25.7.06

CLUB SOCIAL


CLUB SOCIAL é definitivamente um biscoito democrático. Afinal é possível, e muito comum, vê-lo tanto dentro de lancheiras escolares, mochilas de esportistas, bolsas de madames, e também de pessoas simples, quanto nas pastas de executivos. O biscoito, prático e conveniente, virou uma febre entre os consumidores. O sucesso é facilmente explicável: CLUB SOCIAL é quase uma nova categoria de biscoitos que reúne sabor, preço acessível e uma embalagem única no mercado (prática, individual, fácil de carregar, que garante um biscoito sempre fresco para ser consumido nas mais diversas ocasiões). São diversos sabores inconfundíveis e perfeitos para detonar a fome a qualquer momento.

A história
A famosa marca de biscoito CLUB SOCIAL surgiu no ano de 1963 na Venezuela, desenvolvida e introduzida no mercado pela divisão local da Nabisco, sendo o primeiro biscoito salgado comercializado em embalagem simples (conhecida como single pack) contendo três unidades. Conquistar o mercado de consumo fora do lar também orientou a chegada do CLUB SOCIAL na categoria de biscoitos – 80% deles são apreciados em casa. A subsidiária brasileira descobriu no portfólio mundial da empresa a marca, e apostou na apresentação de embalagens individuais com três unidades, investindo R$ 11 milhões para o lançamento do produto no país. O biscoito, com um toque levemente salgado e amanteigado e ainda importado da Venezuela, foi introduzido no mercado brasileiro no mês de fevereiro de 2000 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.


A Nabisco levou um susto. Sabia do potencial de seu biscoito salgado CLUB SOCIAL, mas não imaginava que o produto virasse uma verdadeira febre de consumo em tão pouco tempo. A empresa viu as prateleiras se esvaziarem e o consumidor ficar na mão e literalmente com água na boca. Em maio o biscoito se esgotou e um mês depois a empresa só conseguiu atender a 60% da demanda. Teve que fazer às pressas um comercial na televisão desculpando-se pela falha logística. Mas foi uma doce falha. A partir daí, o biscoitinho quebrou padrões dentro da empresa. A Nabisco antecipou em um mês a nacionalização do CLUB SOCIAL. Também ampliou a fábrica de Piracicaba (interior de São Paulo), remanejando a produção de cream cracker e deixando uma linha exclusiva para o CLUB SOCIAL. Em poucos meses no mercado o biscoito conseguiu ser o número dois no portfólio da empresa, atrás apenas da linha Trakinas, de bolachas doces recheadas voltadas para o público infantil.


Com a compra da empresa pela gigante americana Kraft Foods, o produto começou a ser distribuído em outras regiões do país. No ano seguinte foi introduzido na região sul. A partir daí, com a força da gigante americana a marca começou a introduzir novidade e inúmeras versões no mercado como o inconfundível fitilho vermelho para facilitar a abertura da embalagem (2002); a versão integral do biscoito, rico em fibras (2003); o biscoito em sua versão doce nos sabores Mel e Cereal e Frutas Vermelhas (2005); a versão MINI CLUB SOCIAL, opção do biscoito em tamanho 9 vezes menor que o tradicional, nos sabores original e pizza (2006); a versão com 0% de gordura trans (2007); o fortalecimento de toda linha com adição de vitaminas B1, B2 e B3, e cálcio (2007); as versões Pizza, Ervas Finas e Peito de Peru (2007); o sabor presunto da versão MINI CLUB SOCIAL (2007); e, em 2008, o CLUB SOCIAL nos sabores queijo e presunto. A diversificação da linha de produtos impulsionou ainda mais o consumo de CLUB SOCIAL.


Outra novidade que estreou nacionalmente em 2009 foram as versões recheada, nos sabores Queijo com Cebola e Queijo com Tomate e Manjericão, depois do sucesso de seu lançamento na região sul do Brasil em setembro de 2008. Essa versão é a combinação de duas lâminas do tradicional biscoito com um recheio salgado, e, que mais recentemente ganhou o sabor queijo provolone (2010), nacho (2011) e pizza (2012).


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. Há poucos anos atrás a marca passou por uma reformulação visual, apresentando seu novo logotipo, que apesar de manter o tradicional formato oval, ganhou uma inclinação e tipografia da letra mais moderna, adquirindo assim uma imagem muito mais impactante.


Os slogans
Para quem tem fome de algo mais. (2013)
Inconfundível. (2009)
Leve o dia numa boa. (2004)
Legal de levar. (2000)


Dados corporativos
● Origem: Venezuela
● Lançamento: 1963
● Criador: Nabisco (divisão venezuelana)
● Sede mundial: Deerfield, Illinois
● Proprietário da marca: Mondeléz International, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Irene Rosenfeld
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Biscoitos
● Concorrentes diretos: Tostines (Cream Cracker), Bauducco (Toda Hora e Levíssimo), Nestlé Salclic e Adria (Crackers)
● Ícones: A embalagem individual
● Slogan: Para quem tem fome de algo mais.
● Website: www.clubsocial.com.br

A marca no mundo
A marca tem como mercados principais o Brasil, a região do Caribe, América Central, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Hoje CLUB SOCIAL é a marca líder no mercado brasileiro de salgados (que inclui cream cracker e aperitivos) com 53% de participação em volume, segundo dados ACNielsen (2012). São 15 sabores incrivelmente deliciosos, alguns integrais, outros recheados.

Você sabia?
A linha de sabores da marca representa 32% do consumo do biscoito e a linha de recheados a 12% do faturamento total.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 25/6/2013

11 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Carla Barbosa e sou fã da bolacha club social e adoro todos os sabores e tive uma ideia.
Porque voçês nao fazem o saBOR DE SALAME.Amassa gostosa da bolacha c/ pedacinhos de salame tenho certeza que sera um sucesso.
Me mande resposta no meu email
Carla_pink_star@hotmail.com.
Obrigada!!!!!!!!

Anônimo disse...

Adoro essa bolacha, principalmente aquela que vocês retiraram do mercado (mel e cereais) náo sei porquê, já que todo mundo parecia gostar deste sabor. Aqui na minha cidade todos estáo sentindo falta dela no supermercado e náo encontramos mais em nenhum local para comprar. Por favor, continuem a fabricar desta de mel e cereais, ela é uma delíciaaa!!! Obrigada pela atençáo e aguardo a resposta positiva de vocês

tamara disse...

a bolacha chub social e uma delicia eu adorei eu recomendo e a melhor bolacha de sal quel ja comi minha mae comprou a original e veio gratis tres pacotinhos do novo sabor presunto aquela bolacha e uma delicia um beijo para todos que trabalhao nesa empresa que e um show (pesoal me add sonam no orkut e nataliacristinne@hotmail.com)

Anônimo disse...

Carla e demais pessoas que comentaram...vcs estão brincando não é? Em primeiro lugar esse site não fabrica o biscoito, então nem adianta sugerir sabores por este canal.
Segundo,como que vc sugere um biscoito sabor salame e fala que vai ser um sucesso? hahahah baseado em que? no SEU gosto???kkkkkk
As empresas donas do Club Social (e qualquer outra empresa grande e que tenha pelo menos um administrador)nãolançam produtos assim...do nada! Antes de alterar ou aperfeiçoar seus produtos as empresas fazem uma extensa pesquisa de mercado, para analisar tendencias, gerar números, saber se o negócio tem chance de vingar ou nao! E nao baseados no gosto de uma pessoa or SALAME! hahaah
desculpe, nao estou sendo grosso...mas é pq ri mto quando li seu post !!!

Anônimo disse...

Não estamos interessado em ver alguém que, infelizmente, não respeita a opinião alheia. Toda e quaisquer ideia é e será bem vinda; se a pessoa não gostou fazer o favor de não tecer comentarios negativos e indiretos. Ademais, foi muito grosso. sim, e mal educado, repeitando o principio da dignidade humanda, art 1º, III da Constituição da República Federativa do Brasil. Para a postagem de SALAME, manifesto o meu voto de apreciação, pela excelente ideia.

Lu França disse...

Gostaria de sugerir que criassem um recheio para o biscoito social club integral pois todos os recheios são deliciosos então porque não criar um sabor saudavel tipo "ricota com tomate seco" nós que apreciamos o integral teriamos mais uma opção.

Lú França.

Anônimo disse...

O 1º anonimo so quiz dizer q esse nao é o site da empresa e nao adianta sugerir sabor nenhum pois a empresa nao vai ler isso nunca(qualquer idiota sabe disso)

Anônimo disse...

O anonimo 3 (tirando a tamara)tem razão que a empresa não vai ver o comentario da carla, mas ela esta com quase toda a razão pois esta só SUGERINDO um sabor e ela sabe que aqui não é fabricado a bolacha!!!
Salame seria um ótimo sabor ;D

Anônimo disse...

Porque nao tem nos Estados Unidos?

Anônimo disse...

Boa Tarde Informo que o sabor salame está em estudos.Os melhores produtos são advindos de gostos de pessoas que degustam imumeros produtos caseiros e que entram em linha de produção.As melhores idéias são consideradas ridículas a principio, e até o gênio Einstein foi considerado uma pessoa não certa e com problemas mentais.Parabens pela simplicidade e clareza de sua sugestão.

Anônimo disse...

muitas informacoes uteis