse...

Alguém sabe me dizer o ano que foi fabricado o Aiwa nsx-2200?

Unknown disse...

galera concordo com todos vcs o som aiwa e o melhor nao existe um que chega aos peis dele eu tenho um que ele e potente e top nsx t99 so ouro e pra treme kkk podia volta de novo a fabrica aiwa

Unknown disse...

A marca é de qualidade em termos de imagem som e durabilidade, mas é não abre qualquer ficheiro, o exemplo é de filmes dublados que mais dificuldades apresentam nos aparelhos aiwa. O que fazer para mudar idioma e legendar filmes nos aparelhos aiwa?

Anônimo disse...

Que vcs acham do nsx s888

Andre cherem disse...

Acabei de adquirir um nsx s888 estou maravilhado com a qualidade do som incrível..... parabéns Aiwa......

Anônimo disse...

Tenho um desse.
Unico dono "eu". Comprado na loja lacrado.