25.7.06

FOTOTICA


Em mais de 90 anos, a outrora FOTOPTICA se integrou à história da fotografia e da ótica no Brasil, acompanhando a tecnologia e plantando raízes em nossa cultura ao conjugar estilo com o conforto de uma boa visão, revelar milhões e milhões de momentos de alegria e trazer praticidade, facilidade e respeito ao consumidor. Hoje, além de ser uma referência profissional no setor, a agora FOTOTICA, é também uma lembrança de emoção no coração de inúmeras gerações de brasileiros.

A história 
A história da FOTOPTICA começou em 1920, pouco tempo depois de encerrada a Primeira Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída e trouxe para o Brasil levas de imigrantes em busca das oportunidades que o Novo Mundo parecia prometer. Entre eles estava o húngaro Desidério Farkas, um aficionado por instrumentos de precisão e artes gráficas, que fundou a FOTOPTICA no Brasil, filial da empresa húngara Hafa, de propriedade da sua família. Nessa época a fotografia começava a se transformar em hobby popular no Brasil, cada vez mais acessível à maioria das pessoas. A primeira loja da marca, na Rua São Bento, no centro de São Paulo, tinha na fachada o logotipo desenhado por Desidério: uma máquina fotográfica, um olho e um galo, que representava a sua disposição de criar uma empresa “boa de briga”, disposta a “conquistar” o Brasil. O slogan era a “Casa de Criadores” e a pequena loja logo se tornou ponto de encontro entre os amantes da fotografia; centro de referência para quem queria aviar uma receita de óculos ou local adequado para adquirir os primeiros álbuns de fotos e cartões-postais de São Paulo clicados pelo fotógrafo Theodor Preising.


Desde o início nos anos 20, quando já expunha em suas vitrines as grandes novidades da época, como as famosas câmeras Brownie da Kodak e a Leika, de 35 mm, a FOTOPTICA sempre manteve posição de vanguarda, lançando tecnologias e até mesmo criando tendências em fotografia e ótica, como o jornal “Luz e Sombra”, que promovia fotógrafos amadores e concursos de fotografia. As dificuldades econômicas que a Segunda Guerra Mundial causou para o Brasil e o resto do mundo, não impediram que a empresa continuasse crescendo: em 1941 foi inaugurada a segunda loja, na mesma Rua São Bento. No início da década de 1950, a FOTOPTICA deu outro importante passo com o lançamento do tabloide “Novidades Fotoptica”, referência para profissionais e amadores. O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, a publicação mudou de formato e passou a se chamar “Revista da Fotoptica”, sendo a primeira revista de fotografia do Brasil a chegar ao mercado internacional, tamanha sua qualidade.


Assim como a fotografia, a ótica também evoluía a “olhos vistos”: o plástico invadiu o mercado de armações e, na década de 1960 a empresa trouxe da Europa diretamente para suas lojas, a grande novidade do momento, os óculos em estilo “gatinho”. O mundo ficou muito mais colorido e vibrante, e a FOTOPTICA, sempre atenta às novidades, passou a vender também gravadores, amplificadores, caixas acústicas e até toca-discos. Na área de vídeo, a novidade era a Super 8. Na fotografia, era a época das câmeras Rolleiflex, a preferida dos profissionais, e da Olympus Trip, considerada a avó da máquina fotográfica compacta instantânea. Enquanto isto, a empresa continuava a crescer e consolidar seu processo de expansão.


A inauguração da loja do Shopping Center Iguatemi em 1967, um gesto de ousadia e confiança para a época, marcou uma nova etapa de crescimento e inovação para a marca. Nos anos 70, as vitrines de suas lojas expunham as enormes armações femininas multicoloridas lado a lado com os modelos masculinos redondinhos, estilo “John Lennon”. A FOTOPTICA entrou na década de 80 espalhando quiosques de revelação de filmes por toda a cidade de São Paulo: em menos de um ano, elas chegaram a 250. Em 1984, os quiosques foram embora e a tecnologia entrou de vez nas lojas, equipada com modernos laboratórios para oferecer revelação rápida de filmes em apenas uma hora. Em 1997, toda a rede já estava apta a aviar receitas de óculos em até uma hora, quando a empresa decidiu investir na modernização e padronização de suas unidades, seguindo a linha revolucionária de exposição ampla dos produtos e autoatendimento. Visando um crescimento mais rápido, o desenvolvimento do processo de franquias teve início em 2000.


No ano seguinte lançou o primeiro mini-laboratório digital do Brasil e introduziu no mercado os serviços de fotografia digital. Nesta época a FOTOPTICA atuava em diversos segmentos de produtos: ótica (óculos de grau, de sol e lentes de contato), foto (câmeras fotográficas, revelação e venda de filmes) e telefonia celular. Em 2005 introduziu no mercado a FOTOPTICA VISION®, primeira linha de marca própria do setor de lentes de contato à venda no país. Pouco depois, em 2007, a empresa foi adquirida pela holandesa GrandVision B.V., um dos maiores grupos de varejo ótico do mundo, que conta com mais de 4.5 mil lojas em 40 países e 19 mil funcionários.


Mas, a maior mudança aconteceu no mês de julho de 2009, quando a empresa ganhou novo visual, elimina a letra “p” de seu nome passando a se chamar FOTOTICA e abandona um de seus serviços mais tradicionais: a revelação de fotos. Oferecidos há décadas, os serviços de revelação de fotos acabaram se tornando pouco lucrativos devido à concorrência das redes de hipermercados e sites. O foco, a partir de então, seria a venda de produtos óticos, especialmente os óculos para consumidores da classe média. O processo de mudanças consumiu investimentos de R$ 30 milhões em ações de marketing e na realização de pesquisas de mercado para desvendar o que os brasileiros esperavam de uma empresa ótica. Também foi definido um novo layout de lojas que englobou um espaço especial para crianças, consumidores de lentes de contato e uma ambientação mais minimalista, sem tantos produtos e cartazes de informação. Em cada uma das lojas consultores especializados passaram a ajudar e orientar os clientes a escolher óculos de acordo com o tipo físico, idade e estilo. E a rede investiu na ampliação de produtos de renomadas marcas. Com isso aumentou a exposição em suas vitrines de grifes aclamadas como Armani, Vogue, Ray Ban, Gucci, Prada, Ralph Lauren e Tag Hauer. Outras inovações implantadas foram a central de atendimento ao consumidor via telefone e a implantação de um CRM para fidelizar os clientes. As ações do programa de relacionamento são feitas por meio do novo cartão FOTOTICA MANIA.


Em 2012 a rede inovou ao lançar a “Combótica - os Combos da Fototica”, uma campanha inédita no mercado ótico que integra o uso de 11 combos. A empresa adotou soluções para que o consumidor “peça pelo número”, ou seja, nove combos que combinam armações, óculos solares mais lentes graduadas (óculos completo), mais dois combos para as lentes de contato da marca exclusiva iWear.


A evolução visual 
No início dos anos de 1940, a FOTOPTICA mudou e modernizou sua identidade visual, colocado no alto do prédio onde funcionava a loja: bolas brancas sobre um fundo preto e bolas pretas sobre um fundo branco, representando o conceito básico da fotografia: o positivo e o negativo. Em 1985, a FOTOPTICA alterou novamente o visual de sua marca. A nova logomarca traduzia a mudança dos processos mecânicos para os processos eletrônicos. Manteve-se o logotipo, a família de letras foi preservada com uma significativa adaptação: as letras passaram a ser vazadas, transmitindo a ideia de que a luz vem de dentro e não de fora, uma característica da eletrônica. A mudança mais radical na identidade visual da marca aconteceu no mês de julho de 2009 quando a empresa passou a se chamar FOTOTICA (sem o P que sempre foi característico da marca). Seu novo logotipo seguiu a mudança de negócios da empresa, que a partir de então somente trabalharia com produtos e serviços óticos: o nome FOTOTICA em amarelo e as duas letras “O” aumentadas, passando a ideia de uma armação de óculos.


A identidade visual da marca também pode ser aplicada de outras maneiras: com fundo amarelo e nome em azul; ou em fundo branco com duas opções de cores (amarelo e azul).


Os slogans 
Cuidando da sua visão. (2009) 
Mais que ótica, é Fotoptica. (2007) 
Garantia de quem conhece.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1920 
● Fundador: Desidério Farkas 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo GrandVision B.V. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Marcelo Ferreira 
● Faturamento: R$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 130 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Óticas 
● Principais produtos: Óculos, armações e lentes de contato 
● Concorrentes diretos: Óticas Diniz, Óticas Carol e New Ótica 
● Slogan: Cuidando da sua visão. 
● Website: www.fototica.com.br 

A marca no Brasil 
A FOTOTICA é uma das maiores redes de produtos óticos do Brasil, contando com 130 lojas em cinco estados, e forte presença no estado de São Paulo. Anualmente as lojas da rede atendem mais de 2.5 milhões de clientes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/7/2013

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