11.7.06

DAYS INN


Serviço cortês e amigável. Limpeza. Conforto. Um famoso café continental totalmente grátis. E, claro, preços justos e acessíveis. Esses são os princípios básicos aplicados em qualquer um dos hotéis da rede americana DAYS INN, onde o hóspede irá sempre se sentir em casa.

A história
A popular rede de hotéis econômicos DAYS INN foi criada pelo empresário e empreendedor Cecil Burke Day no ano de 1970 quando ele comprou um antigo hotel na pequena cidade de Tybee Island, localizada na costa da Geórgia, implantando como princípio fundamental a qualidade de hospedagem por preços mais acessíveis e a garantia de quartos limpos e confortáveis, além de um serviço sempre cortês. O nome original do novo hotel, DAYS INN, foi sugerido por Mannin Purvis, amigo pessoal de Cecil. Pouco depois, em 1972, concedeu sua primeira franquia e com apenas oito anos de fundação, a rede já possuía mais de 300 hotéis espalhados por cidades nos Estados Unidos e Canadá.


Nesta década a rede se tornou extremamente popular por oferecer sempre uma bíblia nos criados-mudos dos quartos, iniciativa de seu fundador, conhecido como um católico fervoroso. Durante esses anos alguns hotéis da rede ofereciam restaurantes e lojas de lembranças, além de bombas de combustíveis, onde os hóspedes podiam encher os tanques dos automóveis por um preço mais em conta que os tradicionais postos de serviços. Esses diferenciais fizeram da rede uma das preferidas das famílias americanas em viagens pelo país. Durante a década de 80, a empresa se tornou uma das maiores administradoras mundiais de hotéis econômicos. No início da década de 90 a rede introduziu o famoso slogan “The Best Value Under The Sun” (algo como “A melhor diária sob o sol”). Foi também nesta época, em 1992, que a rede de hotéis foi comprada pela empresa HFS (conhecida atualmente como Wyndham Hotel Group).


Nos anos seguintes a rede iniciou uma grande e forte expansão internacional, introduzindo o conceito DAYS INN em países da Europa, América do Sul, Oriente Médio e Ásia. Atualmente a rede opera quatro versões de hotéis: DAYS INN (hotéis econômicos localizados em grandes e pequenas cidades, praias e montanhas, que oferecem os serviços básicos da rede como café da manhã grátis, acesso a Internet e jornais), DAYS INN HOTEL (hotel com serviço completo, incluindo restaurante, lounge, sala de reuniões, piscina, sala de ginástica e business center equipado com Fax, computador, copiadora e impressora), DAYS INN SUITES (hotéis ideais para quem está acompanhando da família e irá se hospedar por duas noites ou mais, pois oferecem quartos maiores com área de dormir separadas) e DAYS INN BUSINESS PLACE (hotéis específicos para viagens a negócios que oferecem serviços diferenciados como quartos equipados com forno micro-ondas, frigobar, cafeteira, ferro de passar, mesa com iluminação e cama mais espaçosa).


A grande maioria de seus hotéis ficou famosa por proporcionar aos hóspedes a experiência batizada de “Sunsational Days Inn”, que inclui o tradicional DayBreak® Breakfast (um delicioso café da manhã continental com sucos, cereais, pães, frutas frescas e café com leite), o kit de amenidades SolTerre® (com xampus, sabonetes e condicionadores cítricos), quartos não fumantes, jornais nacionais (entre eles o USA Today, jornal de maior circulação dos Estados Unidos), secador, rádio relógios e acesso rápido a Internet.


A evolução visual
Há poucos anos atrás a DAYS INN reformulou totalmente sua identidade visual. Acompanhando as tendências atuais, o tradicional logotipo com o famoso sol, principal ícone da marca, ganhou cores mais claras e alegres, em substituição ao preto.


Os slogans
The Best Value Under the Sun.
Days Inn. There you go.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1970
● Fundador: Cecil B. Day
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey
● Proprietário da marca: Wyndham Worldwide Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Stephen Holmes
● Presidente: Clyde Guinn
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 1.850
● Presença global: + 15 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Hotelaria
● Principais produtos: Hotéis econômicos de curta estadia
● Concorrentes diretos: Best Western, Holiday Inn, Comfort Inn e Quality Inn
● Ícones: O famoso café da manhã continental grátis
● Slogan: The Best value under the Sun.
● Website: www.daysinn.com

A marca no mundo
Diariamente, mais de 20 mil hóspedes dormem em mais de 1.850 hotéis da rede distribuídos por 15 países ao redor do mundo. A rede de hotéis está presente, além dos Estados Unidos, no Canadá, México, Egito, Jordânia, Inglaterra, Porto Rico, Colômbia, Argentina, Uruguai, África do Sul, Hungria, República Checa, Filipinas, Índia e China. Os estados americanos com maior número de hotéis da rede são Flórida, Maryland, Louisiana, Texas e Geórgia.

Você sabia?
A cada 4.5 segundos a rede DAYS INN recebe um hóspede no mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/5/2012

Nenhum comentário: