30.7.06

ARNO

Inovação e lançamento simultâneo de vários produtos são características que asseguram a liderança da ARNO no segmento de eletrodomésticos portáteis no mercado brasileiro. Afinal, a marca foi uma das principais responsáveis pelas mudanças de comportamento das donas de casa, que há mais de seis décadas passaram a utilizar os produtos com a marca ARNO para facilitar a vida e as tarefas domésticas.

A história
A história começou em 1882 com a saga da família Arnstein, originária de Trieste, nessa época uma cidade do Império Austro-Húngaro. Carlo Arnstein, conselheiro do Império, casado com Emília e pai de quatro filhos, fundou naquele ano uma pequena empresa de importação. O principal produto de importação da empresa era o café, em grande parte originário do Brasil. Em todas as sacas de café que comercializava, o Sr. Arnstein escrevia a palavra ARNO, nome que se tornaria sinônimo comercial da família. Em 1922, o filho mais jovem, Hans, decidiu fazer estágios ao redor do mundo: Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Nova York, Londres e Gênova. O novo mapa da Europa ao término da Primeira Guerra Mundial tornou difícil a situação familiar dos Arnstein. Assim, Hans não hesitou em se naturalizar brasileiro durante sua estada no país entre 1922 e 1923.


Depois de Londres, Hans foi a Gênova e finalmente retornou a Trieste para reencontrar seu pai, que mantinha a empresa de importação de café. Em 1938, Mussolini começou a se aproximar perigosamente de Hitler. Dois dos irmãos de Hans deixaram a Itália e se instalaram nos Estados Unidos. Hans escolheu São Paulo, onde decidiu abandonar o setor cafeeiro para lançar-se na indústria. Neste mesmo momento, ele decidiu mudar de nome e passou a se chamar João. Em 1940 decidiu então comprar uma fábrica de motores elétricos e fundar a empresa Construções Eletromecânicas Brasileiras LTDA. Quatro anos mais tarde, essa pequena empresa se fundiu com outras três dando origem a Empresas Reunidas de Indústria e Comércio Arno S/A. O avanço da tecnologia e a visão do seu fundador incentivaram a empresa, em 1947, a diversificar sua produção, passando a fabricar também peças para automóveis e para pequenos eletrodomésticos.


Pouco depois, em 1949, começou a produzir os primeiros eletrodomésticos do país: enceradeiras, aspiradores de pó, panelas de pressão e liquidificadores, já atendendo às necessidades do consumidor e proporcionando às donas de casa da época o início de uma mudança de comportamento. O grupo americano Sears, que fazia o design dos aparelhos, também distribuía boa parte da produção. Nesta época, seus produtos já eram encontrados em todo território nacional. Um dos fatos que marcaram a história da empresa ocorreu no ano de 1961, quando liquidificadores começaram a serem exportados para a Europa.


Quatro anos depois foi a vez dos países da América Latina receberem seus primeiros liquidificadores com a marca ARNO. Os anos 60 e 70 foram marcados pela construção de novas unidades de produção e de um Centro de Armazenamento e Produção. Em 1975 a empresa passou a produzir ferramentas elétricas, dentre elas as famosas furadeiras, que ainda não existiam no Brasil. No final desta década, em 1978, a empresa resolveu concentrar suas forças na produção de eletrodomésticos. No ano de 1986 introduziu no mercado uma lavadora sem secadora, mais acessível que os modelos existentes no mercado brasileiro. Esse lançamento foi uma verdadeira novidade no país. A década de 90 foi marcada por um grande crescimento, novos produtos e a centralização total da ARNO na produção de eletrodomésticos portáteis.


Em 1997, a ARNO foi adquirida pelo grupo francês SEB, empresa líder mundial na fabricação de eletrodomésticos portáteis. Essa aquisição foi um marco para a empresa francesa, principalmente porque permitiu seu ingresso definitivo no principal mercado da América Latina. Como todas as empresas de excelência, a SEB sabia que isso só seria possível comprando uma marca de elevada credibilidade e competitividade. No início do novo milênio, a marca reforçou sua linha com o lançamento de novos produtos como liquidificadores (com várias funções extras), espremedores de frutas, panelas a vapor, ventiladores de pedestal e parede, máquinas de lavar semiautomáticas, torradeiras, churrasqueiras elétricas e processadores.


Nos anos seguintes a ARNO continuou inovando com lançamentos surpreendentes, como por exemplo, a nova linha de liquidificadores que reunia inovações relacionadas ao desempenho e acessórios exclusivos (filtro para o preparo de sucos e batidas), função pulsar, ideal para preparos rápidos e para estimular a mistura homogênea, além do exclusivo sistema Magiclean, um mecanismo de encaixe das lâminas, “sem borrachinhas”, que facilitava a limpeza, tornando o produto ainda mais higiênico. Outras novidades foram o lançamento da cafeteira elétrica Matinatta, com design robusto e refinado, e capacidade para preparar 20 xícaras de café; do aspirador de pó Compacteo, equipado com Filtro Hepa, que elimina 99% das impurezas do ar aspirado e retira ácaros e outras substâncias nocivas à saúde da família; de uma linha completa de aquecedores; e da linha ARNO KIDS, composta por pipoqueira (que além de preparar uma pipoca crocante e saudável a qualquer hora, proporciona maior aproveitamento do milho), fonte de chocolate (com circulação constante e queda em duas camadas, que proporciona praticidade ao servir e muito mais diversão) e máquina de algodão doce (basta adicionar açúcar e ligar).


Além disso, em 2009, através de uma parceria com a Nestlé, a empresa foi responsável pela produção da Nescafé Dolce Gusto, uma nova linha de máquinas com um exclusivo sistema de cápsulas hermeticamente embaladas, que leva a experiência das apreciadas cafeterias para dentro de casa. E as novidades continuaram através da unidade de cuidados pessoais com a apresentação das linhas ARNO FOR ELITE (focada no universo fashion e, principalmente, no público jovem, que traz secadores e pranchas alisadoras com design diferenciado) e ARNO BEAUTY (que atende às necessidades da mulher que deseja tecnologia e praticidade para o dia a dia através de secadores e das famosas “chapinhas”).


A evolução visual
A identidade visual da marca ARNO passou por várias modificações ao longo dos anos. Na última mudança o logotipo ganhou uma nova tipologia de letra, mais forte e marcante, mas continuou utilizando a tradicional cor vermelha.


Os slogans
Você imagina, clic, a Arno faz!
Produtos que refletem qualidade.
(anos 80)
A moda em eletrodomésticos. (anos 80)
Líder por confiança. (anos 80)

Conforto para toda família.
(anos 70)
A marca diz tudo. (anos 50)


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1940
● Fundador:
João Arnstein Arno
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Groupe SEB
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente:
Fernando Soares
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas:
4
● Presença global:
12 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
2.500
● Segmento:
Eletrodomésticos
● Principais produtos:
Aspirador, batedeira, liquidificador e cafeteira
● Concorrentes diretos:
Philips/Walita, Britania e Mallory
● Slogan:
Você imagina, clic, a Arno faz!
● Website: www.arno.com.br

A marca no mundo
A ARNO comercializa sua completa linha de eletrodomésticos portáteis (batedeiras, cafeteiras, espremedores, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras, aquecedores, umidificadores, ventiladores, secadores de cabelo, modeladores, aspiradores, enceradeiras, ferros, lavadoras, e outros) em todo território Brasil, além de exportá-los para outros países da América do Sul. Atualmente, a empresa possui quatro unidades fabris, das quais três estão localizadas na cidade de São Paulo e a quarta em Jordanésia, distante 30 km da capital paulista, assim como o depósito central da empresa.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 15/4/2012

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