18.7.06

FRITOS®


Os tradicionais snacks fazem parte da cultura americana. E quando o assunto é salgadinho de milho a marca FRITOS® é a mais popular entre gerações e gerações de americanos. Nos carros, escolas, lanchonetes, festas, churrascos e arenas esportivas, pacotinhos de FRITOS® podem ser vistos sendo devorados com volúpia por milhões de consumidores. Por isso, há mais de 90 anos, seja para mergulhar em molhos, cozinhar ou apenas petiscar, FRITOS® está presente para ajudar milhões de consumidores a aproveitar o momento. 

A história  
A história da marca começou em 1932, auge da Grande Depressão que assolava a economia americana, quando o fazendeiro Charles Elmer Doolin fundou a Frito Company na cidade de San Antonio, estado americano do Texas. A ideia surgiu quando ele estava comendo um lanche em um pequeno café na cidade de San Antonio e comprou um delicioso salgadinho frito de milho, chamado Fritatas, por apenas cinco centavos de dólar. Gostou tanto do produto que resolveu comprar a receita original dos salgadinhos de milho frito de Gustavo Olguin (um treinador de futebol de origem mexicana) por US$ 100, além de maquinário - que consistia em um velho espremedor de batatas adaptado - e 19 clientes no varejo, e passou a produzi-lo em setembro na cozinha da casa de sua mãe, lançado-o com o nome de FRITOS® BRAND CORN CHIPS. O nome foi escolhido porque a palavra espanhola “Fritos”, naquela época, era utilizada para designar salgadinhos fritos.
  

Os ingredientes originais do novo salgadinho em formato de pequenas tiras eram milho, óleo de milho e sal. As primeiras vendas diárias do produto, disponível inicialmente nos sabores original e barbecue (churrasco), variavam entre US$ 8 à US$ 10. Era o próprio Elmer que os vendia no porta-malas de seu carro, um Ford Model T. O primeiro livro de receitas da marca, que continha o salgadinho como ingrediente, foi lançado em 1935. Este livro continha uma receita desenvolvida por sua mãe - Daisy Dean Doolin - que teve a ideia de combinar os salgadinhos com pimenta e queijo para criar uma espécie de “torta frita” (batizada de Frito Pie), que foi de suma importância para popularizar FRITOS® entre os americanos e se tornou um prato popular no meio-oeste e sudoeste dos Estados Unidos.
  

Com o aumento da demanda, Doolin passou a produzir os salgadinhos na garagem de sua casa, deixando assim a cozinha da sua mãe em paz e limpa. Depois de mudar a sede da empresa para a cidade de Dallas e constituir uma equipe de vendedores, FRITOS® começou a crescer geograficamente nos Estados Unidos. Em 1945, no período do pós-guerra, a Frito Company concedeu a empresa H.W. Lay & Company, produtora das famosas batatas Lay’s (conheça essa outra história aqui), o direito exclusivo de produzir e distribuir os salgadinhos FRITOS® no sudeste americano, que passaram então a serem conhecidos em outras partes do país. À medida que seus negócios se expandiam, a Frito Company começou a produzir outros itens, incluindo o famoso Cheetos (conheça essa outra história aqui), chili, molho de feijão, tortilla chips e outras guloseimas de inspiração mexicana.
  

As palavras “Fritos®, Golden Chips of Corn” foram impressas nas embalagens do produto pela primeira vez em 1949. No final da próxima década, em 1959, o salgadinho FRITOS® já era o mais popular entre os americanos e comercializado em 48 estados do país. Foi neste ano que, com a morte do fundador da empresa, os negócios foram assumidos por John D. Williamson, que comandaria uma grande revolução na Frito Company. Essa revolução começou na década de 1960, que ficou marcada pelas fusões. Primeiro, em setembro de 1961, foi a da Frito Company com a H.W. Lay & Company, que originou a atual Frito-Lay (cujo nome é a junção das marcas de salgadinhos FRITOS® e Lay’s), uma empresa com vendas superiores a US$ 127 milhões na época, e, quatro anos mais tarde, a desta empresa com a Pepsi-Cola Company, da qual em 1965 resultou a PepsiCo, que na época possuía 46 fábricas e 150 centros de distribuição.
   

Em 1967, a marca resolveu ampliar sua linha de produtos com o lançamento do Fritos® Jalapeno Bean Dip, um molho apimentado para que os consumidores pudessem mergulhar os salgadinhos, criando assim mais uma forma de consumo e a melhor companhia para FRITOS®. Hoje em dia, a marca oferece quatro tipos de molhos para acompanhar seus tradicionais salgadinhos. Na década de 1970, FRITOS® já estava bem consolidado no mercado americano, atingindo vendas em torno de US$ 200 milhões anuais. Após introduzir FRITOS® LIGHTS (versão mais leve e menos calórica do salgadinho) em 1982, a marca iniciou o lançamento no mercado de vários sabores, como por exemplo, queijo com chili (1985), galinha mexicana, churrasco, pitada de sal, lima e limão, queijo nacho (1990) e várias versões apimentadas. As inovações não pararam e, em 1991, foi lançado FRITOS® na embalagem tamanho grande (chamada de King Size).
   

Além disso, a marca introduziu novos formatos, como por exemplo, FRITOS® SCOOPS! (1994), salgadinho em formato de concha ideal para mergulhar e comer com os deliciosos molhos da marca; FRITOS® TWISTS (2001), salgadinho em forma de espiral; e FRITOS® Lightly Salted (2010), semelhante ao sabor original, mas com 50% menos sal. Uma das mais recentes novidades da marca é o FRITOS® The Walking Taco!, inspirado nas comidas de rua e cuja embalagem permite adicionar ingredientes e coberturas deliciosas aos salgadinhos de milhos e saborear a criação em qualquer lugar.
  

Uma curiosidade: pouco depois da inauguração da Disneylândia em 1955, Charles Elmer Doolin obteve permissão (na verdade licenciou) de Walt Disney para abrir um restaurante com uma temática mexicana na área de Frontierland. Batizado de “Casa de Fritos” tinha como objetivo promover os salgadinhos da marca FRITOS®. Os clientes podiam pegar FRITOS® de graça e incluí-los em qualquer um dos pratos disponíveis no cardápio. A verdadeira estrela do restaurante era Frito Kid, mascote oficial dos salgadinhos. A primeira figura audioanimatrônica, com olhos e língua que se moviam, era na verdade uma máquina de venda automática de FRITOS® instalada no restaurante. Vale ressaltar que, para muitos visitantes da Disneylândia, a Casa de Fritos proporcionou sua primeira experiência com comida mexicana. Em 1982 a Casa de Fritos tornou-se Casa Mexicana, encerrando assim a parceria com a marca FRITOS®.
  

As mascotes  
A primeira mascote da marca, Frito Kid - um desenho animado de um jovem loiro caracterizado de caubói, representando as origens texanas da marca - foi criada em 1952 pela produtora Keitz & Herndon. Três anos depois o personagem apareceu no programa Today Show, apresentado por Dave Garroway, ganhando ainda mais popularidade e fazendo com que a marca FRITOS® se tornasse extremamente conhecida. Até 1967, o personagem com um charme infantil amigável estrelou inúmeros comerciais de televisão anunciando os salgadinhos de milho, utilizando slogans como “It tastes better with Fritos®”.
   

Porém, a mascote mais famosa e também polêmica de FRITOS® seria criada no ano de 1967 pela agência de publicidade Foote, Cone & Belding, e animada por Tex Avery, famoso por produzir desenhos animados do Looney Tunes. Batizada de Frito Bandito (imagem abaixo à esquerda), era um personagem em desenho animado (caracterizado pelo sombrero, um enorme bigode e revólveres na cintura) com voz de Mel Blanc, que utilizava um exagerado sotaque mexicano na fala e aparecia roubando FRITOS® das pessoas, em uma clara referência aos bandidos mexicanos dos filmes de faro-oeste. Rapidamente o personagem se tornou extremamente popular, sempre acompanhado por um jingle (assista aqui), inspirado na música mexicana “Cielito Lindo”:  

Ay, ay, ay, ay! oh, I am dee Frito Bandito. 
I like Fritos® Corn Chips, I love them, I do. 
I want Fritos® corn chips. 
I’ll take them, from you.  

Mas, por pressão do National Mexican-American Anti-Defamation Committee (Comitê de anti-difamação Americano-Mexicano) e outras organizações que alegaram preconceito, o personagem acabou sendo modificado e, posteriormente retirado em 1971, quando foi substituído, inicialmente por um trio de caubóis chamado Muncha Bunch, que seriam substituídos por W.C. Fritos (imagem abaixo à direita), vestido impecavelmente com cartola, terno vermelho e bengala, e que foi inspirado no famoso comediante W.C. Fields.
  

A evolução visual  
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história. Sempre com formato oval, o logotipo original ganharia uma nova versão em 1994, quando apresentou novo design, tipografia de letra e cores mais impactantes. A última remodelação ocorreu em 2004, quando o logotipo apresentou um visual mais moderno e adotou mais combinações de cores e uma nova tipografia de letra.
  

Dependendo da situação, o logotipo da marca FRITOS® também pode ser aplicado de outras duas maneiras, como mostra a imagem abaixo.
  

Já as tradicionais embalagens (versão original), sempre com as características cores vermelho e amarelo, também evoluíram ao longo dos tempos.
   

Os slogans 
Feeding the Cowboy Spirit Since 1932. (2023)  
Down for Everything. (2022) 
The Go Anywhere, Dip Into Anything, Down for Everything, Chip. (2021) 
Here’s to the Moment. (2019) 
Nothing Satisfies Like Fritos®. (2000)  
I Know What I Like and I Like Fritos®. (1993) 
Fritos® corn chips make lunch munch better. (1977) 
Greetings, my little Chip-adees. (1969)  
Munch a Bunch! of Fritos®. (1958) 
It tastes better with Fritos®. (anos de 1950)  
Golden Chips of Corn. (1945)
 

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1932  
● Criador: Charles Elmer Doolin  
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Frito-Lay Inc.  
● Capital aberto: Não  
● Presidente: Steven Williams  
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 8 países  
● Presença no Brasil: Não  
● Segmento: Snacks  
● Principais produtos: Salgadinhos de milho  
● Concorrentes diretos: DoritosTostitos, Mission, Takis, Santitas, Late July, Old El Paso, El Ranchero e Corn Nuts Chips  
● Slogan: Down for Everything.  
● Website: www.fritos.com  

A marca no mundo  
Atualmente a marca FRITOS®, comercializada em alguns poucos países do mundo e com forte presença na América do Norte, é a quinta mais valiosa no portfólio da Frito-Lay (conheça essa outra história aqui), com vendas anuais superiores a US$ 1 bilhão e mais de 1.4 bilhões de sacos do salgadinho. Somente no mercado americano, a marca oferece 7 sabores diferentes, além de três versões (Original, Scoops! e Twists), que se diferenciam pelos formatos, e 4 tipos de molhos. 

Você sabia? 
A partir de 2004, todos os produtos da linha FRITOS® foram relançados no mercado livres de gorduras trans. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 27/3/2024 

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3 comentários:

Mad Twatter disse...

olá, você poderia disponibilizar um dossiê sobre a "Dalponte" marca esportiva brasileira ?

agradeço desde já !

Mad

Unknown disse...

Por quê a Pepsico não produz nem comercializa esse salgadinho no Brasil? Acredito que seria um grande sucesso.

Unknown disse...

Brasileiro ama produtos americanos, mais tambem adora copiar, no Brasil ha dezenas de fabricantes de batata, seria apenas mais um com um preço caro, se comparado a marcas nacionais que tambem tem otima qualidade, e um preço super acessivel, afinal de contas o chips de batata nao tem o mesmo consumo, de bilhoes de toneladas, lá se comparado ao Brasil, culturas diferentes, temos coisas bem mais saborosas que apenas chips, são gostosos, sim, mais temos coisas melhores.