17.7.06

ALPHAGRAPHICS


A ALPHAGRAPHICS oferece aos seus clientes uma imensa variedade de serviços, que incluem planejar, produzir e gerenciar suas comunicações visuais, ajudando-os a atingir seus objetivos de forma mais eficaz e com confiança. Seja um simples documento PB ou um complicado catálogo colorido, o cliente encontrará a solução de impressão de acordo com seu projeto. A empresa está sempre focada em influenciar as tendências da comunicação e impressão digital para dar aos seus clientes as mais completas soluções em comunicação visual e gerenciamento de documentos.

A história
A ALPHAGRAPHICS foi fundada pelo empreendedor Rodger Ford na cidade de Tucson, estado americano do Arizona, no ano de 1970. Pioneiro e inovador, a visão dele era criar unidades que oferecessem comunicação visual de vanguarda (cópia e impressão), utilizando as últimas tendências tecnológicas, para estabelecimentos comerciais. Isso era representado pelo primeiro slogan da empresa: Printshops of the future. Depois de construir um sistema de operação de sucesso na área de impressão e publicação e um modelo de negócios extremamente rentável, a empresa iniciou seu sistema de franquia em 1979. Já pouco tempo depois, em 1984, a ALPHAGRAPHICS se tornou a número 1 do mundo em impressão de varejo, tornando-se a primeira empresa a ter lojas de editoração gráfica.


Em meados da década de 80, a ALPHAGRAPHICS ganhou o mercado global de forma agressiva, se tornando a primeira franquia gráfica a expandir-se internacionalmente, inaugurando sua primeira unidade estrangeira em Hong Kong no ano de 1986, na Arábia Saudita e na cidade de Londres. Nos anos seguintes a empresa cresceu numa velocidade espantosa, prestando serviços de alta qualidade que ofereciam uma completa gama de soluções para comunicações gráficas expressas, como por exemplo, design, cópia, impressão digital, Off-set, digitalização, acabamento, serviços postais, impressão em grandes formatos, impressão de dados variáveis e itens promocionais. No ano de 2000, a empresa inaugurou sua primeira unidade no Brasil.


Em 2001, a ALPHAGRAPHICS foi adquirida pelo grupo britânico Pindar, empresa líder no mercado de mídia eletrônica com mais de 170 anos de existência que oferece comunicação e publicidade para multicanais, além de impressão de catálogos e gerenciamento de conteúdo, e-commerce, design e serviços fotográficos. Nesse mesmo ano, a sede mundial da empresa se mudou para a bela Salt Lake City, no estado de Utah. Há poucos anos atrás a ALPHAGRAPHICS lançou no mercado o agbook, sua divisão de livros sob demanda, transformando suas unidades em centros de apoio para novos autores. Essa nova divisão oferece serviço a milhares de autores que poderão sair do anonimato para assumir o controle de suas obras com total independência, além da oportunidade de relançamento de grandes obras que já saíram de circulação.


Atenta ao manejo economicamente viável, socialmente benéfico e ambientalmente adequado das florestas do planeta, a ALPHAGRAPHICS conquistou o certificado da organização não governamental FSC - Forest Stewartdship Council (Conselho de Manejo Florestal) - que serve para garantir o rastreamento dos produtos fabricados a partir da madeira. Atualmente a ALPHAGRAPHICS é especialista não somente na área de impressão, mas também em serviços que envolvem design, mailing, arquivamento digital e soluções de marketing que incluem as últimas tecnologias em impressão de dados variáveis, marketing 1 a 1 e campanhas envolvendo diferentes mídias.


A evolução visual
Em 2011 ocorreu a primeira grande mudança em sua identidade visual em 41 anos de história. Atenta às tecnologias e canais da era digital, a rede adotou um reposicionamento global com foco nas novas necessidades do mercado, trazendo uma identidade visual atrelada ao cenário de marketing atual. A mudança da logomarca impulsiona seu pool de soluções completas de marketing e crossmedia, com foco em ferramentas multicanal e novos serviços de marketing direto, publicações digitais, mobile marketing (SMS e Aplicativos), OnLine marketing (construção de sites, SEO e mídia sociais), identidade corporativa e email marketing. Acompanhada da mensagem “Increase your reach” (Amplie seus resultados), o novo logotipo traz linhas e ângulos limpos, criando um visual sofisticado e contemporâneo, tendo como inspiração as novas tecnologias, plataformas e canais que surgem constantemente.


Os slogans
Increase your reach. (2011)
Design, print, copy, communicate.
Design, print, copy, miracles.
Miracles in print.
Printshops of the future.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1970
● Fundador: Rodger Ford
● Sede mundial: Salt Lake City, Utah
● Proprietário da marca: AlphaGraphics, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Art Coley
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 300
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim (23 lojas)
● Funcionários: 1.900
● Segmento: Comunicação visual
● Principais produtos: Encadernação, cartões de visita e serviços gráficos
● Concorrentes diretos: FedEx Office and Print Services e Franchise Services
● Slogan: Increase your reach.
● Website: www.alphagraphics.com

A marca no mundo
Atualmente a ALPHAGRAPHICS, que presta serviços na área de impressão, cópia e publicação digital, possuí mais de 300 lojas espalhadas por aproximadamente 10 países ao redor do mundo, entre os quais Estados Unidos, Brasil, China, Chipre, Hong Kong, México, Rússia, Arábia Saudita e Reino Unido. O resultado obtido pela filial brasileira posiciona o país como a segunda maior operação em faturamento do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Dentro deste cenário, três entre os 10 maiores franqueados por faturamento do mundo estão no Brasil.

Você sabia?
Atualmente a ALPHAGRAPHICS atua no sistema de franquia, tendo como perfil dos seus franqueados ex-executivos de grandes empresas multinacionais.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/7/2012

Um comentário:

Danilo Amorim disse...

Eu trabalhei na Alpha, e afirmo, que a qualidade da gráfica, realmente impressiona qual um.
É coisa de louco!!!