30.7.06

GEICO

Quando o assunto é seguro, especialmente de veículos, nos Estados Unidos, a primeira figura que vem a cabeça dos consumidores é um simpático lagarto verde, garoto-propaganda da seguradora GEICO. Com extensa e eficiente cobertura, serviços de assistência 24 horas por dia e agilidade na resolução de problemas, a GEICO delegou ao seu garoto-propaganda a missão de comunicar as pessoas que os seguros da empresa são os melhores e com excelente custo benefício.
-
A história
O fundador da empresa, Leo Goodwin, ingressou na indústria dos seguros em 1925 quando conseguiu um emprego na cidade de San Antonio, no estado do Texas, na empresa United Services Automobile Association (USAA). Durante nove anos ele aprendeu todas as técnicas e caminhos para prosperar no ramo de seguros de automóveis. Chegou ao cargo mais alto que poderia na empresa, e então, no meio da Grande Depressão americana resolveu abrir seu próprio negócio de seguros. No dia 1 de setembro de 1936, juntamente com sua mulher, Lillian, e com ajuda financeira de um banqueiro da cidade de Fort Worth, fundou a Government Employees Insurance Company (GEICO) na cidade de Washington. De início introduziu seguros de automóveis especificamente para policiais, militares e empregados federais com preços reduzidos. A escolha deste público se deveu ao fato dos funcionários públicos, devido as estabilidade de emprego e situação financeira mais sólida, serem menos arriscados que o público em geral em um período de depressão. Ao final do primeiro ano a empresa já possuía 3.700 apólices vendidas.
-
-
A eficiência dos serviços, que seriam um dos pilares da empresa, teve início em 1941, quando uma severa e forte tempestade afetou a capital do país, danificando muitos automóveis, especialmente os vidros. Leo Goodwin firmou acordo para que as oficinas da cidade trabalhassem 24 horas por dia exclusivamente para reparar os danos feitos nos automóveis dos segurados da GEICO. Esta resposta eficiente diante de uma emergência fez a qualidade dos serviços prestados pela empresa aos seus segurados serem reconhecidos imediatamente.
-
-
Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o faturamento e as vendas de apólices aumentaram muito, em grande parte ao aumento do número de carros produzidos, a maior disponibilidade da gasolina no mercado e ao enorme número de novas estradas construídas no país. Em 1949 a empresa ingressou no segmento de financiamento de automóveis e seguros de vida pessoal. Foi nesta época que novos investidores ingressaram na empresa, entre eles Lorimer Davidson. Em 1951, outro investidor, chamado Warren Buffett, entrou em contato com Davidson para conhecer melhor esta próspera empresa que crescia a um ritmo alucinante. Meses depois foi convencido a comprar ações da GEICO. Na década de 60 a empresa cresceu muito, firmando-se como uma das grandes seguradoras do mercado, atingindo um milhão de apólices em 1964.
-
-
Porém, na década seguinte, período que a GEICO começou a vender seguros para o público geral, e não somente para funcionários do governo, a empresa chegou perto do colapso financeiro devido aos altos custos de expansão. Foi neste momento, em 1976, que o mega-investidor Warren Buffett comprou novas ações da empresa, garantindo assim sólidas bases financeiras para seu futuro que parecia incerto. Gostou tanto de seu investimento, que em 1996 a GEICO passou a ser subsidiária de uma de suas empresas, a Berkshire Hathaway Investment Firm.
-
-
A empresa foi uma das primeiras, em 1981, a disponibilizar um telefone 24 horas por dia para vendas, serviços e reclamações de seus consumidores. Com o desenvolvimento de novos canais de venda, a GEICO inaugurou sua página na Internet em 1996, passando a vender seguros on-line. Quase na virada do milênio, a empresa comemorou uma expressiva marca: 4 milhões de automóveis segurados. Atualmente, além do seguro de automóvel, a empresa oferece seguro de motocicletas, barcos, casas, apartamentos e mobiliários domésticos.
-

A simpática mascote
No ano de 1999, o personagem GECKO, um antropomórfico e simpático lagarto verde, criado pela agência de publicidade The Martin Agency, começou a aparecer em seus comerciais, tornando-se um dos grandes ícones da marca. GECKO surgiu por necessidade, durante a greve de atores que assolou os Estados Unidos nesta época, onde era proibido utilizar pessoas reais durante os comerciais.
-

-
O personagem se tornou extremamente popular entre crianças e adolescentes, que ainda não dirigem, mas num futuro próximo, certamente, lembrarão da marca quando forem fazer seguros. Atualmente a mascote estampa uma infinidade de produtos licenciados (bonés, canecas, camisetas, malas, bolsas, relógios, canetas e bonecos) que são vendidos diretamente na página da empresa na Internet.
-
-
Os slogans
15 minutes could save you 15% or more on car insurance. (2007)
Let's ride. Geico (2007)
So easy a caveman can do it. (2007)
Real service, real savings (2006)
The sensible alternative. (2002)
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1 de setembro de 1936
● Fundador: Leo e Lillian Goodwin
● Sede mundial:
Chevy Chase, Maryland
● Proprietário da marca: Berkshire Hathaway Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman, CEO & Presidente:
Tony Nicely
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Apólices:
9 milhões
● Veículos segurados:
+ 15 milhões
● Cobertura global:
200 países
● Cobertura no Brasil:
Sim
● Funcionários:
23.000
● Segmento:
Financeiro
● Principais produtos: Seguros de automóveis, barcos, motocicletas e casas
● Mascote:
Gecko
● Slogan: Geico.com. So easy a caveman could do it.
● Website:
www.geico.com
-
A marca no mundo
A cobertura de seus seguros está garantida em 200 países ao redor do mundo. A GEICO segura cerca de 15 milhões de veículos (carros, motocicletas e caminhões) em todos os estados americanos, com exceção do Distrito de Columbia, sendo a terceira seguradora privada de automóveis do país.
-
Você sabia?
A GEICO, geralmente não conta com a tradicional figura dos corretores de seguro. Suas vendas são feitas mais por telefone e via Internet. Os poucos corretores que a empresa possui são chamados de Geico Field Representatives (GFR).
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 9/5/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

A maior empresa dos Estados Unidos.
Ela pode entrar no Brasil e dominar o mercado.