18.7.06

BAUME & MERCIER


A BAUME & MERCIER é considerada uma das marcas mais luxuosas e desejadas do mundo, estando presente em todos os ambientes, ou melhor, pulsos requintados do planeta. Seus relógios, que mais parecem jóias raras, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, admiradores e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite de gerações.

A história
A história da tradicional marca tem suas origens em 1542 quando a família Baume criou a sua própria manufatura e começou a tradição na fabricação de relógios de luxo. Foi somente em 1830, que os irmãos Louis-Victor e Joseph-Célestin Baume fundaram a BAUME FRÈRES WATCH, no pitoresco vilarejo de Les Bois, na região montanhosa de Jura próxima a Berna na Suíça, passando a fabricar relógios com sua própria marca. Inicialmente o foco da empresa eram os relógios de bolso esmaltados e o slogan “Accept only perfection, only manufacture watches of the highest quality” (algo como “Aceito apenas perfeição, apenas fabricar relógios da mais alta qualidade”) traduzia perfeitamente o ideal dos irmãos. Desde o princípio, o objetivo da nova empresa era fabricar relógios tradicionais de alta qualidade, enriquecidos com os mais novos avanços tecnológicos disponíveis na época.


Mais de duas décadas depois, em 1851, os irmãos inauguraram a primeira subsidiária na cidade de Londres na Inglaterra, iniciando assim a internacionalização da marca, que nos anos seguintes venderia seus sofisticados relógios em mercados longínquos como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Cingapura, Birmânia e até na África. Em 1876, quando a segunda geração assumiu o negócio, a empresa já havia conquistado uma sólida reputação internacional por seus relógios simples, seus cronógrafos e modelos com grandes complicações, que incluíam repetidores de minutos, calendários e tourbillons. Em 1912 William Baume, neto de um dos fundadores, conheceu Paul Mercier responsável comercial da firma Haas, famosos relojoeiros e joalheiros da cidade de Genebra. É difícil imaginar dois homens tão diferentes: William Baume era comedido, rigoroso e muito apegado à tradição de seu nome; Paul Mercier por sua vez era cheio de energia, dinâmico e um enamorado das artes. A associação foi oficializada em 1818, surgindo então a marca BAUME & MERCIER, que desde então se firmou como um dos mais tradicionais fabricantes de relógios do mundo. Já no ano seguinte os movimentos BAUME & MERCIER foram recompensados com o “Poinçon de Genève”, selo oficial de Genebra, a mais alta distinção da arte da relojoaria fina.


Ainda neste mesmo ano teve início a longa relação da marca com as mulheres, através da fabricação de relógios como se fossem verdadeiras jóias. Essa estratégia foi de vital importância para a marca ganhar notoriedade, especialmente junto ao público feminino. Após o término da Segunda Guerra Mundial, a marca lançou seu primeiro catálogo para o consumidor em 1946, e se concentrou na fabricação de relógios masculinos, femininos (como por exemplo, o modelo Marquise) e esportivos, introduzindo seu primeiro cronógrafo já em 1950. Em 1971 ingressou na era eletrônica ao lançar no mercado o modelo de relógio Tronosonic. Dois anos mais tarde, a marca foi premiada com o Baden-Baden Golden Rose pelas suas criações femininas, como o relógio Galaxie, primeira jóia em caixa assimétrica. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento do Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço com um inovador desenho dedocagonal (de doze lados), sendo um dos modelos mais famosos da marca. Pouco depois, a marca ganhou mais uma vez a distinção suprema da Rosa de Ouro com seu esplêndido modelo Stardust, dotado de um mostrador de ônix encravado com 138 diamantes. Lançado na década de 80, o relógio Linea impôs-se rapidamente como um best-seller internacional. A doçura das suas linhas, o seu contorno sensual, o seu luxo afirmado, reatam com uma visão reconciliada da mulher.


Em 1993, a BAUME & MERCIER foi adquirida pelo Grupo Richemont, passando a fazer parte, ao lado da Cartier e da Piaget, do núcleo relojoeiro desse conglomerado de luxo. O relógio HAMPTON, modelo que veio literalmente perturbar os códigos relojoeiros existentes com a sua caixa retangular em aço, lançado em 1994, se tornou de imediato num best-seller internacional e se transformou em um dos ícones da marca suíça. Inspirado em um relógio retangular em ouro rosa, criado pela marca em 1960, a coleção HAMPTON evoluiu com numerosas variações. De linhas curvas ou quadradas, sempre conseguiu preservar a sua identidade, uma mistura da tradição relojoeira e de design contemporâneo. Outra linha de grande sucesso lançada nesta década foi a CLASSIMA, compostas por relógios redondos, com pulseiras de couro, que combinavam tradição e dinamismo com elegância simplista.


Nos anos seguintes a BAUME & MERCIER continuou surpreendendo o mercado com lançamentos de modelos como o Catwalk (confeccionados em aço com pulseira larga), em 1997; e CapeLand (com ares esportivo e aventureiro), em 1998. Em 2002, BAUME & MERCIER deu um passo a mais rumo à autonomia, com a abertura de suas próprias oficinas em Les Brenets, na região suíça de Jura. Isso representou uma verdadeira volta às origens em mais de um aspecto: o retorno da produção à região de Jura, berço da empresa Baume (embora a sede Da empresa tenha permanecido em Genebra) e um retorno a um modo de fabricação usado pelos “Frères Baume” durante o século XIX, conhecido como établissage (ou gestão de projetos), porém combinado com toda uma série de modernas vantagens. A linha Diamant, um verdadeiro luxo ao alcance das mãos, foi lançada no mercado em 2005. Pouco depois, em 2009, o HAMPTON, relógio ícone da BAUME & MERCIER, celebrou seu 15º aniversário com uma nova coleção dividida em três identidades diferentes: Classic, Manchette e Magnum.


O símbolo da precisão
A empresa adotou a letra grega PHI no ano de 1964, registrada como marca da BAUME & MERCIER no dia 20 de outubro. Este símbolo tem associação com o “número de ouro”, teoria da proporção e do equilíbrio tão perfeita que Leonardo da Vinci a batizou como “proporção divina”. A partir deste momento, todos os relógios da marca saiam de fábrica com a letra PHI gravada em seus mostradores.


Campanhas que fizeram sucesso
Em 2006, a marca lançou a campanha “Baume & Mercier & Me”, onde embaixadores celebridades como Meg Ryan e Kiefer Sutherland (2006), Kim Basinger e Gary Sinise (2007), Teri Hatcher e Ashton Kutcher (2008), Evangeline Lilly e David Duchovny (2009), e mais recentemente a estonteante Gwyneth Paltrow, divulgavam não somente os preciosos e elegantes relógios da marca, como também o envolvimento da BAUME & MERCIER com projetos beneficentes. Todos os direitos de imagem das celebridades, assim como dos fotógrafos da campanha, foram revertidos a favor de instituições beneficentes selecionadas por cada uma das celebridades. As causas apoiadas pela campanha incluem a pesquisa contra o câncer, a educação, o apoio a mulheres desfavorecidas e a luta contra a pobreza.


Em 2011 a marca inaugurou um novo capítulo em sua rica história ao lançar sua mais nova campanha publicitária. Realizada na região de East Hampton, em Long Island, com famílias verdadeiras, a campanha é composta por imagens que são flashes da vida cotidiana. Expressando um estilo de vida e criada para transmitir autenticidade, as famílias irradiam uma aura de emoções genuínas e um sentido vibrante de momentos da vida real, com a presença inequívoca de BAUME & MERCIER traduzido através do slogan “Life is about moments”.


A evolução visual
Recentemente a marca suíça apresentou sua nova identidade visual, que ganhou ares mais moderno e limpo.


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1830
● Fundador: Louis-Victor e Joseph-Célestin Baume
● Sede mundial: Genebra, Suíça
● Proprietário da marca: Compagnie Financière Richemont S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Johann Rupert
● CEO: Alain Zimmermann
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 250
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios de luxo
● Concorrentes diretos: Rolex, Zenith, Breguet, Bvlgari e Cartier
● Ícones: A letra grega PHI
● Slogan: Life is about moments.

A marca no mundo
A BAUME & MERCIER está presente em mais de 75 países ao redor do mundo, produzindo aproximadamente 200 mil relógios por ano, que são distribuídos por mais de 220 exclusivos revendedores. Os mercados mais importantes da marca encontram-se na Europa, especialmente na Itália, Espanha e França. Sua representante oficial no Brasil é a joalheria H. Stern.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 12/9/2012

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